Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
demondoido

Reciclagem de componentes

Recommended Posts

Vocês sabem que aqui no Brasil, mais pro interior não é fácil achar uma loja de eletrônica né? Eu moro numa cidade de 50.000 habitantes (sobreviventes :D) chamada Santo Antônio de Pádua - RJ. Aqui não tem nenhuma loja de eletrônica, pelo menos eu não acho nenhuma.

Graças a deus existem sites como o Soldafria e Milcomp, são muito bons cheios de componentes e quando não encontro em um com certeza tem no outro. Porém o que me incomoda é o frete, pelo PAC fica normalmente em R$ 12,00 pode até parecer pouco mas com R$ 12,00 em uma loja de eletrônica se compra muiiitttaaa coisa. Por isso que quando quero alguma coisa, tenho que anotar em um papel pra quando tiver bastantes coisas comprar de uma vez só.

Bom... Mas por exemplo, eu preciso de um cap 1000uF 16V, só preciso dele, não compensa pagar frete pra traze-lo (_(.

Agora indo ao tema principal. Aqui é muito fácil de se achar sucatas. Cheias de componentes. E sabe, eu fico com pena de ver aquilo lá apodrecendo, em quanto poderia dar "vida" a outro aparelho. É o milagre da doação, é como nos seres humanos, sei que parece absurdo, mas a lógica é a mesma.

Porém, eu queria perguntar pra vocês, se os componentes usados não ficam... Digamos, menos "funcionais" em sua função :confused:

Vou dar um exemplo: um capacitor, já foi usado por uns 2 anos digamos, ele fica danificado na capacitância por exemplo?

Resistores eu sei que podem ficar uma eternidade que não são danificados, transistores e diodos também.

A minha dúvida é quanto aos Capacitores e CI's. Eles são danificados pelo tempo de uso?

Se tiver mais algum compomente que seja danificado pelo tempo, peço por gentileza que comentem aqui.

Além de ser um favor para a natureza você está economizando dinheiro. É tudo de bom!

Obrigado.

OBS: outro problema é a dessoldagem né? Esquenta muito o componente. Bom, mas é só não dar bobeira e ir logo com o sugador, depois ver em um multímetro/capacímetro se tá tudo ok.

Editado por demondoido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola amigo, realmente da muita dó, para quem gosta de eletronica, ver aparelhos jogados fora, e pensar em todos os seus componentes, e infinitas possibilidades de reciclagem que pode ser feita!

Os capacitores, desgastam dependo de varios fatores, como a tensão que operam, temperatura, e utilidade, os capacitore de filtro, são os que mais se danificam!

quanto aos CIs, voce também pode reaproveitar, se estiverem em bom estado, não tem problema nenhum, e se eles estragam, também depende do uso, tensão, dissipação de calor... e tempo de uso! Mais se estiverem funcionando, não tem problema reutilizar, como ja fiz isso para consertar aparelhos diversos!

Quanto aos outros componentes, como resistores, diodos... Os resistores que se desgastam mais rápido, geralmente são os de potencia, ja que estão sempre submetidos a uma alta corrente e tensão, os menos, que limitam a corrente de componentes menos, como leds e CIs, ou que operam em circuitos RC, geralmente duram mais! Todos podem ser reutilizados, mas claro, sua vida util sera menor! E assim sera com qualquer componente! Ate se ele nunca for ligado, um dia ira se decompor, se pensar nisso... Tudo se desgasta! Mais o precesso de aceleração depende de diversos fatores!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Realmente amigo, mas no meu caso não seria nem para consertar aparelhos, pois não trabalho com eletrônica, eu trabalho com sites, programas, mais na área de programação. Eletrônica é um hobby meu, então pros meus projetos "caseiros" de certa forma a reciclagem se torna uma boa alternativa.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    cara eu faço isso ,retiro peças de sucatas e monto projetos ,uso em consertos ,so precisa estar bom,afinal hoje em dia com tanto componente pirata ,mais vale um q foi tirado de uma placa de 10 anos ,q um novo comprado.kkkkkkkkkkkkkk

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • hehueuhuheuhehue concordo, mas você nunca teve problema com essa prática?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Realmente! Se estiver em bom estado pode usar normalmente, agora com os capacitores eletroliticos, deve-se ter mais cuidado com isso! Pois podem aparentar estar bons, não estarem estufados nem nada, porém estarem com o dieletrico ruim, ou com o oleo ja um pouco seco! neste caso, um capacimetro seria o ideal!

    Os outros componentes não há problema algum! A maioria dos tecnicos que conheço fazem esta pratica de "reciclagem"!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • vou comprar um capacímetro, assim ficarei mais tranquilo, já que na etapa de filtragem é sempre bom ter um CAP que funcione bem né?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    com certeza, e os capacitores de filtro, são os que mais se danificam! E sim, em qualquer fonte é sempre necessario ter um estagio de filtragem de transistentes, claro, isso no minimo, ja que é acosnelhavel quanto mais filtragem elhor, pois em certos circuitos, uma pequena variação pode ocasionar mal funcionamento, neste caso se deve ter regulador de tensão, antes da entrada do transformador, um varistor, um fusivel! e Depois também se aconselha colocar algumas bobinas toroidais... Mais isso so em casos especiais...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×