Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kingston 2x1Gb DDR2-800 vs. ECS A780GM-A - Reconhece só como 667MHz


caioattili

Posts recomendados

Boa tarde, comprei recentemente 2 módulos de 1GB DDR2-800MHz da Kingston para colocar na minha placa-mãe ECS A780GM-A v1.1 que comprei no mesmo dia na mesma loja. O problema é que as memórias são reconhecidas como sendo módulos DDR2 de 667MHz (PC5300) tanto pela BIOS quanto via software.

Se eu forçar no SETUP da BIOS o clock da memória mudando de "Auto" para "400MHz", as memórias passam a funcionar com este clock sem apresentar nenhum problema (pelo menos por enquanto está estável), inclusive rodei o Memtest86 por 1 hora e não encontrou problema nenhum também.

O estranho é que mesmo com as memórias operando a 400MHz (DDR800), o CPU-Z, o Everest e o Sandra (todos nas suas versões mais atuais) identificam como sendo módulos DDR2-667 ou PC5300 rodando a 400MHz (ou 800MHz DDR) e não identificam a marca das mesmas...

Será que a BIOS está fazendo alguma leitura errada do SPD das memórias? Isso existe?

Posso ter levado 'gato por lebre' também? Já que estou confiando no que está escrito na etiqueta da memória...

Se essas memórias forem realmente de 667MHz, elas iriam funcionar sem problemas rodando a 800MHz como está acontecendo?

Preciso confirmar essas informações para que saber se eu vou ou não reclamar com o vendedor da loja em que comprei...

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a dúvida é em relação a autenticidade, siga as instruções do tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/...ade-sua/587113

Fiz o teste para as duas memórias e olha só que legal que deu para as duas:

Você inseriu as seguintes informações:

Número da id.: 99P5429-006.A00LF

Número de série: 4277030-1580149

Endereço de e-mail: xxxxxxx

A memória consultada não é um produto de memória Kingston autêntico. Sugerimos que você verifique novamente as informações na etiqueta do produto. (Consulte o website de Verificação Kingston para os detalhes).

--

Fiz uma pesquisa e vi que Número da ID realmente existe, mas este número de série e o do outro módulo são falsos...

Tirei uma foto das etiquetas das memórias:

kingstonelpidafalsie.jpg

Os chips destas memórias são da Elpida (pelo menos é o que está escrito neles):

kingstonelpidachip.jpg

As fotos estão horríveis porque foram tiradas com celular... Nos chips está escrito:

ELPIDA TWN

E1108AE-6E-E

Pelo que eu andei vendo por aí também, se esses chips realmente foram da Elpida DDR2-667MHz, apesar de não ter sido isso que eu comprei, eles são excelentes para overclock passando dos 900MHz facilmente, o que inclusive explicaria o porque de eu estar trabalhando com eles a 400MHz (800MHz DDR) e estar tudo aparentemente estável...

Bom o que ficou claro é que realmente as memórias são falsificadas, só fiquei realmente curioso com relação a este chip, porque se falsificaram a etiqueta tão bem, para os picaretas escreverem "Elpida" em cima de um chip xing-ling qualquer não seria nenhuma dificuldade... :angry:

É uma pena que não consigo de jeito nenhum fazer a leitura do SPD dessas memórias, nem o Everest, nem o CPU-Z, nem nada. O Sandra até se esforçou um pouquinho mais mas mesmo assim não mostra nada de útil que possa ajudar a identificar os módulos...

Só antes de encerrar este tópico, pra finalizar gostaria de saber se alguém conhece estes chips e se tem como descobrir se não são falsificados também e, se eles são realmente bons para overclock.

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
suas memórias são testadas com essa frequencia e como apresentaram estabilidade o fabricante as etiqueta e as vende livremente como fazem com processadores.

nada de falso e sim testado e aprovado, como as minhas que operam a 1066MHz e o chip é de 667MHz.

Se ele não errou ao preencher o campo, o produto é falso. Se é falso, temos um problemão. A garantia não vai funcionar, a procedência desse produto passa a ser duvidosa e qualidade também. Pode até funcionar a 1066 MHz, mas por quanto tempo ? Se não foi a Kingston que fabricou, quem foi ? Não se esquece que muitos fabricantes dos módulos de memórias ( não os chips ) genéricas usam componentes de baixa qualidade.

O engraçado é que o selo é igual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

suas memórias são testadas com essa frequencia e como apresentaram estabilidade o fabricante as etiqueta e as vende livremente como fazem com processadores.

nada de falso e sim testado e aprovado, como as minhas que operam a 1066MHz e o chip é de 667MHz.

Mas no caso então, se o fabricante testou os chips de 667MHz e rodaram estáveis a 800MHz, a memória não deveria "se identificar" para o sistema como sendo de 800MHz ao invés do clock oficial do chip?

E se não são falsificadas, o que justificaria o resultado dos testes feitos pelo site da Kingston?

EDIT: Não tinha visto o post do anjoed...

Se ele não errou ao preencher o campo, o produto é falso. Se é falso, temos um problemão. A garantia não vai funcionar, a procedência desse produto passa a ser duvidosa e qualidade também. Pode até funcionar a 1066 MHz, mas por quanto tempo ? Se não foi a Kingston que fabricou, quem foi ? Não se esquece que muitos fabricantes dos módulos de memórias ( não os chips ) genéricas usam componentes de baixa qualidade.

O engraçado é que o selo é igual.

Então, eu repeti o teste 4 vezes para ter certeza que não tinha digitado errado (eu não queria acreditar...).

É muito igual... Inclusive o selo "muda de cor" igualzinho o original...

Pelo que andei vendo, se os chips forem realmente da Elpida, pelo menos isso seria bom. Mesmo que a qualidade dos outros componentes seja duvidosa...

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no caso então, se o fabricante testou os chips de 667MHz e rodaram estáveis a 800MHz, a memória não deveria "se identificar" para o sistema como sendo de 800MHz ao invés do clock oficial do chip?

E se não são falsificadas, o que justificaria o resultado dos testes feitos pelo site da Kingston?

Repare no selo, elas estão prefeitamentes identificadas KVR800D2N6/1G-SP.

Que eu lembro agora:

KVR = Kingston Value

800 = Refere-se à frequencia

D2 = ao tipo de DDR, DDR2 no caso

1G = Capacidade, 1GB

Quanto ao chip, tenho um par de OCZ Platinum que comprei como 1066MHz e o CPU-Z é radical, não quer nem saber, eles não passam de PC25300, fazer o que, não me preocupei e ver o chip antes.

Veja:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jonny_br, o link que você colocou é praticamente a mesma coisa que eu estou passando, é muito bizarra essa confusão de clock rotulado Vs. clock do chip...

Apesar dos módulos visualmente serem originais e estarem funcionando muito bem inclusive, está claro que tem coisa errada porque senão na verificação que eu fiz no site da Kingston teria que ter dado que minhas memórias são autênticas e não o que deu...

Estou relutando em ir até a loja para trocar alegando que "o site me disse que são falsificadas" e fazer um baita 'papelão' desnecessário se eventualmente elas não forem e o vendedor me provar...

E agora? Devo tentar trocar rápido ou é melhor esperar e fazer mais alguns testes? :confused:

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troca....de quem tu comprou essa memória ?

Comprei em uma loja na Sta. Ifigênia em São Paulo...

mais alguns testes, veja um exemplo:

na imagem veja a identificação do tipo e do modelo.

Vou acabar trocando mesmo... Está começando a dar a temida Tela Azul dependendo do que eu estou fazendo... Não tive tempo de testar se rodando a 667Mhz o problema continua, até porque além deste "rolo" com a memória, estou com um outro problema com meu HD que talvez possa ser o culpado pelas travadas também...

Vou fazer mais testes e se nada der certo, na segunda-feira eu volto lá e troco...

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...