Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte precisando "carregar" para funcionar


[Dands]

Posts recomendados

Olá,

Minha fonte é uma ThermalTake de 500W modular, e de uns tempos para cá, percebi que após desligar o PC ela precisava de um tempinho desligada pra voltar a ligar. Só que hoje tudo parou, o PC não liga de jeito nenhum.

Porém não sei se isso é um problema da fonte em si, ou de outro componente como a MB. Porém minhas suspeitas recaem sobre a fonte devido a esse probleminha de ter que esperá-la 'carregar'.

Não sei se já acabou a vida útil dela ou se ela foi forçada demais no meu sistema, que é um C2Quad com uma Radeon HD 4870 usando dois conectores PCI-e (que a fonte possui por natureza).

No momento não tenho outra máquina para fazer testes, então gostaria de saber se esse problema é comum e já comprar outra fonte direto.

Agradeço qualquer ajuda para diagnosticar o problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Várias vezes um problema muito parecido acontecia comigo. Descobri que de vez em quando é necessário você desligar a fonte da tomada (ou então o interruptor atrás dela), apertar o botão power do gabinete e depois religar a fonte.

Não sei porque isso acontece, mas parece ser alguma coisa relacionada com a descarga dos capacitores da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Várias vezes um problema muito parecido acontecia comigo. Descobri que de vez em quando é necessário você desligar a fonte da tomada (ou então o interruptor atrás dela), apertar o botão power do gabinete e depois religar a fonte.

Não sei porque isso acontece, mas parece ser alguma coisa relacionada com a descarga dos capacitores da fonte.

É exatamente isso que eu pensei, algo com descarga de capacitores ou algo do tipo. Então você acha que o problema é a fonte e não a placa mãe?

Eu já fiz isso que sugeriu e não funciona, parece que parou de vez mesmo.

A minha fonte ficava ligada a semana toda na tomada normalmente, quando chegava sexta-feira e eu tirava da tomada pra limpar o quarto, ao ligar de novo depois de um tempo, o computador simplesmente não ligava. Depois de uma hora de espera ele ligava, mas hoje parou de vez. :(

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na vdd... com este cenário o sistema está retendo energia... o ideal seria fazer o devido aterramento das tomadas do PC ou Estabilizador (se tiver um na frente) (era bom tirar o estabilizador tb pra verificar) e aterrar o "3º" pino do cabo de energia do PC para liberar essa energia que "sobra" na placa mãe... tem metódos "caseiros" para fazer isso... da uma olhada no google... antes de testar... tire a bateria da placa, coloque o jumper na posição de limpar CMOS e deixe por uns 15 segs (eu ainda pra ter certeza.. largo por 30min) que é o tempo que descarregaria normalmente sem a bateria.... dai faz o aterramento do fio liga tudo.. usa por uns 20min... e desliga e liga... ve se funcionou ;)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na vdd... com este cenário o sistema está retendo energia... o ideal seria fazer o devido aterramento das tomadas do PC ou Estabilizador (se tiver um na frente) (era bom tirar o estabilizador tb pra verificar) e aterrar o "3º" pino do cabo de energia do PC para liberar essa energia que "sobra" na placa mãe... tem metódos "caseiros" para fazer isso... da uma olhada no google... antes de testar... tire a bateria da placa, coloque o jumper na posição de limpar CMOS e deixe por uns 15 segs (eu ainda pra ter certeza.. largo por 30min) que é o tempo que descarregaria normalmente sem a bateria.... dai faz o aterramento do fio liga tudo.. usa por uns 20min... e desliga e liga... ve se funcionou ;)...

Legal cara! Vou fazer isso, só não sei como fazer o tal aterramento caseiro. Poderia me dar alguma ideia? Só achei loucura no Google...

E sim, tem um estabilizador na frente, vou tirar!

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia esse aqui para ajudar no problema:

http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=580946

Esse aqui tem um "tutorial" de um eng. eletricista de como funciona e como fazer:

http://under-linux.org/f99449-aterramento

Informações sobre energia elétrica e equipamentos:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=246442

Esse aqui eu nao consegui ler (por causa do proxy que barra aqui no trabalho), mas divirta-se:

http://br.geocities.com/profmaxlacerda/artigos/aterramento.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a fonte parou de funcionar de vez, não é aterramento que vai resolver o problema....

Fácil saber essa... pega um clipes de papel e quebra ele pra que fique parecendo um "U" (é só virar a parte do centro e ficar mexendo)...

Pegue esse "U"... tira todos os cabos da fonte e dos periféricos... não deixa nada conectado à fonte... como se tivesse acabado de comprá-la... pega o cabo de 24 pinos... (aquele cabo grandão que vai na placa mãe) e liga uma ponta desse clipes que você fez ("U") no fio verde e em qualquer fio preto que tiver... liga a fonte no estabilizador e liga o estabilizador.... (e faz um favor? Não encosta o dedo no clipes ^^)... Ligando o estabilizador, cooler girando... (se tiver LED) led ligado.. a fonte ta funcionando (sem nenhum problema aparente)... se não ligar ai sim é porque a fonte queimou mesmo.

Imagem = mil palavras xD

dsc05078.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

;3853721']Vou tentar fazer o teste do start da fonte' date=' já tinha lido antes mas não sabia como fazer!

Se a fonte ligar significaria o que?

O esquema de resetar a bios e tirar a bateria não rolou!

Obrigado![/quote']

Se a fonte ligar imediatamente após usar o esquema do clip, significa que o problema não é na fonte. Refaça esse teste várias vezes para ver se em todos eles a fonte se comporta da mesma maneira.

Se em todas as tentativas a fonte ligar imediatamente, significa que o problema certamente está na placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a fonte ligar imediatamente após usar o esquema do clip, significa que o problema não é na fonte. Refaça esse teste várias vezes para ver se em todos eles a fonte se comporta da mesma maneira.

Se em todas as tentativas a fonte ligar imediatamente, significa que o problema certamente está na placa mãe.

Refiz o teste ontem e hoje ligando os fios verde e preto, não com um clips, mas um pedaço curto de fio (mais eficiente) e a fonte NÃO ligou.

Ao passar tensão eu escuto um pequeno barulho na fonte, como se fosse energia passando ou algo carregando. E ela não liga. Logo eu acho que o problema é mesmo ela. Alguém me recomenda já comprar outra fonte sem fazer outros testes? Minha máquina é meio grande e não queria sair com ela por aí.

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...