Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!


BetoUK

Posts recomendados

Pessoal, comecei a ler sobre SSDs recentemente e acho que vou comprar um para aumento de desempenho, principalmente do SO. Tenho um notebook Dell Latitude 3540. Minhas dúvidas:

 

1. Coloco o SSD no lugar do DVD ou coloco no lugar do HD e passo o HD para o lugar do DVD?

2. Vou precisar do tal Caddy?

3. Mais algum detalhe que eu tenha que me atentar com SSDs?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, rudag disse:

Pessoal, comecei a ler sobre SSDs recentemente e acho que vou comprar um para aumento de desempenho, principalmente do SO. Tenho um notebook Dell Latitude 3540. Minhas dúvidas:

 

1. Coloco o SSD no lugar do DVD ou coloco no lugar do HD e passo o HD para o lugar do DVD?

2. Vou precisar do tal Caddy?

3. Mais algum detalhe que eu tenha que me atentar com SSDs?

Excelente ideia, SSD é um investimento inteligente que vale a pena.

 

1. SSD no lugar do HD, HD no lugar do DVD.

2. Sim.

3. Use algum sistema operacional com suporte a TRIM / NCQ. Procure por um artigo no fórum que explica as modificações nas configurações para melhor durabilidade e desempenho do SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma pergunta, estou pensando em comprar um SSD de 240gb desses na faixa de R$320 (Kingston ou Sandisk). Sei que eles são os de entrada e piores em desempenho. Considerando que o desempenho que eu quero ganhar é mais no Win10 e alguns programas como Chrome, iTunes etc... Esses SSDs estão de bom tamanho ou a performance comparada à um melhor (na faixa de R$500) vai ser muito perceptível no caso? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, acabei de comprar o SSD e o Caddy no ML e estou esperando chegar. Quando estiver tudo pronto, vou fazer os seguintes passos:

 

1. Passar todos os documentos (músicas, vídeos, imagens etc) para o HD externo

2. Backup do sistema (Win10) no HD externo

3. Colocar o SSD no lugar do DVD e clonar o HD para o SSD

4. Colocar o SSD no lugar do HD e o HD no lugar do DVD

5. Dar o boot com SSD para ver se está tudo funcionando

6. Formatar a partição 'C' do HD

 

Está tudo certo acima ou devo fazer algo mais? Estou meio receoso pois é minha primeira vez com SSDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bawler,

 

Você pode encontrar comparativos de usuários aqui:

http://ssd.userbenchmark.com/Compare/Samsung-850-Evo-500GB-vs-Samsung-850-Evo-250GB/3477vs2977

 

E um review do 850 Evo de 250GB que cita algumas diferenças entre o 250GB e 500GB aqui:

http://www.tweaktown.com/reviews/6861/samsung-850-evo-250gb-3d-nand-ssd-review/index.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membro VIP

Eu tenho um 850 Evo de 500 GB, já faz um bom tempo que comprei (quase 2 anos) e estou extremamente satisfeito. Acredito que não existe diferença de desempenho perceptível para a versão de 250 GB.

Aliado ao Windows 10, a maquina tem mostrado muito rápida com declínio de performance muito baixa ao  longo do tempo.

O meu está com mais ou menos metade do espaço ocupado. Segundo reviews diversos é importante tentar manter o disco não muito cheio, pois a performance cai. Independente da marca e modelo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, sdriver disse:

Eu tenho um 850 Evo de 500 GB, já faz um bom tempo que comprei (quase 2 anos) e estou extremamente satisfeito. Acredito que não existe diferença de desempenho perceptível para a versão de 250 GB.

Aliado ao Windows 10, a maquina tem mostrado muito rápida com declínio de performance muito baixa ao  longo do tempo.

O meu está com mais ou menos metade do espaço ocupado. Segundo reviews diversos é importante tentar manter o disco não muito cheio, pois a performance cai. Independente da marca e modelo isso.

Comprei o de 500GB por maior TBW. Quantos TBs de dados você já escreveu nele?

O que não entendo no meu SSD é como ele consegue essas velocidades:

0bzEB46.jpg

Isso, na teoria, satura o Sata. Já fiz vários benchs (com vários apps) e sempre dá valores absurdos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, agnaldoreis disse:

Ele não consegue.

Eu sei que ele não consegue. Mas esses número absurdos me deixa intrigado.


Quanto, em média, de dados escritos por dia vocês fazem? Estou monitorando os gastos do meu SSD e estou reduzindo pra 3~5GB diários (sem instalar programas e baixar nada nele) e queria saber se isso é muito ou pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usar a Ram para "gravar" é uma trapaça. Por isso ele dá esses números absurdos no benchmark. Como só tenho 8 GB de ram, não uso isso.

Já sobre racionar o SSD, amigo desencana disso. Mesmo que voce grave quantidades absurdas de dados todo santo dia, ele tem autonomia pra uns 10 anos de vida. E eu sinceramente espero que até lá ja tenham inventado algo melhor como memórias de grafeno ou qualquer outra coisa do gênero. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, sdriver disse:

Usar a Ram para "gravar" é uma trapaça. Por isso ele dá esses números absurdos no benchmark. Como só tenho 8 GB de ram, não uso isso.

Já sobre racionar o SSD, amigo desencana disso. Mesmo que voce grave quantidades absurdas de dados todo santo dia, ele tem autonomia pra uns 10 anos de vida. E eu sinceramente espero que até lá ja tenham inventado algo melhor como memórias de grafeno ou qualquer outra coisa do gênero. 

Bem, se eu não racionar e sair movendo todo jogo/aplicação que for usar nele e tirando eu posso acabar consumindo mais de 10tb por mês. Nos seus dois anos de uso, quanto você já consumiu nele?


4 minutos atrás, agnaldoreis disse:

Tem dias que eu chego a escrever 100GB de dados, mas na maioria dos dias acho que uns 5GB.

Well, o mesmo comigo. Obrigado pelo feedback (agradeceria se mais pessoas dessem também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bawler e @agnaldoreis, onde vocês olham isso? Tenho um SSD também, mas devo usar bem menos que vocês, eu deixo os jogos e trabalhos em um HD.

 

No caso do rapid mode, achei este review de 2014 falando dele, no geral não é perceptível a diferença, mas parece que em alguns cenários haveria algum ganho sim. No entanto, acho que deixar ele desligado e com a memória disponível para outras coisas é mais interessante mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, dudaskank disse:

@Bawler e @agnaldoreis, onde vocês olham isso? Tenho um SSD também, mas devo usar bem menos que vocês, eu deixo os jogos e trabalhos em um HD.

 

No caso do rapid mode, achei este review de 2014 falando dele, no geral não é perceptível a diferença, mas parece que em alguns cenários haveria algum ganho sim. No entanto, acho que deixar ele desligado e com a memória disponível para outras coisas é mais interessante mesmo.

 

Pra ver dados de escrita (quantidade diaria, última semana, total) você pode utilizar o SSD Life. Pra ver saúde e mais alguns dados você pode utilizar o Crystal Disk Info.

Aproveitando a oportunidade, se alguém souber um programa que monitore quais aplicações mais realizam escritas, o tamanho delas, etc. peço que me informe. Não encontrei nenhum programa que faça isso no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank

Eu baixo muitos vídeos do YouTube, salvo filmes, além dos arquivos temporários do Windows, tudo isso fica em torno de 5GB.

 

As vezes eu baixo um monte de jogo da Steam e ainda faço o backup temporário no próprio SSD para depois passar para o HD.

 

O programa que eu usei foi a calculadora.

 

Se você não baixa quase nada, não há nada com o que se preocupar.

 

@Bawler

1 hora atrás, Bawler disse:

Aproveitando a oportunidade, se alguém souber um programa que monitore quais aplicações mais realizam escritas, o tamanho delas, etc. peço que me informe. Não encontrei nenhum programa que faça isso no momento.

Eu não conheço nenhum programa que monitora, mas os programas que eu conheço que realizam bastante escrita são:

 

. Spotify (tinha um bug que realizava escritas intensas, mas foi corrigido na versão recente).

. CrashPlan e similares.

. Google Chrome (está melhorando).

. Mozilla Firefox (está melhorando).

 

EDIT: Aparentemente o Process Explorer faz isso que você quer.

Clique com o botão direito na barra de colunas > Select Columns > Process I/O

Marque as opções:

Read Bytes

Write Bytes

 

https://www.servethehome.com/firefox-is-eating-your-ssd-here-is-how-to-fix-it/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, agnaldoreis disse:

Interessante o link.  Verifiquei aqui o about:config(browser.sessionstore.interval) e o valor consta um numero inteiro = 15000.  Qual valor você colocou aí ?

adicionado 13 minutos depois

O chrome também detona na escrita do SSD:

http://www.myce.com/news/firefox-chrome-can-shorten-ssd-lifetime-80534/

 

Coloquei o valor = 1440000 que coresponde a 24 minutos.

 

Abraços.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...