Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa controladora de Servo Motor


matval

Posts recomendados

Olá pessoal,

Espero que vocês possam me ajudar. Estou a procura de como fazer um circuito em que eu possa controlar varios servo motores pela porta serial do meu PC. A circuito disponível nesse site seria a ideal para mim http://roboticasimples.com/download/RS02V2.pdf o problema é que nao há o esquema para que eu o monte. Além do circuito preciso ainda do programa para seu funcionamento, ou pelo menos saber se o programa disponível nesse site funciona tambem para outros circuitos. Preciso dele porque quero construir um braço robo para um concurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, está difícil encontrar um projeto. Preciso de um circuito que controle uns 8 servo motores pelo computador e pode ser tanto por Porta Serial quanto por USB. Gostaria de saber tambem se usando um conversor USB para Serial eu poderei utilizar esse circuito Serial sem problemas, ou se terei que fazer alguma modificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pesquisando e acho que encontrei o que eu queria. Vai ai todo o circuito no link: http://www.rentron.com/SerialServo.htm Só tenho algumas duvidas, e tenho certeza que vocês poderao me ajudar. No circuito fala pra utilizar um ressonador de ceramica de 4MHz, mas achei um tanto difícil encontrá-lo, então pensei em utilizar um cristal de 4MHz com dois capacitores ligados ao terra, mas qual o valor desses capacitores? Tambem gostaria de saber se da no mesmo utilizar o circuito PIC16f84 e PIC16f84A. E outra coisa é que tenho medo de queimar meu pc ao ligar na porta serial, pois ja ouvi muitas recomendações de isolar o circuito da porta Serial dos motores, sendo assim como posso isolá-lo?

pc-servo2.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.. como nao tive muitas respostas nesse tópico (praticamente um monologo), acabei fazendo várias pesquisas e encontrando algumas respostas. Decidi que os capacitores utilizados no cristal serão de 33pF, descobri que o PIC16f84 pode ser substituido pelo PIC16f84A e encontrei uma forma de ligar à porta serial com o CI MAX232, mas eu queria saber se é melhor utilizá-lo mesmo ou não (utilizar o resistor como está no circuito do post anterior), e se utilizá-lo como fazer as ligações ao PIC e se vou ter que modificar alguma coisa na FIRMWARE.

Estou precisando apenas de uma aprovação mais "profissional", pois sou iniciante em eletrônica, para começar o projeto. Assim que alguem aprovar e me auxiliar ja vou comprar os componentes. circuit_232.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Andei pesquisando e acho que encontrei o que eu queria. Vai ai todo o circuito no link: http://www.rentron.com/SerialServo.htm Só tenho algumas duvidas, e tenho certeza que vocês poderao me ajudar. No circuito fala pra utilizar um ressonador de ceramica de 4MHz, mas achei um tanto difícil encontrá-lo, então pensei em utilizar um cristal de 4MHz com dois capacitores ligados ao terra, mas qual o valor desses capacitores? Tambem gostaria de saber se da no mesmo utilizar o circuito PIC16f84 e PIC16f84A. E outra coisa é que tenho medo de queimar meu pc ao ligar na porta serial, pois ja ouvi muitas recomendações de isolar o circuito da porta Serial dos motores, sendo assim como posso isolá-lo?

pc-servo2.gif

Cara este cristal é muito fácil de achar é um cristal ressoador de 4 Mhz é muito utilizado em projetos com microcontroladores...

Para isolar o circuito deverá ser utilizado optoacopladores ex:4n25

Decidi que os capacitores utilizados no cristal serão de 33pF, descobri que o PIC16f84 pode ser substituido pelo PIC16f84A e encontrei uma forma de ligar à porta serial com o CI MAX232, mas eu queria saber se é melhor utilizá-lo mesmo ou não (utilizar o resistor como está no circuito do post anterior), e se utilizá-lo como fazer as ligações ao PIC e se vou ter que modificar alguma coisa na FIRMWARE.

Não precisa trocar o firmware, estes resistores são apenas para precaução, então use-os.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que eu gostaria de saber é se preciso trocar a firmware se for utilizar o MAX232, mas acho que nao precisa nao. Penso que o projeto já está encaminhado. Vou utilizar o MAX232 entre o PC e o PIC ligando apenas o pino 3 da porta serial com o RA0 do PIC (isso funciona né?!). Vou utilizar um regulador de tensão no circuito, mas isso sem problemas. De resto vai ser igual o esquema mostrado.

Qualquer coisa errada por favor me avisem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou utilizar o MAX232 entre o PC e o PIC ligando apenas o pino 3 da porta serial com o RA0 do PIC (isso funciona né?!).

Vais precisar fazer a interface no firmware do teu PIC, porque não usa o modulo USART interno do PIC em vez de fazer a interface por firmware?

descobri que o PIC16f84 pode ser substituido pelo PIC16f84A

Cuidado tem que mexer no firmware para fazer a substituição, no caso tem de trocar o arquivo de inclusão .inc (em assembly) .h (em C) para 16f84 para 16f84a.

E outra coisa é que tenho medo de queimar meu pc ao ligar na porta serial, pois ja ouvi muitas recomendações de isolar o circuito da porta Serial dos motores, sendo assim como posso isolá-lo?

ja foi citado anteriormente, o uso de optoacopladores é o ideal, além domais elimina - se a possibilidade de diferença entre os terras do PC e da sua placa que poderiam provocar instabilidades no circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pesquisando um pouco melhor acabei por encontrar um outro projeto, todo completo da maneira que eu queria, ja com arquivo .HEX e programa para controle dos servos (sobre esse programa, será que posso utilizar outros feitos para outras placas ou cada uma tem seu programa específico?).

http://www.digitalnemesis.com/info/projects/picservo/resources/schematic.pdf

	LIST   P=PIC16F84, R=DEC
#INCLUDE "p16f84.inc"

	LIST   P=PIC16F84A, R=DEC
#INCLUDE "p16f84a.inc"

É isso que preciso mudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...