Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial:imunizando Pen drive em 7 passos.


Posts recomendados

Olá pessoal!

Quem nunca teve um pendrive com virus que jogue a primeira pedra, muitos desses virus se alastram e infectam os sistemas operacionais, trazendo um grande prejuizo para o seu dono, isso realmente é muito desagradável, de uns tempos para cá pendrive e Virus ficaram como feijão e arroz, não se separam mais.

Pensando nisso pesquisei e montei esse tutorial explicando como imunizar um pendrive, eu já fiz aqui usando o Windows 7 e funcionou perfeitamente, para quem tem dados importantes tanto no pendrive quanto no PC isso é de extrema importancia.

Se já tiverem postado esse tutorial peço desculpas aos moderadores, mas pesquisei aqui e não achei nada parecido.

1º passo: Formate o pendrive como fat32. [ Botao direito do rato sob o icone da pen e carregar em "formatar..."

2º passo: Vamos converter ele para NTFS, abra o botao iniciar e aperte em executar, digite cmd e aperte enter, na tela do prompt de comando digite convert letra da unidade em que o pendrive se encontra, por exemplo E: /fs:ntfs ficando assim: convert e: /fs:ntfs

3° passo: Abra o meu computador e vai em ferramentas, opções de pasta, modo de exibiçao, vá com a barra até o final e desmarque as duas ultimas opções, usar compartilhamento simples e usar o assistente de compartilhamento.

4° passo: Crie uma pasta dentro de seu pendrive, nela ficarao todos os seus dados.

5º passo: Agora com o seu pendrive convertido para ntfs aperte com o botao direito na unidade e escolha partilha e segurança

6º passo: Escolha as opções de segurança e repare que tem na caixa de usuarios "todos" que está com controle total, marque apenas a opção "ler e executar", "listar conteudo da pasta" e "ler".

7° passo: Repita o passo 6 na pasta que foi criada, mas agora permita a todos o controle total. [botao direito na pasta criada dentroda pen e ir as opções de segurança mas desta vez marcar o control total]

Fazendo isso o seu pendrive não vai permitir que sejam gravados e nem executados arquivos pela sua raiz, local onde se alojam os arquivos maliciosos no seu pendrive, porém da pasta que criamos você terá controle total e sem a existencia de virus.

Obs: como o pendrive vai ser convertido em NTFS, ele não poderá ser lido por player portáteis, DVDs, e CDpayers de carros por exemplo.

_______________________________________________________________________________________________________________________

Estou anexando mais alguma informaões por causa de um novo Virus que o Beliel esteve estudando:

Pessoal, estou fazendo um adendo no modo de imunizar o pendrive, estavamos tendo um problema com um novo virus e tive que alterar um modo de permissões do pendrive, esse virus faz o seguinte, oculta todas as pastas existentes no pendrive, cria um arquivo executável com o mesmo nome e com o icone da pasta que tinha anteriormente e com codigo malicioso(osso né)...

Com o pendrive imunizado lógico que o arquivo executavel não é criado, porém a pasta ficava oculta, parecendo que o pendrive não tinha mais nada dentro, com essa alteração nas propriedades de segurança não fica mais permitido a alteração dos atributos de leitura da pasta, assim ela não fica mais oculta nem somente leitura...ai é só correr para o abraço...hehehe...

Então ai vai o adicional...

Primeiro abra as propriedades da pasta criada no pendrive e vá até a guia segurança, aperte no botão avançado conforme marcado na imagem abaixo...

dg7bc6.jpg

Na tela que abrirá aperte no botão editar conforme figura abaixo...

j5wco5.jpg

Ache e desmarque a opção "atributos de gravação" conforme marcado na imagem abaixo...

35m48xt.jpg

Após esses passos basta aplicar as novas alterações que seu pendrive ficará ainda mais imunizado...:D

Qualquer duvida basta perguntarem...

Abraços a todos.

Creditos para o amigo Beliel que criou esse tutorial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas essa dica é válida para para todos os computadores em que eu espetar o pendrive? Ou só no PC em que foi feito todos os passos?

Ele ficará imune em qualquer PC que você coloque o pendrive, você só volta o pendrive ao normal caso formate, se não fizer isso, ele vai ficar assim em todos os pcs que espete o mesmo.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para dar um UP no tópico, eu fiz isso já faz quase 1 mês, já coloquei em tudo que é PC, até nos da faculdade, que são sempre famosos por serem verdadeiros "sacos de doença" quando a questão é virus, e mesmo assim o anti virus que uso em casa (kaspersky 2010) não acusou nada!, realmente a tecnica funciona, para quem não quer perder dados, nem infectar seu sistema com essas pragas, eu recomendo muito, fazer essas etapas no pendrive, realmente vale a pena.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante e obrigado por divulgar...

Só poderia colocar os devidos creditos...;)

http://www.linhadefensiva.org/forum/index.php?showtopic=84234

Veja o criador do topico, pois é, a mesma pessoa...;)

"Este tutorial foi criado por mim, ja postei no site da filewarez.tv e se for copiar favor colocar os devidos creditos."

Beliel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante e obrigado por divulgar...

Só poderia colocar os devidos creditos...;)

http://www.linhadefensiva.org/forum/index.php?showtopic=84234

Veja o criador do topico, pois é, a mesma pessoa...;)

"Este tutorial foi criado por mim, ja postei no site da filewarez.tv e se for copiar favor colocar os devidos creditos." Beliel

Caro Beliel

Senão me engano, aprendi em uma aula de Física no Ginásio que:

"Na natureza nada se cria, tudo se transforma"

Hoje, muitos usam:

"Nada se cria, tudo se copia"

Tenho usado o seu simples e brilhante Tutorial, e desde então nunca mais tive problemas com Malwares em meus Pendrives, e principalmente dos meus Filhos "Adolescentes".

O Meu Muito Obrigado

Um Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante e obrigado por divulgar...

Só poderia colocar os devidos creditos...;)

http://www.linhadefensiva.org/forum/index.php?showtopic=84234

Veja o criador do topico, pois é, a mesma pessoa...;)

"Este tutorial foi criado por mim, ja postei no site da filewarez.tv e se for copiar favor colocar os devidos creditos."

Beliel

Eu já tinha aqui esse tutorial a algum tempo, salvei em Word e não sabia mais em qual site tinha pego, na época procurei pelo google, então comprei meu pendrive e fiz isso no meu, então decidi colocar pra galera aqui, tentei achar a fonte, mas vi que já estava em vários sites, então não sabia qual era a verdadeira fonte, mas já que o amigo informou agora, eu vou editar o post e colocar a fonte, minha inteção não era dizer que era meu, até coloquei no inicio:

Se já tiverem postado esse tutorial peço desculpas aos moderadores, mas pesquisei aqui e não achei nada parecido.

desculpe por qualquer coisa,

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros

Em minha opinião, o tutorial postado pelo Beliel fazendo com que o acesso de um "programa malicioso" seja bloqueado/negado e não possa ser gravado ou executado na raiz do pendrive, é muito mais EFICIENTE do que o uso de um Antivírus.

Atua na CAUSA, porque depois da CONSEQUÊNCIA a remoção é complicada, principalmente se arquivos do sistema operacional forem corrompidos.

Outro ponto importante para min, é o uso do sistema de arquivos em NTFS, que é mais seguro e me dando total tranquilidade para o transporte de arquivos maiores que 1 Gb, o que não é possível em FAT.

É fato, que pendrives formatados em NTFS não são reconhecidos por Leitores de Mesa e Automotivos, citando-os como pontos negativos.

Diante disso, a minha sugestão é ter um Pendrive para cada finalidade.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas da certo se nao converter pra NTFS ? Li uma vez sobre sistema de arquivos em pendrive e citava pontos negativos ao passar para ntfs.

A opção de segurança para deixar o pendrive protegido tem apenas nos sistemas de arquivo NTFS, por isso é impressindivel o pendrive estar no formato de NTFS...

Como o amigo bacalhau cruzmaltino falou, a diferença é que o sistema de arquivos NTFS é mais seguro e sucetivel a arquivos grandes, porém o unico problema é que ele não vai funcionar em leitores adversos ao computador, mp3 players, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, estou fazendo um adendo no modo de imunizar o pendrive, estavamos tendo um problema com um novo virus e tive que alterar um modo de permissões do pendrive, esse virus faz o seguinte, oculta todas as pastas existentes no pendrive, cria um arquivo executável com o mesmo nome e com o icone da pasta que tinha anteriormente e com codigo malicioso(osso né)...

