Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pendrive 8gb, apaguei partição, virou RAW, agora FAT32 com 2gb


Posts recomendados

Olá, Pessoal

Estou com um Pendrive de 8gb emprestado de um amigo. O Rótulo diz ser da marca PQI. Ele sempre funcionou normalmente, inclusive já foram gravados nele 8gbs e nada nunca foi corrompido.

Estes dias, eu fui recriar uma partição em um HD utilizando o CD de instalação do Windows XP professional. Por falta de atenção, eu não percebi que este pendrive estava plugado na máquina. Resultado: eu apaguei a partição do pendrive!

Formatei o pendrive pelo Windows Vista e ele começou a aparecer como sendo sistema de arquivos RAW, e ficou completamente inacessível.

Fiquei desesperado e comecei a procurar soluções na internet. Tentei muitos programas, como SDFormatter (ele dizia que o disco era protegido contra gravação), HP USB Disk Storage Format Tool (mesma coisa do SD), GetDataBack, URescue, várias versões do Repair, e vários outros. Nada funcionou.

Então encontrei o tópico pinado desta seção. Seguindo as orientações, passei o ChipGenius e encontrei estas informações:

Device Name: [G:]USB Mass Storage Device(Generic USB Flash Disk USB Device)

PnP Device ID: VID = 058F PID = 9380

Serial Number: 5&&1153F663&&0&&2

Revision: 7.76

Device Type: Standard USB device - USB2.0 High-Speed

Chip Vendor: Alcor(ˆÀ‘)

Chip Part-Number: AU6983

Product Vendor: Generic

Product Model: USB Flash Disk

Fui ao site indicado e encontrei a indicação do programa AlcorMP-080829. Nas primeiras vezes que abri esse programa, ele não reconhecia o pendrive. Depois de muito desplugar e plugar o pendrive, ele foi reconhecido. O programa realizou alguns testes, verificou os bad blocks e formatou.

Tudo aparentemente bem, o sistema de arquivos voltou a ser FAT32, só que agora a capacidade do pendrive está em 2gb. Verifiquei o gerenciamento de discos para ver se os 6gbs restantes não apareciam como espaço não particionado, só que nada; a ferramenta acusa o espaço total do volume como sendo 2gb.

Abri o pendrive para verificar o chip. Trata-se de um Intel 29F32G08CAMCI. Buscando no google, encontrei este produto. Segundo o site, ele utiliza 20 chips iguais ao do pendrive do meu amigo, e tem uma capacidade de 80gb. Logo, 80 x 20 = 4gb por chip. O pendrive do meu amigo tem dois chips desse. 4gb x 2 = 8gb. Acredito, então, que a capacidade real dele é mesmo 8gb, e deve estar perdida em algum lugar após o reflash.

Verifiquei o AlcorMP que eu utilizei e esse chip não está listado entre os suportados. Talvez ele tenha feito o reflash com firmware de outro chip.

Depois de tantas besteiras que eu fiz, resolvi consultar o forum antes de tentar qualquer outra coisa. Pergunto se existe como recuperar o espaço que ele tinha antes, ou se vou ter que acabar comprando um pendrive novo para o meu amigo...

Grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu tive um problema parecido com meu pendrive, ele é de 1 gb e aparecia como capacidade de 600 e poucos mb, no windows realmente não consegui fazer ele voltar ao normal, só consegui quando abri ele com o gerenciador de partições do Mandriva, deletei a partição que existia e criei uma com o tamanho total de 1gb só que tava no formato RAW ae tive que formatar no windows e ficou normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

>o gerenciador de partições do Mandriva

>entrei pelo cd do ubuntu, utilizei o gparted pra formatar ele como fat32

Vocês dois se referem ao gparted, ne? Não é a primeira vez que ouço alguém dizer que resolveu o problema de capacidade menor utilizando esse programa.

Já tentei o CD de instalação do Windows XP Professional e não deu certo, ele só enxerga os 2gb. Vou baixar o kurumin e ver se dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tô com um pendrive sa sony, original, funcionava que era uma beleza e hoje deu um problema maluco... , usava normalmente no PSP.

....

ele tem 4GB mas agora só mostra 2gb

- pelo PSP não formata mais.

