Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Módulo de fio - Como instalar ele no PC?


GT pumao

Posts recomendados

olá.

to com um modulo de fio aqui em casa e uma caixa de som automotivo, dois sub e mais umas coisinhas e quero instalar isto tudo no meu pc. Queria saber qual fio vai no ""batt"" no ""gnd"" e no ""rem"" e o fio do audio do pc??

valeu, abraço:confused:

Olá GT pumao, não entendi muito bem a sua pergunta, mas eu posso te ajudar. Eu também tenho um módulo (muito antigo) ligado no meu pc, ele tem +- 100 rms, e estou alimentando ele com uma fonte de pc.

Para ligar não é difícil. praticamente, você precisa saber se o seu módulo é do tipo booster (amplifica e filtra o sinal do rádio) ou se é do tipo de conectores RCA (faz todo o trabalho a partir de um sinal digital de pequena tensão, como saídas de fone de ouvido ou saídas do rádio do carro, ou até mesmo as de um aparelho de DVD, via conectores RCA).

Se seu módulo for do tipo booster, como o meu, o processo é um pouco tabalhoso. Você precisa fazer um pré amplificamento pra "mastigar o sinal" e enviar pro módulo.

Para fazê-lo, use um apaelho que tem os auto falantes ligado dietamente a ele, como um receiver, micro system ou, como no meu caso, um circuito de falantes de pc, as populares "caixinhas de pc" que voce liga na tomada e liga no computador. Se você for usar as caixinhas do pc, apenas use um ferro de solda e retire os falantes, se precisar, emende um pedaço maior de fio, e ligue na entrada dos canais do módulo booster ( esqueda + -) (direita + -).

Se o seu módulo for RCA, apenas use um cabo adaptador P2 estéeo / RCA estéreo, então ligue na entrada dos canais (lembando que no rca, o positivo é o pino central e o negativo é a parte externa). atenção: Atenção: NÃO LIGUE UM SINAL DE SAÍDA DE FALANTES A UM MÓDULO RCA, isso pode queimar ou povocar o mau funcionamento do mesmo.

Vamos a alimentação do módulo

Os módulos automotivos geralmente são ligados dirretamente á bateria do carro. As vezes, para economizar fio, os "técnicos" de auto peças (que quase sempre instalam os canais invertidos e muitos não se preocupam com o máximo desempenho que o som pode dar) ligam o negativo do módulo na lata do carro porque o polo negativo da bateria sempre fica ligado ao chassi.

Uma das principais dificuldades pra liga um módulo é a tensão e a corrente da enegia. Uma bateria de carro trabalha com uma corrente mínima de 40A na casa dos 12V, podendo facilmente aumentar com o motor do caro ligado. Para igualar a bateria você precisa de uma fonte forte o suficiente para ter o desempenho e aguentar o módulo ligado nos graves mais profundos da música. Se você não tem uma fonte de pelo menos 10A, que são muito caras (acima de 150reais), o módulo dificilmente ligará. Como solucionar esse problema? Improvise!, Use uma fonte de pc, ao contrario do que muitos pessimistas dizem, a fonte de pc pode ser muito útil para alimentar um módulo pouco potente, como o meu (tive que colocar almofadas entre a parede e a estante por causa das vibrações e os ruídos indesejaveis que o subwoofer de 12" fazia, hehehe). Um módulo automotivo possui 3 conectores de entrada AC. Para a entrada 12V positivo, ligue o fio amarelo da fonte, para o negativo, o GND, ligue um preto da fonte. Sobra um, o RMT. Esse fio é o que aciona o módulo. No carro, ele é ligado na saída da antena do radio. Tudo o que acontece é que o radio envia uma corrente ali e o módulo liga, e quando você desliga o radio, ele cota a corente, desligando o módulo mesmo estando ligado na bateria. O RMT só precisa de uma corrente para ligar o módulo, então ligue ele junto com o amarelo da fonte. Se preferir, coloque uma chave pra ligar e desligar o módulo manualmente que nem eu fiz.

Agora é só ligar os falantes e os subs respeitando a frequencia de ohms e de rms que o módulo e os falantes aguentam

dúvidas? po favor, me avise.

obs. Se seu módulo for muito potente, use mais de uma fonte, ligando os positivos (amaelos 12V) e os negativos (pretos) juntos. Não sao necessários diodos ou capacitores, pois tal fontes ja possuem vários dispositivos internos. Paa ligar cada fonte, olhe o plugue maior que liga a placa mãe e ligue com um pedaço de fio o VERDE e o PRETO. O cooler irá rodar e a fonte vai mandar a energia pro módulo.

