Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Equipe Clube do Hardware

Intel Lança Processadores Core i7 para Notebooks

Recommended Posts

A Intel acaba de lançar os primeiros processadores Core i7 para notebooks (codinome Clarksfield). Todos eles possuem quatro núcleos de processamento, controlador de memória DDR3 integrado e suportam a tecnologia Hyper-Threading. Na tabela abaixo você confere as principais especificações técnicas dos modelos lançados.

ModeloClock InternoCache L3TDPPreço nos EUA (1.000 unidades)
Core i7 720QM1,6 GHz6 MB45 WUS$ 364
Core i7 820QM1,73 GHz8 MB45 WUS$ 546
Core i7 920XM2 GHz8 MB55 WUS$ 1.054

View full notícia

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Prefiro um core 2 duo com HT de 3,0ghz de um 4 núcleos de 2,0ghz, é somente lembrar dos quad core que levaram uma pisa de um core 2 duo 3,1ghz em testes.

Mas muito bom mesmo, somente achei os clocks muito baixos ,seria mesmo somente para notebooks super, agora espero a amd com a respostas do phenom(meio difícil).

Compartilhar este post

Link para o post

Core i7 920XM US$ 1.054..

A AMD precisa logo entrar nesta disputa, pois a Intel está praticamente enfiando a faca no pescoço do consumidor, sem contar que sem 2 baterias de nove celulas, duvido que dure mais que 2 horas...

e fica minha duvida sobre o indice de vendas de um note baseado em uma plataforma carrissima, onde só o processador nos rende um notebook top hj em dia aqui no Brasil..:o

Ao meu ver só quem tem muito dinheiro para jogar fora mesmo, pois hj temos na pior das hipoteses os core2quad q no ramo de notes atendem muito bem quem precisa de multi, e por muito menos da metade do preço -_-

Editado por Guilhermerodri

Compartilhar este post

Link para o post
Core i7 920XM US$ 1.054..

A AMD precisa logo entrar nesta disputa, pois a Intel está praticamente enfiando a faca no pescoço do consumidor, sem contar que sem 2 baterias de nove celulas, duvido que dure mais que 2 horas...

e fica minha duvida sobre o indice de vendas de um note baseado em uma plataforma carrissima, onde só o processador nos rende um notebook top hj em dia aqui no Brasil..:o

Ao meu ver só quem tem muito dinheiro para jogar fora mesmo, pois hj temos na pior das hipoteses os core2quad q no ramo de notes atendem muito bem quem precisa de multi, e por muito menos da metade do preço -_-

acho que você ta enganado meu jovem... esses tem TDP 45W Deve durar muiiiiiito a bateria, pois tem uma boa eficiencia ;)

Compartilhar este post

Link para o post
acho que você ta enganado meu jovem... esses tem TDP 45W Deve durar muiiiiiito a bateria, pois tem uma boa eficiencia ;)

São 55w, critiquei tb o preço e o consumo todo não é só do processador e sim do conjunto, por isso acredito que deva ser alto. Hoje aqui no meu serviço tem um core2duo da toshiba q a bateria dura 1h20min..

Compartilhar este post

Link para o post

Que preço camarda hein Intel! O que a falta de concorrência nesse segmento não faz...

Fora que o preço de um notebook desses deve ser exorbitantes e vem de brinde aquele chip gráfico Intel catastrófico em 3D.

Compartilhar este post

Link para o post

Esses chips são em 45nm também? Realmente, os 500 dólares a mais por 0,3GHz é ridiculo, mas nada que me impeça de pegar o mais barato e aumentar para o mesmo clock, não é? E acho que estes clocks são baixos justamente pensando nas baterias.

@Pedropc

Mas temos que lembrar que os core i7 são 4 núcleos com Hyper-Threading, ou seja, seriam 8 núcleos. Infelizmente o preço é exorbitante.

Compartilhar este post

Link para o post
Que preço camarda hein Intel! O que a falta de concorrência nesse segmento não faz...

Fora que o preço de um notebook desses deve ser exorbitantes e vem de brinde aquele chip gráfico Intel catastrófico em 3D.

E quem é que compra um notebook desses ?

Poucas pessoas, não vale o investimento pois o retorno é baixo.

A único grande pró que eu vejo desta notícia é mostrar quem tem o "lulu" maior e se dizer mais forte, mas quem bota comida na mesa é o que está mais pra baixo.

Esses chips são em 45nm também? Realmente, os 500 dólares a mais por 0,3GHz é ridiculo, mas nada que me impeça de pegar o mais barato e aumentar para o mesmo clock, não é? E acho que estes clocks são baixos justamente pensando nas baterias.

@Pedropc

Mas temos que lembrar que os core i7 são 4 núcleos com Hyper-Threading, ou seja, seriam 8 núcleos. Infelizmente o preço é exorbitante.

Sim, 32 nm só no fim do ano.

Overclock em notebook, tem certeza ?

Compartilhar este post

Link para o post

todos eles tem QPI também?

Esses processadores da linha i7 são verdadeiros monstros, mas até ficar num preço mais acessível, nao tenho como comprar um :(

Compartilhar este post

Link para o post

A minha 'CPU' (Mobo, Proc, Memos, VGA, HD, Fonte e Cabos e Gabinete) não custou nem US$450 quando comprei ano passado... NUNCA que eu vou pagar 1000 doletas só pro processador...

Compartilhar este post

Link para o post
Sim, 32 nm só no fim do ano.

Overclock em notebook, tem certeza ?

Porque não? Já não existem suportes para notebook com ventiladores?

Além do mais eu quis dizer 0,3GHz, óbvio que se for demais não vai dar certo.

Compartilhar este post

Link para o post
Porque não? Já não existem suportes para notebook com ventiladores?

Além do mais eu quis dizer 0,3GHz, óbvio que se for demais não vai dar certo.

Porque notebook não é fito pra overclock, é feito pra ter consumo baixo.

Ter suporte com ventilador não quer dizer que seja possível overclock, Isso depende da estrutura e configuração da placa-mãe assim como do sistema de refrigeração do processador, porque se é pra ficar aberto é bem mais interessante o cabra comprar um sistema "convencional" para overclock.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que compensa mesmo comprar um i7 desktop mesmo, porque esse notebook é uma katana no crânio da gente! Por hora, um Core 2 Duo já está ótimo pra notebook.

Compartilhar este post

Link para o post
Creio que compensa mesmo comprar um i7 desktop mesmo, porque esse notebook é uma katana no crânio da gente! Por hora, um Core 2 Duo já está ótimo pra notebook.

Tem gente que precisa e tem gente que paga o preço dele.. pequena parcela das pessoas mas, ainda existe, e um processador destes é uma bela propaganda.

Compartilhar este post

Link para o post

Como sera que esses core i7 se comportam em questão de desempenho contra um Phenom II, não de clock, mas de TDP semelhante? Mesmo sendo Phenoms para desktop, poderiamos ter uma noção da eficiencia da arquitetura em relação à performance / Watt. Claro que a comparação ideal ainda seria com versões do Phenom II para note, que devem aparecer em breve.

Fiquei curioso porque o Athlon 605e, para desktop, tem TDP de 45W, mesmo tendo um clock de 2,3 GHz, consideravelmente maior que os dois modelos mais baratos do i7 para notes. Além disso, as formas que a Intel e a AMD medem o TDP dos processadores são diferentes, e, pelo que eu saiba, o consumo na pratica de um AMD é menor que de um Intel de mesmo TDP.

Creio que nesse quesito (Performance/Watt) o i7 720QM ainda ganhe do Athlon 605e, mas ainda temos que considerar que o Athlon é absurdamente mais barato, e, apesar de ser da serie Energy Efficient, uma suposta versão para notebook teria o gerenciamento de energia ainda mais agressivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Como sera que esses core i7 se comportam em questão de desempenho contra um Phenom II, não de clock, mas de TDP semelhante? Mesmo sendo Phenoms para desktop, poderiamos ter uma noção da eficiencia da arquitetura em relação à performance / Watt. Claro que a comparação ideal ainda seria com versões do Phenom II para note, que devem aparecer em breve.

Não sei se o Phenom aparecerá em breve, mas Athlon II X4 eu suspeito que não demora.

