Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indicação de filtro


Solidsnakejns

Posts recomendados

Gostaria de pedir ajuda aos colegas e tirar umas dúvidas, ja q sou "iniciante" em eletronica.

Atualmente uso o PC num estabilizador Ragtech de 300VA em tomada com aterramento. Depois de ler inumeros artigos aqui no forum relacionado ao mesmo (vide Faller) resolvi comprar um filtro de linha.

1)Qual filtro vocês me indicam para usar no meu PC da assinatura?

2)Posso ligar o PC, Playstation 3 e monitor Samsung T190 nesse filtro, juntos?

3)E se eu quiser ligar outro aparelho, tipo impressora, no futuro, como q faço o calculo pra saber se o filtro aguenta?

4)O cara q instalou a tomada ligou o terra no madeiramento do telhado por q moro no primeiro andar da casa e não tinha como levar o mesmo lá pra baixo. Segundo ele, era até melhor por q dava mais Ohms. Isso confere?

Lembrando q moro em Fortaleza e aqui é 220V, meu PS3 é 120V.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Já q niguém respodeu, resolvi pesquisar um pouco mais e vi q a melhor opção seria a Computer Protector Pro da Clamper. Mas ainde restam dúvidas. Vi q a Computer Protector Pro tem um modelo bivolt. Isso significa q tanto faz ligar em rede 110 ou 220 certo? Mas e quanto as aparelhos q vou ligar no filtro? Podem ser somente aparelhos de 110V, somente de 220V, ou posso ligar ambos simultaneamente? No caso do PS3 q é 120V e não 110V, ligo direto no filtro ou ligo num transformador que vai ser ligado no filtro, é isso?

As dúvidas, do post anterior, ainda persisitem.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá a todos.

Já q niguém respodeu, resolvi pesquisar um pouco mais e vi q a melhor opção seria a Computer Protector Pro da Clamper. Mas ainde restam dúvidas. Vi q a Computer Protector Pro tem um modelo bivolt. Isso significa q tanto faz ligar em rede 110 ou 220 certo? Mas e quanto as aparelhos q vou ligar no filtro? Podem ser somente aparelhos de 110V, somente de 220V, ou posso ligar ambos simultaneamente? No caso do PS3 q é 120V e não 110V, ligo direto no filtro ou ligo num transformador que vai ser ligado no filtro, é isso?

As dúvidas, do post anterior, ainda persisitem.

1)Qual filtro vocês me indicam para usar no meu PC da assinatura?

2)Posso ligar o PC, Playstation 3 e monitor Samsung T190 nesse filtro, juntos?

3)E se eu quiser ligar outro aparelho, tipo impressora, no futuro, como q faço o calculo pra saber se o filtro aguenta?

4)O cara q instalou a tomada ligou o terra no madeiramento do telhado por q moro no primeiro andar da casa e não tinha como levar o mesmo lá pra baixo. Segundo ele, era até melhor por q dava mais Ohms. Isso confere?

Obrigado.

Um filtro de linha é um elemento passivo. Ele não age em função de alterar a tensão da rede elétrica. Redes de 110,entram e saem 110, as de 220 volts entrem e saem 220 volts.

Sua potência, ou melhor, a potência que ele pode manipular é limitada pelo valor de seu fusível de proteção e mecanicamente pela parte elétrica dos contatos das tomadas do mesmo e a cabeação de rede (plug e cabo).

Geralmente seus fusíveis tem no mínimo 10 Amperes, alguns 15, e desse modo, dese ponto de vista podem manipular potência de até 1.100 Watts em 110 Volts e de 2.200 Watts em 220 Volts, salvo especificação em contrário..

Disse serem eles dispositivos passivos, constituídos basicamente de duaw partes com distintas funções:

- Proteção contra espúrios e surtos de tensão;

- Filtro de linha.

A primeira função, de proteção contra surtos e espúrios, visa a eliminação ou atenuação, ceifamento, clamp, dos surtos de tensão, estabelecendo um caminho alternativo, um atalho um curto para os mesmos, garantindo a absorção dessa energia de exceção alheia, estranha a tensão normal de rede. Essa energia contida em um surto de tensão pode potencialmente danificar o estágio de entrada dos mais diferentes equipamentos eletrônicos, pela tensão elevada romper a capacidade de isolação desses estágios..

A segunda função, de fltro, visa a eliminação ou atenuação das componentes de alta frequência, RFI/EMI, induzidas na rede elétrica, bem como ruídos elétricos em geral.

Quanto a ligar equipamentos na proteção, si podes ligar tantos quantos queira, e as tomadas permitam desde que a potência total (ligados e ativos simultaneamente) não ultrapasse aquela que o filtro é capaz de processar.

Se sua tomada for de 220 Volts, ligue nela uma boa proteção/filtro de linha próprio para tensões de 220 Volts. Nas tomadas de saída da mesma terás os mesmos 220 Volts, porém protegidos, sem surtos de tensão e sem ruídos elétricos. Se desejares ligar qualquer equipamento que somente possa ser alimentado em 110 Volts ai nessa tomada da proteção ligue um autotransformador. 220 para 110 e na saída desse transformador, ligue seu equipamento de 110 Volts. Esse transformador evidentemente deve ser dimensionado e com potência suficiente para atender o equipamento que nele será ligado.

Quanto ao terra interligado ao madeiramento do telhado, me permita uma correção semântica, de nome. Isso dai não é definitivamente e nem se comporta como um aterramento. Diria que está muito mais para uma antena que para um aterramento. No evento de um raio por exemplo, essa sua ligação dai, se conseguir atrair o raio, já que ela está bem alto na casa, o trará direto para a carcaça de seu equipamento. Em vez de aterramento, acho que você conseguiu fazer ai um belíssimo "caça-raios".

O próximo passo é você desenvolver uma caixa para guardar o raio. Premio nobel de física na certa, se conseguir...

Franklin, em sua famosa experiência ao empinar pipa em dia de tempestade, ocasião em que inventou o para-raios, fez uma geringonça mais ou menos como essa sua dai..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller. Rpz, muito obrigado pela expliacação. Sanou todas as minhas duvidas, exceto uma: Se o aparelho ta rotulado p/ 120V posso ligar ele na tomada de 110V sem problemas?

Agora fiquei procupado como esse negócio do terra aqui de casa. Agora fico "bolado" por q o cara q fez esse troço aqui em casa é um eletricista experiente. Vou mandar arrumar.

Brigadão mesmo Faller, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller. Rpz, muito obrigado pela expliacação. Sanou todas as minhas duvidas, exceto uma: Se o aparelho ta rotulado p/ 120V posso ligar ele na tomada de 110V sem problemas?

Agora fiquei procupado como esse negócio do terra aqui de casa. Agora fico "bolado" por q o cara q fez esse troço aqui em casa é um eletricista experiente. Vou mandar arrumar.

Brigadão mesmo Faller, valeu!

110V, 115V, 120V, 125V, 127V, considere tudo a mesma coisa.

220V, 230V, 240V, também pode ser considerado a mesma coisa.

Existem diferenças, mas na prática todas ficam dentro da faixa de tolerância dos equipamentos, não tendo muita importância essa pequena diferença de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

110V, 115V, 120V, 125V, 127V, considere tudo a mesma coisa.

220V, 230V, 240V, também pode ser considerado a mesma coisa.

Existem diferenças, mas na prática todas ficam dentro da faixa de tolerância dos equipamentos, não tendo muita importância essa pequena diferença de tensão.

Muito obrigado leohartmann e Faller.

Agora não tenho mais dúvidas. Vou de clamper e transformador.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...