Obs2. Nunca use uma fonte que está sendo usada por um pc ou uma placa mãe. Isso com certeza vai prejudicar o funcionamento tanto da placa mãe, quanto a fonte e até mesmo o módulo

Se quiser posto algumas fotos que tenho aqui da montagem do meu som =]

Abraços ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega Felipe Y. B. Tirei o chapéu para seu post!!!..., PARABÉNS!!!..., seja muito bem-vindo ao forum!..., e Muito obrigado pela colaboração!...

Que DEUS te Abençoe!

Abraços.

Obrigado... espero poder ajudar o maximo possivel aqui no fórum...

(esse teclado ta muito ruim)

Deus te abençoe também, bom fds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

O colega Felipe explicou muito bem.

e o Petronzio,sem comentarios,o cara é fera...

Apenas corrigindo um detalhe,como foi dito,destine uma fonte

para uso exclusivo do modulo,corte os conectores e o restante dos fios

que não irá utilizar,se a fonte for Atx deixe 4 fios pretos, o verde e 3 amarelos

ponha uma chave on/off entre o fio verde e 1 preto,junte os 3 amarelos e junte

com o Bat e o Rmt do modulo,e os 3 pretos restantes,ao gnd,se for At melhor ainda

pois estas são mais "parrudas",basta deixar 3 amarelos e 3 pretos,e como dizem por aqui,vai ficar filé...rsrs:D

Tenho em andamento um projeto,no qual consultei o saudoso amigo Petronzio,no projeto irei usar um receiver modificado(já o uso a um tempo) e irei colocar um modulo Boss R735 de 500 Watts Rms,com mais 300 do Receiver,terei um sistema de 800 WATTS RMS

ligados ao computador,e juntamente um aparelho automotivo,assim que tiver tempo,posto fotos para a quem gostar utilizar como base,estou usando 5 fontes sendo 3 At e duas Atx,qualquer duvida que possa ajudar,só avisar..

Ps:(Creio que 3 fios é o suficiente,1 é pouco devido a alta corrente,pelo que me lembro terá perda de rendimento devido ao aquecimento do fio,a energia será discipada em forma de calor,e o fio funcionará como uma resistência)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Olá pessoal.. tive problemas com meu login porque esqueci meu nome de usuario e nunca mais entrei...

então, abre a fonte, corta os fios das demais voltagens e solda um cabo de 15mm para o positivo e um de 10mm pro negativo.. acho que pra uma fonte que nao chega aos pes da bateria de carro é o suficiente... agora se voce juntar umas 6 fontes de pc ja é melhor usar um cabo maior =D

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membro VIP
felipe eu gostaria de saber por q eu liguei o meu modulo no meu micro sistem mas enves de melhorar piorou muito? é um modulo de 200 wats sera que é por q eu liguei ele sem fonte direto ou é por causa que tem que por uma fonte? desde ja agradeço!

Boa tarde e seja bem vindo ao forum.

Primeiramente qual o modelo do seu micro system e ta sua potencia, o som que você falou que esta ruim é o que falha no som se for isso é porque você esqueceu de ligar o fio remoto da potencia.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
cara é um gradiente energy 1200 , eu só peguei os fios amarelo e azul e liguei de um lado e o roxo e azul do outro só! sera que esta certo? e se tivér que por fonte como eu instalo? agradeço a compreençao!

Boa noite

Qual o mdelo da potencia, se você ligar sem uma fonte sem duvida nem uma oi som vai ficar bem ruim; dependendo da potencia da para tocar com uma fonte ou 3 fonte passe o modelo da potencia.

Qual alto falante ou caixa de som você esta tentando ligar.

Abs Frederico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Olá pessoal.. tive problemas com meu login porque esqueci meu nome de usuario e nunca mais entrei...

então, abre a fonte, corta os fios das demais voltagens e solda um cabo de 15mm para o positivo e um de 10mm pro negativo.. acho que pra uma fonte que nao chega aos pes da bateria de carro é o suficiente... agora se voce juntar umas 6 fontes de pc ja é melhor usar um cabo maior =D

abraço

caro amigo só uma duvida posso ligar a fonte em 220v ou tem que ligar ela em um modulo estabilizado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ol[a Galera .. topico ta meio antigo.. mais foi o que mais me ajudo.. só tenho uma duvida.. pelo o que eu entendi.. o fio positivo e negativo do "amplificador mastigado" em um canal..? ou tem que ligar eles no "High in" .. Se Der para responder ficarei muito agradecido.. Abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...