Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pequeno problema teórico sobre redes.


gameower

Posts recomendados

Olá,

(Se postei no local errado me perdoem, mas nao sei mais onde pedir ajuda)

Sou aluno de ciências da computação, e atualmente estou cursando redes de computadores, e recebi os seguintes exercícios,

Sincronização em canal T1

Dois equipamentos se comunicando através de um canal T1 podem sofrer um "deslize", ou seja, pequenas diferenças no clock eletrônico entre os dois equipamentos faz com que a sincronia entre ambos seja temporariamente perdida.

Quando a portadora desliza, ela tenta se ressincronizar usando o primeiro bit de cada quadro, que possui o padrão fixo 010101... . Quantos quadros deverão ser inspecionados em média para ressincronizar com uma probabilidade de 0,001 de estar errado?

Eu nao compreendi bem o que a pergunta diz, considerando apenas o primeiro bit, por que se cada quadro possui 0101010... existem N possibilidades, e nao entendi como ver a probabilidade de erro!

e o segundo :

Codigo de Hamming

O código de Hamming permite a correção de erros de transmissão de até um bit por palavra-código, através da adição de alguns bits de redundância à mensagem transmitida. Por exemplo, uma mensagem de 8 bits recebe 4 bits de redundância, resultando em uma palavra-código de 12 bits. Esta palavra-código resultante é resistente contra erros de até um bit, e portanto não é resistente contra rajadas de ruído.

Um fluxo arbitrariamente longo de bytes deve ser transmitido através de um meio de transmissão que sofre constantes rajadas de ruído de até x bits de comprimento cada uma. Entre duas rajadas de ruído consecutivas, há sempre um intervalo de no mínimo 20x bits de distância onde a transmissão é totalmente confiável.

Lhe foi atribuída a tarefa de desenvolver um protocolo de enlace de dados que permita esta transmissão sobre este meio de comunicação, sem erros e sem a necessidade de retransmissão de dados. Seu protocolo de enlace pode ter um overhead (sobrecarga) de no máximo 50% da taxa de dados útil.

É possível utilizar o código de Hamming para atingir este objetivo? Em caso afirmativo, explique como a transmissão deverá ser feita.

Estudei um pouco sobre o codigo, e aparentemente é possivel utilizar, com um overhead de 40% da taxa, mas nao tenho certeza se como eu fiz está correto.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...