Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest guisong

[Resolvido] Análise do roland rd 700

Recommended Posts

Guest guisong   
Guest guisong

<font color='#FF0000'>Roland RD 700

Introdução

Olá, estou apresentando aqui um pequeno resumo sobre o teclado Roland RD700; esse texto não se baseia em obra de nenhum outro autor,é meu, e submetido à minha própria experiência e visão a respeito desse teclado. Ele tem em seu interior uma gama muito completa de recursos, que um músico nível médio ou mesmo profissional não deixará de ficar satisfeito.Esse manual é apenas uma referência, partindo do princípio de que o usuário conhece os termos relativos às funções do teclado, e como utiizá-las.Esse guia de referência se destina para aquelas pessoas que não dominam o idioma inglês, no qual foi escrito o manual original.Mais informações contacte comigo por e-mail.

Visão geral

Após usar durante anos meu Yamaha PSR 510, adquiri um novo teclado, o qual recomendo, da marca Roland modelo RD700 ("Digital Stage Piano", Piano de palco) Ele contém muitos dos melhores sons e com a melhor ação de teclado que eu já vi. Possui uma memória de 64MB de sons de pianos sampleados em stereo e de outros instrumentos - esses sons podem ser expandidos através das placas de expansão da série SRX "Wave Expansion Boards" - mais um teclado de 88 notas com Progressive Hammer Action possibilitando alta expressividade musical. Ele possui também um display LCD gráfico, que facilita seu uso, além da edição baseada em knobs e sliders e poderoso arpejador.

Sons

Ótimos timbres de pianos de cauda acústicos, que é o que me fez comprá-lo. Usado para música erudita, portanto é fenomenal. Esses sons foram sampleados cuidadosamente. Estes incluem pianos de cauda acústicos com Ressonância Simpática(interação entre o piano e as cordas),pianos "aveludados" (mellow) perfeitos para baladas e solos, novos sons de pianos fantásticos mais uma coleção completa de pianos Rhodes.

Ação de teclado revolucionário

Para complementar os seus sons extraordinários de pianos e outros instrumentos, o RD-700 apresenta um novo teclado de 88 notas com Progressive Hammer Action. Este revolucionário design produz um toque mais pesado na região mais grave do teclado e um toque mais leve na parte mais aguda do teclado, da mesma forma em que um piano acústico.

Display Gráfico

O RD-700 foi projetado para uma operação rápida e fácil. O display gráfico LCD proporciona fácil navegação e confirmação de ajustes independente das condições de luminosidade. E a seleção de sons não poderia ser mais fácil: basta pressionar um botão. Até mesmo a edição de sons é muito simples, graças aos knobs dedicados para ajustes de equalização, chorus e reverb. Quatro sliders proporcionam o ajuste de nível instantâneo para as quatro partes do RD-700: Upper 1, Upper 2, Lower e Rhythm.

Expansão

Mais do que um simples piano digital de palco, o RD-700 é um poderoso sintetizador multitimbral de 16 partes com memória de sons Roland de 64 MB. E com dois slots para as placas de expansão da Série SRX, pode-se personalizar a biblioteca de sons de acordo com suas necessidades musicais. Por exemplo, adicionando a placa SRX-02 Concert Piano, o usuário obtém os sons dos pianos acústicos mais finos já sampleados, enquanto a placa SRX-03 Studio oferece os todos os sons mais utilizados nos estúdios para a música atual. São no total 5 placas de expansão. Mas para mim não é necessário, pois os sons já incluidos são ótimos.

Arpejador Interno, Rhythm Patterns...

O avançado arpejador do RD-700 oferece 45 estilos incluindo o "guitar strumming". Adicionalmente, existem mais de 50 rhythm patterns internos que podem ser utilizados como guia para prática ou desenvolvimento de novas idéias musicais. E para mim que utilizo o RD-700 como um piano digital de conserto, existe um botão One-Touch (um toque)Piano para acesso instantâneo dos sons de piano, mais a função Piano Edit para nuança personalizada, profundidade stereo e ambiência. O RD-700 pode até reproduzir os sons de órgão "tonewheel" com efeitos rotary característicos da aclamada série VK Combo Organs. E alterar os ajustes das barras harmônicas é muito fácil graças à edição baseada em sliders e aos gráficos intuitivos no display LCD.

Outras considerações

O Roland RD700 é um teclado durável feito com material muito resistente.Isso faz com que praticamente não se necessite proteção extra ao leva-lo de um lugar para o outro. Porém todo cuidado é pouco!

Tem saída para 3 pedais, 2 "assignables" .

Sons de piano acústico que me lembram o famoso Steinway.

Recomendo os timbres "St Concert 1", "St Concert 3", Dinamic Piano 1", e para os músicos POP o timbre "Band Piano" para uma maior presença de palco.

Dicas

Uma maneira do computador controlar o teclado RD700 usando um software como o Emagic:

No teclado, ponha em off o Local setup (edit mode)e escolha um "preset".

Escolha os seus 16 sons preferidos no teclado e no sequencer

Coloque em "off" o "program change" no sequenciador e ele então irá controlar o Roland RD700!

Coloque em "OFF" o recurso General MIDI 2 RX se quiser sequenciar.

Como outros aparelhos, use sempre o que os americanos chamam de "UPS" (sistema de proteção contra queda de energia) com esse teclado. Por exemplo, se você está salvando seus "user preset" e a energia cai, pode comprometer o hardware do RD700.

Você sabia?

O cantor pop Elton John usa (ou usou antes de se aposentar) esse teclado em seus concertos.

Outros Teclados de 88 teclas que recomendo, em ordem alfabética

Korg SP-100/200/300/500

Korg Triton LE

Kurzweil SP-88x

Roland FP-3C

Roland RS-9

Roland XV88

Yamaha Motif (8)

Yamaha P80, P120, P200

Yamaha S08

Yamaha S80

Yamaha S90

Especificações

Piano Digital de Palco com 128 vozes de polifonia, gerador de som multitimbral de 16 partes e teclado de 88 notas com Progressive Hammer Action.

A memória interna de ondas de 64MB inclui sons de pianos sampleados em stereo e uma coleção de sons de instrumentos compatíveis com o GM2. Amplo display gráfico LCD proporciona fácil operação; knobs e sliders dedicados para rápida configuração sonora e controles de volume diretos sobre as partes.

Capacidade de expansão sonora com até duas placas da Série SRX Wave Expansion Boards*.

Efeitos internos incluindo Sympathetic Resonance e 65 algoritmos idênticos aos do XV-3080.

O Botão One-Touch Piano prepara instantaneamente o RD-700 para performances de piano.

Sons "tonewheel" realísticos de órgão edição "Harmonic bar" gráfica.

Poderoso arpejador com 45 estilos incluindo "guitar strumming"; 50 rhythm patterns internos perfeitos para prática e composição.

Botão MIDI Tx para fácil controle de equipamentos MIDI externos e módulos de som.

*Obs: Como as placas da Série SRX contêm sons otimizados para o RD-700, XV-5080 e para o XV-3080/88, alguns patches podem soar de maneira diferente entre estes modelos.

Conclusão

O teclado Roland RD700 é capaz de proporcionar a seu usuário bastante recursos.Com ele é possível fazer apresentações que podem fazer com que o usuário não necessite de um grupo musical, pois o teclado pode construir até uma Orquestra Inteira, para diferentes fins(erudito, popular, etc). Se você precisa da lista de timbres do Roland RD700 para usar com o Cakewalk, clique aqui. Aconselho esse instrumento para músicos amadores e profissionais. Mais informações a respeito desse teclado no manual do mesmo, no site da Roland (veja na sessão links) ou contacte comigo

Guilherme Schroeter

Pianista, Compositor, professor :))))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×