Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Udma


Renato Santos

Posts recomendados

Sr. leitor,

   Estou escrevendo este e-mail para tirar uma dúvida sobre UDMA. Recentemente instalei em meu computador um HD da marca Seagate e modelo ATA III (Barracuda) de 40Gb, que suporta ATA-100. Realizei todos os procedimentos de instalação e configuração para que o mesmo opere com a tecnologia UDMA inclusive colocação do cabo de 80 vias.

   Antes que eu me esqueça o Chipset da minha placa mãe é o SIS530 que suporta até UDMA-66 e meu processador é um K6-2  500Mhz com 128Mb RAM.

   Instalei o software HD Tach versão 2.61 para fazer um diagnóstico da performance do disco.

   Os resultados foram:

       RANDOM ACCESS TIME = 9,8ms

       READ BURST SPEED = 17,8 mbps

      CPU UTILIZATION = 33%

   Diante dos resultados obtidos eu pergunto:

       1- Esses dados são reais?

       2- Porque a READ BURST SPEED não se aproxima dos 66mbps limitados pela placa mãe?

       3- Porque a utilização da CPU não cai para a casa dos 10% a 15% como falam  alguns críticos.

OBS - Tanto a CPU como o HD estão perfeitamente resfriados com os coolers funcionando normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que você não ativou o DMA. Não sei como é o driver da SIS, mas vá no Painel de controle -> Sistema e procure o seu HD na lista de hardware instalado. veja nas propriedades se o check-box do DMA está selecionado. Se não estiver, selecione, ok e irá reiniciar. Teste novamente.

você só falou das leituras em burst-mode. Qual as medidas do teste físico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...