Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Setas da moto piscando rápido... Como resolver


adrianoj

Posts recomendados

Amigos,

é o meu primeiro post neste assunto, sou iniciante e eletronica (apesar de adorar), preciso de uma ajuda com um problema bastante comum pra nós motociclistas...

Gostamos de fazer customizações e uma muito comum é a substituição dos piscas originais (com lampadas de 12V 21W) por mini piscas (12V 5W) que deixa a moto mais elegante/esportiva...

porém isto acarreta um problema no tempo de abertura e fechamento do rele que faz as setas piscarem (fica mais rápido).

Vi um esquema onde o cidadão colocou em paralelo duas resistencias ceramicas de 20W 10R (para cada lado, ou seja 4 no total) em paralelo numa placa acondicionada em uma caixa plastica, o sistema é enganado funcionasse normalmente (http://www.suzukionline.org/tutoriais-dicas-macetes-f5/setas-piscando-rápido-solucao-t1534.htm).

O problema é que estas resistencias aquecem substancialmente e sinceramente eu nao achei legal, alem a caixa ter ficado grande pra esconder na moto, as 2 resistencias de 20W de cada lado mais 10W de consumo das 2 lampadas pingo, somam 50w contra os 42W originais do sistema (2 lampadas de 21w)... teria como fazer de maneira diferente? :confused:

Por favor galera, queria "receita de bolo" mesmo, como eu disse sou apenas uma amador e nao conheco muitos termos técnicos...^_^

Grade abraço a todos e agradeço de atemão...

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sei vocês abriram o rele de pisca de dois polos, ele é uma resistencia que quando a manda a energia pra lampada e acende em curto e faz a resistencia esquentar e espandia abrirdo o contado ai ela refrigera, volta no lugar esquenta de novo e assim por diante.

ou você usa a resistencia ou um rele automotivo de carro, troca o rele por um mais fraco e troca os capacitores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este aqui:

http://www.motomoura.com.br/Produto-PE%C3%87AS-P-MOTO-Rel%C3%A9-Rel%C3%A9-Eletr%C3%B4nico-Pisca-12V-Sem-Indicador-CGTitan-125CBX-Cherry-versao-1496-1512.aspx

Se realmente for eletrônico, creio que se a potência das lâmpadas for menor, não irá interferir na temporização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Para reduzir o consumo terás de trocar o relé. Pois os originais funcionam baseados no consumo, como disseram muito bem acima. Se não deseja trocar os relés só botando resistores emparalelo. Se quiser tirar/trocar o tipo de relé podes implsmentar diversos tipos de circuitos para fazer o que precisa, até mesmo piscas a base de 555.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...