Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre 74hc574 e 74ls373


Ricardo_hds

Posts recomendados

boa noite pessoal estou querendo saber se estes dois ci tem a mesma aplicação pelo datasheet não consegui diferenciar é possivel me ajudarem ......

diferença entre 74hc574 e 74ls373

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/philips/74HC_HCT574_CNV_2.pdf

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/motorola/SN74LS373N.pdf

grato ..:D

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa amigo não entendi.....preciso de um ci que tenha 8 entradas 8 saidas e 1 pino de controle ex: mando 1 nas entradas ,quando manda um no pino de controle ele passe para a saida os valores de entrada , e se cortar as entras ele mantem os valores anterios atte um prox. nivel logico 1 no pino de controle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos são similares.

A diferença, é que o 373 é ativado por nível e o 574 é ativado pela borda do sinal.

Entre o 373 e o 574, a diferença é na pinagem. O 574 tem suas saídas opostas às entradas, melhorando o desenho da placa final. Só isso!

574 e 573 são compatíveis pino-a-pino.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
desculpa amigo não entendi.....preciso de um ci que tenha 8 entradas 8 saidas e 1 pino de controle ex: mando 1 nas entradas ,quando manda um no pino de controle ele passe para a saida os valores de entrada , e se cortar as entras ele mantem os valores anterios atte um prox. nivel logico 1 no pino de controle

O 574 faz isto.

Se entrada for 1, este 1 é transferido para saída em borda de subida no clock(pino 11)

Veja Tabela Verdade.

574w.gif

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/philips/74HC_HCT574_CNV_2.pdf

Aí pode alterar a entrada para '0' que a saída não se altera. Mas se der um novo clock com entrada em '0' , este valor também vai para saída.

Por isso que é chamado de latch tipo 'D' , de Data.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa amigo não entendi.....preciso de um ci que tenha 8 entradas 8 saidas e 1 pino de controle ex: mando 1 nas entradas ,quando manda um no pino de controle ele passe para a saida os valores de entrada , e se cortar as entras ele mantem os valores anterios atte um prox. nivel logico 1 no pino de controle

qualquer dos CI 573 ou 574 faz isso

coloque as 8 entradas no valor logico desejado

no 573 lo sinal LE ir de 0 a 1 e novamente a 0

no 574 o sinal CP ir de 0 a 1 e novamente a 0

atençao ao sinal OE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
qualquer dos CI 573 ou 574 faz isso

coloque as 8 entradas no valor logico desejado

no 573 lo sinal LE ir de 0 a 1 e novamente a 0

no 574 o sinal CP ir de 0 a 1 e novamente a 0

atençao ao sinal OE

Não... o 573 transfere o valor da entrada, diretamente para saída enquanto o LE (latch enable) estiver em '1', ou seja, se este pino for '1', e você alterar as entradas, as saídas também são alteradas.

Por isso é chamado de Latch transparente.

Não vamos confundir o colega com informações equivocadas. Leia as regras do forum.

HC573 --> Tudo que entra também sai imediatamente, se LE está nível 1.

HC574 --> Tudo que tiver na entrada é transmitido para saída somente na borda de subida do CLOCK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não... o 573 transfere o valor da entrada, diretamente para saída enquanto o LE (latch enable) estiver em '1', ou seja, se este pino for '1', e você alterar as entradas, as saídas também são alteradas.

Por isso é chamado de Latch transparente.

Não vamos confundir o colega com informações equivocadas. Leia as regras do forum.

HC573 --> Tudo que entra também sai imediatamente, se LE está nível 1.

HC574 --> Tudo que tiver na entrada é transmitido para saída somente na borda de subida do CLOCK.

nao preciso ler as regras obrigado

ja li

que saiba não disse para variar as entradas

qualquer dos CI 573 ou 574 faz isso

coloque as 8 entradas no valor logico desejado

no 573 lo sinal LE ir de 0 a 1 e novamente a 0

no 574 o sinal CP ir de 0 a 1 e novamente a 0

atençao ao sinal OE

sim

que tenha percebido este foi o pedido

ex: mando 1 nas entradas ,quando manda um no pino de controle ele passe para a saida os valores de entrada , e se cortar as entras ele mantem os valores anterios atte um prox. nivel logico 1 no pino de controle

primeiro nada diz se devem ou nao variar as saidas

so diz que devem ficar estáveis entre pulsos

pelo que percebi do pedido e parece que e o que faz sentido os sinais de data devem estar estáveis ao aplicar o pulso de controlo

o circuito desenhado tem de garantir as condiçoes para isso

mesmo com o 574 se os sinais de data estiverem a variar qual a saida ?

sabe dizer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sei que sim

mas o problema e que sem ter um sistema correcto de temporizaçao ou de handshake

e se as entradas variarem , nao sabe a saida qual sera seja no 573 ou no 574

se o circuito do Ricardo_hds não tiver isso em conta vai ter lixo nas saidas seja com o 573 seja com o 574

como o Ricardo_hds nao colocou o circuito nem outras circunstancias é difícil dizer a melhor solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros companheiros desculpem se não descrevi por completo minha aplicaÇÃo

quero controlar 8 reles atraves da porta paralela mas sÓ quero que estes reles sejam acionados da seguinte forma:

Utilzarei as 8 saidas da porta paralela para controlar os reles com um uln2803 mas antes de chegarem ao uln 2803 quero controlar estes 8bits da seguinte forma

quero enviar estes valores para entradas de um ci , mas que eles sÓ cheguem a saida quando eu mandar nivel 1 em um determinado pino "que habilita as saida* e que se eu cortar as entradas ele continue mandando os valores e sÓ mande outro valor se eu mandar nivel 1 novamente.......NÃO QUE UTILIZAR TRANSIÇÃO DE CLOCK SOMENTE O NIVEL HABILITE A SAIDA

GRATO RICARDO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
quero enviar estes valores para entradas de um ci , mas que eles sÓ cheguem a saida quando eu mandar nivel 1 em um determinado pino "que habilita as saida__________________________ e que se eu cortar as entradas ele continue mandando os valores e sÓ mande outro valor se eu mandar nivel 1 novamente.......NÃO QUE UTILIZAR TRANSIÇÃO DE CLOCK SOMENTE O NIVEL HABILITE A SAIDA

OK, mas vai continuar ''mandando'' 1 no controle ou vai mandar ZERO antes de mudar a entrada.

Seu texto está faltando essa informação onde deixei um espaço e você deveria trocar o 'mandando' por 'mantendo'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EntÃo _sochip...........

Mando nivel 1 no controle ele manda as entradas para as saidas , e depois disso ´se eu manter em 1 o controle a variar as entradas ele continue variando as saidas, mas se o controle for 0 então mantenha as saidas ate um novo nivel 1 no controle

se controle nivel 1

entradas > nas saidas

se controle nivel 0

variar entradas > mantem valor anterior nas saidas

um novo nivel 1 no controle

troca as saidas ou mantem depende da entrada

ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora sim está claro!

Então só poderá usar o 373 ou qualquer ''Octal D-type transparent latch'' que tenha o pino LE ativo em 1.

http://search.datasheetcatalog.net/key/OCTAL+D-TYPE+TRANSPARENT+LATCH

Edit: Desculpe, Oceano, não quis repetir, é que estava consultando os datasheets quando você postou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...