- quando insiro no Windows ele já solicita formatação de imediato... mas não formata por que o volume está com tamanho errado.. cara.. to tentando de tudo e nada.....

velho, o seu pendrive talvez se recupere com o TestDisk (http://www.cgsecurity.org/wiki/TestDisk)

Alguma dica para o meu Memorystick Magicgate 4GB da sony?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 anos depois...
Olá, Pessoal

Estou com um Pendrive de 8gb emprestado de um amigo. O Rótulo diz ser da marca PQI. Ele sempre funcionou normalmente, inclusive já foram gravados nele 8gbs e nada nunca foi corrompido.

Estes dias, eu fui recriar uma partição em um HD utilizando o CD de instalação do Windows XP professional. Por falta de atenção, eu não percebi que este pendrive estava plugado na máquina. Resultado: eu apaguei a partição do pendrive!

Formatei o pendrive pelo Windows Vista e ele começou a aparecer como sendo sistema de arquivos RAW, e ficou completamente inacessível.

Fiquei desesperado e comecei a procurar soluções na internet. Tentei muitos programas, como SDFormatter (ele dizia que o disco era protegido contra gravação), HP USB Disk Storage Format Tool (mesma coisa do SD), GetDataBack, URescue, várias versões do Repair, e vários outros. Nada funcionou.

Então encontrei o tópico pinado desta seção. Seguindo as orientações, passei o ChipGenius e encontrei estas informações:

Device Name: [G:]USB Mass Storage Device(Generic USB Flash Disk USB Device)

PnP Device ID: VID = 058F PID = 9380

Serial Number: 5&&1153F663&&0&&2

Revision: 7.76

Device Type: Standard USB device - USB2.0 High-Speed

Chip Vendor: Alcor(ˆÀ‘)

Chip Part-Number: AU6983

Product Vendor: Generic

Product Model: USB Flash Disk

Fui ao site indicado e encontrei a indicação do programa AlcorMP-080829. Nas primeiras vezes que abri esse programa, ele não reconhecia o pendrive. Depois de muito desplugar e plugar o pendrive, ele foi reconhecido. O programa realizou alguns testes, verificou os bad blocks e formatou.

Tudo aparentemente bem, o sistema de arquivos voltou a ser FAT32, só que agora a capacidade do pendrive está em 2gb. Verifiquei o gerenciamento de discos para ver se os 6gbs restantes não apareciam como espaço não particionado, só que nada; a ferramenta acusa o espaço total do volume como sendo 2gb.

Abri o pendrive para verificar o chip. Trata-se de um Intel 29F32G08CAMCI. Buscando no google, encontrei este produto. Segundo o site, ele utiliza 20 chips iguais ao do pendrive do meu amigo, e tem uma capacidade de 80gb. Logo, 80 x 20 = 4gb por chip. O pendrive do meu amigo tem dois chips desse. 4gb x 2 = 8gb. Acredito, então, que a capacidade real dele é mesmo 8gb, e deve estar perdida em algum lugar após o reflash.

Verifiquei o AlcorMP que eu utilizei e esse chip não está listado entre os suportados. Talvez ele tenha feito o reflash com firmware de outro chip.

Depois de tantas besteiras que eu fiz, resolvi consultar o forum antes de tentar qualquer outra coisa. Pergunto se existe como recuperar o espaço que ele tinha antes, ou se vou ter que acabar comprando um pendrive novo para o meu amigo...

Grato desde já

Meu amigo. Eu estava com o mesmo problema. Tinha um pendrive de 16 gigas que caiu para 512. O windows e nenhum outro reconhecia. Daí eu resolvi seguindo este tutorial. http://www.tecmundo.com.br/pendrive/4119-recupere-o-espaco-original-do-seu-pendrive.htm

Vai lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse software no link citado acima é um dos programas que tem a maior taxa de solução para pendrives que param de funcionar de forma adequada, geralmente é um dos primeiros que as pessoas tentam.

No tópico central sobre problemas com pendrives e cartões de memória nesse fórum cito ele e outras ferramentas que podem auxiliar em casos semelhantes:

http://forum.clubedohardware.com.br/esta-problemas-pendrive/821022

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Caros amigos. Descobri acidentalmente, após usar todos os programas e meios de reparos desse problema com pendrive, da internet. Seguinte: conecte pendrive em seu PC ou Notebook, se o mesmo for reconhecido pelo sistema, clique com o botão direito do mouse sobre a unidade de armazenamento, no meu caso "H", vá propriedades/personalizado/restaurar padrão/aplicar/ok. Feito isso formate para Fat32 e fica tudo ok. Comigo funcionou. Espero ter podido ajudar a alguém. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...