Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
EduProg

W2k E Linux Juntos épossivel

Recommended Posts

Gostaria de saber se é possivel instalar 2 sistemas operacionais no mesmo computador no caso o Windows 2000 e o Linux e se for possivel como se faz eu já tentei criando duas partições e tentando instalar um sistema em cada partição mas não deu certo.

Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, é possivel.

Recomento criar uma partição primária para o primeiro sistema e o resto do disco uma partição estendida.

Instale o Windows primeiro, pode definir para 3 ou 4 GB esta partição primária e o resdo do disco depois você definirá.

Inicie a instalação do Linux pelo CD e na instalação defina uma área na partição estendida definindo o espaço desta e também definindo o espaço do swap, não defina o resto do disco, lembre que poderá instalar ainda outro sistema e também deixe espaço para os arquivos e programa do Windows mas poderá já definir a partição primária com um tamanho bom, tipo uns 15GB já para tudo que tiver no Windows.

Tome cuidado de instalar o gerenciador de BOOT do Linux na partição do Linux e depois que instalar todo o sistema normalmente você vai gerar um disquete que dará o boot a primeira vez no Linux e assim poderá criar o arquivo que você colocará na primeira partição que é o Windows.

Você vai editar o BOOT.INI e colocará a referência ao arquivo criado no Linux que está na raiz C:.

Para criar o arquivo do LINUX para colocar no C: para iniciar o Linux no menu de sistemas do Windows, leia o artigo: http://www.conectiva.com.br/cpub/pt/incCon...inuxwin.nt.html

*LEMBRE* isso tudo ai acima para quem usa o NTFS como sistema de arquivos no Windows 2000.

Se for FAT32 você poderá gravar o gerenciador de BOOT do Linux (Grub ou LILO) na partição de inicialização mesmo (C:) e não terá que fazer todos os procedimentos anteriores.

Eu uso o CONECTIVA 8, WINDOWS 2000 SERVER, WINDOWS XP, WINDOWS 2000 PRO, WINDOWS NT 4 tudo num HD e uso NTFS e tive que fazer o procedimento para instalar o Linux.

Lembre sempre que poderá ter que formatar tudo de novo para fazer certo.

Faça os devidos backups e vá em frente.

Abraço,

Celso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na hora de dividir as partições, para não se perder, você pode criar uma com o Win (pequena, que caiba o sistema e mais algumas coisas, tipo uns 4Gb), deixar o resto morto, e na hora de instalar o linux criar as partições usando aquele espaço que você não mexeu.

Pode ser algo pequeno também para a partição Linux (uns 4Gb), pois você pode usar uma outra partição maior (o resto do HD) para guardar seus dados com segurança.

O único detalhe é que o resto tem que ser em FAT (ou NTFS, mas é preferível FAT), pois o windows não acessa partições Linux, já o Linux acessa as partições Win.

Buenas!

Devagarito no más!

:-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×