Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com PFC e nobreak - senoidal ou não?


kirkorian

Posts recomendados

  • Membro VIP

Em primeiro lugar não entendi o porque de colocares uma fonte de 1.100 Watts ai. Seria realmente necessário tamanha potência??

Ao adotar uma fonte assim potente, superdimensionada me parece, carregas o ônus de superdimensionar o no-break, ao adotar um deles..

Procure saber do fp (fator de potência) do no-break

Procure saber da eficiênclia de sua fonte.. Fontes de 1.100 Watts com eficiência de 80%, pedem de quem as alimenta 1.100/0,80 = 1375 Watts..

Se o fp de seu no-break for de 0,7, ele terá de ter uma capacidade em VA`s da ordem de 1.375/0,7 = 1964 VA`s como mínimo, mais a capacidade de seus monitores que sendo , calcule em 100 VA`s, pelo menos. Já temos 1964 + 100 = 2.064 VA's como mínimo....

E você quer colocar somente 1.400 VA`s?????? Tá faltando mais de 650 VA's ai amigo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... Não posso dizer q compreendi 100% da sua explicação. O q entendi é que só será prejudicial para meu PC no momento em que faltar energia. E mesmo assim, se usar por muito tempo o PC durante a falta de energia.

Não sei se tem alguma relevância, mas a tensão de minha cidade é 220v e trabalho com meus equipamentos em 110v.

Muito obrigado Kirkorian

Não, eu desconfio que se der problema será na transição da rede para a alimentação do nobreak, do micro desligar "na hora". Além disso, pensando na potência que você cita, se realmente a potência usada chegar perto desses 1000W o nobreak não vai dar conta, sua autonomia será muito pequena. E aí nem precisa se preocupar com o tempo que vai funcionar com alimentação do nobreak, pois será pouco tempo. Você está com o 4+ que tem o gerenciador e programa de monitoramento?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal.

Realmente estou vendo que é uma fonte exagerada. Eu comprei ela para não ter problemas de alimentação com o SLI e 3 HDs internos. Além de ter um trauma com fontes queimadas (já perdi muitas fontes que estavam ligadas em estabilizadores).

Então, mesmo sendo este No-Break não indicado para trabalhar com esta fonte de 1100w ele ainda tem menos VA do que deveria ter? O que devo fazer então? Já que comprei a 3 dias este No-break SMS (1.400VA Net4+), troco por um estabilizador bom??? E qual seria??

Valeu pessoal.

Valter

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valter, como o Faller mencionou acima, seu nobreak está subdimensionado sim! 1400 VA é muito pouco.

Amigo, tem certeza de que precisa de um nobreak ai no seu computador? Recomendo ler: Nobreak.

Recomendo fortemente trocar esse nobreak por um bom filtro de linha. Estabilizador NÃO!

O melhor nacional seria esse, com proteções para internet: http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica/clamper-multi-protec-o-preto-1.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valter, como o Faller mencionou acima, seu nobreak está subdimensionado sim! 1400 VA é muito pouco.

Amigo, tem certeza de que precisa de um nobreak ai no seu computador? Recomendo ler: Nobreak.

Recomendo fortemente trocar esse nobreak por um bom filtro de linha. Estabilizador NÃO!

O melhor nacional seria esse, com proteções para internet: http://www.clamperlojavirtual.com.br/protecao-residencial-plugue-e-use/rede-eletrica-e-telefonica/clamper-multi-protec-o-preto-1.html

Bem, necessidade extrema de se ter um No-Break eu não tenho, mas devido a ser leigo nesse assunto e de ter tido muitos problemas de fontes queimadas devido a variação de energia. Eu procurei um No-Break achando que resolveria... Mas Filtro de Linha?? Eu nunca imaginei que o filtro de linha pudesse me resolver essa situação.

voce quer dizer que se eu comprar um bom filtro de linha. eu posso ficar despreocupado com as variações de energia estragarem minha fonte??

Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal.

Realmente estou vendo que é uma fonte exagerada. Eu comprei ela para não ter problemas de alimentação com o SLI e 3 HDs internos. Além de ter um trauma com fontes queimadas (já perdi muitas fontes que estavam ligadas em estabilizadores).

Então, mesmo sendo este No-Break não indicado para trabalhar com esta fonte de 1100w ele ainda tem menos VA do que deveria ter? O que devo fazer então? Já que comprei a 3 dias este No-break SMS (1.400VA Net4+), troco por um estabilizador bom??? E qual seria??

Valeu pessoal.

Valter

Bom, nobreak é uma segurança. Aqui até que não falta muito energia. Mas a hora que falta é uma loteria e tanto pode não acontecer nada com o micro como pode acontecer. Eu prefiro a segurança. Quando eu ouço o "bip" dele me salvando, é um alívio só. A sua fonte pode ser de 1100W, mas precisa ver se você está consumindo tudo isso. Pode ser bem menos. Eu teria comprado o net4+ expert, que tem o gerenciador e você poderia ver o consumo. Estabilizador? Com fonte pfc ativo? Desnecessário... Mas por que você não arrisca e simula uma queda de energia para ver se ele segura? Ou entre em contato com o suporte da sms para ver o que eles dizem, qual é o problema de usar com fonte pfc ativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a título de informação.

A fonte que estou usando é essa http://br.sentey.com/po_productos_details.php?tipo=Fuentes&ctg=Hard%20Blue%20Power∏=hbp1100-sm

Valeu

Bom, nobreak é uma segurança. Aqui até que não falta muito energia. Mas a hora que falta é uma loteria e tanto pode não acontecer nada com o micro como pode acontecer. Eu prefiro a segurança. Quando eu ouço o "bip" dele me salvando, é um alívio só. A sua fonte pode ser de 1100W, mas precisa ver se você está consumindo tudo isso. Pode ser bem menos. Eu teria comprado o net4+ expert, que tem o gerenciador e você poderia ver o consumo. Estabilizador? Com fonte pfc ativo? Desnecessário... Mas por que você não arrisca e simula uma queda de energia para ver se ele segura? Ou entre em contato com o suporte da sms para ver o que eles dizem, qual é o problema de usar com fonte pfc ativo.

Entendi. Eu estou pensando em mandar um email para a sentey para saber o q eles aconselham. Qto a SMS, o manual deles é claro: Não usar com fontes com PFC ativo. :( Eu só vi depois que comprei o nobreak.

Minha dúvida agora é se troco o No-break ou não por um filtro de linha como o Felipe falou. Ou se é possível e se funciona usar este filtro de linha ligado ao No-break.

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só a título de informação.

A fonte que estou usando é essa http://br.sentey.com/po_productos_details.php?tipo=Fuentes&ctg=Hard%20Blue%20Power∏=hbp1100-sm

Valeu

Entendi. Eu estou pensando em mandar um email para a sentey para saber o q eles aconselham. Qto a SMS, o manual deles é claro: Não usar com fontes com PFC ativo. :( Eu só vi depois que comprei o nobreak.

Minha dúvida agora é se troco o No-break ou não por um filtro de linha como o Felipe falou. Ou se é possível e se funciona usar este filtro de linha ligado ao No-break.

Valeu

Fonte queimar... mas eram fontes de qualidade? Você conseguiu relacionar o problema com a rede? Aconteceu em dias de chuva com raios? O filtro de linha protege contra alguns surtos e ruídos. Não vejo problema em usar. Eu uso com o nobreak e não deu problema. Eu ainda ligaria para o suporte para ver o motivo... deve ser por segurança deles, para casos em que o micro desliga quando entra no modo bateria do nobreak.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bem, necessidade extrema de se ter um No-Break eu não tenho, mas devido a ser leigo nesse assunto e de ter tido muitos problemas de fontes queimadas devido a variação de energia. Eu procurei um No-Break achando que resolveria... Mas Filtro de Linha?? Eu nunca imaginei que o filtro de linha pudesse me resolver essa situação.

voce quer dizer que se eu comprar um bom filtro de linha. eu posso ficar despreocupado com as variações de energia estragarem minha fonte??

Obrigado.

Fontes historicamente queimadas devido a variação da energia????

- Fontes de qualidade ou vagabundas??? Eram fontes com PFC ativo??? ou fontes normais com chavinha seletora de tensão, 110/220 Volts???

- Ligadas a estabilizador???

Raciocine só um pouquinho, comigo, nem necessita muito..

