Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador Operacional para CMOS. Como montar ?


faubar

Posts recomendados

Por favor, estou querendo desenvolver um amplificador operacional na base de CMOS, mas no momento eu tenho só tenho os layout em MOS desenhado, mas nada montado para microwind, apenas queria saber se existe outro programa que dá pra ver circuito montado para ver dois tipos(para MOS e CMOS) para saber como é aplicado, e gostaria de ter um ótimo tutorial que explique melhor para esse projeto que estou fazendo, pode ser em inglês mesmo. Qualquer ajuda agradeço.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a aplicação? Quer fazer com transistores?

Com milhares de Amp-Ops prontos, por que montar um?

Se aplicação você fala do tipo, mais precisamente seria um com modelo 741. Sim, irei mexer com transistores. E quero fazer esse projeto para o meu TCC, e quero desenvolver com mais alguns modelos como amplificador diferencial, amp-op de dois estágios, as regiões ativa, triodo e corte para modelos pequenos, mas eu não lembro exatamente exergar o circuito com layout montado pra depois jogar no programa pra simular e explicar alguns fatores diferenciais de cada uma delas. Caso não tenha entendido alguma coisa é só dizer que volto a explicar melhor.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba .......

Isso é que é vontade ein ????

Olha, existem alguns modelos nos próprios manuais dos fabricantes, que ilustram a conexão interna entre os semicondutores de um ampop, e vários possuem até os valores de resistências internas utilizadas.

Só tem um problema : eles não fornecem as características individuais de cada um dos transistores que eles montam no substrato do CI, e sem isso acredito que nenhuma simulação será perfeita.

Como esses circuitos trabalham com ganhos internos altíssimos, a análise de transientes seria excelente para ilustrar as diferenças entre as técnicas de ampop.

Procure nos manuais da RCA, eles tinham excelentes modelos para os CA3140, por exemplo, ( pelo menos na minha época eram top de linha ....).

Boa sorte nas pesquisas.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba .......

Isso é que é vontade ein ????

Olha, existem alguns modelos nos próprios manuais dos fabricantes, que ilustram a conexão interna entre os semicondutores de um ampop, e vários possuem até os valores de resistências internas utilizadas.

Só tem um problema : eles não fornecem as características individuais de cada um dos transistores que eles montam no substrato do CI, e sem isso acredito que nenhuma simulação será perfeita.

Como esses circuitos trabalham com ganhos internos altíssimos, a análise de transientes seria excelente para ilustrar as diferenças entre as técnicas de ampop.

Procure nos manuais da RCA, eles tinham excelentes modelos para os CA3140, por exemplo, ( pelo menos na minha época eram top de linha ....).

Boa sorte nas pesquisas.

Paulo

Sobre a parte de uma simulação perfeita nem é necessário, para depois avaliar a margem do erro e comparar isso para os outros transistores que posso colocar no circuito.

Sobre RCA como funciona ? Dá pra ler o layout em MOS pra depois simular o circuito ?

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou mostrar os dois, CA3130 e CA3140, são alguns dos primeiros ampops com transistores MOS.

Dá uma olhada neste datasheet, antigamente era da RCA..... agora só acho como Intersil, mas eles também explicam muito bem o funcionamento interno, com o esquema elétrico interno e a teoria de funcionamento :

http://www.intersil.com/data/fn/fn817.pdf

Depois compara com este aqui, repare que eles tem mudanças internas bem interessantes :

http://www.intersil.com/data/fn/fn957.pdf

Se quiser comparar com um modelo bipolar apenas, de uma geração anterior, tem o LM741 :

http://www.national.com/ds/LM/LM741.pdf

Repare a diferença de detalhes funcionais entre os dois primeiros e o terceiro.... a RCA sempre detalhava o funcionamento interno, com valores completos.

Veja se é isto que voce está procurando ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...