Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FonteStabilizador xD


GranVeux

Posts recomendados

Bom galera eu to fazendo etec e pra **** geral tenho que fazer o bendito TCC

e to com a seguinte ideia de estar montando uma Fonte+Estabilizador

bom como seria isso.

dar um jeito de quando eu desligar o computador o estabilizador se desligar junto a fonte sendo assim eu nao teria que ficar esperando para desligar o estabilizador

Bom minha ideia ta aí ^^ gostaria de saber se é possivel ou não se alguem tiver uma ideia ae plzzz me avisem ae

valeu valeu lw T++

agradeço desde Já !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Inserir o estabilizador junto da fonte seria mais ou menos o mesmo que colocar um par de jegues dentro do capô de uma Ferrari, para ajudar a mandar potência ...

A fonte de alimentação do PC, que já há algum tempo é de tecnologia digital, chaveada portanto, com correção de fator de potência e outras mumunhas mais, já faz com sobra de tempo, com sobra de eficiência e com sobra de qualidade a tarefa que o estabilizador se propos algum dia a fazer..

Com um TCC desses, fosse eu analista da tua banca, te retornava ao final do primário mais ou menos.. Desculpa a franqueza...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera eu to fazendo etec e pra **** geral tenho que fazer o bendito TCC

e to com a seguinte ideia de estar montando uma Fonte+Estabilizador

bom como seria isso.

dar um jeito de quando eu desligar o computador o estabilizador se desligar junto a fonte sendo assim eu nao teria que ficar esperando para desligar o estabilizador

Bom minha ideia ta aí ^^ gostaria de saber se é possivel ou não se alguem tiver uma ideia ae plzzz me avisem ae

valeu valeu lw T++

agradeço desde Já !!!

bom, realmente sua ideia é muio engraçada, mas não fique tão desconfiado dos estabilizadores, não esses de noventa reais que o mercado oferece, realmente não valem nada. mas procure saber mais sobre os de núcleo saturados e dos que usam triacs no seu mecanismo de chaveamento. pesquise essa marca (savage) muito bom mas bem caro! cuidado com as oscilações na rede életrica abaixo de 65 e acima de 240 volts, porque elas existem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos expor os fatos! PFC Ativo não resolve nada uma perda de referencial neutro na rede de distribuição que pode jogar a tensão em 380V numa rede publica de distribuição elétrica trifásica 380/220V! Obrigar uma fonte trabalhar por horas em 65V, mesmo com PFC Ativo tb não é lá muito saudável, ela operará fora dos parâmetros de corrente estipulados pelo fabricante, trabalhará com eficiência mais baixa e gerando mais calor, logo podendo reduzir bastante sua vida útil. Felizmente são condições raras, mas acontece...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos expor os fatos! PFC Ativo não resolve nada uma perda de referencial neutro na rede de distribuição que pode jogar a tensão em 380V numa rede publica de distribuição elétrica trifásica 380/220V! Obrigar uma fonte trabalhar por horas em 65V, mesmo com PFC Ativo tb não é lá muito saudável, ela operará fora dos parâmetros de corrente estipulados pelo fabricante, trabalhará com eficiência mais baixa e gerando mais calor, logo podendo reduzir bastante sua vida útil. Felizmente são condições raras, mas acontece...

Então um estabilizador ai faria tlecs por algumas horas, sem parar?

Não achei muito prático :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

dar um jeito de quando eu desligar o computador o estabilizador se desligar junto a fonte sendo assim eu nao teria que ficar esperando para desligar o estabilizador

Faça trocando o estabilzador pelo filtro de linha / surge protector. :P

Inserir o estabilizador junto da fonte seria mais ou menos o mesmo que colocar um par de jegues dentro do capô de uma Ferrari, para ajudar a mandar potência ...

:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então um estabilizador ai faria tlecs por algumas horas, sem parar?

Não achei muito prático :D

Onde foi que você ouviu eu falando de estabilizador? Mas você quer fatos? Eu só apresento o que é fato!

