Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potenciômetro não está funcionando


Longshanks

Posts recomendados

Olá, mestres do Clube do Hardware.

Estou querendo instalar um potenciômetro no cooler da minha fonte, para diminuir a rotação, e consequentemente o barulho, apenas quando for dormir.

Bem, depois de buscas infinitas aqui e em outros fóruns pela web, achei alguns esquemas. Realizei duas instalações, porém as duas não funcionaram: o cooler liga, porém a velocidade não altera quando eu rodo o botão do potenciômetro. Acredito que o problema esteja nos componentes usados. Alguém pode me dar uma ajuda?

Utilizei um potenciômetro de 10k e um Regulador de Tensão LM7806. Os esquemas usados estão em anexo.

Desde já, agradeço a todos!

post-671157-13884954322637_thumb.jpg

post-671157-13884954322851_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, tenta fazer o seguinte, vou desenhar aqui pra ti ok? Se não funcionar posta aqui que a gente tenta resolver!

controladordefan.png

Amigo, desconecte o pino 1 do pino central do potenciometro, e caso voce não esteja usando um regulador e sim um transistor, certifique-se de que ele é NPN, e se esta com as ligações corretas, fonte no Coletor, Cooler no emissor, potencometro na base!

Caso não de certo posta ai pra gente ok?

E bem vindo ao forum!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Binho isto não vai adiantar de nada, se modificar alguma coisa vai ser pra pior, pois assim o potenciometro pode servir como antena.

O amigo já deve saber que a tensão minima que vai conseguir vai ser de 6V, certo?

Essa sua configuração esta errada, não tenho certeza pois já pensei em fazer essa configuração, mas não deu muito certo (o CI tava queimado...), mas você deve colocar um resistor entre saida e o pino comum (2) e ai sim colocar um potenciometro até o GND.

O resistor deve ser de 220R.

Como disse não tenho certeza se é esse mesmo o seu problema, mas tente fazer isso, ok?

Até mais!

Ahh e a tensão maxima que você vai conseguir vai ser em torno de 10 a 11V ok? não vai conseguir chegar aos 12V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mesmo né jorge, não tinha pensado nisso... Mas já tenho o circuito pronto para o que você quer amigo:

imagemjxl.png

Ou então, caso não tenha um Mosfet ai na sua casa pode usar um TIP 31 nessa configuração ai:

circuito1.png

Esse circuito tem o mesmo efeito do PWM porém é com um termistor, mas ignore essa parte o que intereça é o TIP ali, ok?

Ou se quiser tem esse aqui: porém você vai ter de adptar o motor a ele:

http://www.eletronicworld.com.br/projetos/57-eletronica-analogica/62-pwm-com-lm339n

Veja qual sera melhor para você, e caso tenha duvidas pergunte, ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos pelas ajudas e pela receptividade :)

Bem, como não entendo PN de eletrônica, esses esquemas que o gustavo 555 mandou estão bem complicados pra mim. Na verdade, nem sei o que seria "ligar em série" :P

Ligar direto eu já tentei, mas nem sequer ligou o cooler. Talvez eu tenha ligado errado.

hoje a noite vou fazer mais uns testes e daí vou postar os resultados.

A maioria dos esquemas que vejo são pra coolers do processador, e não esses coolers simples só com 2 fios.

Ah, uma dúvida: como faço pra saber qual dos dois fios é o de alimentação?

Ok, pelo que continuei lendo por aí (e como o Gustavo falou) o mínimo que terei são 6v e o máximo 10v; Talvez por isso não tenho notado diferença, já que não usei multímetro e sim o "papelímetro" (coloquei um pedaço de papel pra fazer barulho nas hélices, e fiquei observando se o barulho diminuia, hehehe... ô precariedade).

Daí vi esse esquema de ligar direto também, mas dizem que pode dar zica:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/747

Bem, a questão é a seguinte: se o mínimo que terei são 6v, isso vai deixar o cooler numa rotação segura, ou dá pra baixar mais sem lascar a fonte? E pra baixar mais, tem que comprar outros componentes, ou dá pra se virar com esses?

Valeu de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, nem sei o que seria "ligar em série"

Ligar em série seria exatamente o equivalente a ligar o potênciômetro direto num dos fios do motor elétrico (no fio positivo, por exemplo)... Pra tentar explicar melhor, veja a figura abaixo:

imagempotencimetroce3.png

Na figura, um fio iria para o positivo da alimentação da tua fonte direto para o cooler; outro fio iria do negativo do motor do cooler para o potenciômetro; um fio iria do potenciômetro para o negativo da fonte.

O problema é que o potenciômetro comum não aguenta dissipar tanta potência e vai queimar... Teria que ser um potenciômetro especial, de fio, conforme o companheiro vtrx sugeriu.

Eu posso sugerir fazer o teu circuito com um transistor...

reguladorrpmfan.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente fazer o que eu lhe disse, mas não coloque um resistor de 220R e sim um de 470R ok?

Você deve ligar uma perna do resistor no pino "out" (saida) do regulador e a outra perna você liga no pino do meio do 7806, desse jeito:

7805comoreguladorvarivel.jpg

O resistor de 470R tem a primeira faixa amarela, a segunda é de cor violeta, a terceira é de cor marrom e a quarta pode ser dourado, prata, isso no seu caso não intereça...

Se você não sabe o que é um resistor, ta ai uma foto:

resistor.jpg

Espero que tenha entendido...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resultado do teste:

Comprei o resistor (que por sinal custa menos que um chiclete) e testei o esquema do gustavo 555... não funcionou. Daí depois que fui ver que também tinha que ter usado um potenciômetro de 1k, e não o de 10k que eu ja havia :muro:

Ficou uma dúvida também, gustavo: no esquema está 7805 e no seu texto, 7806. Qual deve ser?

Bem, já que estava ali com a fonte aberta, resolvi ligar em série, usado o fio preto, com o pino 1 e 2 juntos e a saída pelo 3: funcionou! Porém, quando giro apenas 1/4 do botão, ele já desliga, fora que não sei se quando ele está rodando está numa velocidade boa.

Bem, agora só no fim de semana pra poder testar de novo com o potenciômetro de 1k. Vamos ver no que dá...

vtrx, o potenciômetro de fio, tem que ser de quantos K???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...