Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pentuim 4


k4w4

Posts recomendados

Galera, oloha o que aconteceu ontem:

Fui para o meu curso de informática e quando cheguei em casa minha irmã:

- O computador parou de funcionar.

eu:

- Como assim? De repente?

-É, travo do nada, como se tivesse o 98 (eu uso XP). Ele fica na tela com as informaçoes (POST) e nada.

aí eu liiguei, deu boot, entrou no win, normal:

- Ai sua cabeçuda, o que houve?

deixei ela usando um tempo e de novo:

- Parou outra vez.

entrei no Setup, pra ver se tav a tudo certo. Normal. Entrei em Hardware monitor, por costume:

System temperature: 39ºC

MainBoard Temperature: 41ºC

CPU temperature: 105ºC (isso mesmo, 105 :blink::blink::blink: )

desliguei na hora.

abri o gabinete, e aquele cheiro de metall quente. coloquei o dedo no dissipador, estava fervendo. pensei:

"putz, perdi meu P4, tofu (entendeu?)"

esperei esfriar e desmontei tudo. Vi que o cooler não girava mais. achei que ele estivesse queimado. mas coloquei ele no "system fan" e rodou legal.

montei tudo de novo, mas nada de ligar. tentei várias vezes, se sucesso.

Levei o processaor na casa do meu amigo que também tem um P4, lá funcionou. Estranhei.

Quando cheguei em casa, ele deu boot, mas fez o "bip". Vi que eu tinha arrebentado o fio do "somzinho".

entrei no forum do Clube do Hardware para postar, e o micro trava (######) enquanto eu escrevia isso

telefonei para meu amigo, e disse

- Num liga. fod**

depois que eu desliguei o telefone, liguei o PC, ele funcionou.... entrei novamente no forum para digitar tudo o que voce está lendo agora.....

bem, depois de tudo isso, eu quero perguntar:

é normal um Pentium 4 suportar 105ºC????

fica "sequelas" no processador???

alguem já teve um susto desses??????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por k4w4@13 fev 2004, 10:34

é normal um Pentium 4 suportar 105ºC????

fica "sequelas" no processador???

alguem já teve um susto desses??????

Sim, o processador aguenta "tranquilamente" 100ºC. Ele não funciona, mas não queima (graças à proteção contra superaquecimento) Ele só "vai pro espaço" se chegar a uns 150ºC

Não, acho que não fica seqüelas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, os P4 deveriam suportar até 75º né, mais passam igual meu Duron um dia aí. Eu estava backupiando uns dados prum HD d um primo meu e o flat escorregou pra cima do cooler, aí no meio da transferência a mákina para... achei stranhu, entrei no setup, reidentifikei os drivers nas portas IDE, tudo funcionando perfeitamente, mais por sorte, eu também tenho mania d olhar as temperaturas e tensões antis d saí do setup. Boom! o processador estava a 96, 97, 98... só subindo, na hora pensei q fosse um problema com o diodo termostático da MB, mais disliguei ele rápidu, e quando incostei no dissipador, deu pra keimá o dedo! depois disso eu dexei 10 minutos isfriando, e dei um play de novo, funcionô nromal!

Bom, os processadores AMD a partir do duron Morgan tem um diodo interno contra esses picos, eles atualizam a cada segundo, e caso indikem uma falha na refrigeração, desarmam o processador imediatamente. Os P4 também tem essa proteção (acho q até o willamette já tinha).

então num tem porque ficaá se preocupando por que seu processador chegou a essa temperatura, é bom q troque a pasta térmica, pois ela sim danifica (fica preta). Mais quanto ao processador, se ele ligar novamente tem gáiu não! vai com fé e num iskece de diagnosticar o que causou o problema e corrija-o! ^_^

falou cara! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por N803@13 fev 2004, 11:45

Acima de 70C você está por sua conta.

Na especificação dos P4 está bem claro que seu chip pode sofrer danos e redução da vida útil se exposto a temperaturas maiores.

Tudo bem, mais você deve contar também a margem d erro q os fabricantes usam né... falar q seus processadores suportam 75º seria um estímulo pras pessoas se preocuparem com a sua refrigeração, colocando assim cooler's melhores e tal. E com isso, eles podem dizer q seus processadores tem uma vida útil mais prolongada!

Bom, na minha opnião existe sim essa jogada de Marketing! ^_^

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema já foi resolvido (coloquei o cooler no system fan) mas eu ainda to preocupado...

e vez em quando, minha máquina tá travando. Isso não acontecia antes dele "ferver". To achando que é por causa que ele esquento demais.

eu estava até pensando em colooca ele em algum rolo com alguma loja (hehe), mas eu num sei. porque se fosse para eu comprar P4, fica caro. Se for compra Athlon, tem q compra placa-mãe.

vou ve como ele se comporta durante uns dias, se fica tudo normal, beleza, se não....

a propósito, minha pasta térmica estava branquinha branquinha.... mesmo assi eu troquei, porque eu limpei o processador e o dissipador (quase LAVEI ele mesmo, de tão sujo que estava).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por k4w4@13 fev 2004, 13:05

O problema já foi resolvido (coloquei o cooler no system fan) mas eu ainda to preocupado...

e vez em quando, minha máquina tá travando. Isso não acontecia antes dele "ferver". To achando que é por causa que ele esquento demais.

eu estava até pensando em colooca ele em algum rolo com alguma loja (hehe), mas eu num sei. porque se fosse para eu comprar P4, fica caro. Se for compra Athlon, tem q compra placa-mãe.

vou ve como ele se comporta durante uns dias, se fica tudo normal, beleza, se não....

a propósito, minha pasta térmica estava branquinha branquinha.... mesmo assi eu troquei, porque eu limpei o processador e o dissipador (quase LAVEI ele mesmo, de tão sujo que estava).

Como é essa travada? ele para completamente? é muito pouco provável mais pode acontecer dele ter sofrido alguma coisa...

Só uma coisinha... você num molhô o processador não né?!?!?!?! :huh:

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

travava tudo, mouse, teclado...

mais foi só tirar e por memória e processador que normalizo....

agora to achando ele lerdo demais. a internet que vai pro Athlon (estão em rede) tá muito lerda, tanto que eu tentei várias vezes posta isso, só que dava erro....

no CS, o jgo demorava 30 segundos, até menos pra criar, agora leva 1 minuto.

o que ta acontecendo, esquantar assim deixa ele lerdo?

to pensando seriamente em troca de processador e placa-mãe, porque assim num vai dar....

ah, e eu num molhei nada não. só passei um cotonete pra tira a pasta que estava antes

edit: o que eu disse que QUASE molhei, era o disipador... estava um a poeira só.. o processador eu sei que num pode....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...