Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com vu de Ponteiro ("reloginho")


gustavo 555

Posts recomendados

Eaw galera. Olha montei um VU com um reloginho:

VU com relogio (esquema].JPG

esse é o esquema.

Fiz ele em uma placa de teste caseira que fiz aqui, ficou perfeito mas só tem um problema, o "reloginho" ta indo no ultimo com pouca amplitude! e eu presciso que ele só fique no ultimo quando o som estiver em uma amplitude alta porque o eu vou ponhar no som do carro do meu pai e o som é ate bom.

Como faço isso?

Já tentei ponhar um potenciometro entre o som e a entrada do circuito mas não adiantou nada!(_(

Obrigado!!!!

OBS:Ali onde esta o sinal de menos(-) e de mais(+) é a entrada do som.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

atenue o sinal com um divisor resistivo!

Felipe fiz isso, aproveitei o resistor do filtro passa baixa e coloquei mais um resistor de 4.7K ligado com o GND, ficou perfeito, antes o ponteiro não voltava ao começo agora ele volta! ficou melhor ainda!! Valeu!!

O transistor em emissor comum está saturando. Se o sinal é muito forte, ligue sem o transistor, ou mude para um PNP em coletor comum (coletor ao - e saída no emissor)

soschip acho que não vai ser necessario, ainda não testei no som do carro mas se for presciso vou seguir sua dica!

Ahhh... outra coisa, agora ele não esta mexendo com o som com amplitude baixa!

Se eu ponhar um resistor de resitencia maior de modo que equlibre o som para o ponteiro se mover (nem tão alto nem tão baixo) no lugar do resistor de 4.7K, que implementei no circuito, isso vai fazer o ponteiro se mover quando o som esta baixo e quando esta alto não é?

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse é o esquema.

Fiz ele em uma placa de teste caseira que fiz aqui, ficou perfeito mas só tem um problema, o "reloginho" ta indo no ultimo com pouca amplitude! e eu presciso que ele só fique no ultimo quando o som estiver em uma amplitude alta porque o eu vou ponhar no som do carro do meu pai e o som é ate bom.

Como faço isso?

Já tentei ponhar um potenciometro entre o som e a entrada do circuito mas não adiantou nada!:dry:

Obrigado!!!!

OBS:Ali onde esta o sinal de menos(-) e de mais(+) é a entrada do som.

Não consegui entender direito o problema...

O que está acontecendo, exatamente?

O VU está indo no máximo com pouco sinal?

Off:

É! Código morse! kkkkkkkk

Código morse? Nossa... Essa foi do fundo do baú mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui entender direito o problema...

O que está acontecendo, exatamente?

O VU está indo no máximo com pouco sinal?

exatamente isso cabteixeira.

off:

Opa! Entrei agora e fiquei muito curioso pra saber o que são estas mensagens com

''.............''. É algum tipo de código? kkkk

Se falasse pra você, teria que matalo! kkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No galvanômetro (este é o nome correto do tal "reloginho") deve ter a indicação de qual a corrente necessária para atingir o fundo de escala. Deve ser algo muito baixo, na casa dos microamperes... Se conseguir localizar, poste aqui este valor.

Você vai ter que colocar um resistor em paralelo com o galvanômetro. O valor desse resistor tem que ser calculado com base no valor da tensão de alimentação do circuito e da corrente de fundo de escala dele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para saber o fundo de escala, basta colocar uma pilha (ou fonte qualquer d baixa tensão) e ligar em série com um trimpot e o multímetro na escala de miliamperes ou microamperes, se for o caso. Ajustar o trimpot até a agullha chegar no máximo e ver a indicação do seu amperímetro, de preferência digital.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Galera, terminei o VU, acho que vou deixar no som de casa mesmo.

O divisor resistivo pra atenua o sinal, fiz com um de 5k6 e um de 10K (ligado com o GND) e ponhei um resistor de 100R em serie com o galvanômetro (com resistores de maior resistencia ele funcionava, porém o ponteiro não voltava ao ponto inicial, não sei porque).

É isso ai galera obrigado a todos pela ajuda!!!

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...