Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu PC e nobreaks se odeiam


vkoifman

Posts recomendados

Vejam que coisa interessante:

Tenho dois PCs, lado a lado, na mesma bancada.

Os dois eram protegidos por dois nobreaks idênticos, ambos APC Back-UPS ES BE600.

Com o computador que chamarei de nº1,acontecia o seguinte:

Se à noite, desligava o nobreak, ao religa-lo de manhã, o computador não ligava. Se deixasse ele ligado durante a noite, de manhã o computador funcionava normalmente.

Experimentei intercambiar os nobreaks: O mistério continuava.

Há uns dois dias, resolvi desligar o meu nobreak à noite, para pela enésima vez ver de manhã conseguia ligando ele fazer com que o computador ligasse. O que aconteceu, foi que pela manhã, o nobreak ficou com o LED vermelho aceso direto, o que significa sobrecarga.

Como mesmo desligando o Monitor ou o PC, o problema continuava, telefonei para o suporte da APC e me informaram de que a bateria estava com defeito (tem 3 anos de uso).

Enquanto não compro uma nova bateria, resolvi ligar ambos os PCs no nobreak que funciona. Ante-ontem e ontem os dois PCs funcionaram normalmente.

O que aconteceria é que o tempo no qual a bateria suportaria os PCs em caso de falta de energia, seria reduzido de 33 mim para 11 mim.

Hoje pela manhã, liguei o nobreak e não consegui ligar meu computador nº1.

Não adiantou deixar o nobreak ligado um tempo e depois tentar ligar o PC. O PC não liga.

Pois bem, desliguei o nobreak, só deixei ligados nele o monitor e o PC nº2 e esse computador ligou normalmente.

Conectei o monitor e o PC nº1 num filtro de linha e ele funcionou perfeitamente (estou escrevendo nele).

Conclusão meu computador pessoal (o nº1) odeia nobreaks.

Será que algum dos meus sábios amigos teria algum palpite de porque isso acontece?

abraços,

Victor

25022010

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, o teu problema é que você está desligando o nobreak.

Atendo vários escritórios, e os que desligam os nobreaks pela noite sempre dão problema em bateria. O pior é que mesmo dando conselhos pra não desigar, continuam fazendo, achando que 170 REAIS a cada 3 meses sai mais barato do que deixar ligados gastando só 1 w/h do led

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque você aconselha a não desligarem os nobreaks?

O motivo pelo qual eu sempre tenha desligado os nobreaks é que sempre achei que numa pane de energia quando eu estivesse ausente do escritório ou dormindo, o nobreak consumiria toda a carga da bateria inutilmente.

Porque 170 reais?

Com um abraço,

Victor

25022010

Amigo, o teu problema é que você está desligando o nobreak.

Atendo vários escritórios, e os que desligam os nobreaks pela noite sempre dão problema em bateria. O pior é que mesmo dando conselhos pra não desigar, continuam fazendo, achando que 170 REAIS a cada 3 meses sai mais barato do que deixar ligados gastando só 1 w/h do led

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um ES 600D, a unica diferença que é a versão dos estados unidos desse modelo, quando vou dormir, eu desligo ele, aperto o botão e ele apaga o led, nunca deu problema aqui, tenho a quase um ano.

O que não se deve fazer é retirar o nobreak da tomada, pois ai ele não terá como recarregar a bateria, apenas desligue o botão para que ele pare de fornecer energia as 4 tomadas que tem suporte a bateria, as outras 4 tomadas que funcionam como um estabilizador, continuarão mandando energia aos equipamentos, isso é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde tá escrito, digo alguma informação oficial de um fabricante, que ele deve permanecer 24 horas ligado? nada a ver isso...

Ser projetado pra permanecer ligado 24 horas é uma coisa, na verdade qualquer coisa pode ser mantida ligada 24 horas, seja um estabilizador ou não, agora não poder desligar porque vai estragar, não existe nenhum embasamento técnico pra essa afirmação e não tem nada a ver com o problema do amigo que postou esse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode desligar o no-break, mas nunca tive-o da tomada... Tive 3 aulas sobre no-break quinta-feira e foi muito bem freezado isto, inclusive nunca use estabilizador ligado em no-break, que também vai dar problema.

Se você só deixar o no-break na tomada pra ele recarregar a bateria, vai consumir muito pouca energia, algo insignificante. Desligue o botão dele ao terminar de usar, mas deixe-o na tomada!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu perco desligando o nobreak da tomada toda noite?

Atualmente estou fazendo isso com o meu e não vejo problemas. A bateria já se mantém carregada durante o dia, visto que dificilmente ele opera em modo bateria então não há por que eu gastar energia elétrica para carregar uma bateria que já está carregada.

E quanto ao consumo ser insignificante, não acho que um transformador de 800VA operando em vazio tenha um consumo tão insignificante assim. Aqui depois que passei a usar nobreak minha conta de luz aumentou em R$50 (Antes usava só filtro de linha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu perco desligando o nobreak da tomada toda noite?

Atualmente estou fazendo isso com o meu e não vejo problemas. A bateria já se mantém carregada durante o dia, visto que dificilmente ele opera em modo bateria então não há por que eu gastar energia elétrica para carregar uma bateria que já está carregada.

E quanto ao consumo ser insignificante, não acho que um transformador de 800VA operando em vazio tenha um consumo tão insignificante assim. Aqui depois que passei a usar nobreak minha conta de luz aumentou em R$50 (Antes usava só filtro de linha).

Opa, nem frequento muito esta area do forum, mas é bom lembrar que o consumo de energia ativa por um transformador energizado e em vazio (caso de um estabilizador ligado mas com o PC desligado, por exemplo, ou do no-break sem estar carregando a bateria) é muito menor que o de energia reativa.

Nem todas as concessionárias cobram energia reativa dos consumidores, então essa questão de desligar o no-break quando não em uso é pouco mais relevante se a pessoa paga energia reativa. E mesmo que cobre a energia reativa, esta só pode ser cobrada em fator de potência de 0,92.

Aqui em teresina-pi caem muitos raios esta época do ano. E costumamos tirar equipamentos da tomada para evitar danos caso algum atinja a rede elétrica, embora seja raro (ja vi mais de uma vez raios cairem bem perto do apto em que moro, em torre de celular ou predios e so moro aqui ha 1 ano e meus pais ha 2).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não vi nenhuma explicação com embasamento técnico pra explicar o porquê da afirmação de deixar o nobreak ligado 24 horas sem poder tira-lo da tomada, isso não existe, se isso danificasse-o, um nobreak que está há 6 meses parado no estoque já taria danificado! O único porém deixa-lo fora da tomada está relacionado apenas com a bateria e nada mais. Baterias chumbo-acidas se permanecerem por muito tempo sem serem carregadas se danificam, mas isso leva meses numa temperatura de 25-30 graus e não uma simples noite!

Essas baterias quando caem a tensão abaixo de certo patamar entram num estado auto-destrutivo, começa a ocorrer uma sulfatação que a deteriora... Do resto não tem nada a ver essa recomendação de manter ligado 24/7/365!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não vi nenhuma explicação com embasamento técnico pra explicar o porquê da afirmação de deixar o nobreak ligado 24 horas sem poder tira-lo da tomada, isso não existe, se isso danificasse-o, um nobreak que está há 6 meses parado no estoque já taria danificado! O único porém deixa-lo fora da tomada está relacionado apenas com a bateria e nada mais. Baterias chumbo-acidas se permanecerem por muito tempo sem serem carregadas se danificam, mas isso leva meses numa temperatura de 25-30 graus e não uma simples noite!

Essas baterias quando caem a tensão abaixo de certo patamar entram num estado auto-destrutivo, começa a ocorrer uma sulfatação que a deteriora... Do resto não tem nada a ver essa recomendação de manter ligado 24/7/365!

Informações retiradas do FAQ da SMS: (http://www.sms.com.br/respostas-sms/sobre-produtos/nobreak/nobreak.asp)

Deixar o nobreak desconectado da rede elétrica por longos períodos pode danificá-lo?

Para evitar problemas com as baterias internas dos Nobreaks, recomendamos que o equipamento não permaneça desconectado da rede elétrica por um período superior a 60 dias.

Por que o nobreak deve ficar carregando durante 12 horas antes da primeira utilização?

Os nobreaks possuem baterias internas que, devido à sua composição química, se descarregam mesmo quando não estão sendo utilizadas.

Como um nobreak pode permanecer no estoque da revenda por um determinado período, é comum que o usuário receba-o com a bateria descarregada. Por isso, recomendamos recarregar a bateria por 12 horas, antes da primeira utilização.

Este tempo é suficiente para que as baterias fiquem com a carga adequada. No entanto, caso o usuário deseje, poderá utilizar o nobreak tão logo o retire da embalagem. Porém, existe um risco de que, ocorrendo uma falha de energia nas primeiras horas de utilização, o nobreak não segure a carga ou se desligue muito rapidamente. Isso pode ser interpretado como um defeito do nobreak, quando na verdade é a bateria que não está com carga suficiente.

Os estabilizadores e nobreaks sms podem permanecer ligados 24 horas por dia?

Sim. Porém, caso os equipamentos conectados às suas tomadas de saída não estejam ligados, recomenda-se desligar também o estabilizador ou nobreak, para que não fique ligado desnecessariamente.

Essas informações da SMS só deixam mais claro pra mim que o motivo que se recomenda que o nobreak permaneça constantemente ligado na tomada é para que a bateria esteja sempre carregada e com isso evitar problemas de suporte técnico.

Imagine uma situação: Fulano tem um pequeno comércio, em determinado dia falta luz alguns minutos antes de seu expediente acabar. O nobreak descarregará a bateria. Fulano desliga seu computador e tira o nobreak da tomada. Quando Fulano retornar no outro dia ele liga novamente o PC, mas poucos minutos depois de ligar o computador falta luz novamente. O PC desliga. Fulano interpreta isso como um defeito no nobreak e aciona o suporte quando na verdade o nobreak não possui problema nenhum, é apenas a bateria que descarregou no dia anterior e o nobreak não teve tempo de recarregá-la.

Para mim isso não passa de uma solução encontrada pelos fabricantes para diminuir a quantidade de chamadas de suporte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que foge um pouco do assunto, mas pode ajudar.

Na área de energias alternativas onde cheguei a estudar superficialmente com uns amigos, estes me disseram que em certos lugares com sistemas híbridos (onde você tem um gerador a diesel, painéis solares e turbinas eólicas) é mais economicamente viável ligar o gerador à noite para manter a carga das baterias que realizar diariamente um ciclo de carga e descarga (obviamente como só há sol durante o dia, os painéis solares fornecem energia para o sistema e a sobra é armazenada nas baterias, e estas fornecem energia durante a noitra quando os painéis não produzem nada, ou seja, ao fim da tarde as baterias estão totalmente ou quase totalmente carregadas, e no início da manhã parcialmente descarregadas, no caso do uso diário dos geradores as baterias só entram quando necessário).

Ou seja, mais barato que trocar as baterias a cada ano é gastar diesel toda noite para que elas durem 3 anos.

Não entramos nos detalhes da composição e características dessas baterias para que eu possa comparar com as baterias de no-break. Mas se o diesel sai mais barato que comprar baterias novas, presumo que, se o procedimento de manter o no-break na tomada quando não em uso realmente prolonga substancialmente a durabilidade da bateria, então compensa o pequeno aumento no consumo de energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...