Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usando luvas de procedimentos neutraliza a eletrecidade estática???


100%karatedo

Posts recomendados

  • Membro VIP
A dúvida é a seguinte:

Corro algum risco de queimar algum componente por eletricidade estática usando luvas de látex???

Eu comprei na farmácia aquelas luvas de procedimentos.

Desde já agradeço a atenção!!!!

Luvas de látex não necessariamente são luvas anti-estática. Você imagina a eletricidade estática do mesmo modo como imagina a eletricidade eletrodinâmica, mas não é.. Você pensa em isolar, quando não necessariamente isso dai seja necessário, muito menos útil.

Se entenderes o princípio da geração da eletricidade estática vais entender que muitas vezes um elemento isolante pode ser pior para a estática.

A eletricidade estática tem sua origem basicamente na fricção de corpos..

Essa fricção pode "carregar", deslocar, remover elétrons das camadas mais externas dos átomos das moléculas de uma substância, de um corpo, levando-os para outro corpo. O elétron é portador de uma determinada carga elétrica. Seu acúmulo por arrasto em um material faz com que esse corpo possa ficar eletricamente "desequilibrado" e desse modo com uma "vontade" enorme de estabilizar sua carga (igualar o número de elétrons e neutrons).

Se por atrito essa sua luva de latex ficar com uma carga eletrostática, excesso ou falta de elétrons, em ela não sendo condutiva não vai poder contar com o corpo humano para equilibrar para dissipar, para tentar distribuir essa carga. A emenda nesse caso fica pior que o soneto...

Procure por soluções que não gerem estática e se geradas dissipem com facilidade. Nosso clima aqui no sul só tem um dos elementos potencializadores de problemas com a eletricidade estática, que são o frio e a baixa umidade..

No frio, para proteção, se usa roupas mais pesadas, de lã, potenciais geradores de estática. Na umidade baixa a chance do próprio ar ambiente dissipar contra a massa esse potencial é bem pequena. Desse modo dias frios e secos são potencialmente mais perigosos de se estragar algum componente. Cuide..

O pior problema relacionado com a eletricidade estática em componentes eletrônicos não é de longe aquele que fica estragado, destruído. O real problema é aquele componente que fica parcialmente danificado em uma junção qualquer interna, não detectado no teste de liberação de um equipamento. Grande probabilidade que esse equipamento passe a apresentar em campo, em uma determinada situação, um comportamento totalmente anômalo, não previsto..

Se sua preocupação for aquela de montar ou dar manutenção em um PC, além dos cuidados tradicionais de manuseio de placas e componentes sempre com extremo cuidado de não tocar em partes de lides, de terminais, uma alternativa viável e sensata é fazer esse trabalho sob algum piso frio, que não seja carpete, madeira, qualquer outro isolante..

Se puder e o tempo permitir, trabalhar de pés descalços, sempre desligando o PC da tomada, é uma excelente solução. Sendo impossível adote algum calçado, chinelo, com solado de couro, nunca sintético..

Nada disso sendo possível, pelo menos toque regularmente com a mão nua na alvenaria a cada minuto pelo menos e não fique "saracoteando" ou dançando enquanto trabalhas. Lembre que evitar atrito significa evitar a geração de estática..

Dispositivos auxiliares tais como pulseira, se tiveres um aterramento facilmente acessível, ou calcanheira para by-passar sapatos isolantes podem ser utilizados...

Mas não confunda isolar a eletricidade estática com isolar a eletricidade eletro-dinâmica. São eventos totalmente independentes.

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...