Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-Break


eriquee

Posts recomendados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma belezinha esse SMS. Mas...

Os no-breaks da linha SafeServer Power fornecem energia sem interrupção (tempo de transferência ZERO) em onda senoidal pura para redes de computadores.

Essa é a descrição padrão dos no-breaks da Engetron. Devo entender "tempo de transferência ZERO" como equivalente a "online dupla conversão"? Porque se o PC é alimentado da rede o tempo de transferência, por menor que seja, tem que ser diferente de zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei exatamente a diferença para os dois. Acabei de ler um PDF da APC, e ela tem o sistema de on line de dupla conversão, e um on line delta, que parece ser um simples convesão on line também. Mas é melhor esperar o faller, que ele saberá explicar a diferença.

PDF APC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado rodrigosneves. O trecho que mais me confunde é este:

3- No-Break On-Line Simples Conversão

Funcionamento

Quando a energia está disponível ela passa pelos circuito de filtragem e inversor. O inversor carrega a bateria e utiliza a energia da bateria para disponibilizar uma energia "limpa" na saída. Quando há falta da energia o inversor simplesmente mantém a alimentação da saída ativa via bateria.

Tempo de transferência: Zero

4- No-Break On-Line Dupla Conversão

Funcionamento

O retificador esta permanentemente alimentando a bateria, que alimenta o inversor. O conjunto bateria/inversor é responsável pela alimentação da saída. Quando há falta de energia o conjunto bateria/inversor continua a fornecer energia independente da entrada.

Tempo de transferência: Zero

Aparentemente os dois modelos alimentam o PC continuamente através da bateria. :unsure:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado rodrigosneves. O trecho que mais me confunde é este:

3- No-Break On-Line Simples Conversão

Funcionamento

Quando a energia está disponível ela passa pelos circuito de filtragem e inversor. O inversor carrega a bateria e utiliza a energia da bateria para disponibilizar uma energia "limpa" na saída. Quando há falta da energia o inversor simplesmente mantém a alimentação da saída ativa via bateria.

Tempo de transferência: Zero

4- No-Break On-Line Dupla Conversão

Funcionamento

O retificador esta permanentemente alimentando a bateria, que alimenta o inversor. O conjunto bateria/inversor é responsável pela alimentação da saída. Quando há falta de energia o conjunto bateria/inversor continua a fornecer energia independente da entrada.

Tempo de transferência: Zero

Aparentemente os dois modelos alimentam o PC continuamente através da bateria. :unsure:

Talvez porque nobreak on-line de conversão simples não exista...

O principio de um nobreak on-line é converter a energia AC para DC (corrente contínua) ligar uma bateria em paralelo e converter essa energia em AC novamente. A bateria estará em constante recarga e se por acaso a energia de entrada for interrompida nada acontecerá na saída pois a bateria em paralelo está ali para fornecer a energia.

Esquematizando:

[Entrada]-[Conversor AC/DC]-[bateria]-[Conversor DC/AC]-[saída]

Se observar bem, poderá ver que para se conseguir um nobreak On-line são necessários no mínimo dois conversores, ou seja, dupla conversão.

Nobreak On-line de simples conversão nada mais é que marketing, não passa de um nobreak off-line (ou line interactive, como quiser). Até hoje só vi um modelo de nobreak sendo vendido como “senoidal on-line de simples conversão” e esse é o SMS Manager Senoidal indicado acima, que claramente é um nobreak off-line com um inversor que gera energia senoidal quando em modo bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado leohartmann. Agora faz sentido.

Estou de olho nesta linha:

http://www.nobreakcia.com.br/adm/gv/arq_download/arq_357.pdf

Pelo que entendi, eles são on-line (dupla conversão). É isso mesmo?

Aparentemente sim, mas faltam especificações técnicas.

Mas... um nobreak desse porte para um PC doméstico? Eu acho um exagero...

Por mais que esse seja um tipo de nobreak "recomendado", um dos melhores e mais seguro para o equipamento ele tem suas desvantagens. Nobreaks on-line costumam ter uma eficiência baixa, algo próximo de 70%. Suas baterias costumam durar bem menos que as de um nobreak off-line (uns 2 anos no máximo). Isso sem contar o custo dele. Um nobreak desses além de ser mais caro para comprar vai ter um custo de operação muito elevado.

Eu só usaria um nobreak desses em servidores ou em desktops que não poderiam parar em hipótese alguma.

Há ainda de saber o que você procurar com um nobreak, se quer proteção de surtos variações de tensão e problemas comuns da rede elétrica não é por aí o caminho. Nobreak é para o PC não desligar "e ponto".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe, to boiando....

queria um no-break pra proteger de picos, tipo aqui em casa, falta luz de vez em quando,

do tipo que cai e 2 segundos depois volta... isso é irritando quando se esta jogando jogos online... e queria um no-break para q de tempo e eu desligar ou a luz voltar...na que dure 2 horas...mas andei lendo sobre no-break de da soco nos transistores da fonte.. e queria saber qual um bom com custo beneficio bom para se comprar... pois o meu aqui as vezes nao aguenta e deixa o pc desligar... bem incoveniente..... eu tenho um SOHO 600VA... aparentemente a uns 300W

queria saber q um bom custo beneficio que aguente uns 450w~500w, ou seja, compativel com minha fonte corsair 450vx....

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe, to boiando....

queria um no-break pra proteger de picos, tipo aqui em casa, falta luz de vez em quando,

do tipo que cai e 2 segundos depois volta... isso é irritando quando se esta jogando jogos online... e queria um no-break para q de tempo e eu desligar ou a luz voltar...na que dure 2 horas...mas andei lendo sobre no-break de da soco nos transistores da fonte.. e queria saber qual um bom com custo beneficio bom para se comprar... pois o meu aqui as vezes nao aguenta e deixa o pc desligar... bem incoveniente..... eu tenho um SOHO 600VA... aparentemente a uns 300W

queria saber q um bom custo beneficio que aguente uns 450w~500w, ou seja, compativel com minha fonte corsair 450vx....

obrigado!

Para você eu recomendaria um nobreak simples, algo como esse:

http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Net-Winner

Esse do link é de 1300VA e 650W (fator de potência 0,5). Fique sempre atento ao fator de potência anunciado, 0,5 é o mínimo aceitável, recomendo 0,6 ou 0,7.

Junto ao nobreak também recomendo um bom filtro de linha, o filtro que protegerá de surtos de tensão (inclusive raios distantes).

Sim, nobreaks e estabilizadores reduzem sim a vida útil da sua fonte mas essa redução é pequena quando se trata de fontes de qualidade. Com relação aos estabilizadores basta abandoná-lo, são inuteis. Já com relação aos nobreaks não há saída, ou você se sujeita a redução da vida útil ou gasta horrores com nobreaks on-line.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente sim, mas faltam especificações técnicas.

Eu já estou usando um filtro APC adequado, mas quando falta energia de forma AMPLA (três vezes ao dia), fica fácil fazer a opção pelo no-break.

Aqui estão as informações técnicas desse modelo. Ele é 50% mais caro do que o SMS, mas afinal de contas esse é um investimento para durar vários anos. Até onde eu posso entender, as especificações dele são excelentes. Só preciso é ter certeza de que ele é "online" de verdade. :confused:

CARACTERÍSTICAS DE ENTRADA:

• Tensão de alimentação: 120V ou 220V, com seleção manual através de chave seletora de tensão

• Variação na tensão de entrada:

- Para tensão nominal de 120V: 96V a 150V (-20% a +25%)

- Para tensão nominal de 220V: 185V a 255V (±16%)

• Freqüência: 60 Hz ± 5% (opcionalmente 50Hz)

• Corrente de entrada:

- 120 V : 9,2 A

- 220 V : 5,0 A

• Proteção contra sobretensão: Proteção contra sobretensões provocadas por surtos de até 6500A e 300J, atenuando as sobretensões e desacoplando para o aterramento

CARACTERÍSTICAS DE SAÍDA:

• Tensão de saída: 120V para entrada em 120V ou 220V

• Plugues e tomadas:

- Alimentação de entrada: plugue padrão NEMA 5-15P

- Tomadas de saída: 6 tomadas padrão NEMA 5-15R

• Regulação estática da tensão de saída:

- Variação máxima de ± 10% (108V a 132V) para saída em 120V

- Variação máxima de -9% a +7% (200V a 235V) para saída em 220V

• Regulação dinâmica da tensão de saída: Inferior a 3% para degrau de carga de 50% com tempo de recuperação a 1% em até 2 ciclos

• Distorção harmônica: 5% para carga linear

• Freqüência de saída: A freqüência de saída é 60Hz, podendo ser fornecido opcionalmente para 50Hz

• Proteção contra curto-circuito: Proteção contra curto circuito na saída por limite de corrente eletrônico. Na ocorrência do curto circuito não há queima de componentes, inclusive fusível

• Rendimento a plena carga: Rendimento maior ou igual a 95%, com potência nominal de saída

BATERIAS:

• Tipos: Seladas reguladas por válvula

• Capacidade: 9Ah

• Autoteste do no-break e das baterias: Teste automático do no-break e das baterias que informa preventivamente que a bateria está próxima do fim de vida. Realizado semanalmente em dia e hora programados ou solicitado manualmente a qualquer tempo

• Partida por baterias: Pode ser ligado durante a falta de energia através das baterias

• Proteção contra descarga total das baterias: Proteção das baterias contra descarga total com sinalização preventiva antes do desligamento do no-break

Dados Complementares

• Potência: 1200 VA / 720 W

• Condições ambientais: Trabalha em temperatura ambiente de 0ºC a 40ºC e umidade relativa de 0% a 95% sem condensação

• Dissipação de calor: 82 BTU/hora

• Dimensões (L x A x P): 135 x 191 x 435 mm

• Peso: 16,0 Kg

• Conectividade: RS232 e USB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já estou usando um filtro APC adequado, mas quando falta energia de forma AMPLA (três vezes ao dia), fica fácil fazer a opção pelo no-break.

Aqui estão as informações técnicas desse modelo. Ele é 50% mais caro do que o SMS, mas afinal de contas esse é um investimento para durar vários anos. Até onde eu posso entender, as especificações dele são excelentes. Só preciso é ter certeza de que ele é "online" de verdade. :confused:

...

- Para tensão nominal de 120V: 96V a 150V (-20% a +25%)

- Para tensão nominal de 220V: 185V a 255V (±16%)

A faixa de tolerância é consideravelmente pequena, mas isso depende de como varia a sua rede elétrica.

• Regulação estática da tensão de saída:

- Variação máxima de ± 10% (108V a 132V) para saída em 120V

- Variação máxima de -9% a +7% (200V a 235V) para saída em 220V

• Regulação dinâmica da tensão de saída: Inferior a 3% para degrau de carga de 50% com tempo de recuperação a 1% em até 2 ciclos

Características de estabilizador por degraus (estabilizador comum).

Rendimento a plena carga: Rendimento maior ou igual a 95%, com potência nominal de saída

Eficiência muito alta para ser online.

Por essas especificações que destaquei acima desconfio de ele ser um nobreak offline (line interactive). Duvido que seja online, deve ser igual ao SMS.

Digo “deve” pois não tem como saber se ele é on-line ou não por essas características, o fabricante precisa dizer que é senoidal e de dupla conversão, o que ele não diz.

Se ele realmente fosse online (de dupla conversão) isso estaria muito bem destacado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Para tensão nominal de 120V: 96V a 150V (-20% a +25%)

- Para tensão nominal de 220V: 185V a 255V (±16%)

A faixa de tolerância é consideravelmente pequena, mas isso depende de como varia a sua rede elétrica.

• Regulação estática da tensão de saída:

- Variação máxima de ± 10% (108V a 132V) para saída em 120V

- Variação máxima de -9% a +7% (200V a 235V) para saída em 220V

• Regulação dinâmica da tensão de saída: Inferior a 3% para degrau de carga de 50% com tempo de recuperação a 1% em até 2 ciclos

Características de estabilizador por degraus (estabilizador comum).

Rendimento a plena carga: Rendimento maior ou igual a 95%, com potência nominal de saída

Eficiência muito alta para ser online.

Por essas especificações que destaquei acima desconfio de ele ser um nobreak offline (line interactive). Duvido que seja online, deve ser igual ao SMS.

Digo “deve” pois não tem como saber se ele é on-line ou não por essas características, o fabricante precisa dizer que é senoidal e de dupla conversão, o que ele não diz.

Se ele realmente fosse online (de dupla conversão) isso estaria muito bem destacado!

Obrigado leo. O modelo é apresentado como online na página do produto,

Os no-breaks da linha SafeServer Power fornecem energia sem interrupção (tempo de transferência ZERO) em onda senoidal pura para redes de computadores.

mas esse é o tipo de informação que deveria constar nas especificações técnicas. Essas aí foram fornecidas pelo vendedor. Para baixar o manual e as especificações técnicas do produto no site da Engetron, é preciso fazer um cadastro - daqueles completos!

http://www.engetron.com.br/produtos_linha.php?Linha=22

Como eu não gosto de preencher um cadastro só para obter informações sobre um produto, vou acabar pegando o SMS. E olhe que eu já estava com o boleto na mão para pegar o Engetron.

O que está ainda ardendo na minha orelha é o tal "tempo de transferência ZERO". Não pode existir isso num aparelho com um simples inversor. Será que não tem uma chance desses NB serem realmente online, tal como anunciado? Porque se eles são off-line eu fiquei de iludido na história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado leo. O modelo é apresentado como online na página do produto,

Os no-breaks da linha SafeServer Power fornecem energia sem interrupção (tempo de transferência ZERO) em onda senoidal pura para redes de computadores.

mas esse é o tipo de informação que deveria constar nas especificações técnicas. Essas aí foram fornecidas pelo vendedor. Para baixar o manual e as especificações técnicas do produto no site da Engetron, é preciso fazer um cadastro - daqueles completos!

http://www.engetron.com.br/produtos_linha.php?Linha=22

Como eu não gosto de preencher um cadastro só para obter informações sobre um produto, vou acabar pegando o SMS. E olhe que eu já estava com o boleto na mão para pegar o Engetron.

O que está ainda ardendo na minha orelha é o tal "tempo de transferência ZERO". Não pode existir isso num aparelho com um simples inversor. Será que não tem uma chance desses NB serem realmente online, tal como anunciado? Porque se eles são off-line eu fiquei de iludido na história.

O tempo de transferência zero anunciado deve ser algo aproximado. Digo, algo muito próximo de zero.

Porque não entra em contato com o fabricante e pede algum esclarecimento em relação a isso (ser ou não online)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo de transferência zero anunciado deve ser algo aproximado. Digo, algo muito próximo de zero.

Porque não entra em contato com o fabricante e pede algum esclarecimento em relação a isso (ser ou não online)?

Cheguei a pensar nessa hipótese, mas quanta trabalheira! Quando bastava escrever umas tantas palavrinhas nas especificações... Talvez "dupla conversão"?

Os 1400VA do SMS me dão tudo que eu preciso para ligar pc, monitor e som - com folga. Os 1200VA do Engetron dariam pro gasto, mas com pouca folga (e talvez nenhuma se eu pensar na minha proxima configuração). Se os preços (ou as potências) fossem equivalentes, talvez eu ficasse com o Engetron. Mas para um usuário doméstico como eu, o SMS já fica de bom tamanho. Como você disse, o custo operacional é menor.

O único problema do SMS é que eu não vou me livrar do "estabilizador". Paciência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enrique,

Para a potência de sua máquina deva precisar por volta de 1000VA a 1400VA. O que eu poderia te indicar é um nobreak por volta de 1400 VA.

Tem que ver também a quantidade de equipamentos que você vai conectar a ele né.

Um Nobreak bom pra essa potência seria o Stay 1400 da Microsol.

No site da empresa Microsol tem uma parte de Onde Encontrar, que serve para localizar uma loja que venda produtos da empresa mais próxima da sua casa.

O site da Microsol: www.microsol.com.br

Cara, aproveita e olha o Nobreak também.

valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Utilizar fórum para propaganda de empresa e seus produtos não me parece ético.

Os donos e funcionários de empresas são cidadãos e podem participar de um fórum como qualquer outro cidadão. Por outro lado, eles não podem participar e ao mesmo tempo omitir que, além de cidadãos, eles também são donos e/ou funcionários de suas respectivas empresas. Nesses casos eu concordo inteiramente com o Kayke.

Em outras palavras, defender publicamente os seus interesses é legítimo. O que não é legítimo é defender seus interesses fazendo de conta que está defendendo o "bem comum" ou o bem estar ou o interesse de outras pessoas. Se pararmos para pensar por um momento, é exatamente isso que 99% dos nossos políticos fazem.

Eu tenho, ou melhor, eu tinha um Microsol Stay 1400. Quem usa agora é minha mulher. Eu já disse a ela que se faltar gás e ela quiser fritar uns ovos em cima dele, não tem problema. É só limpar depois.

Por outro lado, o meu SMS Manager III mal dá para esquentar meu pés. Isso só para ficar no aspecto térmico da coisa, claro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...