Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Desentupir Cabeça De Impressão


Posts recomendados

minha impressora epson stylus c63 não imprime o preto...mas quando mudo ele de lugar (por exemplo troco de lugar com o ciano ou magenta) ele imprime, provando que não é o cartucho e sim a cabeça...sempre que tenho que imprimir um documento tenho que mudar o texto pra azul...

sei que é pãodurice :D ou talvez preguiça de levar numa técnica, mas existe alguma forma de mudar a ordem pelo computador das tintas? quero dizer, como a cabeça do preto está entupida não tem jeito mesmo de imprimir por ali, então se desse pra fazer a impressora entender que quero imprimir o preto pela posição do cartucho azul, pra eu não ter q ficar mudando o tempo todo meus documentos pra outras cores...alguém sabe um macete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá,

Boa noite,

Estava lendo estes tópicos sobre as impressoras; pois bem, a minha é a EPSON 450 e também entupiu por falta de uso, levei para dois tecnicos e os dois disseram que não tem mais jeito e o pior é que eu comprei um cartucho novinho e original, e pior ainda, foi com o cartão da minha mulher.

Depois de ler os conselhos dos amigos pergunto: será que a minha também tem jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 semanas depois...

olá eu tenho uma epson stylus cx5600

não esta imprimindo foto como deveria,fica com umas listras na foto e fica desbotada já fiz a limpeza de cabeçote como explica o manual mas continua ruim , tem alguma coisa que eu possa fazer antes de ter que recorrer a um técnico? o brigada.:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

pessoal pra desentupir cabeca de cartucho hp uso veja verde, gotejo em cima dele umas 2 gotas e deixo ali depois limpo com papel toalha, agora se quiser algo melhor, abre o cartucho, lave a espuma bem lavada, coloque o cartucho debaixo da torneira ate sair agua limpa na cabeca seca ele bem, fecha e enche novamente, fica novo o bichinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Por favor, tenho impressora hp k5400 c/ bulk e comprei a hp pro 8000 também, c/ bulk, estou com serios problemas de intupimento da kbeÇa de impressaum, geralmente azul e preto, alguÉm pode me ajudar , como faÇo para limpar, ou desentupir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Se alguem soubesse um jeito que resolvesse todos os tipos de entupimento seria muito bom. Mas existem varios tipos de cabeça de impressão: Térmicas (Hp, Lexmark, algumas Canon) e piezoeletricas (as Epson), vários fabricantes e tipos de tintas ( pigmentadas, corante) e então também não existe uma fórmula única para desentupir cabeça de impressão. Às vezes o entupimento é apenas superficial e basta uma gota de água e um papel absorvente para resolver. Outras vezes há uma quantidade grande de tinta ressecada (que é o que causa o entupimento) na câmara da cabeça de impressão e/ou na esponja, e aí a coisa complica. Não conheço nenhuma substância mágica que dissolva essas tintas, já tentei Kiboa, Veja multiuso, Amoníaco, Éter, Alcool isopropílico, Algumas soluções de desentupimento vendidas para essa finalidade, etc...., e nenhuma delas se mostrou 100% eficaz. Vapor na cabeça de impressão, tentei também, em alguns casos resolve. Para as cabeças térmicas o meio que a mim se mostrou mais eficaz foi o uso do ultrassom. Os cartuchos que estavam com as esponjas saturadas de tinta velha e ressecada, abri, retirei as esponjas e apliquei o ultrassom no cartucho. Consegui desentupir boa parte. Outros não obtive resultado. Como "solução desentupidora" associada ao ultrassom, a que tive melhor resultado foi o Vidrex veja. Funcionou bem para tinta pigmentada preta, juntamente com o ultrassom. As cabeças piezoelétricas são um caso complicado. Não sei se se pode usar o ultrassom nelas. São frágeis e caras, quase o preço da impressora. Danifiquei uma da Epson tentando desentupir. Se alguem tiver uma experiência e queira dividir conhecimento com a gente, será bem vindo ao fórum. Eu ainda estou procurando outras formas de desentupimento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

To com uma epson c42sx e fiz a cagada de retiar o cartucho pra carregar pelo programa dela, agora o botão vermelho fica aceso direto, quando eu aperto ele a impressora coloca o cartucho em posição de troca do cartucho preto.

Duvida: como reseto a impressora para ela reconhecer este cartucho novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...

Eu tava com o mesmo problema. A minha é Epson T24. Uma pena, pois até gostava dela. Tentei usar uma solução dessas vendidas por aí várias vezes e não deu em nada. Eu endosso o que um colega falou aí, dependendo do modelo, é melhor comprar logo outra impressora do que ficar perdendo (muito) tempo tentando resolver isso. Foi o que eu fiz, porém, comprei uma HP 8100....vou deixar a Epson pra imprimir coisas menos importantes, pois é só a cor magenta que tá dando problema e saindo desbotado.

O fod# das HP é que pra imprimir papel fotográfico mais grosso, elas são muito ruins. Já vi vários relatos delas por isso. Não sei se a HP inventou algum modelo que não tenha o problema, mas comigo ela não puxa papel de 240g nem por decreto (não é configuração o problema).

Mas vou tentar aproveitar ainda as dicas deixadas até agora. Se eu fizer besteira, parando pra pensar no valor dos cartuchos originais que vem na impressora, não chega a ser mau negócio comprar logo outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
ai pessoal algum de vocês por a caso não saberia como desemtupir cabeça de impressão dos cartuchos hp?

Obrigado

amigo trabalho com uma vaporeitor e as vezes coloco os cartuchos em um recipiente que aquece os cartuchos com solução de limpeza, você encontra ela geralmente em lugares que vendes suprimentos para impressao .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Uma pequena contribuição.

Estava ficando de saco cheio com os cartuchos da Lexmark (preto 16), pois desentupia e as impressões saiam falhadas. Estava limpando com água (da torneira) morna, quase quente. Hoje após ler esse tópico, fiz a limpeza com água filtrada morna e o cartucho, aparentemente desentupiu mas continuou falhando. Resolvi usar um limpador multi-uso, (não necessariamente o VEJA), e como num passo de mágica resolveu.

Sei que o problema voltará pois imprimo muito pouco (menos de 50 páginas por mês), pois digitalizo tudo e só imprimo se houver necessidade, mas a dica que li aqui (multi uso) ajudou bastante.

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 meses depois...

Pessoal tenho uma brother dcp j 125 ela entupiu eu usei um método citado acima coloquei limpa vidro esta desentupindo, mas tenho outro problemaço ela parece que derrama tinta preta na folha fica umas gota escorridas, será problema que devo trocar a cabeça de impressão? uso bulk, se alguém souber a solução compartilhe. Grata,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
O Captador de tinta tem a função absorver a tinta durante o processo de limpeza realizado via painel, no processo de troca de cartuchos ou automaticamente ao ligar e com tempos controlados pelo relógio interno da impressora.

O controle seria feito por um "relógio" ou por "contadores"? Não é a mesma coisa. Meu palpite é que são por contadores.

Parece que a TX235W faz uma limpeza automática após determinada quantidade de impressão, não necessariamente medida em folhas.

Quando a cabeça está em repouso o captador está molhado de tinta absorvida em ciclos de limpezas anteriores. Está tinta não deverá secar ou poderá ocorrer o entupimento do CAP e desta forma a impressora não conseguirá efetuar limpezas, pois a limpeza da cabeça é um processo completamente mecânico.

Deixa vê se eu entendi. O captador de tinta é um sugador que chupa a tinta da cabeça de impressão durante a limpeza de bicos?

Mas eu olhei para o mecanismo de uma C79 e não vi ali uma boca que "beijasse" a cabeça de impressão, para chupar tinta.

A cabeça de impressão não é acionada eletricamente durante o ciclo de limpeza.

