• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
BetoUK

[Guia de Compra] Comprando SSDs (Unidades de Estado Sólido)!

5.434 posts neste tópico

#5426   Postado (editado)

@sandrix , só veja a questão de nota e garantia no ML...

qualquer coisa, tem a balão: http://www.balaodainformatica.com.br/ssd-kingston-uv400-25-240gb-suv400s37-ref95846/p

ou a kabum, se ainda tiver promoão (R$ 380 agora)

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=85197&origem=52

Editado por dudaskank

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, boa noite. To lendo e aprendendo muita coisa aqui. Não sou da área de informática, então ainda tenho algumas dúvidas. Creio que a maioria já tenha resposta, mas dei uma lida em várias páginas do tópico e, por questão de segurança, decidi fazer as perguntas abaixo.

Comprei um Acer Aspire F5-573-51LJ e to esperando chegar:

PROCESSADOR: Intel Core i5 7200U de 2.5 até 3.1 GHz;

MEMÓRIA RAM: 8 GB DDR4 2133 MHz, expansível até 32GB;

PLACA DE VÍDEO: Intel HD Graphics 620;

DISCO RÍGIDO: 1 TB;

SO: Windows 10 64 bits.

Vou utilizar ele apenas para uso doméstico/trabalho advogado (Word, PDF, Firefox com várias abas, Netflix, Youtube, Facebook, baixar e assistir filmes BRRip, pesquisas na internet e etc.). Não uso pra jogar.

O primeiro upgrade que pretendo fazer nele é instalar um SSD 2.5” de 120GB. Atualmente tenho um notebook antigo, praticamente uma carroça, com HD de 150GB dos quais utilizo apenas 80GB (SO, programas e arquivos). Creio que o SSD de 120 GB seja suficiente, pois pretendo utilizar ele para instalar o SO (boot) e programas, deixando o HD para armazenar arquivos.

Minhas dúvidas:

1) Qual a marca de SSD mais recomendada ou que tem apresentado menos defeito no mercado? Vi que a Samsung é a melhor, mas está com um preço muito salgado, levando em consideração que vai ser apenas para uso doméstico;

2) Pretendo instalar o SDD via Caddy, pois não uso a mídia DVD, mas vi gente falando que seria melhor colocar no lugar do HD, colocando este último no Caddy. Faz realmente muita diferença pro meu uso? E se eu trocar o HD de lugar, perco a garantia?

3) Após instalar o SSD, preciso fazer mais alguma outra configuração no SO ou BIOS? Sei que vou precisar alterar a ordem do boot, mas vi gente falando sobre AHCI e não entendo disso.

Acredito que estas sejam minhas maiores dúvidas. Caso apareçam mais, recorro novamente a vocês.

Obrigado e grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

@Daniel Coêlho86 , vou tentar ajudar:

1. As marcas com preço mais em conta e boas são mesmo Kingston e Sandisk, e são suficientes pra uso normal.
  2. Acredito que não dê diferença nenhuma, desde que a porta Sata seja da mesma versão em ambos. Se tiver somente Sata 3 onde está o HD e Sata 2 no DVD, aí é melhor trocar sim. Sobre garantia, aí não faço ideia, acho que seria bom verificar na loja onde vai comprar, ou com o fabricante.
  3. Após instalar o SSD, precisa instalar o sistema operacional nele e instalar os programas novamente. Os programas podem ir tanto no SSD quanto no HD, aí você mesmo decide pra onde vai dependendo do tamanho e da utilização. Eu por exemplo, instalo os programas como Office, Antivirus, Utilitários no SSD e jogos, downloads, vídeos, fotos, músicas apenas no HD.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 19/05/2017 às 19:15, dudaskank disse:

@Daniel Coêlho86 , vou tentar ajudar:

1. As marcas com preço mais em conta e boas são mesmo Kingston e Sandisk, e são suficientes pra uso normal.
  2. Acredito que não dê diferença nenhuma, desde que a porta Sata seja da mesma versão em ambos. Se tiver somente Sata 3 onde está o HD e Sata 2 no DVD, aí é melhor trocar sim. Sobre garantia, aí não faço ideia, acho que seria bom verificar na loja onde vai comprar, ou com o fabricante.
  3. Após instalar o SSD, precisa instalar o sistema operacional nele e instalar os programas novamente. Os programas podem ir tanto no SSD quanto no HD, aí você mesmo decide pra onde vai dependendo do tamanho e da utilização. Eu por exemplo, instalo os programas como Office, Antivirus, Utilitários no SSD e jogos, downloads, vídeos, fotos, músicas apenas no HD.

Obrigado, meu velho! É que vi alguns artigos na internet falando sobre os SSD da Kingstone, que os mais novos eram mais lentos e tal. Sei que pra uso doméstico não vai fazer muita diferença, mas também não queria comprar um que desse pau depois. Vou fazer exatamente como você: SO e programas no SSD e arquivos no HD. Minha dúvida era mais sobre o tal AHCI, que vi gente falando que seria necessário configurar. Obrigado novamente, abraços!

Última dúvida: após instalar o SSD, posso baixar o Win 10 no site da Microsoft normalmente e instalar no SSD? Já vai baixar e instalar uma versão registrada?

Editado por Daniel Coêlho86
erro de digitação

Compartilhar este post

Link para o post

@Daniel Coêlho86 , o AHCI é um modo como a placa-mãe vai fazer pra se comunicar com os discos. Ele é ativado na BIOS, e te dá um pouco mais de desempenho.

Segue texto explicativo do site https://www.significados.com.br/ahci/

Citação

O que é AHCI:

AHCI é uma sigla do mundo informático que significa Advanced Host Controller Interface e é um padrão técnico definido pela Intel que especifica a operação de adaptadores de barramento de host SATA (Serial ATA).

O AHCI está presente nos chips tecnologicamente mais avançados da Intel. Além disso, o modo AHCI está ativado na BIOS, onde habitualmente existem 3 configurações disponíveis: IDE, AHCI e RAID. As configurações AHCI e RAID necessitam de um dispositivo de armazenamento que contenha o driver, para que este seja incluído na instalação do sistema operacional (através da tecla F6). Se isto não acontecer, os discos rígidos não serão detectados.

Este modo tem como principais vantagens:

concede um apoio ao Comando Nativo de Enfileiramento (NCQ), capacitando as unidades SATA a aceitarem mais de um comando de cada vez, aumentando o nível de eficiência;

oferece um apoio na troca a quente (hot plugging) de dispositivos;

confere suporte às rotações escalonadas entre várias unidades quando o sistema operacional é inicializado.

No modo AHCI, o disco duro comunica com o resto do sistema no computador usando um controlador de armazenamento SATA. O AHCI dá aos desenvolvedores de software e designers de hardware um método padrão para a detecção, configuração e programação de adaptadores SATA / AHCI.

No caso do Windows, não vem com o windows registrado/ativado, precisa fazer isso. Se seu notebook veio com o Windows, do lado de baixo deve ter a chave dele, provavelmente poderá registrar com ela. Ou ainda, primeiro instale o SSD, depois clone seu HD pra ele e aí sim mude a ordem de boot no sistema. Nesse segundo modo terá a vantagem de não precisar instalar nada a mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, @dudaskank!

Sabe informar se um SDD de 120 GB consegue suportar Windows e Linux mais alguns programas utilitários?

Ou é preferível comprar um de 240 GB?

Att.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, tudo depende né, dos programas que costuma usar. Eu uso um de 120 GB e está perto de 90 GB utilizados, mas por que algum motivo meus arquivos de usuário estão perto dos 20 GB... eu programo em Java e só o repositório local do maven está ocupando 5 GB praticamente, preciso mover ele depois inclusive.

Mas lembro que o Windows recém instalado e todos os programas  não chegavam nos 60 GB não, então sim daria, pegando mais uns 10~15 GB pro Linux deve ser suficiente.

Se der pra pegar logo o de 240 GB, seria melhor claro.

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/05/2017 às 10:46, dudaskank disse:

@Daniel Coêlho86 , o AHCI é um modo como a placa-mãe vai fazer pra se comunicar com os discos. Ele é ativado na BIOS, e te dá um pouco mais de desempenho.

Segue texto explicativo do site https://www.significados.com.br/ahci/

No caso do Windows, não vem com o windows registrado/ativado, precisa fazer isso. Se seu notebook veio com o Windows, do lado de baixo deve ter a chave dele, provavelmente poderá registrar com ela. Ou ainda, primeiro instale o SSD, depois clone seu HD pra ele e aí sim mude a ordem de boot no sistema. Nesse segundo modo terá a vantagem de não precisar instalar nada a mais.

Obrigado!! O PC já vem com Win 10, quero apenas fazer instalação limpa no SSD, sem aqueles programas que já vem instalado.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma última dúvida: o PC tem um slot traseiro pra instalar um SSD M.2. Vi gente instalando um SSD M.2 SATA e vi gente falando que ele também aceita SSD M.2 PCIe. Como faço pra saber se ele suporta o PCIe?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora