Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Incremento e decremento de variável no pic


Angelo Eletronic

Posts recomendados

  • Membro VIP
Essas linguagems aii e basic?

E bem BASICo ainda.

Mas é um bom começo pra aprender.

Os comandos do basic são muito parecidos com a lingua inglesa ou abreviações dela.

ex:

If= se

then=então

else=senão

goto=vá para

gosub=vá para subrotina

while=enquanto

etc...etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa tarde Pessoal, sou novo no forum e faço uns programinhas com PIC porém preciso tirar umas duvidas com vocês, eu uso o CCS ( programo em "C" ) para programar, tenho um programa que funciona diretinho em um sistema de fim de curso de uma ponte rolante, mas estou com um problema, quando falta energia ele perde as variaveis, nao tem problema nenhum, mas tem o inconvieniente de que quando isto acontece temos que colocar o carro da ponte rolante em um lugar especifico e dar um reset no pic, sei que existe essa função de salvar porém nunca entendi direito como funciona, quando estava estudando no senai lembro que o professor mostrou apenas um comando que quando caia a energia ele salvava automaticamente e quando ligavamos novamente voltava tudo do mesmo jeito que estava, antes da falta, acho que era uma coisa mais ou menos assim, o pic "sentia" a queda de energia e salvava as variaveis antes de desligar, me corrijam se eu estiver errado, tambem sei que tem aquele problema de que nao podemos exagerar na quantidade de gravacoes na EEPROM pois ela tem um limite de gravacoes, portanto eu precisaria gravar apenas na falta de energia!! agradeço antecipadamente a atenção!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dimas, bem-vindo ao Fórum !!!!

Existem 2 maneiras de se fazer isto, e ambas precisam que se mexa no seu hardware :

1 - A mais simples é voce isolar a alimentação do PIC, do restante da alimentação normal, colocar um bom capacitor eletrolítico alto junto com o PIC, e usar um dos pinos do conversor A/D do PIC para monitorar de tempos em tempos ( por exemplo, a cada 50 milisegundos ) a tensão de alimentação do restante do circuito. Se voce detectar a queda de tensão, dá tempo para voce armazenar os dados na EEPROM do PIC, e travar o programa, esperando o desligamento completo. O capacitor eletrolítico alto garante pelo menos 1 segundo tranquilo, e isso dá para voce guardar uns 100 bytes de dados sem nenhum problema.

2 - voce pode simplesmente acrescentar um CI monitor de tensão, ele gera uma interrupção no PIC quando a tensão abaixa de um certo valor, por exemplo, 4,75 volts, e aí a rotina de interrupt simplesmente guarda os dados e espera o reset.

Eu não tenho certeza, mas acho que existem PICS que já tenham esse circuito de aviso de queda de alimentação internamente. Vale a pena dar uma olhada no site do fabricante, ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

um zener, um transistor npn, um monitor de tensão de baixo custo e fácil acesso, uma rápida explanação não detalhada: o zener ligado ao Vnr antes do reg. de volt. mantém o transistor conduzindo cujo coletor está um pino do pic. ao subir (nível 1) devido a queda da Vnr no zener, uma interrupt cuida de gravar. O cap. mencionado pelo apawk mantém o funcionamento provisório. Por interrupt não preciso ficar monitorando a V e torna o processo + rápido e automatizado. A vantagem de monitorar a Vnr e não vcc é que tenho + tempo pra gravação (descarga do cap) mantendo vcc estável.

Os pics que conheço avisam sim a queda de V mas é pro seu próprio uso (reset). O flag de queda de energia pode ser útil caso use-o com bateria p.ex. (mas aí num precisa gravar na eeprom, uai)

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...