Eu sempre pensei que, no processo de limpeza via software, os bicos eram abertos ao máximo, para a tintar "escorrer". Com isso até fez sentido quando ouvi dizer que era prejudicial fazer muitas limpezas de bicos. Pensei: "acionar demais a abertura dos bicos deve ser eletricamente forçoso".

b- Esgotamento do cartucho de tinta ou remoção do cartucho da impressora por períodos muito longos.

Pior que cartuchos recarregáveis de RESET automático dificultam muito a previsão do níveis de tinta reais de cada cartucho. Estou tentando achar uma forma de calcular uma previsão razoável, mas por enquanto tive de dar prioridade a outras questões.

d- Uso de cartuchos não genuínos EPSON, falsificados, retintados ou que se dizem compatíveis com epson.

Fico a pensar de os chips do mercado paralelo não danificam a placa lógica. Talvez a C79 "treme" o preto na verificação de jatos por causa de placa lógica ruim. Não estou certo se o problema surgiu após os cartuchos recarregáveis; é possível que tenha sido ligada em tensão errada.

4° Entupimento da mangueira da Bomba ( geralmente causado por desligar a impressora durante o processo de limpeza e a mesma ficar nesta condição por um longo período).

Aquela mangueira de quase 1 mm de diâmetro?

6° Defeito eletrônico na Cabeça de impressão ( piezo-elétricos ), geralmente notado quando não ocorre o bloqueio de passagem de tinta e a cabeça não dispara nenhum injetor ou apresenta varias falhas.

Será que a quantidade de limpezas seguidas que são feitas via software ocasionaria esse tipo de defeito? Já ouvi falar coisa nesse sentido. Comentei acima.

Alguém sabe dizer se "C79 "treme" o preto na verificação de jatos" seria com certeza um exemplo de defeito eletrônico na cabeça de impressão?

O "S46002" não seria uma lenda? Seria mesmo um líquido altamente corrosivo? Ou: não seria um estímulo para o teste de líquidos corrosivos?!

A respeito do #5 escrito por Qtécnico. Serviria para o modelo C79?

Pode desentupir usando lenços de papel e agua quente

Epson? Como?

A maioria dos casos não tem solução, só desentope quando o entupimento é na saída da tinta ou a bomba não está funcionando.

O reesto é perda de tempo. No caso de ser na saída é só colocar um algodão umedicido com veja na unidade de limpeza e colocar o carro de impressão em cima que vai desentupir após algumas horas. O resto é estória.

Você tem experiência nesse ramo?

Faz muito diferença entre usar uma solução de limpeza, vendida pela Fvink, por exemplo, e usar um Veja multi-uso (embalagem azul)? Enfatizo que coloco a pergunta a todos: será que o Veja não seria um produto muito deficiente em filtragem?

Sempre usei agua. Embora recomendam aquele acido deionizado ou algum nome parecido.

Água de-ionizada. É uma água que passou por um processo de purificação que chama-se de-ionização, e não destilação. Nomes diferentes para produtos gerados com processos diferentes.

Mas lembre-se que tem de ser agua destilada, e nao agua normal quente. Pois a normal contem sais que podem entupir o cabeçote.

Eu entendi que água de torneira ou água mineral, além de terem impurezas que água de-ionizada ou água destilada não devem ter, fazem com que os bicos da cabeça de impressão sofram corrosão mais facilmente (por oxidação, ferrugem, coisas assim). Essa corrosão inutiliza a cabeça de impressão e "não causa um defeito instantâneo"; demora um pouquinho, mas ele vem! Foi o que entendi do que tenho lido.

Em 60% dos atendimentos que faço a verdadeira queixa não é a falta de calibração conforme alegam os clientes e sim cabeça de impressão terrivelmente sujas e irregulares.

E se resolve?

Mas eu não entendi: os clientes usam a "verificação de jatos" e está tudo OK?

