Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carga Resistiva


Dani piresk

Posts recomendados

Galera, eu estou fazendo aqui uma carga para testar fontes com resistores.

Eu queria saber como posso calcular o consumo de um resistor de 3W / 4.7R por exemplo na linha de 12V.

Por que eu coloquei ele entre o 12v e o gnd e ele consumiu 4.6A segundo meu alicate!! E eu não consegui achar nenhum calculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4.6A??

Veja se voce ligoou um resistor entre o 12 e o 0V, pelas contas deveriam dar: I = 12/4.7 =

I = 2.56A.

agora quanto ao consumo, nada mais sera doque a potencia que ele dissipa, que no caso vaiser:

P = R * I² => P = 4.7 * 2.56² = P = 30W!!

se teu resistor so consegue dissipar 3W se colocares ele na linha de 12V por muito tempo ele vai abrir!

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4.6A??

Veja se voce ligoou um resistor entre o 12 e o 0V, pelas contas deveriam dar: I = 12/4.7 =

I = 2.56A.

agora quanto ao consumo, nada mais sera doque a potencia que ele dissipa, que no caso vaiser:

P = R * I² => P = 4.7 * 2.56² = P = 30W!!

se teu resistor so consegue dissipar 3W se colocares ele na linha de 12V por muito tempo ele vai abrir!

abs.

Hm, é que eu estava querendo fazer um testador para fontes.

Colocaria uma carga nela para testar.

Então como eu poderia fazer?

Estava pensando em usar resistores de 20W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu queria saber como posso calcular o consumo de um resistor de 3W / 4.7R por exemplo na linha de 12V

Lei de Ohm.

Veja se voce ligoou um resistor entre o 12 e o 0V, pelas contas deveriam dar: I = 12/4.7 =

I = 2.56A

Se o resultado não foi na prática igual ao da teoria, algo está errado... Ou o resistor está alterado, ou a ligação foi errada, ou a tensão está mais alta ou o amperímetro está descalibrado.

É que eu queria fazer algo que eu pudesse plugar a fonte, selecionar +- quantos watts quero puxar a apertar um botão para acionar a carga entende?

O problema de tua ideia é que a tensão da fonte, se variar, atrapalha o funcionamento do teu circuito de carga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:o Olá Dani, supunho que você esta falando de fonte de alimentação para pc (ATX,AT,etc). Neste caso você está tentando medir a corrente CONTINUA que circula no resistor de carga com seu amperimetro alicate. Só que amperimetro alicate não mede corrente contínua, portanto seu aparelho está indicando errado. Para medir corrente continua com amperimetro alicate só usando um especial que funciona por efeito hall, que aliás é carissimo e não compensa o técnico particular ter na oficina ou em casa. Neste caso o indicado seria você usar um sistema de shunt, que é uma resistencia padrão em cima da qual você mede a tensão (em milivolts) com um milivoltimetro de painel ou usando seu multimetro comum. Existem shunts padrão, geralmente X amperes por 60 ou 100 milivolts. Ou seja se o shunt é de 100A/60 milivolts, quando você medir 30 milivolts de queda de tensão em cima dele, indica que circula uma corrente de 50 amperes. você também pode faz\er o seu usando um fio especial que não altera a resistência significativamente com o aumento da temperatura (fio manganim) Espero ter ajudado,...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele quer uma carga com consumo variável.

Sim... Tudo bem.

Só que a potência elétrica depende da corrente e da tensão. Se ele pretende aplicar a carga em apenas um modelo específico de fonte, onde a tensão seja sempre a mesma, ele pode colocar resistores (calculados com base na Lei de Ohm) sendo chaveados de alguma forma: por chaves, relés, transistores, etc. Pode inclusive colocar um resistor como carga sendo controlado por um transistor de potência na região ativa e fazer a aplicação da carga na fonte de forma totalmente variável, controlada por um potenciômetro na base do transistor (ou outro artifício semelhante)...

O problema é que se a tensão variar os cálculos mudam... Se ele tiver um fonte diferente da outra (com tensões de saída diferentes) ou mesmo uma fonte com o regulador defeituoso (onde a tensão abaixe com a carga) ele vai ter muita dificuldade de controlar efetivamente qual a carga que esta sendo aplicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então como eu poderia fazer?

Estava pensando em usar resistores de 20W.

Uma das maneiras de se fazer uma seleção de dreno de corrente para testar fontes é a adoção de chaves de forma binária...

Considerando por exemplo 4 chaves para a tensão de 12 volts..

A primeira chave ligaria um resistor que estabeleceria uma corrente de 1 Ampere. R = 12/1 = 12 ohms . P= (12x12)/12 = 12 Watts => coloque resistor de 20 Watts...

A segunda chave ligaria uma consumo de 2 Amperes.

R= 12/2 = 6 ohms P= (12x12)/6 = 24 Watts Coloque dois dos resistores antes calculados.

A terceira chave ligaria um consumo de 4 Amperes

R= (12/4) = 3 ohms... Se vires o resto do cálculo vais descobrir que colocando 4 resistores de 12 ohms 20 Watts, em paralelo, vai dar certo..

A quarta chave colocaria um consumo de 8 Amperes, representado por 8 resistores de 12 ohms x 20 Watts...

Total de resistores = 15 resistores

Total de chaves = 4 chaves com capacidade para 10 Amperes

Com essa disposição poderás selecionar a corrente de saída de 1 em 1 ampere, desde zero até 15 amperes, ou de zero a 180 Watts, sempre na combinação de chaves. A corrente final será a soma das correntes das chaves ligadas, 1, 2, 4 e 8 Amperes..

Por exemplo, para uma demanda de 11 Amperes ligar a chave 1, chave 2 e chave 4 desse modo somando 1+2+8 Ampere = 11 amperes..

Para cada tensão deverás ter um dimensionamento de uma array de resistores e chaves... Os resistores deverá ser calculados para cada tensão (3,3 e 5 Volts).

Sim, sai caro não é muito barato não pois um resistor de 12 Ohms x 20 Watts deve estar custando por volta de R$ 5,00. Mas fica organizado...

Como sugestão ainda aconselho agregar um medidor desse tipo dai, que vai tornar mais adequado seu testador de fontes: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-122512708-testador-de-fontes-atx-com-visor-lcd-preciso-e-eficincia-_JM

No mercado externo, por exemplo no Deal Extreme ele custa bem menos, cerca de R$ 31,00: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.25555

Claro que você pode alterar um pouco visando baratear o testador, reduzindo para 3 chaves, variando de 2 em 2 amperes a corrente de cada saída...

Ao final, se puderes jogar um ar forçado (fan) sobre esse array de resistores, faça-o a fim de melhorar a precisão de suas correntes, pois um resistor quente tende a drenar menor corrente do que aquela para ele dimensionada..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que eu queria fazer algo que eu pudesse plugar a fonte, selecionar +- quantos watts quero puxar a apertar um botão para acionar a carga entende?

esta a falar de que tipo de fontes?

que tipo de testes? estaticos ? dinamicos?

qual a gama que pretende testar?

potencia?

tensoes ?

correntes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da ideia amigo Faller!

Oceano, estou falando de fontes chaveadas (atx), eu pretendo testar todos tipos de fontes atx (potências).

E amigo sigoma o meu alicate tem tanta escala para dc quanto para ac e vaí até 1000A em cada escala.

E ele funciona muito bem, eu acabei de colocar uma carga de 2A na minha fonte da bancada e ele mediu certinho.