Fato 1:

Sobretensões e subtensões severas acontecem e o PFC Ativo não faz milagre! Coloque uma fonte com PFC Ativo operando em 65V e uns 75% de carga na suas saídas! Ou em 300V, com ou sem carga.

Fato 2: Varistores presente em filtros não protegem contra todo tipo de sobretensão, muito menos subtensão, por motivos óbvios. Um varistor de 275V só conduz 1mA em 430V. 430V é o suficiente pra queimar qualquer fonte, por melhor que seja e o varistor sairia ileso no processo...

Fato 3: Estabilizadores dentro da norma NBR14373:2006 desligam automaticamente sua entrada elétrica durante uma sub/sobretensão. E por isso então devemos usar estabilizadores? Cada um sabe o que faz, mas eu prefiro usar um nobreak, mesmo que simples, não apenas por esse motivo, mas ele tb protegeria contra esses eventos. Entretanto temos que por na balança o que vale mais a pena, cliques de relé constantemente ou permitir em uma condição raríssima a fonte fosse atingida por uma sobretensão severa? Pra mim tá claro que a balança vai pender pro lado de não usar o estabilizador até porque em toda minha vida onde moro nunca ocorreu nenhuma sobretensão severa, nunca queimou nada por falhas na rede elétrica, apenas raio, aí é outra questão... Então, minha rede elétrica trifásica 380/220V foi ligada em 1991 e nesse tempo eu teria trocado de PC e fonte mais de 5 vezes e nunca nada queimou por falhas na rede elétrica...

Fato 5: A Panamax e algumas poucas outras empresas produzem filtros de linha com monitoramente de tensão e proteção contra sub/sobretensão severa, com desligamento/religamento automático da sua entrada elétrica. Há uma boa razão pra isso, mas como tudo nessa vida, há uma lado positivo e negativo nisso aí se formos considerar fontes Full Range. Um produto com esse recurso só pode operar numa faixa de tensão, tomamos o exemplo de um produto feito para operar em 110-127V, ele não permitiria a tensão ir por exemplo em 150V, o que uma fonte full range suportaria, mas uma fonte comum não. Qualquer projeto desse tipo tem que nivelar a coisa por baixo, pra proteger as fontes mais simples... A não ser que lançassem um filtro com os dizeres: "Apenas para fontes bivolt..." mas mercadologicamente não faria sentido...

Enfim, só to apresentando fatos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde foi que você ouviu eu falando de estabilizador? Mas você quer fatos? Eu só apresento o que é fato!

Fato 1:

Sobretensões e subtensões severas acontecem e o PFC Ativo não faz milagre! Coloque uma fonte com PFC Ativo operando em 65V e uns 75% de carga na suas saídas! Ou em 300V, com ou sem carga.

Fato 2: Varistores presente em filtros não protegem contra todo tipo de sobretensão, muito menos subtensão, por motivos óbvios. Um varistor de 275V só conduz 1mA em 430V. 430V é o suficiente pra queimar qualquer fonte, por melhor que seja e o varistor sairia ileso no processo...

Fato 3: Estabilizadores dentro da norma NBR14373:2006 desligam automaticamente sua entrada elétrica durante uma sub/sobretensão. E por isso então devemos usar estabilizadores? Cada um sabe o que faz, mas eu prefiro usar um nobreak, mesmo que simples, não apenas por esse motivo, mas ele tb protegeria contra esses eventos. Entretanto temos que por na balança o que vale mais a pena, cliques de relé constantemente ou permitir em uma condição raríssima a fonte fosse atingida por uma sobretensão severa? Pra mim tá claro que a balança vai pender pro lado de não usar o estabilizador até porque em toda minha vida onde moro nunca ocorreu nenhuma sobretensão severa, nunca queimou nada por falhas na rede elétrica, apenas raio, aí é outra questão... Então, minha rede elétrica trifásica 380/220V foi ligada em 1991 e nesse tempo eu teria trocado de PC e fonte mais de 5 vezes e nunca nada queimou por falhas na rede elétrica...

Fato 5: A Panamax e algumas poucas outras empresas produzem filtros de linha com monitoramente de tensão e proteção contra sub/sobretensão severa, com desligamento/religamento automático da sua entrada elétrica. Há uma boa razão pra isso, mas como tudo nessa vida, há uma lado positivo e negativo nisso aí se formos considerar fontes Full Range. Um produto com esse recurso só pode operar numa faixa de tensão, tomamos o exemplo de um produto feito para operar em 110-127V, ele não permitiria a tensão ir por exemplo em 150V, o que uma fonte full range suportaria, mas uma fonte comum não. Qualquer projeto desse tipo tem que nivelar a coisa por baixo, pra proteger as fontes mais simples... A não ser que lançassem um filtro com os dizeres: "Apenas para fontes bivolt..." mas mercadologicamente não faria sentido...

Enfim, só to apresentando fatos...

Chegamos aonde eu queria chegar. (e ainda com um bônus de uma aula)

O PFC Ativo é bom, mas não protege tanto assim contra variações (fiquei curioso ao ver o video do faller, com a fonte operando com 34v, agora você me explicou tudo certinho)

Essa do filtro de linha eu não sabia :eek:

Essa do estabilizador desligar as saidas eu também não sabia :eek: (Não teria algum produto que só desliga, sem essa função de estabilizar? seria o tal do DPS?)

Valeu pela aula

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fonte que o faller testou em 34V estava com pouca carga na saida, queria rever o teste com a fonte operando com mais carga, pelo menos uns 50% e mostrando o nivel de corrente sendo drenado da tomada nessa condição. Dependendo do caso e do tempo em que a fonte for obrigada a trabalhar assim, o seu fusivel poderia a se queimar por sobrecarga - leva varios minutos pra acontecer isso dependendo do nivel de corrente drenada.

Uma sobretensão de 300V em cima de um filtro com varistor de 275V passa direto pra carga...

Sim, tem, há empresas que fabricam relé de sub e sobrentesão que podem ser instalados em quadros elétricos. Os que conheço, da WEG, infelizmente só trabalham direto com chaves de partida de motores elétricos. Os que vi pra instalar direto num quadro elétrico, eram importados e não achei no Brasil. E não, não seria DPS. O DPS que você fala basicamente é um varistor grande dentro de um encapsulamento que permite instala-lo num quadro elétrico.

Numa rede 220/127V entretanto, ao usar um filtro de linha com varistores de 130V, como os filtros APC, dão uma proteção ligeiramente melhor contra sobretensão sustentada.

ATUALIZAÇÃO:

Há uma desvantagem nesse sistema de proteção contra subtensão e sobretensão dos estabilizadores já que não possuem uma temporização para religamento, isso pode gerar outro problema, os surtos de corrente (A). O correto seria esperar pelo menos uns 30s antes de reenergizar a fonte, isso no mínimo do mínimo, mas prudente seria 1 min, dando tempo pro termistor da fonte voltar ao seu estado normal de limitação de pico de corrente. Nesse caso o nobreak seria melhor porque a fonte não seria desenergizada por completo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boanoite

Do seu ponto de vista rau, então, seria desperdicio comprar um DPS clamper ou upsai??? ou fonte com PFC ativo??? ou você ta dizendo que, vale a pena comprar porém os mesmo não representam, mesmo pela qualidade destes, garantia de segurança como a gente espera??? como diz o jorno, so "luxo"???

ou entendi tudo errado??? (como sempre.rs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boanoite

Do seu ponto de vista rau, então, seria desperdicio comprar um DPS clamper ou upsai??? ou fonte com PFC ativo??? ou você ta dizendo que, vale a pena comprar porém os mesmo não representam, mesmo pela qualidade destes, garantia de segurança como a gente espera??? como diz o jorno, so "luxo"???

ou entendi tudo errado??? (como sempre.rs)

Não é desperdício nem você entendeu tudo errado.

Cada dispositivo tem sua função, embora algumas vezes não é a função desejada...

Para entender o que o _rau_ disse, primeiramente você tem que saber que tensão alta pode caracterizar dois problemas:

Sobre tensão instantânea ou surto de tensão: A tensão vai a níveis elevadíssimos (mais de mil volts) por um tempo muito pequeno (mas pequeno mesmo) mas é o suficiente para que algum equipamento queime. Você não perceberá variação no brilho das lâmpadas (não dá tempo) e se o equipamento queimar você dificilmente conseguirá dizer: "foi um surto de tensão".

Esse tipo de surto é bastante comum, mas são mais raros os casos em que eles conseguem queimar seus aparelhos. Uma fonte geradora desses surtos são os raios.

O outro tipo de sobretensão, a sobretensão sustentada: Essa é aquela que você percebe, o brilho da lâmpada aumenta, a velocidade do ventilador aumenta, etc. Nesses casos o nível da tensão não é tão alto assim, numa rede 220V, um tensão de 260V já pode ser considerada sobretensão e já pode queimar alguns equipamentos mais sensíveis (lâmpadas incandescentes) dependendo do tempo que ela durar. Se for de alguns segundos provavelmente não queimará nada, mas se durar algumas horas...

O primeiro tipo de sobretensão (surtos) são facilmente contidos por varistores, aí está a principal função dos DPS e filtros de linha.

O segundo tipo de sobretensão só será contido pelos varistores se for muito alta. Por exemplo, um filtro de linha 220V só vai proteger de sobretensões maiores que 700V, já um filtro de linha 120V protegerá de sobretensões maiores de 200V. Essa diferença se dá pelo tipo de varistor usado em cada um dos filtros de linha.

Não podemos generalizar e dizer que filtros de linha não servem para nada. Servem sim, eles protegem bem de surtos de tensão.

Também não podemos dizer que uma fonte fullrange não serve para nada. Ela vai tolerar sobretensões de até uns 270V. Isso pode não ser suficiente para evitar queimas em uma rede 220V, mas em uma rede 120V com certeza é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boanoite

Do seu ponto de vista rau, então, seria desperdicio comprar um DPS clamper ou upsai??? ou fonte com PFC ativo??? ou você ta dizendo que, vale a pena comprar porém os mesmo não representam, mesmo pela qualidade destes, garantia de segurança como a gente espera??? como diz o jorno, so "luxo"???

ou entendi tudo errado??? (como sempre.rs)

O leohartmann explicou bem aí e provavelmente você não tinha conseguido entender a coisa. Espero que tenha entendido agora! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boanoite

Agora deu pra ser mais claro... :D então, o DPS ou filtros de linha ajudam e muito em qualquer uma das situações acima. No primeiro caso, mesmo quando chega a 1000v, mas por ser em pouquissimo tempo, eles fazem sua parte; e no segundo, tambem. aqui quando liga o chuveiro, a lampada diminui a intensidade; quando acaba a energia, e volta de uma vez, volta muito forte. Bom que em ambos os casos, estes protetores ajudam.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ola boanoite

Agora deu pra ser mais claro... :D então, o DPS ou filtros de linha ajudam e muito em qualquer uma das situações acima. No primeiro caso, mesmo quando chega a 1000v, mas por ser em pouquissimo tempo, eles fazem sua parte; e no segundo, também. aqui quando liga o chuveiro, a lampada diminui a intensidade; quando acaba a energia, e volta de uma vez, volta muito forte. Bom que em ambos os casos, estes protetores ajudam.

Obrigado pelos esclarecimentos.

A tensão voltar "mais forte" após uma queda de energia, é mito urbano..

