Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador e Preamplificador: Alimentação


quarks

Posts recomendados

Abraços a todos, e a minha primeira postagem. Pesquisando sobre como resolver um dilema (para mim que sou novato e hobysta em eletrônica):

Montei um amplificador de 50 watts que utiliza alimentação de 30 volts. Também montei um pré amplificador com TL072 para alimentar esse amplificador.

1º) Tenho um trafo de 5 ampéres com várias saídas secundárias sendo que uma das saídas tem 36 volts. as outras saídas tem 12, 10 e 5 volts. Era de um falecido vídeo cassete.

Pelo esquema do amplificador nota-se que ele pode ser alimentado por fonte simétrica ou simples. certo?

O TL072 pelo que eu sei só pode ser por fonte simétrica.

Minha dúvida é utilizar esse trafo e alimentar tanto o pré (com as saídas de 12 volts) e o Amplificador (com a saída de 36 volts)

Agradeço a paciência.:)

post-599749-13884952842537_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode até ser como citdo acima poar o pré mais pro amplificador.. Não sei não...Acho que vai falta corrente nesse trafo...

Rodrigo, o amplificador em questão consome 4 amperes, 2 por canal. Quanto ao pre amplificador com tl072 a 12 volts, não passa dos 800 miliamperes.

Já estou com as placas dos dois prontas. Neste final de semana se der tempo irei testa-las. Mais pra frente postarei os resultados.

Lembrando que a finalidade deste conjunto é para uso doméstico. Pretendo usa-lo para servir um tape deck, um toca cd, um toca discos(meu xodó :D) e o computador.

Pretendo mais pra frente ainda adaptar os transistores de saída dos atuais TIP para algum MJ,,,,não lembro o resto agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bem, voltando de novo no tópico, acabei não utilizando a fonte descrita antes. Tudo começou porque eu tenho um amplificador que montei que utiliza uma fonte de 12 + 12 volts em 2 amperes com potência de 5 watts RMS por canal e transistores TIP41 e 42 na saída. O amplificador é muito bom (Som Limpo). Eu utilizei ele por um bom tempo para dar saída no computador. Mas eu queria um pré amplificador bom para ele. De tanto pesquisar acabei montando um com o famoso TL072. Pensei que esse pré só funcionasse com fonte simétrica:(. Como o amplificador funciona com fonte simples, acabei montando aquele do começo do post. Nesse fim de semana tomei coragem e botei o pré pra funcionar com a fonte de 12 volts sem ser simétrica, apenas um regulador 7908 para alimentar ele com 8 volts mais o terra. E o bichão bombou. Tá funcionando beleza:lol:

Conclusão: O pré com TL 072 não precisa fonte simétrica, pura lenda.

O som ficou uma beleza, com controles de graves, médios e agudos. Coloquei entradas auxiliares para Tape Deck, o Computador e o meu Toca discos :P(que já tem um pré RIAA incorporado que eu mesmo fiz e adaptei.

Se alguém quiser o projeto, é só pedir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimia iniciativa amigo quarks, é bom saber que seus testes deram resultados, so recomendo que poste aqui o amplificador projetado, para que outros amigos, possam tambem usufruir dele, pois pelo uqe vi etm leh sido bastante útil.

Quanto a fonte simetrica, ela não é obrigatória ao amplificador, a utilização dela so deixa o projeto um pouco mais simples, para poder reconstrir a forma de onda em regime AC.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Bem, voltando de novo no tópico, acabei não utilizando a fonte descrita antes. Tudo começou porque eu tenho um amplificador que montei que utiliza uma fonte de 12 + 12 volts em 2 amperes com potência de 5 watts RMS por canal e transistores TIP41 e 42 na saída. O amplificador é muito bom (Som Limpo). Eu utilizei ele por um bom tempo para dar saída no computador. Mas eu queria um pré amplificador bom para ele. De tanto pesquisar acabei montando um com o famoso TL072. Pensei que esse pré só funcionasse com fonte simétrica:(. Como o amplificador funciona com fonte simples, acabei montando aquele do começo do post. Nesse fim de semana tomei coragem e botei o pré pra funcionar com a fonte de 12 volts sem ser simétrica, apenas um regulador 7908 para alimentar ele com 8 volts mais o terra. E o bichão bombou. Tá funcionando beleza:lol:

Conclusão: O pré com TL 072 não precisa fonte simétrica, pura lenda.

O som ficou uma beleza, com controles de graves, médios e agudos. Coloquei entradas auxiliares para Tape Deck, o Computador e o meu Toca discos :P(que já tem um pré RIAA incorporado que eu mesmo fiz e adaptei.

Se alguém quiser o projeto, é só pedir.

Fala mano tenho interesse no amp pode mandar pra mim.

e-mail: [email protected]

Abraço

Fábio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí amigos, eu não acesso internet em casa, só no trabalho. Esse fim de semana vou passar os esquemas e as placas de circuito impresso do projeto todo em jpg, e sem falta na segunda feira eu posto aqui para todos que quiserem montar e ter um sistema de excelente qualidade de som e com componentes de fácil aquisição.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometido vai aí os Jpegs do projeto:

Lembrando que esse pre amplificador foi projetado para 9 volts (bateria daquelas usadas em voltimetro digital). Mas eu usei trafo de 12 + 12 volts com tap central.

Veja o desenho da fonte.

Nos 18 volts eu alimentei um amplificador com saida TIP 41 e 42 de 8 Watts por canal, e nos 9 volts o pre amplificador.

Apesar de toda a filtragem ainda permaneceu um zumbido chato que eu eliminei ligando o tap central ( 0 volts ) na carcaça metalica do gabinete. (Gabinete sucata de video cassete)

O pre pode ser usado com qualquer amplificador porque possui controle de ganho através de R2, R3 e R4.

post-599749-13884953184054_thumb.jpg

post-599749-13884953184714_thumb.jpg

post-599749-13884953185225_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo quarks, qual o programa que você usa para fazer esses desenhos e esquemas eletronicos?

Amigo, quem me dera saber fazer projetos.:( Sou apenas um iniciante na eletrônica e a utilizo como hobby. Fiz um daqueles cursinhos por correspondência e a cada projeto vou me aperfeiçoando mais, procurando entender o funcionamento de cada etapa.

Se eu não me engano esse Preamp que já é um macaco velho pela internet, e eu peguei o PDF não lembro onde. Acho que é projeto do Elliot Sound. Inclusive já andou aqui pelo nosso forum.

Postei para tirar algumas dúvidas, e para servir para alguém iniciante como eu, pois ele é super fácil de fazer e possui um som fantástico.

Não postei o Amplificador de Potência, porque existem centenas deles pela Internet, e cada um prefere de um jeito, com o transistor tal, potência maior ou menor, etc. Mas se alguém quiser é só pedir, que eu posto o amplificador que eu usei com esse pré.

Quanto a fonte de alimentação foi projeto meu mesmo, e eu fiz o desenho no paint do windows.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...