Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
FabioBz

Ao ligar pc ele reinicia em menos de um segundo?!

Recommended Posts

FabioBz    28

Olá, tenho um core2duo E4500 e quando faço over para FSB 266 ao ligar o pc reinicia em menos de um segundo e depois vai normal.

Porém se eu setar o FSB em 300 ele liga normalmente... porque? :huh:

Estou usando multiplicador x10 (tanto para FSB 266 como para 300), Vcore automático, PCI travado em 100 e memos em automático.

Minha config é:

Processador E4500 (cooler stock/original)

Mobo Asus P5QC

Memos OCZ Gold DDR3 1066

VGA Zogis Geforce 9600 GT

1 HD Samsung 250 Gb

1 HD Seagate 320 Gb

Fonte Thermaltake Pure Power 600W

Monitor Samsung 19" (não sei se era necessário colocar isso)

O problema é que com FSB em 300 as temps ficam bem altas em full (devido ao alto Vcore necessário e estar usando cooler original) no teste que fiz com o programa OCCT (teste Limpack de 20 minutos)=> http://img29.imageshack.us/img29/7090/finallap.png

finallap.th.png

A ideia era utilizar o FSB em 266 para as memos poderem trabalhar na velocidade real delas de 1066 também sendo que com FSB padrão do E4500 as memos ficam limitadas a trabalhas em 800... :(

Alguma ideia do que pode ser ou de como usar FSB 266 sem problemas ao ligar o pc?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ribeiro    41

Opa,

Esse tipo de acontecimento geralmente está ligado na característica do Bios.

Mude as opções de automático para manual e veja se resolve.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá, tenho um core2duo E4500 e quando faço over para FSB 266 ao ligar o pc reinicia em menos de um segundo e depois vai normal. Boa sorte.

amigo, você está esquecendo de colocar um bom cooler, o Cooler Master Vortex 752, esse é pequeno, fácil de instalar, refrigera muito bem e cabe em qq gabinete, ou se quiser, use mesmo o búfalo, dá prá o gasto, mas se quiser uma coisa boa, sugiro o hyper Ideal 212, só tem que ter um gabinete com boa largura (18 a 20cm), senão não fecha a tampa lateral, o cooler tem 16 cm...

Compartilhar este post

Link para o post
FabioBz    28
  • Autor do tópico
  • Mude as opções de automático para manual e veja se resolve.

Olá Ribeirocross, obrigado pela atenção mais uma vez.

Que itens e quais valores indica setar em manual para manter o FSB em 266?

Vcore? Quanto?

NortBridge? Quanto? Ou nesse item não devo mexer e deixar em automático?

Memos devo setar então em 1064 já que não posso colocar o FSB em 266.5, apenas 266 ou 267 correto?

amigo, você está esquecendo de colocar um bom cooler, o Cooler Master Vortex 752, esse é pequeno, fácil de instalar, refrigera muito bem e cabe em qq gabinete, ou se quiser, use mesmo o búfalo, dá prá o gasto, mas se quiser uma coisa boa, sugiro o hyper Ideal 212, só tem que ter um gabinete com boa largura (18 a 20cm), senão não fecha a tampa lateral, o cooler tem 16 cm...

Muhammad Rashi, tenho ciência do problema das temperaturas, mas como você mesmo citou é necessário um gabinete largo, que não é o meu caso. O meu te apenas 16 cm de largura e já pesquisei reviews sobre o Vortex e parece não surtir grandes efeitos. Sobre o Bufalo, ele não me passa confiança por ser vertical e não refrigerar a mobo então acho que vou ficar com o "ASUS Triton 85" embora tenha um preço maior que os já citados mas que me pareceu ter se saido bem nesse review=> http://www.overclockersclub.com/reviews/asus_triton85/4.htm

Mas isso não é de primeira necessidade já que minha intenção é usar FSB em 266 e nos testes do OCCT/Linpack com o FSB em 266 deu temperatura máxima de 58ºC com o cooler stock/original Intel.

O teste com FSB em 300 foi apenas para efeito comparativo, não é minha real intenção deixar em um OC tão alto!

Compartilhar este post

Link para o post
    Ribeiro    41
    Olá Ribeirocross, obrigado pela atenção mais uma vez.

Que itens e quais valores indica setar em manual para manter o FSB em 266?

Vcore? Quanto?

NortBridge? Quanto? Ou nesse item não devo mexer e deixar em automático?

Memos devo setar então em 1064 já que não posso colocar o FSB em 266.5, apenas 266 ou 267 correto?

Opa estamos ai para ajudar amigo.

Já que você fez o over em automático, ficou estável e com boa temperatura, você pode usar as configurações que o modo automático fixou.

Use o Everest ou qualquer outro programa para verificar as configurações e fixe os valores manualmente.

Você também pode usar o BIOS e verificar essas configurações.

É só uma tentativa de acerto... A minha Rampage tem o mesmo comportamento dependendo do FSB que é fixado, coisas da Asus.

Quanto a frequência da memória não tem muita diferença você fixar em 1066MHz, 1064MHz ou mesmo em 900MHz. Essa frequência maior é somente um pouco melhor (mesmo com 166MHz a mais) não tem desempenho gritante. Nessa questão, o valor que você fixar fica jóia.

Boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post
    FabioBz    28
  • Autor do tópico
  • A minha Rampage tem o mesmo comportamento dependendo do FSB que é fixado, coisas da Asus.

Bem, de certa forma fico mais aliviado já que pensei ser problema na BIOS da minha mobo.

E por pensar isso até atualizai a versão da BIOS da 1702 para a versão mais atual (2103) disponível no site da ASUS.

Assim que possível testarei novamente o OC com a nova versão da BIOS e com os valores setados em manual.

Mas tenho uma dúvida a respeito das temperaturas que me são mostradas no speedfan:

A qual componente se refere a temp AUX? => http://img15.imageshack.us/img15/1073/auxx.png

Seria do NortBridge? :unsure:

auxx.th.png

Edit= Um OC apenas no FSB traz algum ganho significativo ou somente OC no clock efetivo é que traz ganhos?

Ex.: meu processador em stock é "11x200 = 2200".

Se eu setar em "9x245 = 2205" ou "8x276 = 2208" tenho algum ganho pelo FSB maior mesmo com clock efetivo praticamente stock?

Editado por FabioBz

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais