Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compro Estabilizador ou Filtro?


Rafael Apache

Posts recomendados

Boa Noite galera

Fiz a aquisição de um PC com essas configurações

Placa-mãe Gigabyte EP45-U3DL

Processador Intel C2D e8400 3.0Ghz

2x2GB Kingstom DDR2 800 Mhz

HD WD 500GB 32MB SATA

ATI Radeon HD 4870 512 MB/256 bits

Fonte Seventeam ST-550PAM 550Watts PFC 80%

Monitor Samsung 18,5'' LCD

E é o seguinte, quando terminei de comprar tudo, um cara da loja me falou que eu precisava de um estabilizador bom, de 1000va, R$259,00, só que eu sem visar isto, investi mais em uma Boa Fonte e em um Boa placa de vídeo e meu dinheiro ficou bem escasso mesmo :(

E vendo os tópicos, alguns dizem que com essa fonte não preciso usar estabilizador, outros dizem que sim, mas esse dinheiro todo eu não tenho e queria a opinião da galera aqui para me dar a melhor dica... Eu tenho uma impressora HP multifunc. que só uso ela muito pouco, será que eu preciso mesmo de um Estabilizador de tanta potência? Um Comum de 300va não seria o suficiente? ou então apenas um simples filtro de linha não estaria de bom tamanho, lembrando que eu não fico 24Hrs por dia no PC, e gosto de jogos leves e legais

P.S = aqui a tensão é de 220V e não cai a energia com frequência

E aí? eu compro o quê?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não vou poder ajudar porque estou com o mesmo problema, e vou fazer uma pergunta também

preciso que me indiquem um estabilizador (com isolador seria melhor?) para as minhas configurações:

Placa mãe: Ecs A790GXM-A black series

Processador: Phenon II 955 black edition

Fonte: Corsair 650w reais

Hd: 1Tb Samsung 32mb cache

RAM: Corsais 2x2Gb 800mhz

Monitor: tubão (mais em breve será uma lcd de 23")

se puderem me ajudar, pois não entendo nada de estabilizadores e nobreak são muito caros

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E aí? eu compro o quê?

Indiscutivelmente um bom dispositivo de proteção contra surtos de tensão, aqui no Brasil chamado de filtro de linha...

Recomendação de dispositivos de proteção para trabalhar em 220 Volts:

Proteção para 220 Volts:

Computer Protector Pró, da Clamper

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO4TDPS

FHT - 1200, da Upsai

http://www.videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF07

Comparação entre os mesmos:

Computer Protector Pró da Clamper

Prós:

- Uma filtragem melhor, com elementos L e C (indutor e capacitor);

- Uma proteção melhor, com elementos protetores térmicos auxiliares visando proteção dos varistores;

- Elemento série de proteção rearmável (não fusível).

Contras:

- Não possui chave liga/desliga;

- Tem somente 4 tomadas de saída;

- Não possui proteções adicionais, somente as tem para rede elétrica.

FHT - 1200 da Upsai

Prós:

- Possui 8 tomadas AC;

- Possui proteções adicionais para telefone (internet discada e ADSL) e para cable (Vírtua);

- Possui chave liga/desliga no painel.

Contras:

- Elemento de proteção fusível e não ressetável;

- Seu filtro não possui elemento indutor, somente capacitor;

- Não possui fusíveis térmicos junto aos varistores.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e no meu caso, que tenho um Sistema de Som 2.1 que é 110V, vai ser preciso o quê? a utilização de um Filtro de Linha + Estabilizador para o Som? logo, nessa questão, eu comprando um estabilizador de 300vA não faria o trabalho de alimentar o PC + caixas de som? Pois a grana tá curta mesmo, e somente agora a noite, que percebi que as Caixas de som do PC eram 110V...

usar um Transformador como o Faller explicou, e como explicou bem, em um dos tópicos já era o dinheiro de um investimento em um Estabilizador? porquê raciocinem comigo, e me corrijam se eu estiver errado, uma boa fonte já não faria o trabalho de corrigir erros na tensão? Eu apenas iria adquirir um Estabilizador Simples para "reduzir" picos de tensão e transformar 220v em 110v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah sim, e no caso para o meu uso, um estabilizador comum de 300va daria para ligar o PC sem ter problemas futuros como queima do estabilizador ou queima de componentes gerados por um estabilizador fraco? realmente meu PC precisa de um estabilizador de 1000va?

Seu PC não precisa de estabilizador nenhum!

Se ligar em um de 300VA provavelmente ele desligará sozinho por sobrecarga, se for um vagabundo vai esquentar muito e poderá até pegar fogo.

Para seu PC funcionar bem ele precisará de uns 700VA no mínimo.

Mas pra que diabos você quer um estabilizador? Para que você vai baixar a tensão para 110V se sua fonte foi projetada para operar em 220V? Só por que as caixas de som só funcionam em 110V? Se esse é o problema compre um transformador pra elas, veja: http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=AUTOTRAF305 R$ 19,00

Lembre que para baixar 220V para 110V pelo menos 10% de energia é perdida em forma de calor pelo transformador. Além de pagar mais caro pelo estabilizador ele vai gastar energia (filtro de linha não gasta) e trará riscos desnecessários para todo seu PC.

Junte mais R$ 20 e compre um filtro de linha (http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=FILTRO6TP), mesmo que seja um simples, dará pelo menos a mesma proteção que um estabilizador daria e sem os riscos de danificar seu PC ou de incêndio por sobrecarga.

PS: Não sei quais são suas caixas de som, esse transformador que indiquei vai suportar se suas caixas forem de 15W ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Garanto que se fosse para ligar o liquidificador 110 em uma tomada de 220 você saberia como fazer e não pensaria em adotar um estabilizador.. Pois saiba que se você tiver uma fonte razoável (não genérica) em seu PC, talvez realmente o liquidificador exija um estabilizador e seu PC jamais...

Autotransformador é o que 99 entre 100 pessoas usariam para baixar de 220 para 110. Você é o centésimo ai da estatística. Use a cabeça, não dói nada..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Garanto que se fosse para ligar o liquidificador 110 em uma tomada de 220 você saberia como fazer e não pensaria em adotar um estabilizador.. Pois saiba que se você tiver uma fonte razoável (não genérica) em seu PC, talvez realmente o liquidificador exija um estabilizador e seu PC jamais...

Autotransformador é o que 99 entre 100 pessoas usariam para baixar de 220 para 110. Você é o centésimo ai da estatística. Use a cabeça, não dói nada..

Abraço...

Realmente, eu penso sim em adquirir um autotransformador simples, como minhas caixas consomem cerca de 48w um transformador de até 60w fará o serviço bem, com certeza eu usaria um transformador em um Liquidificador não um estabilizador

e em relação a ser o centésimo, eu perguntei justamente para não ficar em dúvida, não que eu não use a cabeça, até porque quem usa a cabeça pensa bem o que fala para não ofender os outros, pois, Ignorante é a pessoa que não sabe e tem vergonha de perguntar, pois ficará na ignorância o resto da vida (ou até criar coragem de perguntar). -_-

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Realmente, eu penso sim em adquirir um autotransformador simples, como minhas caixas consomem cerca de 48w um transformador de até 60w fará o serviço bem, com certeza eu usaria um transformador em um Liquidificador não um estabilizador

e em relação a ser o centésimo, eu perguntei justamente para não ficar em dúvida, não que eu não use a cabeça, até porque quem usa a cabeça pensa bem o que fala para não ofender os outros, pois, Ignorante é a pessoa que não sabe e tem vergonha de perguntar, pois ficará na ignorância o resto da vida (ou até criar coragem de perguntar). -_-

Abraços

Colega, não se sinta ofendido e bem vindo aos cem... Só reagi daquele modo pois é estranhíssimo que se pense em como resolver um problema de adaptação de tensão para um liquidificador de modo diferente daquele de um refrigerador, ou uma torradeira, uma batedeira ou um par de caixas de som. São todos equipamentos elétricos que se porventura devam ser alimentados em 110 Volts e você tem somente 220 Volts, consiga esses 110 através de um transformador.. Simples. É para isso que existe o transformador, nada mais do que isso... Ele nasceu somente para essa função..

Veja ai só para referência:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=AUTOTRAF311

http://www.eletronicasantana.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=242

Digo só para referência pois como transformadores são dispositivos pesados não vale a pena trazê-los de longe, e , mais, qualquer madereira, ferragem, elétrica e até mesmo super mercados os tem a venda...

Desse modo veja bem se minha colocação o ofendeu, entenda que foi completamente sem razão de ser. O problema é conceitual e reside no conceito do que é um transformador.. Nada mais do que isso.

E de outro lado, certamente esse conceito não o desconhecias, o conceito do que faz um transformador. Só faltou para você "ligar o nome a pessoa" , como se costuma dizer... Você conhecia o que ele faz e conhecia a necessidade sua. Ambos iguais... Porque não adotar então...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

realmente, eu não "liguei o nome a pessoa" justamente por ser uma pessoa leiga, demorei uma semana para comprar uma boa fonte, pois procurei em mais de um fórum e todos diziam, ou bem, ou mal da fonte, como vi o Teste do CDH sobre a mesma, comprei-a sem medo de ser feliz

e quanto ao transformador, eu prefiro ser um dos cem, que tem coragem de perguntar a uma pessoa mais experiente no assunto, no caso você, do que me achar bom, comprar e fazer besteira, mas já tá resolvido o caso, Filtro de Linha + Transf. para o sub, faller, mal se ficou ofendido, mas me ajudou bastante me deixando menos preocupado com o uso da "energia elétrica" corretamente, muito útil mesmo e cara, posso dizer, você é bom mesmo no assunto, parabéns

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal para aproveitar o topico gostaria de saber o seguinte:

Tenho o pc ligado no filtro de linha que alimenta todos os componentes em 220v. Porém possuo as caixas de som e a impressora (110v) plugados em um tranformador (220v/110v) o qual é plugado no filtro de linha. Pergunto se posso deixar o transformador plugado no filtro (ligado) sem estar com os componentes (caixa de som e impressora) ligados, ou seja, transformador ligado e os periféricos desligados? algum problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...