Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informações sobre Strain Gage


estanislaujr

Posts recomendados

Bom dia galera, estamos batalhando num projeto, e uma das idéias foi utilizar um "Strain Gage" como 'sensor' para agente poder saber um determinado peso em um frasco. Para isso a ideia, seria utilizar o straing gage colado em uma chapa de aço (ou outro material cuja sua área elástica seja alta de forma que nao afete nossa medição, entrando em histerese). Porém, nunca fiz um circuito condicionador utilizando o sinal que o strain gage me fornece ( uma variação na saía de 100ohms à 330ohms +-). Tenho pouca experiência em strain gage, e portanto posso estar errado quanto a estas informações do seu sinal de saída. Gostaria de saber dos amigos colaboradores, se posso fazer um circuito de condicionamento legal para um straing gage, e qual seria um indicado por vocês para utulizar este método em nosso projeto.

OBS1: o peso irá variar entre +- 1Kg ate 10g

OBS2: nós precisamos pelo menos 4 níveis na medição, ou seja (100% = cheio, 50% = metade, e 15% ou 10% = nível crítico, e 0%= emergência)

OBS3: o straing gage(Extensômetros Elétricos) que nosso professor nos mostrou é da marca excel(acho que é assim que se escreve), ele deve medir uns 8cm de comprimendo, é bem pequeno.

aceito todas sugestões possíveis, tenho um conhecimento básico de eletronica, ja fiz um condicionamento de sinal utilizando um sensor de temperatura. Então todas ajudas sao bem vindas, quem souber um straing gage legal para esta minha necessidade ficaria grato

um grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro voce deve fazer uma escala de correspondecia de valores, ou seja quantos quilos equivalem a tantos Ohms, essa resistência ira te gerar uma variação de tensão sobre o mesmo, dai basta amplificar o sinal e usar no circuito de processamento, sugiro o uso de um amplificador de instrumetação, veja:

http://www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap_15/imgs/ft150110.gif

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro voce deve fazer uma escala de correspondecia de valores, ou seja quantos quilos equivalem a tantos Ohms, essa resistência ira te gerar uma variação de tensão sobre o mesmo, dai basta amplificar o sinal e usar no circuito de processamento, sugiro o uso de um amplificador de instrumetação, veja:

http://www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap_15/imgs/ft150110.gif

abs.

Certo, isso eu sei, ja fiz uns circuitos condicionadores. a minha principal dúvida, é o QUÃO irão varia esse sinal conforme a variação de peso (de 1kg ate 10g). As POUCAS informações que achei, falavam que essa variação ficava muito pequena, na casa de mV, então pensei q assim, eu poderia estar interferindo d+ nesse sinal e assim perdendo muita informação, com isso estar mandando a informação errada pra central de controle do zigbee. O problema é que esse sistema ira entrar num hospital, e por isso, penso nestes erros, que vão existir pois estamos interferindo no sinal, porém, quanto menos melhor né

nao sei se fui claro ;/

de tanto pensar acho q to ficando cada vez mais confuso!

obrigado ae!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...