Com o pendrive imunizado lógico que o arquivo executavel não é criado, porém a pasta ficava oculta, parecendo que o pendrive não tinha mais nada dentro, com essa alteração nas propriedades de segurança não fica mais permitido a alteração dos atributos de leitura da pasta, assim ela não fica mais oculta nem somente leitura...ai é só correr para o abraço...hehehe...

Então ai vai o adicional...

Primeiro abra as propriedades da pasta criada no pendrive e vá até a guia segurança, aperte no botão avançado conforme marcado na imagem abaixo...

dg7bc6.jpg

Na tela que abrirá aperte no botão editar conforme figura abaixo...

j5wco5.jpg

Ache e desmarque a opção "atributos de gravação" conforme marcado na imagem abaixo...

35m48xt.jpg

Após esses passos basta aplicar as novas alterações que seu pendrive ficará ainda mais imunizado...:D

Qualquer duvida basta perguntarem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou fazendo um adendo no modo de imunizar o pendrive, estavamos tendo um problema com um novo virus e tive que alterar um modo de permissões do pendrive, esse virus faz o seguinte, oculta todas as pastas existentes no pendrive, cria um arquivo executável com o mesmo nome e com o icone da pasta que tinha anteriormente e com codigo malicioso(osso né)...

Com o pendrive imunizado lógico que o arquivo executavel não é criado, porém a pasta ficava oculta, parecendo que o pendrive não tinha mais nada dentro, com essa alteração nas propriedades de segurança não fica mais permitido a alteração dos atributos de leitura da pasta, assim ela não fica mais oculta nem somente leitura...ai é só correr para o abraço...hehehe...

Então ai vai o adicional...

Primeiro abra as propriedades da pasta criada no pendrive e vá até a guia segurança, aperte no botão avançado conforme marcado na imagem abaixo...

dg7bc6.jpg

Na tela que abrirá aperte no botão editar conforme figura abaixo...

j5wco5.jpg

Ache e desmarque a opção "atributos de gravação" conforme marcado na imagem abaixo...

35m48xt.jpg

Após esses passos basta aplicar as novas alterações que seu pendrive ficará ainda mais imunizado...:D

Qualquer duvida basta perguntarem...

Amigo, peço permissão sua para adicionar essa adição na primeira página do tópico assim quem entrar vai ver logo essa ressalva.

Quando a esse novo virus eu mesmo já o peguei, ele transforma pastas em aquivos executáveis de 64KB, e os antivirus detectam essa pasta como virus, e deleta-os, ficando só a verdadeira pasta, mas oculta, então se você não tiver em opções de pasta para mostrar esses arquivos ocultos, o pendrive fica aparentemente vazio, mas é fácil perceber que não, já que as pasta mesmo ocultas continuam consumindo espaço no disco.

Não sei se é o mesmo virus, mas o que peguei aqui torna a verdadeira pasta em arquivo protegido do sistema opracional, ou seja, constatemente oculto.

Tive que usar Combo Fix, e outras ferramentas poderosas para poder tirar esse virus, e peguei justamente por meio de pendrive, mas se com essas medidas que postastes ai, o pendrive fica realmente imune, isso vai ajudar bastante o pessoal!

Parabens pelo trabalho.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

gente, fiz a imunização e estou com um problema.

Sempre que tento acessar um arquivo diretamente do pendrive, altera-lo e salva-lo, ele da erro.

Com o broffice, por exemplo, dá o seguinte erro:

Erro ao salvar o documento XXX

Erro geral.

Erro geral de entrada/saída.

Alguem saberia dizer se tem como imunizar mas ainda assim possibilitar o acesso direto ao arquivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, agora entendi realmente o que esta pegando.

Acontece que, quando tento fazer aquela segunda parte do tutorial (o complemento de segurança de tirar os atributos de gravação) eu perco os direitos de gravação daquela pasta. E aí? faço ou não essa segunda parte da proteção?

gente, fiz a imunização e estou com um problema.

Sempre que tento acessar um arquivo diretamente do pendrive, altera-lo e salva-lo, ele da erro.

Com o broffice, por exemplo, dá o seguinte erro:

Erro ao salvar o documento XXX

Erro geral.

Erro geral de entrada/saída.

Alguem saberia dizer se tem como imunizar mas ainda assim possibilitar o acesso direto ao arquivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...