Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentium D 3.2GHz usando toda sua frequência


liliandez

Posts recomendados

Bom dia tenho um computador com processador Pentium D 940 3.2GHz e 3GB RAM, utilizava o windows XP, mas como peguei alguns vírus resolvi formatar o PC pois ele já não era o mesmo, estava lento e tinha a impressão de estar forçando o processador por nada(o processador ficava fazendo barulho como se estivesse forçando para trabalhar).

Depois de formatado instalei o windows7, mas ainda o processador faz o barulhinho chato. Fui até o monitor de recursos do windows7 e constatei que mesmo sem executar nenhum programa meu processador está utilizando 75% da freqüência máxima, e se executo algum programa, não precisa ser necessariamente um programa pesado ele passa a utilizar 100% da freqüência máxima.

Obs.: O uso de CPU fica normal

Tenho uma placa de vídeo Radeon X1550 series, HD de 250GB

Temperatura CPU, media 30°C e placa mãe 53°C.

É normal utilizar 100% da freqüência do processador sem nenhum programa pesado executando? E 75% sem nada além do sistema operacional?

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é normal usar tanto o tempo de processamento em idle. Verifique se não há algum programa rodando em background, geralmente minimizados no canto da barra de tarefas. Pode ser inclusive um antivírus fazendo verificações.

Outra coisa, o processador não faz barulho algum e sim o seu cooler. Verifique também se não está muito empoeirado e também observe o estado da pasta térmica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tenho um Pentium D 940, que roda a 3.4Ghz, e ele tem o mesmo barulho. Você fez esse teste logo após ligar o computador? Porque o meu, apesar de nunca ter sido formatado, basta esperar uns 5 minutos após ele ter ligado que o cooler se "cala" e ele faz as tarefas mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é normal usar tanto o tempo de processamento em idle. Verifique se não há algum programa rodando em background, geralmente minimizados no canto da barra de tarefas. Pode ser inclusive um antivírus fazendo verificações.

Outra coisa, o processador não faz barulho algum e sim o seu cooler. Verifique também se não está muito empoeirado e também observe o estado da pasta térmica.

Olá, eu tirei todos os programas que executavam em background, no meu caso eram o anti-virus(mas não estva fazendo verificações), o java, o Daemon Tools e algo referente a placa de video ATI, e deu na mesma. Fui no msconfig, tirei tudo que tinha que inicializava com o windows, reiniciei o computador e tudo continuou na mesma.

Segue anexo uma imagem do monitor de recursos onde a frequencia está em 77% sem nada executando.

No caso do cooler empoeirado e da pasta termica, vou ver isso amanhã.

Grata

post-366793-13884954949065_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não amigo, você está se confundindo. Essa marcação com uma linha azul mostra a porcentagem da frequência máxima do processador que está em uso no momento. Isso é devido ao sistema de economia de energia do processador, que reduz o clock do mesmo em momentos de pouco uso. No teu caso, como o processador não está sendo muito requisitado, a frequência dele é diminuída para 77% dos 3.2Ghz, ou seja, fica em 2.46Ghz para economizar energia.

O gráfico que mostra o uso da CPU nessa screen que você postou é o de linha verde, e você pode observar que está muito baixo, em cerca de apenas 9% do uso da CPU, portanto está tudo normal.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não amigo, você está se confundindo. Essa marcação com uma linha azul mostra a porcentagem da frequência máxima do processador que está em uso no momento. Isso é devido ao sistema de economia de energia do processador, que reduz o clock do mesmo em momentos de pouco uso. No teu caso, como o processador não está sendo muito requisitado, a frequência dele é diminuída para 77% dos 3.2Ghz, ou seja, fica em 2.46Ghz para economizar energia.

O gráfico que mostra o uso da CPU nessa screen que você postou é o de linha verde, e você pode observar que está muito baixo, em cerca de apenas 9% do uso da CPU, portanto está tudo normal.

Abraço

Ok então, muito obrigada pelos esclarecimentos. Fico feliz em saber que não há nada de errado com meu processador.:lol:

Grata

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...