Eu acho que a diferença será menor do que a que temos nos desktops, mas onde o i7 tem vantagem pelo HT e SSE 4.1 não tem como fugir muito do que já sabemos.

Fiquei curioso porque o Athlon 605e, para desktop, tem TDP de 45W, mesmo tendo um clock de 2,3 GHz, consideravelmente maior que os dois modelos mais baratos do i7 para notes. Além disso, as formas que a Intel e a AMD medem o TDP dos processadores são diferentes, e, pelo que eu saiba, o consumo na pratica de um AMD é menor que de um Intel de mesmo TDP.

Você não é o único curioso. ^_^

Quem sabe eles não conseguem algo melhor nos notebooks ?

O duro é que nos notebooks fica mais difícil medir o consumo do produto final. :unsure:

Creio que nesse quesito (Performance/Watt) o i7 720QM ainda ganhe do Athlon 605e, mas ainda temos que considerar que o Athlon é absurdamente mais barato, e, apesar de ser da serie Energy Efficient, uma suposta versão para notebook teria o gerenciamento de energia ainda mais agressivo.

É aquela velha história.. depende do aplicativo.

Não creio que muitas pessoas usem notebooks para edição de vídeos, que é onde o i7 tem larga vantagem.

Acho que pros demais o Athlon vai ser uma opção bem interessante, especialmente pelas placas gráficas e pelo preço.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha Xita, entendo que notebook nao foi feito para overclock extremos... mas se pensar que com uma diferença de 0.3ghz para overclock não é nada. Supondo tal exemplo, falava do meu celeron (kennex) que tem um celeron m550 que suporta ate 3.6ghz de overclock sendo um processador de 2.0ghz. Acredito que se a bios é capaz de ter possibilidade de overclock aumentar um pouco nao deve nem diminuir a vida util do processador.

E vamos combinar... quem compra um notebook com tal processador é OBRIGAÇÃO ser um notebook gamer com uma refrigeração adequada e de fabrica ja vir com possibilidade de over "programado".

Mas claro que os pobres mortais como nos, se nao aparecer a concorrencia a Intel continuara a impor seus preços.

Abraços,

Edson

Compartilhar este post

Link para o post

XITA, que eu saiba os phenoms são mais para games de plantão em desktop e over, já o athlon eu achei isso (http://www.planeta-informatica.com/novos-athlon-ii-x4-com-tdp-de-45-w/) agora espero os core i9, tomare que os core i7 não venha com aquelas placas de video da intel.

também acho que o core i7 é mais para editor o resto um amd da conta.

Compartilhar este post

Link para o post
Olha Xita, entendo que notebook nao foi feito para overclock extremos... mas se pensar que com uma diferença de 0.3ghz para overclock não é nada. Supondo tal exemplo, falava do meu celeron (kennex) que tem um celeron m550 que suporta ate 3.6ghz de overclock sendo um processador de 2.0ghz. Acredito que se a bios é capaz de ter possibilidade de overclock aumentar um pouco nao deve nem diminuir a vida util do processador.

Não se esqueça que são chips que operam com tensão baixa e cujas placas-mãe tem VRM bem simples se comparado às desktops.

E vamos combinar... quem compra um notebook com tal processador é OBRIGAÇÃO ser um notebook gamer com uma refrigeração adequada e de fabrica ja vir com possibilidade de over "programado".

Discordo.

Notebook é pra ter mobilidade.

XITA' date=' que eu saiba os phenoms são mais para games de plantão em desktop e over, já o athlon eu achei isso (http://www.planeta-informatica.com/novos-athlon-ii-x4-com-tdp-de-45-w/) agora espero os core i9, tomare que os core i7 não venha com aquelas placas de video da intel.

também acho que o core i7 é mais para editor o resto um amd da conta.

Você está mal informado.

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim Xita. Concordo com você. Mas empresas como Asus por exemplo, preparam o notebook para opções de alto desempenho. (esqueça o gerenciamento de energia, é opção de overclock de fabrica e programado).

Nesses casos apesar do notebook não "Aguentar" o que um desktop aguentaria de overclock por varios motivos que você ja conhece, o notebook desde que bem dimensionado poderia sim ser montado para isso.

Vale lembrar que não são overclock's monstruosos e sim para ter um ganho pouco maior que o clock original. Acredito que esse processador I7 mobile, tenha algum potencial principalmente porque a primeira leva desses processadores ainda equipará modelos de notebook gamer para alta performance.

Olha, em relação a mobilidade, eu penso muito o que as pessoas compram no mercado principalmente falando de alto desempenho.

É tela de 20.1", 18.4, 17"... e por ai vai. O meu kennex de 15.4" por exemplo, eu acho o limite de tamanho pensando em mobilidade... pois quem quer isso certamente nao pode pensar em notebook's grandes. So que essa tendencia tem sido grande e os notebooks mais sofisticados em hardware do ponto de vista para graficos, trabalhos de processamento fisico e matematico e por fim jogos são notebooks com tela grande e pesados. Bem, eu imagino que uma pessoa que compra esse tipo de produto (digo elite mesmo) quer comprar para levar da casa para o trabalho, ou da sua casa para casa do amigo e não exatamente transporta-lo para aonde quiser. Mas mesmo assim, tem mobilidade superior a um desktop (você nao vai arrancar aquela "fiozeira" toda para levar um desktop na casa de amigo né? ;) )

Então existem nichos de mercado e o primeiro na minha opiniao se encaixa bem nas minhas explicações :P

ABraços

Compartilhar este post

Link para o post
Ah sim Xita. Concordo com você. Mas empresas como Asus por exemplo, preparam o notebook para opções de alto desempenho. (esqueça o gerenciamento de energia, é opção de overclock de fabrica e programado).

Nesses casos apesar do notebook não "Aguentar" o que um desktop aguentaria de overclock por varios motivos que você ja conhece, o notebook desde que bem dimensionado poderia sim ser montado para isso.

Vale lembrar que não são overclock's monstruosos e sim para ter um ganho pouco maior que o clock original. Acredito que esse processador I7 mobile, tenha algum potencial principalmente porque a primeira leva desses processadores ainda equipará modelos de notebook gamer para alta performance.

Olha, em relação a mobilidade, eu penso muito o que as pessoas compram no mercado principalmente falando de alto desempenho.

É tela de 20.1", 18.4, 17"... e por ai vai. O meu kennex de 15.4" por exemplo, eu acho o limite de tamanho pensando em mobilidade... pois quem quer isso certamente nao pode pensar em notebook's grandes. So que essa tendencia tem sido grande e os notebooks mais sofisticados em hardware do ponto de vista para graficos, trabalhos de processamento fisico e matematico e por fim jogos são notebooks com tela grande e pesados. Bem, eu imagino que uma pessoa que compra esse tipo de produto (digo elite mesmo) quer comprar para levar da casa para o trabalho, ou da sua casa para casa do amigo e não exatamente transporta-lo para aonde quiser. Mas mesmo assim, tem mobilidade superior a um desktop (você nao vai arrancar aquela "fiozeira" toda para levar um desktop na casa de amigo né? ;) )

Então existem nichos de mercado e o primeiro na minha opiniao se encaixa bem nas minhas explicações :P

ABraços

Concordo...Notebooks com core i7 provavelmente n virao em uma tela de 14" e sim em telas grandes....e TB provavelmente n viram com aceleradora grafica da intel...Isso é fato.

Compartilhar este post

Link para o post

A arquitetura "Nehalem" provavelmente não é adequada para notebooks. A Intel lançou o Core i7 para desktop no fim de 2008 e demorou um ano para lançar os primeiros processadores com arquitetura Nehalem para notebook (enquanto os Core 2 Duo foram lançados primeiro para notebook). E os Core i7 para notebook são caros, consomem muita energia e têm o clock baixo... embora eles sejam superiores aos Core 2 (mesmo ao Quad Core Extreme), não posso deixar de externar minha decepção...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já li um pouco sobre esses lançamentos e o que li é muito contraditório.

Uns falam que são os melhores e mais poderosos processadores para note, outros falam que não vale a pena.

Alguém tem mais informações sobre esses processadores?

Acabo de encomendar um note com i7-720, e lendo vocês aqui fiquei meio preocupado...

Sei que não é o lugar mais estou precisando, urgente, de ajuda, meu irmão volta segunda 02/11 dos EUA.