Se no-break desses dai, igual compraste, fosse solução para resolver "tensão que não esteja estável" isso significaria que ele, o no-break, teria de entrar sucessivas vezes, ao longo do tempo, a gerar tensão a partir de suas baterias, certo???... Como seu estoque de energia é pequeno, e para repor leva as vezes meio a um dia, somente poderia, esse seu no-break, entrar em ação um limitado número de vezes ao dia, esgotando-se suas baterias, tendo que esperar um belo tempo para repor a energia das mesmas.. Certo??? Ficarias sem PC por não dispor da energia nas baterias do no-break... Para que o no-break possa manter um suprimento continuado de energia ao seu PC necessitaria de um suprimento de energia constante que só os de dupla conversão conseguem dar. Aqueles que operam on-line...

Duas conclusões dai se tira..

1) No-break desse tipo off-line não é, nunca foi e jamais será solução para variação da tensão ai no seu site;

2) Se opera numa boa e sua bateria nem desgasta a ponto de não operar mais no dia, é porque a variação da tensão não é assim violenta a ponto de atrapalhar, sequer o faz entrar em operação no seu modo de geração de energia, ou seja, quem realmente alimenta seu PC é a rede elétrica e não o no-break e nem sequer a tensão varia assim a ponto de danificar suas fontes, que de ruins e com auxílio do maldito estabilizador se queimaram, uma depois da outra, até que resolveste, para evitar mais problema, comprar uma fonte que provavelmente pode tocar duas ou três de suas configs. Um erro de dimensionamento que leva você a ter de continuar no erro, agora no dimensionamento do no-break...

Amigo, fontes dificilmente se danificam em seus estágios de oferta de energia ao PC e sim se danificam justo na etapa de entrada de energia, em sua interface com a rede elétrica.. Estabilizadores ajudam e muito na queima das mesmas.. São potenciais geradores de surto de tensão. Surtos de tensão são rápidas e curtas subidas da tensão, imperceptíveis a olho nú, pois duram por volta de 0,001 segundo e não raras vezes podem ultrapassar os 1.000 Volts de tensão..

É desses surtos que deves proteger sua fonte.. Não é colocando ai uma fonte de 1.000, de 2.000 ou de 20.000 Watts, se houvesse, que irias evitar ou minorar a chance dela dar problema.. Reforçastes o ataque, meteste a chance da mesma entregar 1.000 Watts mas teu inimigo vem por trás, justo pela entrada de rede elétrica.. Ai a tua fonte, se nada fizeres, vai se comportar como uma fonte de 100 de 200 quem sabe de 300 Watts..

Pois faça algo para proteger a mesma, dos surtos de tensão que vem da rede elétrica..

Mas de onde diabos esses surtos vem????

Surtos de tensão na rede elétrica nascem do desligamento de cargas geralmente de comportamento indutivo.. Máquina de solda elétrica, elevador do prédio vizinho, com carência de manutenção preventiva, a máquina de bater massa da padaria da esquina, tudo isso, inclusive seu estabilizador que pelo seu arcaico modo de regular a tensão, que é a de comutar a saída do tranformador para um tap com 6 a 10 Volts maior ou menor, nem é muito potente mas está justo ao lado de sua fonte.. Tudo que ele preparar ai de errado a fonte toma na cuca..

No-breaks decentes, aqueles de dupla conversão, resolvem sim esses problemas, pois eles, em sua primeira conversão, convertem a energia da tomada de 110 ou 220 Volts CA para 24 ou 36 Volts CC, justo a tensão das baterias.. Dessa tensão convertida dai, das baterias, ele pega, em tempo real, essa energia e faz a segunda conversão, de 36 Volts CC para 110 ou 220 Volts CA. Faz essa conversão modulando em PWM, de alta frequência, com baixa perda e "desenhando", recuparando a forma de onda senoidal de 60 Hz como deve ser a energia da rede elétrica..

Esse é a melhor isolação dos surtos de linha da rede para que não cheguem ao seus equipamentos a isolação, o amortecimento provocado pela dupla conversão..

Sim isso custa caro mas é ótimo, é a maneira melhor de se prover energia ao seus equipamentos. Ela simula ou emula que você traga o gerador da usina para o lado de seu PC. Sim a energia que ele vai usar é "montada" ali mesmo e os espúrios, os surtos ficam lá para trás, para antes da primeira conversão...

Quando não se quer gastar tanta grana para se ver livre dois surtos e quando não se necessita obrigatoriamente da função "backup" que o no-break oferece, exite sim uma boa solução bem meio termo mas muito eficiente ma absorção desses surtos de tensão..

Aqui no Brasil isso nem é muito usado, tem melhorado graças ao trabalho que os fóruns tem feito no aculturamento do pessoal a respeito..

É o uso do supressores de surto ou protetores contra surto, que se baseia na absorção dessa energia contida nos surtos de tensão ao invés de gerar energia sem eles...

Aqui no Brasil eles se denominam Filtros de linha, tem não mais do que meia dúzia de bons no mercado, os demais são meras réguas de tomadas com fusível, e que unicamente garantem que sua casa não pegará fogo quando seu equipamento explodir...

Dê uma bela olhada o que o mercado mundial oferece de diferentes modelos e marcas desses tipo de solução dai..

http://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_ss_c_0_15?url=search-alias%3Dcomputers&field-keywords=surge%20suppressor&sprefix=surge+supressor%2Caps%2C592

Tem para todo tipo ou gosto.. Lá fora, num mercado muito mais maduro, os fabricantes prometem indenização de até 200 a 300 mil dolares em equipamentos desde que danificados por surto quando ligados, de modo correto em um desses dispositivos de proteção... Inclusive se danificado por surtos de tensão provocados por raios e descargas atmosféricas.. É mole???

Portanto, sob pena de teres de comprar uma fonte de 2.000 Watts da proxima vez, faça um investimento em um bom filtro de linha para proteger sua fonte e, da próxima vez que fores enfrentar a necessidade de dimensionamento de fonte, melhor te informe para não comprar errado...

Com fonte de 1000 Watts terás de ter um no-break condizente com a mesma, mesmo que sua config não use dessa energia toda.. Fontes tem capacitores eletrolíticos de entrada dimensionados com tamanha grandeza que consigam entregar toda a potência prometida. Não vais conseguir tirar esses capacitores justo na hora em que faltar energia e, desse modo, quem alimenta sua fonte, o no-break, na hora da falta de energia, terá de segurar a barra dai, a menos que não te importes que seu PC se desligue nessa hora e se ligue tão somente depois de algumas tentativas, conseguindo carregar o banco de capacitores de entrada dessa sua hyper Fonte..

Os no-breaks iguais a esse que comprastes, off line, interativos, na presença de energia deixam a rede elétrica alimentar seu PC. Se fosse somente esse o problema, até nem teria muito problema não.. O pior de tudo é que se metem de pato a ganso, inserindo ai um maldito estabilizador...

Ora amigo, fontes modernas com PFC ativo operam com variação de tensão muito maior que aquela que o próprio estabilizador aguenta..

Quanto a bons filtros de linha, no Brasil:

Separemos os bons filtros do mercado em duas categorias:

1) Filtros com proteção extra, para rede telefônica e/ou para rede de cabo, além da proteção para rede elétrica. Esses filtros são os ideais se sua internet é via ADSL ou via cabo... Saiba que surtos de tensão podem entrar em seu PC vindos da rede telefônica ou da rede do cable, via modem e cabo de rede lan..

- Clamper Multi Proteção;

- Upsai FHT-1200.

2) Filtros com proteção contra surtos de tensão somente para a rede elétrica

..

- Clamper Multi Energia;

- SMS Clean Energy;

- Clone F8 Plus, código Clone 01087, ou o F6 Plus de código 01085 (seis tomadas)

Mil desculpas o tamanho do texto, mas é que para dizer isso tudo dai, fica difícil de resumir, mantendo nexo,...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fonte queimar... mas eram fontes de qualidade? Você conseguiu relacionar o problema com a rede? Aconteceu em dias de chuva com raios? O filtro de linha protege contra alguns surtos e ruídos. Não vejo problema em usar. Eu uso com o nobreak e não deu problema. Eu ainda ligaria para o suporte para ver o motivo... deve ser por segurança deles, para casos em que o micro desliga quando entra no modo bateria do nobreak.

Não não eram de qualidade. Eram as com chaveamento 110/220 atrás.

Eu hoje vou comprar uma desses filtros nessa loja. Gostaria que vocês me inidicassem qual desses filtros de linha devo comprar http://www.miranda.com.br/produtos/energia,energia-diversos/?offset=2

Muito obrigado mesmo.

Valter Silveira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito Obrigado mesmo Faller!!!

Irei comprar o filtro SMS. Então, poderei ficar tranquilo ligando dessa forma Rede Eletrica -> No-Break -> Filtro SMS -> Fonte PFC Ativo (PC)?? Sei que nao terei autonomia de uso quando faltar energia. Mas o q eu não queria era tá ferrando meu equipamento.

Muito obrigado a todos pela atenção.

Valter Silveira

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O filtro, como seu nome e funcão preconiza, se destina a "limpar" a energia elétrica de seus surtos, transientes, ruídos elétricos etc.

Ele deve ser o primeiro elemento a "enfrentar" a rede elétrica..

plugue-o na tomada e nele, ligue tudo o que vais ai usar... Esse é o modo correto de se usar o mesmo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito Obrigado mesmo Faller!!!

Irei comprar o filtro SMS. Então, poderei ficar tranquilo ligando dessa forma Rede Eletrica -> No-Break -> Filtro SMS -> Fonte PFC Ativo (PC)?? Sei que nao terei autonomia de uso quando faltar energia. Mas o q eu não queria era tá ferrando meu equipamento.

Muito obrigado a todos pela atenção.

Valter Silveira

Amigo, a função do filtro de linha é filtrar e proteger contra surtos de tensão seus equipamentos. É muito mais eficiente que estabilizadores e nobreaks baratos (como o seu).

Ao adotar esse shortbreak ai, só estará reduzindo a vida útil de sua fonte, bem como aumentando a conta de luz no final do mês desnecessariamente.

PS.: Já lhe explicamos nesse tópico o por quê de você não usar tal equipamento.

Por isso: REDE ELÉTRICA > FILTRO DE LINHA > EQUIPAMENTOS

Já fez bobagem ao comprar essa sua fonte de exagerada potência, agora tente não errar de novo. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irei comprar o filtro SMS. Então, poderei ficar tranquilo ligando dessa forma Rede Eletrica -> No-Break -> Filtro SMS -> Fonte PFC Ativo (PC)?? Sei que nao terei autonomia de uso quando faltar energia. Mas o q eu não queria era tá ferrando meu equipamento.

Muito obrigado a todos pela atenção.

Valter Silveira

Então a ordem certa é tomada > SMS > fonte. Deixando o nobreak de fora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a ordem certa é tomada > SMS > fonte. Deixando o nobreak de fora.

Opa.

Bem, também fiquei sem ter esta certeza Kayle. Ninguém falou especificamente se pode ou não pode usar o filtro de linha depois do No-Break. Mas estou usando somente com o filtro de linha. E o No-Break está servindo como peso de papel. :(

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
O filtro, como seu nome e funcão preconiza, se destina a "limpar" a energia elétrica de seus surtos, transientes, ruídos elétricos etc.

Ele deve ser o primeiro elemento a "enfrentar" a rede elétrica..

plugue-o na tomada e nele, ligue tudo o que vais ai usar... Esse é o modo correto de se usar o mesmo..

Boa tarde faller,

Li suas explicações em vários fóruns sobre nobreaks, filtros de linha e estabilizadores. Achei todas sensasionais, parabéns.

Tenho sofrido com frequentes quedas de energia em minha região que atrapalham meu serviço, pois dependo do computador para trabalhar (é difícil quem não dependa hoje em dia). O uso do nobreak resolve meu problema, pois geralmente a falta de energia na minha cidade é curta, e o nobreak seria para salvar meu trabalho e desligar o PC em segurança.

Meu PC tinha uma fonte sem PFC e eu usava um nobreak SMS de onda quadrada. Sempre funcionou bem assim.

Acontece que o nobreak deu defeito e tive que comprar outro, e também aproveitei pra comprar uma fonte corsair (CX430) com PFC ativo. Daí que começou meu problema.

Não sei a razão, mas o nobreak entra em modo de bateria mesmo com a rede elétrica normal, e, após esgotar a bateria interna ele simplesmente desliga, deixando de fornecer energia mesmo com energia na tomada abastecendo-o. O fato é que não consigo ligar meu nobreak 800VA depois que comprei a fonte com PFC ativo.

Nem é o caso de cogitar defeito no nobreak, pois emprestei ele a meu sogro e está funcionando perfeitamente. Também peguei o nobreak do meu sogro para testar e não funcionou no meu PC. Meu sogro tem usa fonte sem PFC ativo.

Acredito que o problema seja que a fonte corsair (PFC ativo) seja incompatível com o nobreak de onda quadrada (no manual do nobreak diz isso). Por isso procuro um nobreak compatível e que eu não tenha que vender um rim para comprá-lo.

Ah, também comecei a suspeitar que meu chuveiro pudesse ter interferido no funcionamento da fonte, porque li que chuveiros como o meu, que são eletrônicos, podem interferir na qualidade da energia em equipamentos sensíveis.

Enfim, procurei um nobreak de onda senoidal e acabei encontrando os da marca ragtech, modelos easy way, que, segundo o fabricante, são de ondas senoidais puras e compatíveis com fontes PFC ativo.

Gostaria de sua opinião sobre esses nobreaks, e se atendem minha necessidade, pois não quero emprestar (doar) mais um nobreak pro meu sogro, rss...

Um abraço,

gcvbs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Chuveiros com ajuste eletrônico da temperatura da água tem a característica de "sujar" a rede elétrica, de gerar espúrios, ruídos, harmônicos de alta frequência e considerável potência, pois eles funcionam a base de um dimmer, que tem essa característica..

No entanto não passa de sujeira, não haverá de prejudicar a fonte, no máximo fará ela "cantar" diferente..

Se seu no-break é de 800 VA e tiver um FP de 0,5, ele é na verdade de 800VA x 0,5 = 400 Watts.

Sua fonte CX430 toma da rede elétrica 430 Watts dividido pela eficiência dela, coisa de 80%, portanto demanda 430/0,80 = 537 Watts, que somados a 40 Watts do monitor totaliza 577 Watts, ou seja 44% a mais de potência que seu no-break oferece... Se for isso dai existe ai um sub-dimensionamento portanto, que talvez possa explicar o problema ai enfrentado..

Leia (em inglês) o que a APC diz, o que ela aconselha para dimensionar no-breaks:

RecomendaodaAPCnodimensionamentodeUPSemfontescomPFCativo.jpg

Se tens uma fonte com PFC ativo aconselho:

1) Se o dinheiro estiver curto adote um no-break interativo mas com geração de forma de onda senoidal pura, dos males o menor, vais ficar com um no-break ainda com estabilizador interno, com todos os problemas que esse trás.

2) Se a grana alcançar pegue um On-line, portanto com dupla conversão e geração de forma de onda senoidal pura..

E, para ambos, aplique a eficiência de sua fonte para definir a potência que ela pede, some a demanda do monitor, e não ligue mais nada no no-break..

Essa soma dai vai dar a demanda em Watts. Não confunda com VA's, faça a coisa certa, senão seu sogro é que vai se dar bem... Daqui a um tempo ela terá, na casa dele, no-break até nas lâmpadas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chuveiros com ajuste eletrônico da temperatura da água tem a característica de "sujar" a rede elétrica, de gerar espúrios, ruídos, harmônicos de alta frequência e considerável potência, pois eles funcionam a base de um dimmer, que tem essa característica..

No entanto não passa de sujeira, não haverá de prejudicar a fonte, no máximo fará ela "cantar" diferente..

Se seu no-break é de 800 VA e tiver um FP de 0,5, ele é na verdade de 800VA x 0,5 = 400 Watts.

Sua fonte CX430 toma da rede elétrica 430 Watts dividido pela eficiência dela, coisa de 80%, portanto demanda 430/0,80 = 537 Watts, que somados a 40 Watts do monitor totaliza 577 Watts, ou seja 44% a mais de potência que seu no-break oferece... Se for isso dai existe ai um sub-dimensionamento portanto, que talvez possa explicar o problema ai enfrentado..

Leia (em inglês) o que a APC diz, o que ela aconselha para dimensionar no-breaks:

RecomendaodaAPCnodimensionamentodeUPSemfontescomPFCativo.jpg

Se tens uma fonte com PFC ativo aconselho:

1) Se o dinheiro estiver curto adote um no-break interativo mas com geração de forma de onda senoidal pura, dos males o menor, vais ficar com um no-break ainda com estabilizador interno, com todos os problemas que esse trás.

2) Se a grana alcançar pegue um On-line, portanto com dupla conversão e geração de forma de onda senoidal pura..

E, para ambos, aplique a eficiência de sua fonte para definir a potência que ela pede, some a demanda do monitor, e não ligue mais nada no no-break..

Essa soma dai vai dar a demanda em Watts. Não confunda com VA's, faça a coisa certa, senão seu sogro é que vai se dar bem... Daqui a um tempo ela terá, na casa dele, no-break até nas lâmpadas..

bom dia falle...

Obrigado pela dica sobre o nobreak, e realmente, por completo desconhecimento acabei comprando um nobreak subdimencionado, como você percebeu.

não quero errar de novo.

Agora pesquisando com mais calma me deparei com alguns modelos de nobreak.

basicanente estou em dúvidas se compro um nobreak de onda senoidal mas com conversão simples (esse aqui: http://lupusnetshop.com.br/nobreak-senoidal-easy-way-1200va-trivolt-swubs-ti-blackentrada-115127220vsaida-115v-15493.html), ou se compro um nobreak online de dupla conversão, que custa cerca de 1.600,00 (ou seja, 4 vezes mais) (este nobreak: http://santaifigenianobreaks.lojaintegrada.com.br/produto/no-break-senoidal-line-dupla-conversao-1kva-220220v.html).

Para auxiliar minha escolha peço sua ajuda para esclarecer algumas dúvidas:

1º. Gostaria de saber o consumo de energia usando esses nobreaks. Vi que o nobreak offline tem fator de potência de 0,5 e o online tem fator de potência de 0,98. Não sei o que é isso de fator de potência, e tenho receio de que o fator de potência seja, exemplificando, que o nobreak, para entregar 300w de energia para meu PC, retire 600w da rede elétrica (isso se for o de fator 0,5).

Se for esse o caso, isso aumentaria consideravelmente a conta de energia.

Eu li sobre o fator de potência no seguinte endereço: https://www.clubedohardware.com.br/printpage/Tudo-o-Que-voce-Precisa-Saber-Sobre-Fontes-de-Alimentacao/976

"Correção do Fator de Potência

Todos os equipamentos que tenham motores e transformadores – como é o caso da fonte de alimentação – consomem dois tipos de energia: ativa (medida em kWh) e reativa (medida em kVArh). Energia ativa é aquela que produz trabalho, por exemplo, a rotação do eixo de um motor. Energia reativa (também chamada energia magnetizante) é aquela que não produz trabalho mas é necessária para produzir o fluxo magnético necessário ao funcionamento dos motores, transformadores, etc. A composição dessas duas energias consumidas é chamada energia aparente e é medida em kVAh. Para clientes industriais, a concessionária de energia elétrica mede e cobra a energia aparente, mas para clientes residenciais e comerciais, a energia medida e cobrada é a energia ativa."

além do fator de potência, o nobreak offline que cito acima (link acima) menciona a questão do rendimento:

Rendimento: > 95% com rede e > 85% com inversor;

O que é isso de rendimento??

em suma, tenho dúvidas quanto ao consumo elétrico do nobreak, e o possível aumento de consumo por seu uso. Tenho dúvidas especialmente sobre o que é fator de potência e rendimento do nobreak. Tenho dúvida ainda se fator de potência e rendimento são aplicados mesmo com o nobreak operando em modo normal (modo rede), e, qual o consumo do nobreak quando o computador estiver desligado (se é recomendado deixar o nobreak ligado ou desligado).

Por favor me ajude com essas dúvidas sobre os pontos técnicos dos nobreaks. Infelizmente os fabricantes não esclarecem esses pontos obscuros para nós consumidores fazermos a escolha mais adequada às nossas necessidades.

obrigado antecipado,

gcvbs

PS.: Se possível dê uma olhada nos modelos de nobreak acima e diga se você conhece os produtos, se são bons realmente, ou se as especificações são boas. E se você conhecer produtos melhores com preços semelhantes eu agradeço ainda mais a ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muitas duvidas, e sobrepostas.

Vou te falar acerca da eficiência ou rendimento através de um exemplo:

Imagine que tenhas um PC com uma fonte que tenha eficiência ou rendimento de 82%

Tenhas um no-break com eficiências ou rendimento desse modo:

Eficiência no-break com rede presente = 95%

Eficiência no-break com rede ausente = 85%

Agora imagine seu PC pedindo 250 Watts para alimentar o mesmo

Fonte fornece 250 Watts ao PC e toma de quem a alimenta (o no-break no caso) 250/0,82 = 305 Watts

O no-break fornecerá a fonte 305 Watts e tomará de quem o alimenta:

Se for a rede elétrica: 305 Watts / 0,95 = 321 Watts

Se for o inversor, a partir das baterias = 305 Watts / 0,85 = 359 Watts

Deu para entender o que significa eficiência ou rendimento???

Já o fator de potência é o que diferencia Watts de VA's. Veja se isso dai ajuda ou atrapalha: Watts e VA's.. Porque isso é tão confuso???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Uma pequena correção...

Na verdade o no-break ideal é aquele que permanece On-Line o tempo todo, sempre gerando energia para seu PC, e além disso, de dupla conversão, que significa converter da rede AC, 120 ou 220 Volts para a tensão CC da bateria e ao mesmo tempo fornecer, nessa tensão baixa CC da bateria, energia suficiente para fazer a segunda conversão, que é do CC de baixa para o AC de alta tensão (120 ou 220 Volts) necessário para alimentar seu PC...

Seu discurso, colega RooT, esta corretíssimo mas a nomenclatura por você usada, ao nomear o tipo de no-break, está trocada..

Isso exige que o retificador de entrada, responsável pela primeira conversão de AC para CC na tensão da bateria, seja muito robusto, diferentemente daqueles retificadores usados para simplesmente carregar a bateria em 24 ou mais horas, usados em no-breaks off-line. No no-break On-Line o retificador de entrada tem que fornecer, em 12 Volts, por exemplo, toda a potência que seu PC + monitor, etc, necessita (digamos 500 Watts) o que daria no exemplo uma corrente de entrada do no-break de quase 50 Amperes na tensão da bateria, contra uns poucos 3 a 4 Amperes de um no-break Off-Line.

Outrosim, para poder operar o tempo todo, gerando energia para seu PC e não somente por 5 a 10 minutos de um short-break, como se costuma chamar os no-breaks de baixo custo, dizia, para operar gerando energia o tempo todo é normal e altamente desejável que esse no-break gere uma forma de onda semelhante àquela da rede elétrica, ou seja senoidal o mais pura possível. O teor de harmônicas em bons no-breaks On-Line pode até nem passar dos 3% enquanto essa mesma medida em no-break Off-Line, doa baratos, às vezes ultrapassa os 80%..

Isso tudo, necessidade de dupla conversão, necessidade de um retificador de entrada muito sólido e potente, e necessidade de geração de senoidal o mais pura possível, faz com que os No-breaks On-Line de Dupla Conversão sejam caros, mas muito bons..

Abraço...

Faller, mais uma vez quero lhe parabenizar pelas explicações sobre os mais diversos assuntos que dominas bem e agora sobre o uso de um bom no-break.

 

Pesquisando, achei esse nobreak no link abaixo e se a grana der, vou poder ficar mais tranquilo pois recentemente perdi uma placa mãe avaliada em R$497,00 reais.

 

No Break EATON DX 1,0 KVA Mono Torre TE/TS:120V,Dupla conversao Display Led,Baterias Internas EDX1000LB

http://www.techclube.com.br/no-break-eaton-dx-1-0-kva-mono-torre-te-ts-120v-dupla-conversao-display-led-baterias-internas-edx1000lb

 

nobreak_dx_1000va_-_eaton_-_edx1000hb_1.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membro VIP
38 minutos atrás, João Teixeir4 disse:

Falam e falam, mas não explicam em poucas palavras o que a galera quer saber. O que vai proteger o meu, o seu, a nossa fonte seja ela PFC ou não, das tensões? Um bom filtro ou um nobreak online?

- Para proteger seus equipamentos contra surtos de tensão um bom filtro der linha.

- Para garantir energia ininterrupta, por determinado tempo, independentemente da energia comercial, um bom no-break on-line, de dupla conversão.

- Contra variação de tensão adote uma boa fonte com PFC ativo, afinal ela opera mesmo que sua tensão dai varie de 90 a 264 Volts, o que é praticamente incabível.

 

Mais nenhuma palavra..

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Depois de todas as sugestões, vem ai a aplicação:

 

1-Uso filtro de linha com boa proteção (exemplo das fotos abaixo)

OBS: Tenho 2 da (foto 1) (USA), protege TV, BluRay, Monitor, Impressora.

OBS: Tenho 1 da (foto 2) (Clamper), protege TV, Receptor Oi TV, PS4 e Conjunto 2 x 1 áudio PC.

OBS: Tenho 1 da (foto 3), protege modem TIM LIVE e Tel. s/fio.

OBS: Tenho 1 da (foto4), protege TV e Receptor Oi TV.

2-Fonte de energia com PFC ATIVO para PC

3-No Break EATON,On-Line e de Dupla conversao (sonho de consumo)

 

FOTO 1

 

00APCP6Brefernciavisual.jpg&key=b1b892ca

 

FOTO 2

 

dpscomp4tbr.GIF

 

FOTO 3

iclamper5_3d_preto44444.png

 

FOTO 4

 

15.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...