Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ljmarcelo

Esquema Osciloscopio Icel SC 6020

Recommended Posts

Comprei um Osciloscopio da Icel modelo SC 6020 no ML mas esta com defeito . Entrei em contato com a Icel pra conseguir o esquema , mais eles disseram que esse modelo não pertence a eles . Ele liga mais não acende o tubo . Preciso do esquema eletrico dele .Alguem pode me ajudar ???????

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Segue o Link da Foto Obrigado

dscn1579.jpg

Editado por Bcpetronzio
    Corrigir link da foto

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ola Felipe_ELETRONIC

Então comprei ele ciente que estava com defeito , fiz algumas medições na fonte primaria dele. Todas as tensão ac do secundario estão ok, depois fui para as retificações e reguladores que tb ta tudo ok . Ai resolvi medir o filamento do tubo mais fiquei em duvida qual e a pinagem do tubo . E tambem segundo o vendedor o problema era na fonte de alta tensão . Ai resolvi localizar o manual antes de fuçar mais. Não aparece nada no tubo !

Obrigado

Abs..

Compartilhar este post

Link para o post

Este esquema pode ser comprado na esquemateca disponível na editora Antenna Edicões, entre no site. Inclusive, este é o único esquema da ICEL disponível. Se o tubo for o modelo 5UP1, o filamento está ligado aos pinos 1 e 12. no pino 3 (G1) a tensão é de (-1950V a -2050V), pino 2 (1º anodo) a tensão é de -1650V. Verifique se o cursor de centralização horizontal e vertical estão centralizados. Se estas tensões estiverem chegando nos pinos do tubo e estiverem sendo controladas pelo potenciômetro de intensidade do feixe, é possível que o problema esteja nos amplificadores verticais e horizontais desbalanceados. Espero ter ajudado

Editado por Daniel Paz
    Melhorar a resposta

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Pessoal agradeço as dicas , mais preciso de mais ajuda. Consegui o esquema eletrico desse osciloscopio mais mesmo assim não consegui achar o defeito ainda .As tensão da fonte primaria estão todas certas , mais não tem alta tensão no tubo . Ja medi todos componetes , mais ainda não achei o defeito . Obrigadoic6020.jpg

Editado por Bcpetronzio
    Corrigir link da imagem

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ola amigo Felipe_Eletronic o fusivel esta ok . Todos os resistores e transistores mostrados nesse esquema foram medidos e estão ok as tensões tambem , so que não existe oscilação no trafo pra gerar a alta tensão .Ai que eu não consigo achar o defeito .. Os capacitores foram medidos e não estão em curto , e o c424 foi trocado .. Ja to arrancando os cabelos .....:(

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Colega ljmarcelo, o circuito de MAT não esta nesta parte do esquema..., tente posta-lo para nós.

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza Marcelo, agora abriu..., porém não encontrei nele o módulo de alta tensão..., depois vou dar uma olhada com mais calma..., o filamento do tubo esta acendendo né?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ola pessoal eu verifique que o filamento não esta acendedo porque a fonte chaveada não esta armando , então não faz nem a alta tensão que e por volta de 2kv e nem o filamento que é uns 6v . o esquema da fonte e esse que postei antes no forum . Não consegui achar ainda o defeito dessa fonte. Não sei se precisa ter um sinal de time base que vem pelo JP19

Obrigado

O Tubo esta testado ok

Compartilhar este post

Link para o post

Colega ljmarcelo, a tensão para o filamento, esta sendo gerada pelo trafo, cujo os transistores osciladores, no primário são: Q402, Q403, Q404, que estão na figura postada por você no post #7, a tensão fornecida para este circuito (que pude perceber!), vem da ponte retificadora D403 e filtrada pelo capacitor C442, se você tem tensão nesta etapa, verifique se ela esta chegando ao pino 1 do trafo de alta através do fusível F1, que já foi sugerido testar pelo colega Felipe no post #8!...

É até uma ironia falar! Mas você terá que verificar com um osciloscópio, se este circuito esta oscilando!...

Vasculhe todo este circuito para verificar possiveis resistores aberto/alterados ou capacitores com fuga/abertos!

No esquema não esta claro, que é ele (Trafo), que esta gerando a alta tensão para o tubo! Os 2KV que você menciona, seria só a tensão de foco!, A tensão de MAT estaria na casa de 25KV, e isso não esta bem definido no esquema!...

Uma dica!, Siga o fio da "chupeta" do tubo do osciloscópio, e verifique que trafo esta gerando a tensão para ele... (Siga uma análise "reversa"), provavelmente ele, (Trafo/flyback), estará ruim ou o circuito oscilador dele...

Aguarde mais dicas!...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Ola colega Bcpetronzio muito obrigado pelas dicas , concordo com voce quanto a analise do circuito , mais na verdade o tubo desse osciloscopio trabalha com tensão de 2kv e não tem chupeta e nem flyback . O f1 foi testado , e todas as tensões estão corretas , ja fiz a medição de todos os transistores e resistores dessa etapa . Na realidade tenho o mesmo pensamento que voce , precisaria de um osciloscopio para arruma-lo . O problema esta exatamente na fonte que não oscila . O trafo de alta esta com suas bobinas boas . O certo agora e atacar os capacitores ceramicos desse circuito , pra ver se estão abertos , pois em curto não estão . Tenho duvidas se esse sinal base não vem de outro circuito pelo JP19 .

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

OK! [Off-topic]É estranho imaginar como os elétrons "Voam" em direção da tela sem alta tensão hehehe!!!...[/Off-topic], bom!, a conexão JP19, vem do trafo de entrada de rede do osciloscópio (deve ser para colher uma amostra dos 60Hz da rede), no esquema a conexão esta no pino 7 do conector P401, Vem do enrrolamento de 14V do trafo de entrada, não consegui determinar se este sinal faria o apagamento do feixe ou se ele faz parte do pulso que será amplificado para gerar a tensão das grades do tubo!..., mas sua intuição esta correta! Cabe dar uma verificada com carinho nesta etapa do circuito...

Compartilhar este post

Link para o post

se o marcelo puder me ajudar!, poste para nós...

Editado por Bcpetronzio

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho um osciloscópio deste e ele é muito sensivel à umidade, o meu já queimou duas vezes e todas as vezes foi o ic401 que é um operacional 741, espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá @ljmarcelo.

Por final. Conseguiu ajeitar o teu ociloscópio?

Estou com um problema similar com um Icel OS-10. Nunca deu problema. E olha que o bichinho viajava direto comigo.

Mas após ficar parado por uns 10 anos +- agora acende o led mas não mostra nada no tubo.

Tudo que eu testo está bom. Todo mundo aconselha a olhar a fonte. Mas aparentemente tudo ok. Só a saída de mat que estou com medo de testar sem ter o esquema. Cheguei a pensar que fosse o próprio tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais