Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Você já viu seu filtro de linha por dentro? Não? Entre e veja!


Posts recomendados

Olá,

 

Tenho um estabilizador antigo de 1000va e estava querendo isolar o transformador dele e fazer uma régua. Ao abri-lo me deparei com uma placa com alguns componentes e gostaria de saber quais proteções eu terei com esta plaquinha:

 

https://s25.postimg.org/r1dmcdcvj/DSC05755.jpg

 

https://s25.postimg.org/ix5i7mqgf/DSC05759.jpg

 

https://s25.postimg.org/asxe2w41b/DSC05762.jpg

 

 

Esse estabilizador já vem com os plugs da norma NBR 14136/02.  Como não sei muito sobre eletrônica, gostaria também de ajuda pra emendar os fios corretamente. Existe seis fios que conectam o transformador aos outros componentes do estabilizador, são eles:

 

Um fio amarelo que liga o transformador em um dos polos da chave de tensão (110v~220v).

Um fio vermelho que liga o transformador na placa, bem embaixo daquela caixinha preta com os dizeres; P/S-003.

Um fio azul que liga o transformador em um dos polos da chave I/O.

Um fio branco que liga o transformador na placa.

Um fio cinza que liga o transformador na placa.

Um fio preto que liga o transformador em uma daquelas grades de ferro folhadas a ouro das tomadas.

 

Qual seria a forma correta de emendar esses fios que removerei do transformador ? 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso que chamas de transformador na verdade se trata de um autotransformador (um elemento bobinado único, sem primário e secundário). Nunca ficas isolado da rede usando o mesmo, pois se trata de um enrolamento único.

A placa não mostra um sequer elemento de proteção contra surtos de tensão, não tem varistor, não tem dispersor a gás, não tem um fusível térmico sequer, ou seja, esse dai protege seu PC tanto quanto uma buzina de bicicleta...

 

Excelente peça para ser jogada no lixo de modo apropriado, no lixo correto...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, faller disse:

Isso que chamas de transformador na verdade se trata de um autotransformador (um elemento bobinado único, sem primário e secundário). Nunca ficas isolado da rede usando o mesmo, pois se trata de um enrolamento único.

A placa não mostra um sequer elemento de proteção contra surtos de tensão, não tem varistor, não tem dispersor a gás, não tem um fusível térmico sequer, ou seja, esse dai protege seu PC tanto quanto uma buzina de bicicleta...

 

Excelente peça para ser jogada no lixo de modo apropriado, no lixo correto...

 

Se descartar a placa junto com o autotransformador daria pra fazer ao menos uma régua ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo Faller

 

 Queria uma opinião sincera sua. Qual melhor filtro de linha do mercado: o Upsai FHT 1200 ou o  Clamper Multi Proteção 8?

 

http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=79

 

http://upsai.com.br/filtro_de_linha.html

 

 

Eu estou com um problema, é que o led do meu Upsai FHT 1200 está tremendo. Isso é normal? Trocar o fusível pode resolver esse problema?

Fiz até um vídeo mostrando o sintoma: https://www.youtube.com/watch?v=qE8z57gMjPw&feature=youtu.be

 

agradeço muito pela atenção,

 

 Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, faller disse:

Eu ficaria com o Clamper Multiproteção e se fosse adotar um da Upsai só mesmo da série FHT.

Led tremendo = defeito do led, e não interfere em nada na função do filtro

Trocar o fusível não vai alterar em nada..

 

Muito obrigado. É que esse UPSAI FHT 1200 eu uso para o PC. Eu queria outro filtro de linha para a TV onde eu ligo também um decodificador de tv via satélite e futuramente ligarei também um Xbox One S. Eu tenho interesse nesses filtros com proteção de antena e telefone. No caso, eu tenho 2 cabos coaxiais no meu quarto: um da tv por assinatura (satélite) e outro de uma antena UHF. Qual seria melhor proteger? A antena UHF é uma proeletronic pq451300hd e a tv por assinatura é aquela miniparabólica padrão de 60cm. Que tipo de antena correr mais risco de sofrer com uma descarga elétrica? Tanto o UPSAI como o Clamper é possível ligar proteger 1 conexão de antena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, brunofranco disse:

 

.....Eu tenho interesse nesses filtros com proteção de antena e telefone. No caso, eu tenho 2 cabos coaxiais no meu quarto: um da tv por assinatura (satélite) e outro de uma antena UHF. Qual seria melhor proteger?

Aquele por onde vai entrar um possível raio...!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas a antena UHF fica em posição horizontal no topo de um mastro que está óbvio em posição vertical. Já a miniparabólica está inclinada em um raio em torno 45º. No caso qual poderia ter mais chances de receber um raio? Porque eu tenho que optar por um dos cabos entende? Não tem duas entradas de antena para o mesmo filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Não encontrei reviews do filtro clamper CP 3-10-20 CINZA (DR) de 4 tomadas em lugar nenhum, aqui no tópico só encontrei o S700 que tem 5 tomadas e é bem parecido. Esse filtro protegerá meus equipamentos contra harmônicas ? 

 

filtro_clamper.jpg

 

Esse cabo amarelo e verde ao lado, de acordo com o vendedor, se trata do terra do dispositivo. Terei que aterrá-lo pra obter a proteção do clamper ?

 

Achei esse pdf no site da clamper: http://www.clamper.com.br/upload/produtos/271120151142160772_240620141106589694_computer protector _ pbr.pdf

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 25/07/2017 às 17:59, brunofranco disse:

Sim, mas a antena UHF fica em posição horizontal no topo de um mastro que está óbvio em posição vertical. Já a miniparabólica está inclinada em um raio em torno 45º. No caso qual poderia ter mais chances de receber um raio? Porque eu tenho que optar por um dos cabos entende? Não tem duas entradas de antena para o mesmo filtro.

Sim que eu entendo.....  Quem não entendeu a mensagem subliminar foi você..

Vou repetir e espichar para que entendas..

 

Coloque naquela por onde virá o raio..... Se não tens condições de descobrir em qual delas será, coloque uma proteção em cada uma delas.... Simples... Derivar disso dai é pura invenção...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez para proteger o segundo cabo coaxial fosse melhor comprar esse aqui invés de um segundo filtro de linha: 

 

Agora será que seria melhor ligar esse protetor em um tomada qualquer ou em um plug no próprio filtro de linha da clamper, como esse aqui? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-854573548-clamper-multi-proteco-8-tomadas-protetor-dps-raios-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou curioso em saber porquê a Clamper suspendeu o modelo com contador de surtos, e optou por comercializar o de esquemática simplificada. Amanhã vou tentar o 0800 novamente, para obter alguma resposta. 

 

Estou curioso pela reposta ao @brunofranco, pois eu sempre desligo a régua, quando não uso a workstation.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, BourneShell disse:

Estou curioso em saber porquê a Clamper suspendeu o modelo com contador de surtos, e optou por comercializar o de esquemática simplificada. Amanhã vou tentar o 0800 novamente, para obter alguma resposta. 

 

Estou curioso pela reposta ao @brunofranco, pois eu sempre desligo a régua, quando não uso a workstation.

Um abraço.

 

Aqui quando chove forte com muitos raios e trovões eu desligo os aparelhos da tomada mas não desconecto os cabos coaxiais das antenas e nem os fios de telefone (rj11). Então se eles estiverem ligados no clamper proteção 8, e ele estiver desligado protege ou não? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, brunofranco disse:

 

Aqui quando chove forte com muitos raios e trovões eu desligo os aparelhos da tomada mas não desconecto os cabos coaxiais das antenas e nem os fios de telefone (rj11). Então se eles estiverem ligados no clamper proteção 8, e ele estiver desligado protege ou não? 

Você fala "desligado"em sua chave liga/desliga ou desplugado da tomada da parede????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao desligar da tomada perdes a referência com o aterramento se ele estiver presente nessa tomada

Desligando somente na chave liga desliga perde o vínculo com o fio fase (e algumas vezes até mesmo com o neutro, se por acaso estiver invertida a polarização de sua tomada).

 

Correta polarização se tiveres vendo a mesma de frente..

Polarizaodetomadaseltricas.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Quem da choque sempre são dois polos. Um deles o fio fase, antes do relógio, depois do relógio, seja aonde for..

O outro é o terra, ou o neutro, quer segurado com a mão quer induzido via pés descalços em piso frio..

 

Sem a contribuição desses dois polos, desses dois fios, desses dois protagonistas, não tem maneira de dar choque.. não tem maneira de tomar choque..

Isso antes do relógio medidor, depois do relógio medidor, em cima do mesmo etc e tal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, faller disse:

Quem da choque sempre são dois polos. Um deles o fio fase, antes do relógio, depois do relógio, seja aonde for..

O outro é o terra, ou o neutro, quer segurado com a mão quer induzido via pés descalços em piso frio..

 

Sem a contribuição desses dois polos, desses dois fios, desses dois protagonistas, não tem maneira de dar choque.. não tem maneira de tomar choque..

Isso antes do relógio medidor, depois do relógio medidor, em cima do mesmo etc e tal..

 

 

Sim. Obrigado. Correto. O que dá o choque é esse contato. A junção desses polos.

Ele é de mesma intensidade, antes e depois do relógio? Ou ele é mais forte por ser distribuído com fio de maior bitola que desce do poste? (Imagine a seguinte cena: o sujeito sobe no muro e pega nas duas conexões da rua - fase e neutro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, BourneShell disse:

 

 

Sim. Obrigado. Correto. O que dá o choque é esse contato. A junção desses polos.

Ele é de mesma intensidade, antes e depois do relógio? Ou ele é mais forte por ser distribuído com fio de maior bitola que desce do poste? (Imagine a seguinte cena: o sujeito sobe no muro e pega nas duas conexões da rua - fase e neutro).

Sim é de mesma intensidade antes ou depois do relógio.

Se o sujeito subir no muro e alcançar o fio que vem lá do poste, para tomar energia sem pagar eu até te diria ser mais forte o choque lá de cima do muro pois tem dois choques ai. Um o normal, igual aquele que o sujeito tomaria depois do relógio medidor e outro que é o choque de saber que está furtando energia com todo o significado do que furto significa.

Tem gente que tentando isso dai ou assemelhado até mesmo tomou choque de uns pares de anos atrás das grades. Deve ser um choque bem dolorido..

Não inventa parceiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...