Vou analisar a ideia do faller, fazer um esquema e depois posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que percebo quer verificar se as fontes fornecem as correntes indicadas

mas note que essas fontes podem fornecer correntes muito elevadas da ordem das dezenas de Amp po ex nos 12V

se for testar estaticamente os 12V com 20 A terá que ter uma resistencia de 0,6 Ohm e com potencia dissipada de 240 W , claro que tera de usar valor de potencia suportada superior

uma ideia barata pode ser usar lampadas de farol de automovel (90 W => 7,5A )

existem de varias potencias e conjugando varias em paralelo facilmente chega a valores de corrente dessa ordem

e note que os cabos de ligaçao vão ter de ser bem dimensionados

por outro lado tem de testar a fonte segundo a especificaçao da mesma e perceber bem o que a fonte realmente pode fornecer, sobretudo se testar todas as saidas em conjunto

mas isto apenas para "brincar" pois este tema e muito mas muito vasto , complexo e custa muito dinheiro

seia melhor estudar um pouco melhor o assunto e logo vai ver as implicaçoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dani, tem alguns circuitos simples que permitem usar um transistor do tipo 2n3055 como carga variável. É um caminho que pode ser melhor que os resistores, pois ele pode dissipar mais de 100 watts devidamente refrigerado com um belo dissipador.

Outra ideia é voce utilizar um 2n3055 como uma carga de corrente constante, por exemplo, voce determina no circuito um consumo de 10 Ampéres, e ele vai consumir essa corrente, independente da tensão ser exatamente de 5 volts ( por exemplo, pode variar entre 4 volts e 15 volts, que a corrente será a mesma. )

Só tem de ter cuidado para não ultrapassar a curva SOA para o transistor escolhido ok ?

Mas pelo que me lembro as fontes tipo ATX de alta potência de hoje em dia fornecem potencia alta tanto nos 5 volts como nos 3.3 volts, e a corrente fornecida pelos 12 volts é bem pequena. Fazer um circuito de corrente constante para atender os 5 volts e os 12 volts é bem simples, mas ... fazer um circuito de corrente constante para os 3.3 volts e com corentes acima de 30 Amperes não deve ser fácil !

Quem sabe alguém aí aparece com um circuito simples ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas pelo que me lembro as fontes tipo ATX de alta potência de hoje em dia fornecem potencia alta tanto nos 5 volts como nos 3.3 volts, e a corrente fornecida pelos 12 volts é bem pequena. Fazer um circuito de corrente constante para atender os 5 volts e os 12 volts é bem simples, mas ... fazer um circuito de corrente constante para os 3.3 volts e com corentes acima de 30 Amperes não deve ser fácil !

Quem sabe alguém aí aparece com um circuito simples ?

Paulo

bem pequena ?????

basta ver abaixo estas duas isto so para os 12V

Fonte Alim. Zalman ZM600-HP 600W

Características:

Versão: 2.2

Potência: 600 Watts

3.3V - 35A

5V - 40A

12V1 - 16A

12V2 - 18A

-----------------

Fonte Alim. LC-Power 850W Arkangel V.2.2 140mm

Características:

Versão: 2.2

Potência:

850W

+3.3V - 30A

+5V - 28A

+12V1 - 18A

+12V2 - 18A

+12V3 - 18A

+12V4 - 18A

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quem sabe alguém aí aparece com um circuito simples ?

Paulo

Pegando carona nessa ideia colocada ai pelo nosso colega aphawk, te dou duas dicas para pesquisa:

Veja ai nesse link o artigo chamado Precision active load operates as low as 2V: http://www.edn.com/contents/images/080405di.pdf

Ela faz o que o colega sugeriu...

Mais um outro artigo...

http://www-d0.fnal.gov/hardware/cal/lvps_info/curr_load/#four

Nessa sistemática o correto é que tenhas um elemento de medida (amperímetro) para cada tensão exercitada. Ai então regulas no potenciômetro a corrente desejada com o auxílio do amperímetro..

Não sei qual o mais barato. Eu já tive vontade de fazer um desses dai e esbarrei na falta de tempo principalmente..

Tudo vai depender de que potências está falando em assumir e testar..

Para fontes comuns de PC basta que exijas até 7 Amperes das linhas de 3,3 e de 5 Volts e de 15 Amperes da linha de 12 volts...

Para fontes com duas linhas de 12 volts, exija 15 Amperes de cada uma delas, no máximo, e poderás testar a enorme maioria das fontes de mercado... Dá para testar fontes de maior corrente também, só não vai exercitá-las em seus valores máximos. Coloque uma chave (com capacidade de chavear 20 Amperes) que una as entradas +12V1 e +12V2 no caso de construir o testador para duas linhas de 12 Volts e terás a capacidade de drenar correntes de 30 Amperes de linha única de 12 volts para testar fontes com saída única...

Toda a fiação deverá ser bastante reforçada para não introduzir erros de medida..

Desse modo repare que a máxima dissipação do conjunto poderá chegar a 418 Watts... Há que colocar um ou dois fans ai para bem dissipar esse calor nos resistores ou nos transistores...

Eu iria montar o meu conjunto dentro de uma , mais ou menos desse modo:

Testadordefontes01.jpg

Não repare no valor dos resistores, somente aproveitei uma figura que já tinha.. Mas o importante é saber que os resistores seriam montados em entre torres de um fio grosso de cobre, formando uma grade... As trilhas no impresso ou seriam largas ou reforçadas com um fio de cobre grosso..

A disposição geral dentro da caixa da fonte seria mais ou menos essa dai:

Testadordefontes02.jpg

Finalmente, para entenderes o que deves testar quando se trata de 2 ou mais linhas de 12 volts, é bom que leias isso daqui:

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como disse atras tudo isto serve apenas para "brincar" aos testes de fontes

testar uma fonte nao e apenas ligar umas quantas resistencias e esta feito

nao seria melhor estudarem um pouco estes assuntos antes de se porém a gastar dinheiro para nada ?

um sistema para testar fontes correctamente custa muitos milhares

aqui tem um bom principio

http://www.xbitlabs.com/articles/coolers/display/psu-methodology.html

mas se se dessem ao trabalho de procurar um pouco ate tinham aqui no site bons artigos onde podiam aprender e colaborar com os donos do site

em https://www.clubedohardware.com.br

tem uma seccao de testes e varios artigos

bas fazer click em TESTES e depois em ENERGIA tem muito para ler

http://clubedohardware.com.br/artigos/1318/3

http://clubedohardware.com.br/artigos/1455

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1860

e isto e apenas uma parte pois aqui podem ver o tipo de sistemas usados nesses testes

http://www.chromausa.com/automatedtestsystems.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, sim galera.

Eu só quero dar uma brincada mesmo.

Nenhum teste sério só para ter uma base.

Na verdade eu quero fazer uns experimentos sobre o comportamente de algumas fontes, fornecendo tantos watts em x e y linha.

Estou disposto a gastar uns 300 reais com isso.

Vou analisar as idéias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Dani, você poderia, por favor me passar o modelo desse seu amperimetro alicate, pois gostaria até de adquirir um para um amigo meu. Ele é eletricista de automoveis e tem dificuldades de medir a corrente de partida em motores de arranque sem ter de desconectar os termninais, como possibilita o amperimetro alicate (muitas vezes tem de fazer isto no campo). Ele possui amperimetro para medir CC e CA, como qualquer aparelho de ferro movel, mas precisa desconetar as ligações, para inserir o aparelho no circuito, o que traz demora e dificuldades. Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte Alim. LC-Power 850W Arkangel V.2.2 140mm

Características:

Versão: 2.2

Potência:

850W

+3.3V - 30A

+5V - 28A

+12V1 - 18A

+12V2 - 18A

+12V3 - 18A

+12V4 - 18A

Caramba .... retiro o meu " bem pequena" !!!!!

Pessoal, valeu pelos links e exemplos, realmente a turma aqui está bem afiada , parabéns aos colegas FALLER e OCEANO pelas dicas , tem informação muito boa para vários projetos !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Dani, você poderia, por favor me passar o modelo desse seu amperimetro alicate, pois gostaria até de adquirir um para um amigo meu. Ele é eletricista de automoveis e tem dificuldades de medir a corrente de partida em motores de arranque sem ter de desconectar os termninais, como possibilita o amperimetro alicate (muitas vezes tem de fazer isto no campo). Ele possui amperimetro para medir CC e CA, como qualquer aparelho de ferro movel, mas precisa desconetar as ligações, para inserir o aparelho no circuito, o que traz demora e dificuldades. Obrigado...

Sim, sim.

Icel AD-7900

Paguei 179 nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...