Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
artur43henrique

Athlon X2 7750 BE a altíssimas temperaturas

Recommended Posts

Bem, dei uma pesquisada no fórum mas não vi ninguém com caso tão grave... :D Tenho a máquina da assinatura, rodando em stock. Percebi hoje, quando instalei o Everest, que a temperatura dos núcleos do processador está chegando a incríveis 86°C! Primeiramente pensei que fosse algum problema do Everest, mas o AMD OverDrive indica o mesmo valor. Estou muito preocupado com isso, pois a temperatura máxima determinada pela AMD é de 73°C, coisa que nunca vi ninguém atingir, nem com o cooler box. A pasta térmica que vem com o Evercool Buffalo é boa? Alguém sabe o que mais poderia estar causando isto? Os três indicadores de temperatura da placa-mãe estão variando entre 85°C e 95°C, o que me preocupa mais ainda.

Grato pela atenção,

Artur Henrique

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem certeza que está bem encaixado?

Verificou pela BIOS?

Encostou o dedo no dissipador pra ver ser a temperatura tá certa?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo olhe pelo Core Temp, Everest e até o Overdrive sao bugados, uma temp dessa seu PC nao funcionaria, tente atualizar para a ultima bios disponivel para a sua mobo tambem.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tambem acho que seja BUG, talves algo tenha alterado o TJ max do seu processador nesses programas, por isso a temperatura tão alta.

Mas como ele se comporta, por acaso ele já travou ou reiniciou?

Faça o que os amigos informaram, atualiza a bios, tambem pode ser o sensor que esteja louco.

Abrass

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Primeiramente, obrigado pelas respostas. Vamos lá:

O cooler está bem firme, sim, verifiquei hoje;

É difícil verificar pela BIOS pois chego a essa temperatura em full (hoje, logo após ligar, estava a 40°C em idle);

Estou procurando o Core Temp agora.

Há como ver a temperatura do processador pela BIOS em full? O mais estranho é que o desempenho é normal, nunca travou ou reiniciou. Estou baixando o Core Temp agora, daqui a pouco coloco aqui o resultado.

Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

por mais que pareça estúpida a minha pergunta, mas lá vai:

você tem certeza que a ventoinha do cooler está girando normalmente?

o mesmo está conectado no devido slot "CPU_FAN" na placa mãe?

já encostou o dedo no dissipador pra ver se a temperatura está realmente chegando a casa dos 80°c?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Logo de cara, após uns três minutos com dois clientes CPU do F@H rodando (100% de carga), o processador bateu 74°C, mesma temperatura indicada pelo Everest e pelo OverDrive. O estranho é que é perfeitamente possível permanecer com o dedo no dissipador por quanto tempo quiser, só está morno. Mais estranho ainda: reiniciei o PC e entrei no setup, e a temperatura do processador havia caído para 65°C após uns segundos de os clientes do F@H terem sido fechados. Ainda alta, certo? A BIOS reconhece a rotação do cooler do processador normalmente. O sistema deveria desligar automaticamente a que temperatura?

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, acho que ta normal, 100% chega a isso mesmo, 7750 é extremamente quente.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Bem... teste do Prime95: após o quarto teste chegou a "míseros" 99°C. :( Abri o gabinete e mantive o Prime95 rodando, agora está a 88°C, ainda bem alto, considerando o limite oficial da AMD. Mas, mesmo assim, o dissipador não está tão quente. Uma vez, logo após montar o PC, tive um problema com temperatura, pois um cabo da fonte havia travado o fan do cooler do processador. Era impossível encostar no dissipador, e a BIOS registrava 110°C. Resolvi o problema e nunca mais ele desligou sozinho, nem travou. O Prime95 está lá, rodando, e o processador está na faixa dos 90~99°C de acordo com o Core Temp.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, instale a ultima BIOS da sua mobo, pode ser bug do sensor, pois ja teria reiniciado ou desligado o PC automaticamente.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Vou atualizar a BIOS, sim. Passou dos 105°C! Com o processador a esta temperatura, seria possível encostar no dissipador do Buffalo?

Compartilhar este post

Link para o post

EM nenhum dissipador seria possivel, o PC iria desligar, qualquer um aconteceria isso.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Acabei de atualizar a BIOS. Após alguns problemas com o AHCI, consegui testar. Não está passando de 70°C nem no Prime95 nem no F@H (pelo menos por enquanto, vou deixar o P95 rodando por um tempo para ter dados mais concretos), mas notei uma coisa meio estranha: os indicadores de frequência, multiplicador e tensão do processador ficam variando entre o mínimo (que normalmente é utilizado em idle) e o normal, a 2.7GHz. Por quê? Rodei o Aquamark 3 e o resultado foi exatamente igual a antes da atualização. A temperatura ainda está alta, mas está dentro do limite da AMD. Já é uma melhoria! :D

Editado por artur43henrique

Compartilhar este post

Link para o post

o Cool & Quite esta ativo, recomendo deixar ativo, economiza energia, ja que o 7750 é um beberrao.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • o Cool & Quite esta ativo, recomendo deixar ativo, economiza energia, ja que o 7750 é um beberrao.
    Eu também pensei isso. Por isso desativei o CnQ, só para testar. Adivinha? Não mudou nada. Continua fazendo essa coisa esquisita. Apesar de o teste do Aquamark ter dado o mesmo resultado, acho que o benchmark do GTA IV registrou alguns FPS a menos. Pelo que eu saiba, o CnQ reduz/aumenta o clock de acordo com a demanda, certo? Ele também limita de acordo com a temperatura?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não, nunca testei hehe, pode ser que sim, pode ser que não...nao da para saber, você teria que testar esse processador em outra placa-mãe para ver se é bug da sua placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Por enquanto vou deixar assim. Vou testar, também, colocar o PC em outro lugar para ver se é problema de fluxo de ar (ele está na estante da TV), e estou achando que o gabinete não ajuda muito... Daqui a alguns dias vou ter mais tempo, e vou dar uma olhada na pasta térmica (se há muita ou pouca). Mas a ajuda de vocês foi muito importante, atualizar a BIOS ajudou bastante. Muito obrigado! Depois dou o parecer em relação à pasta térmica. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

se não me engano, alguns processadores da AMD não mantém o clock máximo o tempo todo, em idle eles diminuem a velocidade, não é isso?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • se não me engano, alguns processadores da AMD não mantém o clock máximo o tempo todo, em idle eles diminuem a velocidade, não é isso?
    Sim, o CnQ faz isso (6.75x em idle e 13.5x em full), e é isso que acontecia antes de eu atualizar a BIOS. Agora, ele continua a trabalhar a 6.75x em idle, mas fica alternando entre 6.75x e 13.5x a cada dois ou três segundos quando a 100% de uso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sendo tarde demais, poderia postar uma screen do CPU-Z aberto enquanto roda prime ou algum outro stress test?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Não sendo tarde demais, poderia postar uma screen do CPU-Z aberto enquanto roda prime ou algum outro stress test?
    Pena, só vi seu post agora... O PC já está desligado e está meio tarde agora. Amanhã, talvez de tarde, faço isso, OK? Obrigado pela atenção!

EDIT: aqui estão as screenshots do Prime95 (In-Place Large FFTs), do CPU-Z e do Core Temp:

Full135.jpg

Full675.jpg

O sistema fica alternando entre os dois estados quando sob stress, mas a temperatura raramente chega perto de 70°C.

Editado por artur43henrique

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Alguém mais sabe explicar o que está ocorrendo, por favor? Tirei algumas screens com o Prime95, o Core Temp, o CPU-Z e o AMD Clock (software oficial):

Full135b.jpg

Full675b.jpg

Fullmix1.jpg

Fullmix2.jpg

Estranho é que o AMD Clock não registra essa variação...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá colega , tem algo errado ai em , eu uso cooler BOX que é bem inferior ao evercool buffalo , e a temperatura não chega a 63°C jogando o dia inteiro em um dia de calor, ,problemas de temperaturas assim tambm podem ser de algum de defeito de hardware amigo ,algum curto na placa mãe , fonte mandando corrente alternada (verifique todas as voltagens na BIOS) , tente testa-lo em outro micro espero ter ajudado

Athlon X2 7750 / ECS A740GM-M / 9500gt GDDR3 / 3gb 800mhz / C3 tech PUF4050S

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Olá colega , tem algo errado ai em , eu uso cooler BOX que é bem inferior ao evercool buffalo , e a temperatura não chega a 63°C jogando o dia inteiro em um dia de calor, ,problemas de temperaturas assim tambm podem ser de algum de defeito de hardware amigo ,algum curto na placa mãe , fonte mandando corrente alternada (verifique todas as voltagens na BIOS) , tente testa-lo em outro micro espero ter ajudado

Athlon X2 7750 / ECS A740GM-M / 9500gt GDDR3 / 3gb 800mhz / C3 tech PUF4050S

As tensões da fonte estão todas OK. Já comprei um Zalman ZM-F3 para colocar no gabinete soprando ar frio para dentro, só preciso encontrar alguém para fazer o furo...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, acima de 70° eu já te falo pra trocar de processador se isso estiver certo, mas nunca é bom confiar nos sensores, por exemplo, assim com os sensor pode marcar a mais ele pode marcar a menos, no caso, eu nunca vi ninguem chegar a nem 80° com um processador e não perder nem desempenho, lags, travadas e tal.

Só pra ti ter uma ideia, meu athlon 245 tá overclocado a 3.7ghz e num dá nem 39°C em full, isso que o meu Mato Grosso torra saco hoje tá quente, mas mesmo assim, tá rodando o test de estabilidade do AMD Overdriver a 40 min, e você pode botar a mão dentro do gabinete que nem placa de video, nem placa mãe, muito menos processador chegam a 50°C, tá certo que tenho 6 coolers, mas mesmo assim. tua bios deve tá bugada, só pode.

olha só:

cara tá errado, isso é muito, a não ser que estaje falando do °F, mas se for °C é muito mesmo.

Bom sei lá né.

post-681587-13884954677322_thumb.jpg

Editado por Lequinhogddr4
    Problema com imagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais