Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Matheus_Carvalho

[Resolvido] Problemas com Mplab

Recommended Posts

Sou iniciante com o mplab, costumava usar o mikroc mas como a versão livre dele só compila arquivos até 2k eu resolvi mudar para o mplab. Pretendo fazer um projeto com a porta usb de um pic, mas para pegar o jeito do mplab, fiz um programa simples para acender um led caso um botão seja pressionado.

Aqui está o codigo fonte:

#include "C:\Program Files (x86)\PICC\Devices\16f877a.h"

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

#define B7 PORTBbits.RB7

#define A6 PORTAbits.RA6

void main()

{

TRISB = 0x00;

TRISA = 0xFF

do

{

if (B7==1)

A6=1;

else

A6=0;

}while (1);

}

Mas esta dando um erro falando que não reconhece o TRISB nem o TRISA e nem o PORTB.bits, só que foi dessa maneira que vi alguns codigos na internet. Alguem pode me dizer o que estou fazendo de errado, e se alguem conhece algum programa simples para utilização da função USB poderia me passar para dar uma olhada.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • então ele trabalha com assembly mais trabalha também com C dependo do compilador que usar.

Compartilhar este post

Link para o post
    Sou iniciante com o mplab, costumava usar o mikroc mas como a versão livre dele só compila arquivos até 2k eu resolvi mudar para o mplab. Pretendo fazer um projeto com a porta usb de um pic, mas para pegar o jeito do mplab, fiz um programa simples para acender um led caso um botão seja pressionado.

Aqui está o codigo fonte:

#include "C:\Program Files (x86)\PICC\Devices\16f877a.h"

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

#define B7 PORTBbits.RB7

#define A6 PORTAbits.RA6

void main()

{

TRISB = 0x00;

TRISA = 0xFF

do

{

if (B7==1)

A6=1;

else

A6=0;

}while (1);

}

Mas esta dando um erro falando que não reconhece o TRISB nem o TRISA e nem o PORTB.bits, só que foi dessa maneira que vi alguns codigos na internet. Alguem pode me dizer o que estou fazendo de errado, e se alguem conhece algum programa simples para utilização da função USB poderia me passar para dar uma olhada.

Obrigado.

E ai fera use o define desta forma:

#define led pin_b0 // botao de confirma

e no programa use desta forma

output_low(led) ou output_high(led) para nivel 0 e nivel 1

ou você pode usar assim também

output_bit(pin_b0,led);

led=!led;

os Tris fica sento set_trisB(xxx) o que você for definir nele

Espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post
    então ele trabalha com assembly mais trabalha também com C dependo do compilador que usar.

Acho que ele só gera o código Hex(quando em conjunto com um comilador C)...

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais