Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda para um projeto de um eletroìmã


Mateus maciel

Posts recomendados

Então, pra começar você sabe fazer um eletro ima, certo?

Seria interessante fazer uma pequena bancadinha de madeira e colocar 2 ou 3 eletroimas de forma que voce controlaria a energia para fazer alguma coisa se movimentar ou flutuar nesse meio, o seu trabalho seria valorizado muito também se tudo for bem organizado e bem feito entre fios e entrada de energia, é isso, tente só explorar o maximo possivel das funções do eletroima!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu agradeço pela sugestão, mas meu professor me aconselhou a mudar de projeto, se alguém tem alguma ideia de algum projeto que não seja muito simples, mais voltado para resolver alguns problemas na industria como, por exemplo, melhorar algum processo manual e torná-lo automático sendo que eu vou ter que usar um microcontrolador. Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao é algo muito inovador... mas você pode usar um eletroima como um atuador linear para controlar o fluxo de um liquido por uma mangueira... Bom na verdade nao seria um eletroima no seu modo mais basico .. mas simplemsnte ter um eltroima pelo sentido literal da palavra ou seja uma bobina envolvendo algum material com alta permeabilidade magnetica na é la muito util. Eu imagino que você tem que utiliza-lo como um atuador de alguma forma.. e dai você usa o microcontrolador para controdar a corrente nele.

O que você acha?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Agradeço pela sugestão, mas eu preciso de algo mais completo, algo que tenha alguma utilidade, pode até ser algo que já exista e que de para melhorar, pois o microcontrolador controla várias coisas e não somente uma. Obrigado mesmo assim.

Então a ''ideia'' do projeto deve partir de você. Quando souber o que quer montar, fica mais fácil te ajudar.

Senão este tópico vai ficar parecendo um jogo de adivinhação!

Pesquise o que é usado na indústria e faça uma sugestão de algo que seja possível de montar.

http://www.nei.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo vou dar uma opinião, pode ser que você goste ou não.

Acho que seria legal misturar 2 projetos, não sei se daria certo mais ai vai:

Poderia fazer um braço mecanico controlado por MCU que ao invés da mão mecanica possa ser um daqueles repulsores magnéticos (acho que é esse o nome) que levitam objétos de ferro. Ai, por exemplo, você programa o mcu pra ligar, abaixar o braço, ai ele liga o repulsor e "pega" um parafuso, por exemplo, levanta o braço, gira 180°, desliga o repulsor, fazendo assim o parafuso cair, e o braço volta para a posição inicial e o programa acaba, ai para fazer o movimento novamente teria de apertar algum botão, ai ele vai transportar um objeto metalico de A para B sem tocar nesse objeto.

Bom... não sei se daria certo, mas dei minha opinião.

Até mais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...