Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Cooler Hyper TX3 da Cooler Master


Posts recomendados

Obrigado pela dica. Foi muito útil. Uma dúvida: depois de aplicada a pasta e colocado o cooler devemos olhar como ficou a aplicação da pasta? Deve ser uma fina camada cobrindo toda superfície do processador?

Obrigado, novamente...:lol::lol:

Olá, meu caro.

Dando continuidade às excelentes observações do amigo GilPR:

Para conseguir uma boa uniformidade, e consequentemente, uma fina camada de pasta sobre o processador, eu aconselho a utilização do cartão para espalhar a pasta. Desta maneira, não há como ocorrer desigualdade (pasta cobrindo apenas determinadas áreas do processador).

Após espalhar uniformemente a pasta, apenas retire qualquer excesso das bordas do processador deixando 1mm descoberto (algodão embebido em álcool isopropílico pode ser usado para tal fim). Essa pequena porção descoberta será preenchida quando você acomodar o dissipador do cooler sobre o processador.

Muitos colegas ficam temerosos ao aplicar a quantidade suficiente (um grão de arroz) para se formar a fina camada, e por conta disso, aplicam um pouco mais de pasta. A aplicação da pasta entre os heat pipes já supre a quantidade adicional requerida pelo TX3.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prezados,

Recentemente montei uma máquina nova. Não faço over. E nesta época do ano (maio) não tenho problemas com a temperatura pois na minha cidade raramente passa de 25 C. Mas pelos testes que fiz com o speedfan e alguns jogos, supus que eu enfrentaria problemas quando chegasse o verão ou em dias mais quentes.

Resolvi, então, pesquisar um outro cooler para a CPU. E o Hyper TX3 da cooler master foi o cooler com melhor custo/benefício que encontrei.

Em maio de 2012 paguei por ele o valor de 37,31.

Também comprei uma ventoinha adicional, da própria coolermaster, própria para este cooler. Isto quer dizer que vem com as mesmas especificações do cooler original e, além disso, vem com quatro adesivos de borracha, tal como no cooler original, para evitar a vibração.

Preço da ventoinha adicional (maio/2012): 19,46

Total investido: 37,31 + 19,46 = 56,77 sem o frete.

---------

Modelo da ventoinha adicional:

CoolerMaster Cooler FAN Blade Master 92 2800RPM 92x92mm R4-BM9S-28PK-R0

---------

OBS:

Na caixa do cooler já vem duas varetas de metal adicionais para instalar a ventoinha extra.

Não encontrei pesquisas mostrando que a instalação desta ventoinha adicional possa trazer benefícios. Ao contrário, encontrei opiniões mostrando que não faz diferença. Fiz a compra por minha conta e risco.

---------

Algumas coisas que achei importante pesquisar antes da compra:

1) Verifiquei se cabia no meu gabinete. As dimensões dele podem ser vistas no próprio site da cooler master:

http://www.coolermaster.com/product.php?product_id=6602

---------

2) Depois pesquisei como aplicar a pasta térmica. Eu nunca tinha feito isto e a aplicação requer alguns cuidados. Segui as orientações que encontrei neste tópico e que também foram confirmadas por outras pesquisas.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-2/2376/1

Não é complicado. Apenas exige atenção e cuidado. E calma.

---------

3) Depois verifiquei se a pasta térmica que vem junto com o cooler seria adequada. De fato é uma boa pasta para minha situação. Uma pesquisa mostra tal fato.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Comparativo-de-Pastas-Termicas-Fevereiro-2012/2472/5

O nome desta pasta no quadro que aparece no link é:

Cooler Master Thermal Compound Kit

---------

Espero ter contribuído, pois muitos comentários de outros foristas me ajudaram muito.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, mcom!

Por curiosidade, qual a temperatura média do seu processador após a instalação do Hyper TX3?

Tenho um instalado no meu pc secundário, e ale mantém um "esquentadinho Athlon 64 X2 5000+" com valor médio de 32º (com temperatura ambiente amena) e 40º (no verão escaldante do Rio de Janeiro). No inverno certamente cairá ainda mais.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, mcom!

Por curiosidade, qual a temperatura média do seu processador após a instalação do Hyper TX3?

Tenho um instalado no meu pc secundário, e ale mantém um "esquentadinho Athlon 64 X2 5000+" com valor médio de 36º (com temperatura ambiente amena) e 40º (no verão escaldante do Rio de Janeiro). No inverno certamente cairá ainda mais.

Abraço.

Ainda não fiz muitos testes. Mas eu tinha feito um teste de estabilidade com o everest e o cooler original, num dia em que a temp. ambiente estava perto dos 14 C.

Deu 32 C no modo ocioso e 57 C em dez minutos de teste = 100 usando a cpu.

Agora fiz um novo teste com o tx3. A temp. ambiente estava perto dos 18C. Deu 28 C no modo ocioso e 44 C em dez minutos do mesmo teste do everest.

Vale comentar que tenho um core i3 2130. O cooler original é fraquinho. Para vocês terem uma ideia o dissipador tem apenas 1 cm de altura.

Mas vale comentar também que este é um processador frio e que consome apenas 65w.

Outro detalhe. Liguei os dois ventiladores num divisor de sinal da akasa e conectei na placa mãe. A rotação destes não passa de 860rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não fiz muitos testes. Mas eu tinha feito um teste de estabilidade com o everest e o cooler original, num dia em que a temp. ambiente estava perto dos 14 C.

Deu 32 C no modo ocioso e 57 C em dez minutos de teste = 100 usando a cpu.

Agora fiz um novo teste com o tx3. A temp. ambiente estava perto dos 18C. Deu 28 C no modo ocioso e 44 C em dez minutos do mesmo teste do everest.

Vale comentar que tenho um core i3 2130. O cooler original é fraquinho. Para vocês terem uma ideia o dissipador tem apenas 1 cm de altura.

Mas vale comentar também que este é um processador frio e que consome apenas 65w.

Outro detalhe. Liguei os dois ventiladores num divisor de sinal da akasa e conectei na placa mãe. A rotação destes não passa de 860rpm.

Como diz o ditado popular: Tamanho não é documento. O Hyper TX3 é um pequenino invocado.

Sobre a aplicação do stress test, particularmente, eu acho que é válido somente para os usuários adeptos dos games e ou overclock (normalmente estão correlacionados). Um usuário comum (como eu) jamais submeterá os componentes ao regime de trabalho extremo estabelecido pelo teste!

Porém, por curiosidade, em duas ocasiões submeti o pc às torturas do Prime95 (um dos melhores neste quesito)... Pois bem, a temperatura do processador (Cores) foi sustentada pelo Hyper TX3 com média de 52º (por mais de 12 horas consecutivas). Aí está provado o valor do Hyper TX3.

O sistema de refrigeração instalado no gabinete, em conjunto com a utilização de uma boa pasta térmica, certamente contribuíram para a obtenção dos bons resultados.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Moderador
3 horas atrás, denis.alves.f disse:

O Tx3 é melhor que o T2 ?

Na minha opinião sim.  ainda mais que o T2 saiu de linha.

Ele exerce bem a função dele.

O meu é um pouco mais antigo é um  Hyper 212 Evo, mas mesmo assim é bastante eficiente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...