Detalhe: usei agua mineral no processo. Mesmo que eu usa-se aqueles produtos anunciados, acredito que não irá resolver, pois, se entrasse um minimo possivel poderia ter alguma esperança.

Alguem tem uma dica para este caso? :help::help::help:

Usar produtos inadequados pode gerar um segundo, um terceiro, um quarto... defeito, deficiência ou dificuldade que já não é aquele(a) primeiro(a) que você começou tentando solucionar. A dica que eu tenho é essa!

Podes fazer uma solução de Amonia a 5% e tentares ver se resolve. Recomendo que não use Amonia pura, tem que ser no máximo 5%.

Quais seriam os cuidados a serem tomados ao lidar com essa substância? Ela deve ser obtida em farmácias de manipulação?

aqui no rio eu uso um produto chamado de PL200 ele e um desengrachante que diluido em agua destilada e colocada dento do cartucho disolve a tinta seca.

Quem vende? Quem fabrica? Só você usa, ou no ramo já é comum?

O Google não ajudou. Com esse nome-código eu achei apenas um álcool gel anti-séptico para prótese capilar e um modelo de impressora portátil.

Ao invés do produto da Epson vocês podem usar só água destilada ok sai bem, mas barato e limpa da mesma forma! Ps. E não corroe a placa se molhar por qualquer eventualidade.

Não acredito que limpe da mesma forma. Se eu derramo tinta numa pia de banheiro, consigo limpar imediatamente com a água corrente da torneira. Porém, se a tinta seca, eu preciso esfregar. Se eu não posso esfregar, torna-se necessária uma substância que desfaça os torrões ou manchas de tinta seca.

É como deixar um pano sujo de molho na água limpa. Adianta de forma relevante? Não! Claro que não. É preciso deixar o pano sujo dentro do sabão em pó, e às vezes dentro da água sanitária. Haverá vezes em que nem precisaremos esfregar para melhor qualquer coisa que seja.

aqui vai uma dica doida q eu inventei: disolva uma colher d sobremesa d sabão em pó num copo d água filtrada quente, em seguida coe a água num pano dobrado para não deixar passar nenhum resíduo e depois use a seringa, injete e deixe o liquido dentro até esfriar, depois injete de novo e puxe d volta. repete o procedimento até achar q tá bom. e boa sorte.

Muito doida! Não me parece nem um pouco seguro pretender filtrar com um pano, a não ser que esse pano seja um produto com GARANTIAS de limpeza. Não sei se existe algum filtro na farmácia, estéril, que pudesse ser usado. Não sei se usar um filtro descartável de café seria o caso. O que posso dizer é a sorte está sendo invocada no uso do sabão em pó e no uso desse coador.

Meu pai enfiou veja com seringa lá pra dentro da c110 dele, e o negocio funcionou 100%.

Mas tava falhando uns 70% da impressão. não tava 100% entupido não.

Usando seringa e pedaço de mangueira, eu não tentei com Veja, tentei com solução de limpeza Sensient, vendida pela Fvink. E não tive sucesso.

Tive sucesso somente quando enchi cartuchos recarregáveis com a solução, acionei limpezas de bicos, dei descansos na impressora, fiz impressões, várias, transparentes, com horas e dias de intervalos, de chapados, em modo "texto e imagem" e em modo "foto de alta qualidade".

E olhe que era um entupimento aparentemente leve e só no amarelo. Talvez coisa de 10% do amarelo.

Quanto ao #33. Usar água de torneira pode não mostrar dano logo, mas faz muito sentido esperar que com algum tempo as consequências indesejáveis (e provavelmente irreversíveis) apareçam.

Danifiquei uma da Epson tentando desentupir.

Fazendo como?

To com uma epson c42sx e fiz a cagada de retiar o cartucho pra carregar pelo programa dela, agora o botão vermelho fica aceso direto, quando eu aperto ele a impressora coloca o cartucho em posição de troca do cartucho preto.

Como você deveria ter feito, então?