Veja isso dai na mensagem que foi passada ao colega ferapositivo...: http://www.guiadohardware.net/comunidade/perigo-real/1051195/#post4852178

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola boanoite

Agora deu pra ser mais claro... :D então, o DPS ou filtros de linha ajudam e muito em qualquer uma das situações acima. No primeiro caso, mesmo quando chega a 1000v, mas por ser em pouquissimo tempo, eles fazem sua parte; e no segundo, tambem. aqui quando liga o chuveiro, a lampada diminui a intensidade; quando acaba a energia, e volta de uma vez, volta muito forte. Bom que em ambos os casos, estes protetores ajudam.

Obrigado pelos esclarecimentos.

Voltar muito forte acho que é um conceito errôneo seu. A luz voltar ficar com intensidade um pouco mais forte provavelmente se deve ao fato de muita gente que está ligada no mesmo transformador que te atende ter desligado as coisas com medo de queimar alguma coisa quando a energia volta - outro mito - como disse o faller aí atrás sobre o "voltar mais forte".

Se a tensão de fato volta mais forte no seu julgar visual, é porque antes a tensão por exemplo poderia estar em digamos 201V - devido a um alto consumo elétrico no transformador e ao retornar, depois de alguns segundos ela fica em exatos 220V ou um pouco mais alta, sim voltou mais forte, mas tá totalmente dentro dos parâmetros esperados e você poderá notar que poucos minutos depois a tensão começará a decair novamente, as pessoas vão ligando as coisas...

Nisso aí em nada um DPS ou filtro de linha vai se meter, não é a função deles, não são reguladores de tensão, não trabalham de modo continuo e se vierem a trabalhar de modo continuo, eles se queimam, mas isso só ocorre quando a tensão de fato vem forte, aí tamos falando de mais de 200V numa rede 110-127V ou mais de 380V numa rede 220V, nesse caso um DPS ou filtro poderá a começar a entrar no modo condução elétrica, os seus varistores poderão aquecer, mas como essa não é sua função, eles poderá se queimar no processo, junto com o fusível, podendo OU NÃO, proteger determinados equipamentos. O ideal nesses eventos é um desligamento instantaneo da entrada elétrica, protegendo tanto o DPS, quanto a proteção interna do filtro, que tb não passa de um DPS de menor capacidade.

DPS e filtro protegem contra picos de tensão, não confundir picos com o que o povão fala ao ver a luz piscar, ou "pique", como dizem... uma coisa nada tem haver com a outra. "Pique" ou pico de luz que tá na boca de jornalistas e do povão não passa daqueles piscadas ou mesmo quedas de energia... Então... picos de tensão podem ser gerados em diferentes momentos e por diferentes coisas na rede elétrica, como um motor ou compressor elétrico desligando, especialmente se ele forem potentes, geram picos de tensão, contatos elétricos de certas chaves, como disjuntores mesmos, quando transportando muita corrente e são desligados de uma vez, podem gerar picos de tensão, um raio caindo nas proximidades, gera picos de tensão altissimos e pra isso os filtros e DPS's são perfeitos, especialmente se coodernados ao longo da instalação elétrica. Uma linha de média/alta tensão caindo em cima da rede de baixa tensão na rua gera picos de tensão, mas também uma sobretensão sustenta, mas esse é um dos poucos casos de sobretensão sustentada que um DPS ou filtro pode vir a proteger, dependendo da sua topologia. Se 13,8Kilovolts forem jogados de uma vez na rede de baixa tensão, os varistores dos DPS's e filtros entram em condução continua e os fusiveis e disjuntores provavelmente atuarão, protegendo o equipamento, isso se o desligamento da rede externa não demorar muito tempo porque devido à tensão alta e a proximidade dos contatos elétricos, mesmo desligados podem gerar um arco voltaico que vão permitir energia fluir de um lado ao outro...

Imagem de um pico de tensão:

Scope_web.jpg

Imagem de uma sobretensão:

20030509cov.jpg

Imagem de uma onda senoidal normal:

ups_normal.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...