Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows xp Professional - GPO para limitar horário de uso do PC


SSRC

Posts recomendados

Então, tenho uma máq com XP SP3 PROFESSIONAL com ADM + mais 2 usuários restritos. Um dos usuários é meio teimoso quanto a horários... Então limitei o tempo de logon com o NET USER "fulano" /TIME:... ect porém, o PC não desliga no horário combinado pelo NET USER. Como seria desligar o PC só para o usário escolhido numa determinada hora? Se usar o shutdown + ag. de tarefas vai afetar para outros usuários também. Ai, eu não quero. To com essa dúvida. Tentei usar GPO mais não consegui localizar o objeto, pois o "PROCURAR" fica desativado. Se alguém puder ajudar agradeço!!! SSRC

post-671926-13884954332886_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, poderíamos discutir uma forma de resolver isso, mas vem outro problema:

De que adianta desligar o PC quando o "fulano" estiver mexendo se ele pode liga-lo novamente quando bem entender?

PS.: Seria mais fácil então instalar um programa usado em lan-houses =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kbssssa, acho que não. Apesar de poder ligar , o "fulano" não poderá L O G A R novamente devido ao comando NET USER /TIME:se-do,12:00-18:00, i.é, "fulano" pode L O G A R todos os dias da semana das 12 as 18 horas. O problema é que, se "fulano" (que é teimoso) ficar usando o PC até as 18:00 a máquina não vai desligar e, portanto, só vai sair quando alguém der um "berro" com ele! O comando NET USER /TIME limita horário de L O G A R e só. Eu preciso de mais! Tem que desligar as 18 horas também caso ele esteja usando. Se alguém puider dar sugestões agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta técnica limita o uso dos usuários à hora mais apropriada.

Aqui estão os passos para ativar limitações:

1. Clique no menu Iniciar

2. Clique em Executar

3. Digite CMD na caixa de texto Abrir e clique em OK

4. Na janela de comando, digite:

accountname net user / Hora: MF, 8-8; Sá, 8-5; Su, 8-1

Substituir accountname com o nome da conta que deseja limitar. O comando de tempo é um pouco complicado, mas o exemplo acima é fácil de substituir com os valores apropriados. Aqui está mais informações da Microsoft sobre o formato do tempo de comando:

Especifica o tempo que os usuários estão autorizados a utilizar o computador. O tempo é limitado a incrementos de 1 hora. Para os valores de dia, você pode soletrar ou usar abreviações (isto é, M, T, W, Th, F, Sa, Su). Você pode usar 12-horas ou notação de 24 horas por horas. Se você usar a notação de 12 horas, o uso de AM e PM ou AM e P.M. O valor de todos os meios de um usuário sempre pode fazer logon. Um valor nulo (em branco) significa que um usuário nunca pode fazer logon. Separe dia e hora com vírgulas, e unidades de dia e hora com vírgulas (por exemplo, M, 4-5, T, 1-3). Não use espaços na designação vezes.

Aqui estão os passos para desativar limitações:

1. Clique no menu Iniciar

2. Clique em Executar

3. Digite CMD na caixa de texto Abrir e clique em OK

4. Na janela de comando, digite:

accountname net user / Hora: todos

Mais uma vez, substituir accountname com o nome da conta que deseja mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta técnica limita o uso dos usuários à hora mais apropriada.

Aqui estão os passos para ativar limitações:

1. Clique no menu Iniciar

2. Clique em Executar

3. Digite CMD na caixa de texto Abrir e clique em OK

4. Na janela de comando, digite:

accountname net user / Hora: MF, 8-8; Sá, 8-5; Su, 8-1

Substituir accountname com o nome da conta que deseja limitar. O comando de tempo é um pouco complicado, mas o exemplo acima é fácil de substituir com os valores apropriados. Aqui está mais informações da Microsoft sobre o formato do tempo de comando:

Especifica o tempo que os usuários estão autorizados a utilizar o computador. O tempo é limitado a incrementos de 1 hora. Para os valores de dia, você pode soletrar ou usar abreviações (isto é, M, T, W, Th, F, Sa, Su). Você pode usar 12-horas ou notação de 24 horas por horas. Se você usar a notação de 12 horas, o uso de AM e PM ou AM e P.M. O valor de todos os meios de um usuário sempre pode fazer logon. Um valor nulo (em branco) significa que um usuário nunca pode fazer logon. Separe dia e hora com vírgulas, e unidades de dia e hora com vírgulas (por exemplo, M, 4-5, T, 1-3). Não use espaços na designação vezes.

Aqui estão os passos para desativar limitações:

1. Clique no menu Iniciar

2. Clique em Executar

3. Digite CMD na caixa de texto Abrir e clique em OK

4. Na janela de comando, digite:

accountname net user / Hora: todos

Mais uma vez, substituir accountname com o nome da conta que deseja mudar.

---------------------------------------------------------

Tudo bem, valeu pelas dicas, mas não bem isso que quero. Eu preciso que o PC desligue a hora que eu quiser. Por exemplo: LOGAR as 9:00 AM e DELIGAR as 6:00 PM automaticamente (Caso seja "fulano de tal" o usuário). Se for o usuário beltrano o PC não deve desligar. Obrigado pessoal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você precisar posso tentar desenvolver um aplicativo que faça isso para você, mas seria muito simples ele tirar do "iniciar" do windows para usar e fechá-lo no gerenciador de tarefas, mas há programas para limitar isso já prontos é só achar o que você necessita, os melhores estão em inglês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro,

É exatamente isso que o comando acima faz. Ele permite que você defina para um determinado usuário que ele pode ficar no computador das 9 da manhã às 18 horas. Se você só colocar um usuário no comando apenas aquele usuário será afetado. Se precisar incluir outro usuário basta adicionar mais uma linha.

Exemplo: Seu filho tem uma conta no Windows. A conta é Joao. O comando seria:

Joao net user / Hora: MF, 9-18; Sa, 9-12

Desta maneira Joao poderia usar o micro de segunda a sexta das 9 da manhã até as 18 horas e no sábado das 9 da manhã até as 12 horas. No domingo ele não pode usar o PC, do jeito que está definido.

Isso não atende a sua necessidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro,

É exatamente isso que o comando acima faz. Ele permite que você defina para um determinado usuário que ele pode ficar no computador das 9 da manhã às 18 horas. Se você só colocar um usuário no comando apenas aquele usuário será afetado. Se precisar incluir outro usuário basta adicionar mais uma linha.

Exemplo: Seu filho tem uma conta no Windows. A conta é Joao. O comando seria:

Joao net user / Hora: MF, 9-18; Sa, 9-12

Desta maneira Joao poderia usar o micro de segunda a sexta das 9 da manhã até as 18 horas e no sábado das 9 da manhã até as 12 horas. No domingo ele não pode usar o PC, do jeito que está definido.

Isso não atende a sua necessidade?

----------------------------------------

:confused:Obrigado pela ajuda.

Fiz um teste e parece-me que NAO DESLIGA! Só quero que desliga na hora conforme você exemplificou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei este comando diversas vezes e sempre funcionou, inclusive em empresas para evitar que pessoas ficassem "trabalhando" até tarde e depois querendo justificar horas extras.

Só se algo mudou, de qualquer maneira vou pesquisar. Se descobrir algo te aviso.

Achei um programa "free" mas não se se atende suas necessidades, eu não o conheço. Segue o link: http://superdownloads.com.br/download/135/desliga-ai/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então tentei fazer isso mas acho que o script não deu certo pois tem que funcionar só para determinado usuário. Do contrário o shutdown vai desligar o PC ignorando quem estiver usando o PC e. isso eu não quero... Preciso quebrar a cuca em saber como formalizar o bat (script) de forma que só funcione para um usuário. Valeu Paulo.Matos pela dica e atenção. Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Crie uma tarefa agendada para desligar o PC às 18:00:

Copie o seguinte comando em um documento de texto em braco -

shutdown -s -t 300 -c "O Computador será desligado em 5 minutos"

Salve-o com o nome de desligar.bat

Crie uma tarefa agendada para ser executada todos os dias às 18:00, e peça para executar este arquivo que você salvou, o desligar.bat.

Agora todos os dias às 18:00 o computador irá mostrar uma mensagem dizendo que ele será desligado em 5 minutos, que é tempo suficiente para qualquer um terminar o que está fazendo.

PS.: Você pode editar o tempo para o tanto que quiser, bastando alterar o 300 (que é o tempo em segundos).

PS2.: Para cancelar o comando digite no Executar:

shutdown -a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Então tentei fazer isso mas acho que o script não deu certo pois tem que funcionar só para determinado usuário. Do contrário o shutdown vai desligar o PC ignorando quem estiver usando o PC e. isso eu não quero... Preciso quebrar a cuca em saber como formalizar o bat (script) de forma que só funcione para um usuário. Valeu Paulo.Matos pela dica e atenção. Muito obrigado

O problema de se colocar uma condição de guarda para o nome do usuário em uma tarefa agendada é que ao se colocar o usuário e senha para executar esta tarefa é dele o nome que aparece na variável USERNAME, logo o usuário logado não será afetado.

O que poderia ser feito é generalizar o shutdown e colocar no desktop dos outros usuários um atalho com o comando para anular o mesmo (shutdown -a) como disse o amigo Kbsssssa.

Tem umas opções no Windows policy que devem falar disso, vou procurar e posto depois aqui.

Em tempo, os parâmetros de dia da semana para o comando NET USER nome_do_usuário /temp:dia[-dia],hora[-hora] são:

segunda se

terça te

quarta qa

quinta qi

sexta sexta-feira

sábado sá

domingo do

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...