Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Ronny Lanes

[Resolvido] Gambiarra para diminuir a voltagem do fan?

Recommended Posts

Boa noite pessoal, eu tenho um gabinete CM690 com 7 fans de 120mm, ele é bem silencioso se não fosse pelos 2 fans da lateral. Todos os fans são baixos (mesmo modelo e tensão que os outros) e só eles estão dando um barulho de "turbina". Eu percebi que colocando minha mão uns 3 cm a frente deles o barulho "parava" então coloquei uma gradinha de pano, mas não adiantou nada... acho que terei que apelar pela tensão então ( se ngm souber uma solução é claro) alguem conhece uma gambiarra para diminuir a tensão? Obrigado

Editado por Meiraneto

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

.... Mas vamos ao que interessa, voce pode reduzir para 7V a tensão de alimentação do fan, basta ligar o fan entre os fios amarelo e vermelho no conector de quatro pinos (Molex) que vem da fonte, o amarelo é 12V o vermelho 5V, a diferença de potencial será 7V, o mesmo poderá ser feito ligando entre o vermelho e um dos pretos aí voce terá 5V reduzindo mais ainda a rotação do fan.

Boa sorte.

adcarvalho

Editado por Meiraneto
Controle e organização!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Direto no cabo molex? Liga o positivo no vermelhinho e o negativo no amarelo e ele baixa pra 7v? É isso?

rsrsrsrsrsrsrs mão*

Compartilhar este post

Link para o post
    Direto no cabo molex? Liga o positivo no vermelhinho e o negativo no amarelo e ele baixa pra 7v? É isso?

rsrsrsrsrsrsrs mão*

Se ligares desse modo pode até queimar o fan...

Raciocine comigo..

12 Volts

5 Volts

Qual a mais alta tensão?? 12 Volts correto. Pois ligue o positivo do fan (fio vermelho) no fio amarelo do molex que é a tensão de 12 volts

Consequentemente ligue o fio negativo do fan, (fio preto) no vermelho do molex...

Abraço..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • faller isso é pra diminuir pra 7 correto? para diminuir para 5 é o positivo no vermelho e o negativo no preto correto? obrigado =)

Compartilhar este post

Link para o post

Se você quer ligar em 5V é só colocar o fio positivo do fan (vermelho) no molex que tem o fio vermelho (5V) e ai é só ligar o preto do fan no preto do cabo molex(GND).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • eu só não entendi uma coisa, quando se diminui para 7v, se o vermelho é positivo e o amarelo é positivo não queimaria o fan?

Compartilhar este post

Link para o post
    eu só não entendi uma coisa, quando se diminui para 7v, se o vermelho é positivo e o amarelo é positivo não queimaria o fan?

É matemática pura. Qual a diferença entre 12 Volts e 5 Volts??

Diferença = 12 - 5 = 7 Volts

Qual o mais positivo => os 12 Volts. Então passa a ser positivo e o de 5 Volts passa a ser o negativo por ser menor...

Imagine isso dai graficamente representado por duas pilhas, uma de 12 Volts e outra de 5 volts e veja ai a distribuição das tensões...

12Volts7Volts5Volts.jpg

Abraço...

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais