Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Review placa M4A785TD-V EVO e questões tecnicas


Posts recomendados

O problema pode estar relacionado ao controlador de memória que está localizado dentro de seu processador, é ele o responsavel em realizar o dual channel. Antes de tudo é preciso ter certeza, por isso estamos realizando testes basicos para certificar que o problema não esta na sua placa mãe.

Vamos para segunda tentativa:

Utilize apenas 1 pente de memoria para ligar o PC. Teste uma vez de cada, em cada um dos slots da placa mãe. Ao finalizar o teste, com o 2º pente faça mesmo procedimento afim de verificar problemas no slot.

Obs.: Procure saber o código de referência exato das suas memorias, para que possamos buscar informações detalhadas das mesmas, e configurar sua BIOS manualmente.

Fiz isso, testei uma memória em cada slot ja...

A disposição das memórias é assim:

Preto(Preto slot 4)

Preto (Preto slot 3)

Azul (Azul slot 2)

Azul(Azul slot 1).

O computador só liga se eu deixar as memorias nos slots Azul slot 2 ou Preto Slot 4. Ou seja se eu plugar a memória em qualquer outro slot ele não liga.

então, estou deixando as memórias em um slot azul (slot 2) e outra no slot preto (slot 4). Mas para fazer dual, teria que colocar as duas no azul ( Azul slot 1 e Azul slot 2 )

A memo q to usando é essa : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186391191-memoria-desktop-corsair-ddr3-1600-dominator-4gb-ou-kit-8gb-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz isso, testei uma memória em cada slot ja...

A disposição das memórias é assim:

Preto(Preto slot 4)

Preto (Preto slot 3)

Azul (Azul slot 2)

Azul(Azul slot 1).

O computador só liga se eu deixar as memorias nos slots Azul slot 2 ou Preto Slot 4. Ou seja se eu plugar a memória em qualquer outro slot ele não liga.

então, estou deixando as memórias em um slot azul (slot 2) e outra no slot preto (slot 4). Mas para fazer dual, teria que colocar as duas no azul ( Azul slot 1 e Azul slot 2 )

A memo q to usando é essa : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-186391191-memoria-desktop-corsair-ddr3-1600-dominator-4gb-ou-kit-8gb-_JM

Colega desculpa pela demora em responder, pois peguei uma gripe danada neste fds. Mas hoje já estou bem melhor!

Tudo indica que o problema encontra-se no controlador de memória, como dito anteriormente. Através dos testes realizados, e também pelo relato de que você já havia realizado tentativa de dual channel com dois pares de memórias de fabricantes diferentes: Corsair e G.Skill.

Acredito também que mesmo configurando manualmente os pentes de memorias, não haverá sucesso. Por desencargo de consciência vou passar os dados:

Você deverá configurar as memórias em Single Channel, após configurado salvar (F10), desligar o PC, colocar as memórias em modo Dual Channel, ligar o PC.

Menclock Value = 800MHz

DRAM Timing Mode = Both

TCL= 9

TRCD= 9

TRP= 9

tRTP= Auto

TRAS= 24

TRC= 41

TWR= Auto

TRRD= Auto

tRWTTO= Auto

TWRRD= Auto

tRFC0= Auto

tRFC1= 110

tRFC2= Auto

tRFC3= Auto

TCL= 9

TRCD= 9

TRP= 9

tRTP= Auto

TRAS= 24

TRC= 41

TWR= Auto

TRRD= Auto

tRWTTO= Auto

TWRRD= Auto

tRFC0= Auto

tRFC1= 110

tRFC2= Auto

tRFC3= Auto

Memory OverVoltage= 1.65000

DUVIDA: Qual a versão da bios da sua placa mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega desculpa pela demora em responder, pois peguei uma gripe danada neste fds. Mas hoje já estou bem melhor!

Tudo indica que o problema encontra-se no controlador de memória, como dito anteriormente. Através dos testes realizados, e também pelo relato de que você já havia realizado tentativa de dual channel com dois pares de memórias de fabricantes diferentes: Corsair e G.Skill.

Acredito também que mesmo configurando manualmente os pentes de memorias, não haverá sucesso. Por desencargo de consciência vou passar os dados:

Você deverá configurar as memórias em Single Channel, após configurado salvar (F10), desligar o PC, colocar as memórias em modo Dual Channel, ligar o PC.

Menclock Value = 800MHz

DRAM Timing Mode = Both

TCL= 9

TRCD= 9

TRP= 9

tRTP= Auto

TRAS= 24

TRC= 41

TWR= Auto

TRRD= Auto

tRWTTO= Auto

TWRRD= Auto

tRFC0= Auto

tRFC1= 110

tRFC2= Auto

tRFC3= Auto

TCL= 9

TRCD= 9

TRP= 9

tRTP= Auto

TRAS= 24

TRC= 41

TWR= Auto

TRRD= Auto

tRWTTO= Auto

TWRRD= Auto

tRFC0= Auto

tRFC1= 110

tRFC2= Auto

tRFC3= Auto

Memory OverVoltage= 1.65000

DUVIDA: Qual a versão da bios da sua placa mãe?

Obrigado, vou testar assim aque chegar em casa e posto aqui.

Não sei a versão da BIOS mas fiz o update pelo Asus Update a 2 semanas... ( Tentei as memórias antes e depois e nada também ) Se essa configuração manual não funcionar acho que a placa mãe ta com defeito... só pode ser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, vou testar assim aque chegar em casa e posto aqui.

Não sei a versão da BIOS mas fiz o update pelo Asus Update a 2 semanas... ( Tentei as memórias antes e depois e nada também ) Se essa configuração manual não funcionar acho que a placa mãe ta com defeito... só pode ser...

Se você efetuou a atualização pelo Asus Update então já deve estar com a ultima versão instalada.

O defeito não é na placa mãe e sim no processador, é ele quem controla a memória!

Se você consegir outro processador para teste, será otimo para solucionar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, to tentando montar um pc novo e to em dúvida.

Me recomendaram essa placa mãe.

É uma boa placa mãe?

No rascunho tá +ou- assim meu pc:

Phenom X4 955 black edition

HD 5870

1x4 GB ram

1.TB seagate barracuda

Gabinete V4 thermaltake

fonte 650 real/ocz.

A m4a785 já não é mais produzida, se conseguir achar é estoque. Siga o conselho do Ramon e opte pela M4A88TD-V EVO/USB3 que é a sucessora de nossa mobo. E ao invés de de 1 pente de memoria de 4 gb, opte por 2 pentes de 2gb para poder utilizar elas em dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema: tenho um leitor de cartão interno(PCTOP, All in 1), ligado na porta USB78 da MoBo.

O Windows não reconhece isso, e fica com um "dispositivo não reconhecido" lá no painel de controle(sistema, gerenciador de dispositivos). Uso o Windows 7 64 bits.

Alguma sugestão???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema: tenho um leitor de cartão interno(PCTOP, All in 1), ligado na porta USB78 da MoBo.

O Windows não reconhece isso, e fica com um "dispositivo não reconhecido" lá no painel de controle(sistema, gerenciador de dispositivos). Uso o Windows 7 64 bits.

Alguma sugestão???

tenta troca a usb q ele esta conectado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentei trocar de porta.. nada.... Procurei na internet pelo site do fabricante e não encontro. já que não veio com CD de instalação, creio que seja isso que falte.

Na MoMo precisa habilitar alguma coisa para acessar essas portas?

estranho isso cara

esses leitores não precisam de cd de instalação eles são como as USB do gabinete quando você espeta o pendrive ou no caso um cartão de memoria ele reconhece automatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Cool´n´Quiet só controla a parte interna do processador, "multiplicador de Clock e tensão" o controle de Fans na nossa placa é feito por um chip chamado EPU, ele gerencia também o controle de tensão, chegando a cortar o fornecimente de alimentação pra fases não ultilizadas, o controle de Fans deve ser ativado no setup "Q-Fan" , o ruim é que o programinha que vem na placa para acessarmos o EPU só funciona em Stock, quanto em Overclock só funciona os ajustaves pelo setup.

Sei que isto foi postado há um ano, mas agora fiquei na dúvida. Então existe uma maneira de controlar a ventoinha conectada no PWR_FAN? Eu tentei ativar o QFAN pra ver se era possível configurar cada fan individualmente mas não encontrei esta opção.

Tenho esta dúvida pois comprei aquele bendito fan da Spire que faz 35db e o controlador que vem com o mesmo não funciona :mad:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma duvida ha muito tempo.

Quais os settings corretos para esta BIOS ?

Troquei o processador para um X6 1100T e nâo senti muita diferença do meu antigo X3 720.

Uso as configurações default na BIOs e essa é minha duvida.. tem como melhorar sem ter que fazer Over ? Ah..tambem tenho duvida no uso de memorias. E gostaria de usar as 2 placas (onboard e externa) com 2 monitores, só que tentei de tudo e não consigo ativar a onboard como 2a.placa junto com a off board.

Minha configuração é esta:

Processador:HexaCore AMD Phenom II X6 Black Edition 1100T, 3717 MHz (18.5 x 201)

Placa Mãe: Asus M4A785TD-V Evo (3 PCI, 1 PCI-E x1, 2 PCI-E x16, 4 DDR3 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN, IEEE-1394)

Chipset da Placa Mãe : AMD 785G, AMD K10

Memórias: 6144 MB (DDR3-1333 DDR3 SDRAM)

- DIMM1: Kingston 9905471-006.A01LF 4 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz)

- DIMM3: Kingston 9905403-011.A01LF 2 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (9-9-9-24 @ 666 MHz) (8-8-8-22 @ 592 MHz) (7-7-7-19 @ 518 MHz) (6-6-6-16 @ 444 MHz)

BIOs atualizada :AMI (23/07/10)

Placa de Video: ATI Radeon HD 4870 (RV770)

Fonte Seveteen 650Watts

HD: 2HD Sansumg (500 GB, 7200 RPM, SATA-II)

Windows 7 Ultimate 64 Bits

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você possui duas memórias diferentes é melhor você deixar que a própria Bios coloque os tempos de memória automaticamente, sabe por que você não sentiu diferença na troca dos processadores? por que nem o desempenho do seu X3 720 você viu de verdade pois você como cerca de 80% dos usuarios de Pc sofre de gargalo, o vilão é seu HD, 60% do desempenho da sua maquina depende da unidade de armazenamento e um HD hoje em dia esta causando muito gargalo, para resolver isso você terá que trocar seu HD por um SSD e ai sim você verá o verdadeiro desempenho da sua maquina!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo você possui duas memórias diferentes é melhor você deixar que a própria Bios coloque os tempos de memória automaticamente, sabe por que você não sentiu diferença na troca dos processadores? por que nem o desempenho do seu X3 720 você viu de verdade pois você como cerca de 80% dos usuarios de Pc sofre de gargalo, o vilão é seu HD, 60% do desempenho da sua maquina depende da unidade de armazenamento e um HD hoje em dia esta causando muito gargalo, para resolver isso você terá que trocar seu HD por um SSD e ai sim você verá o verdadeiro desempenho da sua maquina!!!

opa Ramon,.valeu a dica, mas eu não vi ganho em processamento mesmo, não em acesso a disco ou swap ou mem virtual. Os SDD ainda são caros e com pouca capacidade.

..mas, ainda tenho duvidas.. como faço para habilitar 2 monitores x 2 placas (on/off) nesta Mobo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma duvida ha muito tempo.

Quais os settings corretos para esta BIOS ?

Troquei o processador para um X6 1100T e nâo senti muita diferença do meu antigo X3 720.

Uso as configurações default na BIOs e essa é minha duvida.. tem como melhorar sem ter que fazer Over ? Ah..tambem tenho duvida no uso de memorias. E gostaria de usar as 2 placas (onboard e externa) com 2 monitores, só que tentei de tudo e não consigo ativar a onboard como 2a.placa junto com a off board.

Minha configuração é esta:

Processador:HexaCore AMD Phenom II X6 Black Edition 1100T, 3717 MHz (18.5 x 201)

Placa Mãe: Asus M4A785TD-V Evo (3 PCI, 1 PCI-E x1, 2 PCI-E x16, 4 DDR3 DIMM, Audio, Video, Gigabit LAN, IEEE-1394)

Chipset da Placa Mãe : AMD 785G, AMD K10

Memórias: 6144 MB (DDR3-1333 DDR3 SDRAM)

- DIMM1: Kingston 9905471-006.A01LF 4 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (8-8-8-22 @ 609 MHz) (7-7-7-20 @ 533 MHz) (6-6-6-17 @ 457 MHz)

- DIMM3: Kingston 9905403-011.A01LF 2 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM (9-9-9-24 @ 666 MHz) (8-8-8-22 @ 592 MHz) (7-7-7-19 @ 518 MHz) (6-6-6-16 @ 444 MHz)

BIOs atualizada :AMI (23/07/10)

Placa de Video: ATI Radeon HD 4870 (RV770)

Fonte Seveteen 650Watts

HD: 2HD Sansumg (500 GB, 7200 RPM, SATA-II)

Windows 7 Ultimate 64 Bits

Da para melhorar seu sistema utilizando memorias em dual channel. Outro esquema é o que o Ramon indicou, discos SSD. Ai você já estará melhorando seu sistema significamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá a todos,

Tenho um problema com o pc descrito em minha assinatuta: O adaptador de rede embutido na minha MB não funciona. Há um ano ele simplesmente parou de funcionar, desapareceu da lista de dispositivos do windows e quando eu conecto algum cabo de rede nenhum de seus led nem sequer piscam. Desde então eu já comprei um adaptador pci e fui me virando. Já baixei drivers do site da Asus e formatei o pc, mas até agora, o adaptador de rede da MB parece morto. Alguma sugestão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...