Eu tava com o mesmo problema. A minha é Epson T24. Uma pena, pois até gostava dela. Tentei usar uma solução dessas vendidas por aí várias vezes e não deu em nada.

Como eu já disse acima, só obtive sucesso com a afamada "solução de limpeza" quando eu a coloquei em cartuchos de manutenção e imprimi com ela e também dei descansos na impressora.

Um dúvida que eu tenho: colocar a impressora para descansar com algum produto, que o pessoal recomenda, tem de ser o carro em alguma posição específica e com a impressora fora da tomada? Por que os descansos que dei foi com a operação normal da impressora, desligando-a e ligando-a no botão, apenas controlando a partir do computador, como numa rotina de uso normal.

Resolvi usar um limpador multi-uso, (não necessariamente o VEJA), e como num passo de mágica resolveu.

Pode ser que o limpador multi-uso tenha sanado alguma corrosão (oxidação etc), além de ter diluído melhor os agentes de entupimento.

Se a C79 voltar da assistência sem diagnóstico, estou pensando seriamente em tentar o Veja multi-uso (frasco azul), mesmo já tendo usado solução de limpeza Sensient (Fvink). Aliás, produto que aiinda tenho aqui e que teve sua ação. Mas fez muito sentido o que o técnico sinalizou adiantado... que é a placa lógica e que "só outra".

A experiência me mostrou ao longo dos anos que tudo isso é perca de tempo, infelizmente o serviço nunca fica 100%

Em que sentido nunca fica 100%? Você está dizendo que nunca dá para retornar a uma "verificação de jatos" toda cheia?!

Pessoal tenho uma brother dcp j 125 ela entupiu eu usei um método citado acima coloquei limpa vidro esta desentupindo, mas tenho outro problemaço ela parece que derrama tinta preta na folha fica umas gota escorridas, será problema que devo trocar a cabeça de impressão?

Uma C79 que "treme" o preto na verificação de jatos fez muito isso, depois que começou a tremedeira. Mas eu sempre associei ao uso recente da solução de limpeza, que altera as propriedades da tinta, fazendo-a mais fina. A meladeira acontecia em regiões da impressão (imagem) onde havia um preto mais puro. Tipo, se eu imprimia um A4 com 4 faixas, sendo uma de cada cor, era em cima da faixa preta que aparecia as manchas de excesso de tinta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...

Boa tarde! Por gentileza, seria possível vocês me ajudarem? Não entendo nada de impressoras ou de computadores, mas PRECISO ESTUDAR muito e gastava muito em impressões, já que imprimo umas 1000 páginas por semana em folha normal A4, mas com muita cor amarela e preta.

 

Assim, comprei pela internet um bulk da hp5400 e já utilizei um litro de tinta, aproximadamente - fiquei muito feliz com minha aquisição. Acontece que hoje ao imprimir, não saiu a cor AMARELA que é a que mais utilizo, pois grifo os textos antes de imprimir - fiquei muito triste.

 

Vi várias tentativas de soluções aqui no fórum, entre elas a de comprar água destilada, aquecer e colocar o cartucho dentro. Minha pergunta, de pessoa que não tem experiência, é se devo colocar TODO o cartucho dentro da água. Mas, vejam, o cartucho não contém parte elétrica, um painel ou coisa assim? Devo colocar ele todo dentro da água ou colocar, somente, a ponta que sai/entra a tinta?

 

Desde já, muito obrigada pela atenção e ajuda. Preciso muito resolver isso, pois não tenho condições de ficar imprimindo com tinta original e preciso estudar, fazer exercícios, etc.

 

Caso não tenha solução, em qual lugar eu encontraria esse cabeçote para vender?

 

Att. Maria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não lhe dou certeza, mas acredito que seja para colocar os bicos de impressão dentro da água. Se eu não estiver errado, deve-se usar água deionizada, com cuidado para não contaminá-la. Seja lá que você molhar, deixe tudo enxuto. Evite um contato que faça água entrar em brechas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...