Vou pagar U$1500,00 em um note com VGA boa, Blu-Ray, tela led full... então o preço nem está tão alto,

Minhas dúvidas principais são:

Esses processadores esquentam muito mesmo? é algo que preocupa, ou normal?

Gastam tanta energia assim? devo investir numa bateria extra?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu já li um pouco sobre esses lançamentos e o que li é muito contraditório.

Uns falam que são os melhores e mais poderosos processadores para note, outros falam que não vale a pena.

Alguém tem mais informações sobre esses processadores?

Acabo de encomendar um note com i7-720, e lendo vocês aqui fiquei meio preocupado...

Sei que não é o lugar mais estou precisando, urgente, de ajuda, meu irmão volta segunda 02/11 dos EUA.

Vou pagar U$1500,00 em um note com VGA boa, Blu-Ray, tela led full... então o preço nem está tão alto,

Minhas dúvidas principais são:

Esses processadores esquentam muito mesmo? é algo que preocupa, ou normal?

Gastam tanta energia assim? devo investir numa bateria extra?

Eu particularmente ainda não vi um notebook com Core i7. É claro que para um notebook, ele é poderoso, mas, ainda assim, o desempenho é no máximo equivalente ao do Core i5 para desktops.

Quanto ao desempenho dele comparado aos notebooks Core 2, aí varia. O Core i7 tem uma arquitetura superior, sim. E ele tem o HyperThreading (2 threads por core). Embora a Intel queira fazer parecer que o processador tem 8 cores virtuais, não é exatamente o que acontece. O HyperThreading não é bem suportado por todos os programas.

Além disso, o Core i7 para laptops veio com o clock baixo. O i7-720 tem clock de 1.7 GHz - o que é decepcionante se você considerar que o Core 2 Quad para notebooks com menor clock, o Q9000, tem 2 GHz (e foi lançado por um preço um pouco menor do que esse Core i7). O Core 2 Extreme QX9300, também quad core, tem clock de 2.53 GHz. O clock faz, sim, diferença, mas isso não significa que os Core 2 de maior clock vão ser sempre mais rápidos que os Core i7 de menor clock. Varia do uso que se faz dele.

Veja essa comparação de processadores: http://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php. Olhe os números:

Intel Core 2 Quad Q9000 2 GHz, 2987

Intel Core 2 Quad Q9100 2.26 GHz, 3363

Intel Core 2 Extreme QX9300 2.53 GHz, 3799

Intel Core i7-720QM 1.73 GHz, 3215

Intel Core i7-820QM 2 GHz, 4169

Intel Core i5-750 2.66 GHz, 4092

Intel Core i7-860 2.8 GHz, 5455

Intel Core i7-870 2.93 GHz, 5900

Intel Core i7-920 2.66 GHz, 5459

Intel Core i7-940 2.93 GHz, 6105

Intel Core i7-950 3.06 GHz, 6288

Intel Core i7 Extreme-965 3.2 GHz, 6742

Intel Core i7 Extreme-975 3.33 GHz, 6964

O Core i7-720 está mais ou menos no mesmo nível que os Core 2 Quad de notebooks que têm clock maior que o dele. O Core i7 tem outras vantagens, é claro, tal como ser possível desativar um ou dois cores para aumentar o clock dos remanescentes (dependendo da aplicação, dois cores com clock maior tem desempenho melhor do que quatro cores - depende do suporte do software a processamento paralelo). Mas, em termos de desempenho bruto, a evolução em relação aos Core 2 Quad foi tímida. O desempenho está mais ou menos equivalente a dos processadores quad core de notebook lançados há um ano... Os Core i7 para desktop estão chegando nos 3.33 GHz e o Core i7 para notebooks mais rápido tem só 2 GHz e custa uma fortuna...

Quanto ao consumo de energia, os Core i7 para notebook consomem 45W. É um consumo alto para notebooks, mas é equivalente ao dos Core 2 Quad para notebooks (como o Q9000, Q9100 e QX9300). Os Core 2 Duo normalmente consomem 25-35W, dependendo do modelo (em geral, a série T consome 35W e a P, 25W). Nada exagerado ou preocupante... mas é o modelo para quem procura notebooks poderosos e não para quem quer autonomia da bateria.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais