Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus Rampage Formula. Tópicos importantes sobre overclock. Visitem.


Ribeiro

Posts recomendados

  • Membro VIP

Oi,

As temperaturas estão muito boas Luiz e o sistema parece estar estável. Continue com o uso diário em over para ter certeza de que não há instabilidade.

Para saber se é possível ganhar mais alguns MHz só fazendo teste na prática e testando a estabilidade.

A oscilação é normal... Não há e dificilmente vai haver algum problema por causa dessa mudança da tensão.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa obrigado Ribeirocross.

Está tudo bem, já faz cerca de 3 semanas que está com o over.

Pra ver se consigo mais uns MHZ, tenho que ter um tempo pra fazer os testes.

Bom saber que esta ocilação não vai faze nada, é eu que sou muito precavido. :D

Agradeço pela atenção.

Abraço.

Luiz Rhené

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Pois é, acho que não vai dar mesmo pra por esse meu Q9400 a 4GHz, Fiz como você me disse Ribeirocross, aumentei o Vcore, só um pouco para 1.40v e as temperaturas foram para a casa do chapéu com os núcleos chegando a 90° :wacko: em média e o processador no geral chegando 82°, parece que meu cooler não é bom o suficiente para tal overclock :(.

Mas tenho algumas dúvidas, A North Bridge da minha Rampage ta esquantando muito até em overclocks mais modestos fica sempre acima dos 55° provavelmente seja a tensão que configurada em auto ta marcando 1.62v, outra coisa são as voltagens de 3,3V e 12V que ficam marcando 3,18V e 11,82V respectivamente sendo que a fonte que eu uso quando testada em outra placa mãe mostra voltagens mais proximas dos valores nominais exemplo 3.25v e 11,98v e que leva a crer que seja a placa mãe que possa estar causando essa diferença, Problema ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, o processo de montagem do meu PC esta quase completo, porém preciso tirar umas duvidas sobre overclock, se vai ser necessario ou nao faze-lo ou mesmo possível.

Seguinte minha configuração atual:

placa-mãe Asus Rampage III Extreme

Proc Core i7 950

Placa Video EVGA GTX460 1024mb DDR5

Fonte Corsair 450VX

Memórias Corsair Dominator 3x2Gb 1.65v 1600Mhz

Minha duvida é justamente no quesito Memória X Processador.

E aproveitando.... essa fonte vai guentar tudo?

Abração e valeu desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi pessoal beleza?

Luiz...

Assim que tiver tempo faça os testes e posta o resultado pra nós ok?

Waldrax...

É aquilo que eu te falei.

Os Quad são sedentos de vcore em determinado clock e a alta temperatura é uma consequência que não tem como evitar com essa necessidade de aumento do vcore.

Aquele teste que eu fiz (Nuclearus com um 9550 em 4GHz) eu usei um WaterCooler e água resfriada com gelo direto no reservatório e mesmo assim ficou instável devido a temperatura que continuava alta no núcleo.

Na verdade, algumas vezes, não há necessidade de usar tanto vcore nesses processadores...

O que acontece é que a alta temperatura no núcleo acaba exigindo mais vcore para estabilizar e ai complica tudo quando se usa um sistema de resfriamento não suficiente.

Um núcleo frio necessita de menos vcore, no mesmo clock, que um núcleo mais quente. Por esse motivo overclokers resfriam com LN2 ou gelo seco e vão longe com over; às vezes fazem grandes overs com pouco vcore.

É claro que não estou pedindo para você usar LN2 hehe, é só um exemplo da questão temperatura VS vcore.

Espero que logo tenhamos dissipadores de calor e processadores concebidos de grafeno para resolver esses problemas de temperatura e afins.

vimtrasatti...

Necessidade de overclock eu acho quase impossível no seu sistema, mas é possível fazer over sim.

Sua Rampage é outro modelo de placa, outra arquitetura e não cabe discutir neste tópico, mas posso responder duas dúvidas:

As memórias citadas não vão ter problema algum com o processador, mas funcionarão em 1066MHz que é o padrão do i7-S1366. Maior que essa frequência, tem que configurar no bios manualmente.

Sua fonte vai tolerar seu sistema, mas é aconselhável outra fonte de maior potência para overclock.

O correto é você abrir um tópico para suas dúvidas. Não se esqueça de ler as regras de ajuda para overclock.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Ribeirocross pela ajuda!

Com essas suas dicas vou fazer mais alguns testes e afinar meu overclock :D

Só para constar, consegui abaixar a temperatura da North Bridge abaixando a voltgem de 1.62V para 1.36V, assim a temperatura não passa dos 48°:lol:

Em relação as voltagens da fonte creio que devem estar normais pois os valores minimos que eu vi marcar aqui ainda estão dentro da margem dos 3% (3,18V; 4,98V; 11,77V)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá pessoal,

Montei a Rampage Formula hoje para refazer alguns overs e resolvi passar as temperaturas e voltagens para referência.

Estou usando um Celeron D 420 com FSB de 440MHz e as voltagens da ponte Norte e Sul estão as mais baixas possíveis com estabilidade.

Veja como estão as voltagens e temperaturas.

A relação das voltagens nos chips é a mesma tanto no Celeron como no Quad, portanto é válida.

Ps: Aqui não está acontecendo oscilação.

imagemcv.jpg

Uploaded with ImageShack.us

http://valid.canardpc.com/show_oc.php?id=1460414

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, legal o Celeron passou de 1.6GHz pra 3.5GHz.:cool:

Bem aqui a tensão do NB é 1.30V, menos que isso fica instável. O SB fica em 1.07V. A temperatura é bem parecida.

Bem, tive um tempo livre e continuei aumentando o clock do meu Q9550 sem aumentar a tensão, e cheguei a 3.8GHz estáveis com 1.184V.

Acho que tá no limite sem aumentar a tensão.

Agora quero ver se coloco ele estável em 4.0GHz, só ter tempo.

Ai vai a screen depois de rodar 17 horas de F@h. Antes rodei o Prime95 por 10 horas.

q955038ghz.jpg

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Galera,

Estou querendo fazer um over no meu pc... por enquanto só no cpu mesmo, clock interno.

Sou praticamente leigo no assunto, com exceção dos riscos, que eu conheço bem.

Então, se alguem puder me ajudar teria que ser desde os primeiros passos. Antes que eu tome um fumo, quero avisar que procurei bastantes e não achei um tópico que explique o passo a passo do overclock, todos os tópicos que eu vi eram de alguém que já tinha feito o over e queria apenas tirar uma dúvida o melhorar algum ponto.

Bom vamos lá, segue o hardware...

over1.png

Por onde começo?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Bruno!

Com essa placa mãe você pode ir aumentando o FSB de 10MHz em 10MHz e verificar no Windows como as voltagens e temperaturas vão sendo alteradas.

Primeiro anote, ou tire uma Screenshot das voltagens (padrão) para comparar depois, use o Everest para isso.

Primeiro acesse o bios e abaixe a frequência da memória, depois vai subindo o FSB e verificando a cada mudança (as voltagens e temperatura) e quando acontecer alguma anormalidade, tire uma SS do over anterior (o que funcionou normal) e poste para nós com todas as informações. Informações como voltagens temperaturas e frequência de memória.

Mais dúvida?

PS:

Qual é a sua fonte de alimentação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ribeiro,

Acho que não fui claro o suficiente.

Precisa me dizer o passo a passo. Até tentei, mas não consegui mudar o FSB.

Vamos la, tenho que mexer na aba 'Extreme Tweaker' certo?

Por favor, me diga todas as linhas que tenho que mudar e quais valores devo colocar.

As informações iniciais sobre temperatuas e voltagens são aquelas da foto que postei na outra mensagem, certo?

A fonte de alimentação é um TX650W Corsair

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ok amigo...

Na ABA Tweaker e na opção FSB frequency mude de 10 em 10MHz como eu disse acima.

PCI-E Frequency deixe em 100 que é o padrão.

CPU Ratio deixe auto que é o padrão.

FSB STrap to North Bridge fixe em 333MHz.

DRam frequency escolha uma frequência abaixo de sua memória. Exemplo: Se sua memória for de 800MHz fixe em 667MHz.

Praticamente você vai aletrar o FSB Strap e DRam frequency para seguir mudando o FSB em FSB frequency.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok,

Feito! E agora.. qual o próximo passo?

Tenho que usar o prime para testar a estabilidade, certo?

Por quanto tempo? como configuro ele?

Mais dúvidas... percebi que o clock interno não mudou? Estamos aumentando apenas o clock externo? Outra dúvida... em vez de aumentar de 10 em 10 não posso logo colocar em um valor considerado "atingível sem problemas" para minha configuração e depois de testar o prime com este valor começar a aumentar de 10 em 10? Qual seria esse valor?

Segue prints...

over1fsb10.png

Obs: os prints necessários para acompanhar são apenas estes, ou precisa de mais alguma informação?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Feito! E agora.. qual o próximo passo?

Ir aumentando de 10 em 10MHz o clock externo até encontrar um entrave e/ou anomalia, eu já expliquei.

A configuração do Prime95 é bem sugestiva, basta ler a opção e mandar ver.

Faça teste a cada mudança (a cada 10MHz aumentado) por no mínimo 20 minutos. Se quiser aumentar mais que isso, faça por sua conta.

O clock interno mudou sim, certamente mudou.

Se o clock externo sobe, o interno tem que subir. No CPU-Z não mostra, porque o multiplicador está baixo devido a ação do SpeedStep, mas se usar o Prime95, verá que aumentou sim.

A(s) SS deve conter as informações que eu pedi acima: "Informações como voltagens temperaturas e frequência de memória."

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Galera estou começando agora a conhecer essa parte de overclock e queria uma ajuda, tenho um pc aqui pra tentar mexer:

processador :AMD Semprom Processor LE-1150 2.00GHz

placa: ECS AMD690GM-M2

Memoria ram: 2047MB

Fonte: 250W

quero saber se posso fazer o overclock com essa configuração ou tenho que mudar alguma coisa ainda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá Lucas Moyya! Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Este tópico é sobre a placa mãe Rampage Formula que usa processadores da Intel.

Aconselho o amigo abrir um tópico expondo seu conjunto de hardware e seguir algumas regras para podermos ajudar.

AQUI, CLIQUE, tem as informações para você se inteirar melhor do assunto. Leia o material atentamente.

Caso tenha dúvidas para abrir um tópico, me envie uma MP que eu o ajudarei.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tarde galera.

Estava pensando em comprar um computador novo mas agora com essa alta do dolar por enquanto acho que nao vale a pena um amigo meu disse que se eu fizer um over da pra meu computador segurar por mais um tempo os meus jogos ate o dolar baixar novamente.

Li todo esse topico e mesmo assim nao entendi quase nada dos termos tecnicos tirei todos os prints que foram pedindo vamos ver no que vai dar.

Vou comprar um cooler novo para o processador e tambem a pasta termica silver estou entre esses aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201360043-cooler-master-hyper-212-plus-p-i7-13661155-e-phenom-x6-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-202871835-cooler-v6gt-cooler-master-v6-gt-c2-ventiladores-pt-entrega-_JM

Meu computador é:

-e7200

-asus rampage formula

-1 pente corsair dominator 2GB 1066Mhz

-2 pentes kingston 2gb 800mhz

-Placa de video 8800GT

-Fonte SL-8600 EPS

http://imageshack.us/photo/my-images/43/img0091ny.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/191/img0092pg.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/851/img0093cs.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/27/img0094ea.jpg/

post-202646-13884960903938_thumb.jpg

post-202646-13884960904311_thumb.jpg

post-202646-13884960904601_thumb.jpg

post-202646-13884960904889_thumb.jpg

post-202646-13884960905036_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa tarde galera.

Estava pensando em comprar um computador novo mas agora com essa alta do dolar por enquanto acho que nao vale a pena um amigo meu disse que se eu fizer um over da pra meu computador segurar por mais um tempo os meus jogos ate o dolar baixar novamente.

Li todo esse topico e mesmo assim nao entendi quase nada dos termos tecnicos tirei todos os prints que foram pedindo vamos ver no que vai dar.

Vou comprar um cooler novo para o processador e também a pasta termica silver estou entre esses aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-201360043-cooler-master-hyper-212-plus-p-i7-13661155-e-phenom-x6-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-202871835-cooler-v6gt-cooler-master-v6-gt-c2-ventiladores-pt-entrega-_JM

Meu computador é:

-e7200

-asus rampage formula

-1 pente corsair dominator 2GB 1066Mhz

-2 pentes kingston 2gb 800mhz

-Placa de video 8800GT

-Fonte SL-8600 EPS

http://imageshack.us/photo/my-images/43/img0091ny.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/191/img0092pg.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/851/img0093cs.jpg/

http://imageshack.us/photo/my-images/27/img0094ea.jpg/

Eu não entendi o que você deseja saber com essa mensagem!!!

O que você deseja fazer? Overclock?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP
Como eu vou ter que desmontar tudo para colocar o cooler no processador vocês acham que deveria desmontar a placa-mãe e colocar pasta termica no northbridge e southbridge pois faz uns 3 anos que uso esse computador ligado 24/7.

Olá! Bom dia?

Desculpe a demora e provavelmente você já deve ter executado o trabalho, mas, antes tarde do que nunca.

Sim, seria muito interessante você desmontar os dissipadores e verificar a pasta térmica e os contatos.

A minha Rampage tinha contato ruim, tanto no NB como no SB, e dei um jeitinho brasileiro para corrigir. O NB e SB abaixaram as temperatiras depois da brasileirada que aprontei.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Ribeiro me ajudaaa

cara tenho cooler v6gt a placa-mãe maximus formula @biosmod rampage formula..e7500 2.9ghz queria fazer um overclock nele para 4.0ghz mais nao consigoo nen colocando o vcore a 1.5v ele nao estabiliza ..ja acho muito core 1.5v je e muito vejo pessoas colocando a 1.4...com placa-mãe mais fuleira q a minha

se de da uma judinha plisss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...