Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest guisong

[Resolvido] Análise do cakewalk professional

Recommended Posts

Guest guisong

<font color='#FF0000'>Análise do Cakewalk Professional

Olá, estou apresentando aqui um pequeno resumo sobre o Cakewalk;esse texto não se baseia em obra de nenhum outro autor,é meu, e submetido à minha própria experiência e visão a respeito do Cakewalk.Procurei nessa análise por exemplo, quando me refiro à edição MIDI, direcionar minha descrição à parte referente à notação padrão (pauta musical)que é a que mais uso. Utilizo o Cakewalk conjuntamente com o ENCORE.

Introdução

A primeira coisa a ser vista quando se executa o Cakewalk é a barra control, que aparece na parte superior da tela apresentando um conjunto de botões especificos.No lado esquerdo, um contador mostra a posição atual da música em tempo SMPTE, bem como em compassos,tempos e ticks(tempo musical). O Cakewalk tem uma resolução máxima de 480ppqn.O Cakewalk possui um recurso exclusivo, abaixo do display tempo, que permite ao usuário especificar duas porcentagens de deslocamento que mudam temporariamente o tempo, para meia ou dupla velocidade.Na extrema direita a figura "O grito" de Edward Munch funciona como o botão "panico", que envia mensagens de "note off" eliminando problemas no envio de mensagens MIDI.No meio da barra control se apresenta os displays From e Thru que se relacionam ao Looping e a funções de edição. À direita tem os displays Tempo, Meter e armadura de clave (Key Signature)

Track Measure View

O proximo passo é analisar as janelas Track/measure view. A janela Track/View possui duas sessões. No lado esquerdo tem os nomes e números dos tracks(até 256),podendo-se editar transposição velocity e tempo, e do lado direito um display que mostra que compassos possui eventos MIDI. Se uma quadradinho está vazio, não há eventos no compasso que ele representa;se contém uma bolinha preta possui eventos; e se tem um traço quer dizer que está vazio(sem eventos)mas a seguir tem compassos contendo eventos MIDI.Pode-se editar um ou mais compassos com o mouse via drag-on drop.

Gravação

A seguir deve-se iniciar a gravação(sequenciamento).Antes disso deve-se checar se a lista de TIMBRES de seu teclado consta no Cakewalk. Clique no menu Settings e depois Instruments. Olhe o que consta abaixo de "Uses Instruments".Por exemplo, no meu caso, o Yamaha PSR 510 não constava na lista e tive que editar manualmente também.Se o nome do instrumento não constar, é necessário adicionar a lista de seu instrumento no Cakewalk.Outra coisa importante é checar em Settings/Midi devices se você vai querer, entre outras coisas, que a reprodução MIDI seja direcionada para as caixas de som do MICRO ou para um teclado MIDI, se este estiver conectado no micro.Escolha o andamento desejado clicando no display tempo(número mais acima à sua direita) e o sinal de compasso(Meter) e tonalidade(Key Signature) desejado clicando no display Meter Key(figura da pauta). Peça no menú Realtime a função Record Mode e selecione Overwrite, para que as notas que voce gravar apaguem a gravação anterior.Coloca-se o Cakewalk para gravar(botão com uma bolinha redonda com a descrição "REC" embaixo)e toca-se num teclado MIDI devidamente conectado à interface. Clique em REC novamente para parar a gravação.Assim as mensagens MIDI são enviadas para o Cakewalk.Se não gostar do que fez, peça Edit/Undo.Use o botão PLAY(trinagulo) para reproduzir o que gravou e o botão REW para reboninar ao início da música.

Staff View

O proximo passo é editar MIDI. Uso mais frequentemente o Staff View. Nesse display é possivel ao usuário visualizar e editar até 24 tracks de sua criação musical em notação convencional e imprimir o seu trabalho.Escolha o botão lápis e uma figura acima à sua esquerda e clique na pauta.Para apagar escolha o botão da "borracha"(círculo com um traço) .Pode-se editar uma nota clicando-se nela para qualquer lado com o botão do lado esquerdo do mouse ou com o botão do lado direito, com o qual se abre um quadro de diálogo em que pode alterar-se a duração, key velocity, canal, etc.Para que as notas apareçam legíveis o Cakewalk tem as opções Resolution(quantização), Fill(arredonda a duração até o proximo tempo),e Trimm("corta"as notas que se estendem depois do início da nota seguinte).Escolha o layout de sua pauta clicando no botão LAYOUT.Coloque um X em Beam Rest para otimizar ainda mais a visualização das notas.É possível, para facilitar ainda mais o trabalho nessa janela, de se PERSONALIZAR o uso do teclado para que efetuem os principais comandos de edição, facilitando o uso do Cakewalk. Para mim tornou a tarefa de edição muito mais fácil, pois não tiro a mão do teclado, ou tiro menos do que se não tivesse personalizado os comandos(menu Settings/Key Bindings).

Info, Print Preview

O proximo passo é colocar o título da música, andamento e autor, que serão impressos na partitura. O Staff View deve estar aberto. Use a função FILE/INFO, e preencha corretamente o que é pedido. Dê um OK. Após ainda com o Staff View aberto, clique em FILE/PRINT PREVIEW, para alterar o tamanho da partitura, fontes, etc. Use o botão CONFIGURE para fazê-lo. Clique na pagina e ela se aproxima(ZOOM).Clique em Print para imprimir.Salve seu trabalho(FILE/SAVE AS)antes de sair(FILE/EXIT).

Guilherme Schroeter

Pianista, Compositor, professor :))))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×