Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest Fracarolli820

[Resolvido] Intel Tenta Eliminar Congestionamento De Dados

Recommended Posts

Guest Fracarolli820

Informática

Quinta, 12 de fevereiro de 2004, 14h34

Intel tenta eliminar congestionamento de dados

Pesquisadores da Intel anunciaram ontem terem descoberto uma nova forma de usar o silício para ativar e desativar raios de luz em alta velocidade, um avanço que poderia eliminar os congestionamentos de dados que acontecem no interior de computadores e nas redes.

A técnica, que foi publicada na edição de hoje da revista científica Nature, lançará o silício ao cerne da comunicação de alta velocidade via fibra óptica, que até agora depende de materiais mais exóticos, como o fosfeto de índio e o arsenieto de gálio, dizem especialistas.

Embora o silício tenha sido usado no passado para ativar feixes de luz, a Intel afirma ter demonstrado que isso pode ser feito em velocidades superiores a um bilhão de ciclos por segundo, mais de 50 vezes mais rápido do que o estimado em demonstrações anteriores. "Trata-se de um passo significativo para a construção de dispositivos ópticos que transferem dados à velocidade da luz, no interior de um computador", afirmou em comunicado o vice-presidente de tecnologia da Intel, Patrick Gelsinger. "Isso poderia ajudar a Internet a funcionar mais rápido, resultar em computadores de desempenho muito mais veloz e permitir aplicações de elevada largura de banda, como telas de altíssima definição ou sistemas de reconhecimento visual", afirmou.

A Intel informou ter usado silício para construir um modulador, aparelho que toma luz laser e a transmite em forma de pulso por cabos de fibra óptica em alta velocidade. Os pulsos se tornam dados, a base da comunicação em fibra óptica. "Apesar de seu sucesso como material eletrônico, o silício recebeu atenção apenas modesta como material óptico", disse Graham Reed, físico da Universidade de Surrey, no Reino Unido. "Mas isso vai mudar, agora". Mario Paniccia, diretor de pesquisa de silício fotônico na Intel, disse esperar que seu laboratório possa elevar rapidamente a velocidade dos pulsos de luz transmitidos pelo modulador de silício, ampliando assim o ritmo de transmissão de dados.

Porque o aparelho é feito de silício, Paniccia diz que os projetistas de chips poderiam um dia incluir capacidade de comunicação em alta velocidade via fibra óptica dentro do microprocessador, o que misturaria ainda mais os mundos da computação e da comunicação. Em prazo mais curto, porém, é mais provável que a tecnologia surja em produtos capazes de prover comunicação entre placas de circuito e computadores, disse. "Esperamos que a tecnologia chegue ao mercado no final da década", afirmou.

Reuters

Terra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest sharekazaa
  • Autor do tópico
  • Eu achava que Silício já iria morrer em duas décadas.....

    Velocidade da luz? E depois? Os dados chegam antes de serem transmitidos?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×