Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com transformador de microondas


katrash

Posts recomendados

Tenho um transformador de microondas (MOT) dando bobeira aqui. Pensei em construir uma fonte de alimentação de mais ou menos 40 V e 10 A com ele. Para tanto, cortei o enrolamento secundário de alta tensão, e pretendo substituí-lo por um enrolamento menor. Depois, colocar uma ponte de retificação e o capacitor de filtro.

Minhas dúvidas são:

1) Posso utilizar a equação a seguir para calcular o capacitor de filtro? Tenho muitas dúvidas sobre quem é quem nessa equação. Vi textos na Internet falando coisas diferentes sobre ela. Em alguns lugares dizem que Vp é a Tensão de Pico, em outros dizem que é a Tensão de Pico-a-Pico.

C = 5 * I / Vp * f (Capacitor 10 % de ripple)

2) Precisarei limitar a corrente ou algo do tipo? Vi no Youtube uns caras fazendo horrores com correntes elevadas e poucas voltas de fio no secundário. Não é o meu caso, preciso somente de 10A.

valeu!:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A equação esta errada, o correto é C = I/(f * Vr)

Onde I é a corrente exigida da fonte, f é frequencia da corrente depois de retificada, em hz (em retificação de onda completa, 120hz), e Vp é a tensão de ripple.

Quanto a uns falarem uma coisa e outros outra, é que é o seguinte:

No seu caso você não vai usar regulador correto? então esse Vr é a tensão de ripple, que você quer que tenha sua fonte. Com base nos seus dados e assumindo um valor de 10% como valor de Vr, ou seja 4V, vamos as contas:

C=5/(120 * 4)

C=0.010416F ou 10 416 uf.

Já quando se usa Vrpp é que em uma fonte com regulador de tensão o valor não pode ser Vp por que ele não vai ser o valor de ripple da sua fonte, mas sim o valor de ripple pico a pico que você poderá ter antes do regulador. Ai se calcula o valor que poderemos ter como Vrpp antes do regulador, de modo que o mesmo não atrapalhe o funcionamento do regulador, e a partir dai calculá-se o valor do capacitor.

Talvez te ajude a entender:

http://forum.clubedohardware.com.br/dimencionamento-transformadores-fonte/753521?t=753521

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos ser mais objetivo:

A equação que o amigo katrash passou existe sim, ha mais de um modo de se calcular o capacitor de filtro. E esse é um deles, porém ali estamos considerando a tensão de pico e não o ripple.

A equação do gustavo também é valida, isso é quando temos posse do valor de ripple que desejamos na fonte calculado.

Segundamente, esse trafo que está usando é da fonte do microondas, a fonte era linear e o trafo operava em 60Hz?

Pois se está pensando em usar o chopper (se for fonte chaveada claro) como trafo de step-down pod esquecer vais fritar o trafo e ficar com a roupa fedendo.

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, amigos!

O que desejo fazer é o mesmo feito nesta página: http://www.kipdev.nl/labs/flybacks/.

Assim como o sujeito, eu também construí o oscilador chamado de ZVS Driver, e estava usando com uma fonte de PC. Porém, agora desejo mais potencia.

Nesta foto http://kipdev.nl/labs/wp-content/images/zvs_overview.jpg, é possível ver a fonte montada pelo cara. Do lado direito vemos o transformador de microondas com o secundário reenrolado. Se compreendi o que foi dito lá, o sujeito montou os componentes como um dobrador de tensão.

Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá amigo!

Eu fiz uma fonte de +/- 20A 14,4V com trafo de microondas.

Abri o trafo com a esmerilhaeira, já que o mesmo é lacrado. Tirei fora o secundário e enrolei de novo duplo com fio de 1,5mm esmaltado, dando +/- umas 14 voltas, o negócio é ir testando ( vai tirando uma volta de cada vez até chegar na tensão). Lembrando que tem que testar a tensão com carga pra dar o valor correto (Deixei o trafo em AC com 11,5 volts, porque depois de retificado e colocado os capaditores a tensão aumenta pra uns 14,4v DC). Depois compra uma ponte retificadora 50A KBPC5010 (R$ 6,00), + 2 capacitores de 15.000uF( R$ 22,00) (1.000uF por ampere) + 6 diodos em paralelo de 6A (R$ 0,50 cada) pra não dar retorno.

Tá funcionado que é uma beleza.

Prometo que o próximo que fizer vou colocar um tutorial no Youtube passo a passo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 11 anos depois...
Em 24/02/2010 às 08:39, acejunior disse:

Olá amigo!

Eu fiz uma fonte de +/- 20A 14,4V com trafo de microondas.

Abri o trafo com a esmerilhaeira, já que o mesmo é lacrado. Tirei fora o secundário e enrolei de novo duplo com fio de 1,5mm esmaltado, dando +/- umas 14 voltas, o negócio é ir testando ( vai tirando uma volta de cada vez até chegar na tensão). Lembrando que tem que testar a tensão com carga pra dar o valor correto (Deixei o trafo em AC com 11,5 volts, porque depois de retificado e colocado os capaditores a tensão aumenta pra uns 14,4v DC). Depois compra uma ponte retificadora 50A KBPC5010 (R$ 6,00), + 2 capacitores de 15.000uF( R$ 22,00) (1.000uF por ampere) + 6 diodos em paralelo de 6A (R$ 0,50 cada) pra não dar retorno.

Tá funcionado que é uma beleza.

Prometo que o próximo que fizer vou colocar um tutorial no Youtube passo a passo.

você tem como mandar o seu esquema de ligação e peças?

Em 20/01/2010 às 00:12, katrash disse:

Tenho um transformador de microondas (MOT) dando bobeira aqui. Pensei em construir uma fonte de alimentação de mais ou menos 40 V e 10 A com ele. Para tanto, cortei o enrolamento secundário de alta tensão, e pretendo substituí-lo por um enrolamento menor. Depois, colocar uma ponte de retificação e o capacitor de filtro.

Minhas dúvidas são:

1) Posso utilizar a equação a seguir para calcular o capacitor de filtro? Tenho muitas dúvidas sobre quem é quem nessa equação. Vi textos na Internet falando coisas diferentes sobre ela. Em alguns lugares dizem que Vp é a Tensão de Pico, em outros dizem que é a Tensão de Pico-a-Pico.

C = 5 * I / Vp * f (Capacitor 10 % de ripple)

2) Precisarei limitar a corrente ou algo do tipo? Vi no Youtube uns caras fazendo horrores com correntes elevadas e poucas voltas de fio no secundário. Não é o meu caso, preciso somente de 10A.

valeu!:lol:

como você fez para diminuir a corrente no secundário,pode me informar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marviper_RJ

 

Nossa, nem lembrava que estive aqui um dia. 11 anos!

 

Eu fiz essa fonte em 2010 e a utilizei bastante em demonstrações na escola. Depois disso não fiz mais nada do tipo, então não lembro os detalhes técnicos.

 

Com relação a sua pergunta, se me lembro bem, no final das contas minha fonte ficou com algo próximo a 15 A. Mas realmente não tenho certeza. O que consigo fazer é tirar uma fonte dela e postar aqui para você. Ela ainda existe e funciona.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...