Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
west

Multifan

Recommended Posts

Olá eu pretendo comprar semana que vem um Multi Fan Zalman.

O preço médio dele é $125. Ele tem controlador de velocidade para 4 fans de 3 pinos e duas chaves seletoras de 5V - 12V ou Desligado que pode ser usada em fans ou em outro componente. Eu gostaria de obter informações sobre o produto de quem tem um ou pretende comprar, etc...

Obrigado!

Para quem não conhece o produto eu coloquei algumas fotos e informações:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.windys.com.br/IMAGES/PZALMAN/ZM-MFC1/zm-mfc1-b1.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.windys.com.br/IMAGES/PZALMAN/ZM-MFC1/zm-mfc1-b2.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

1. Principais Características

  (1) 6-Controladores de fan para ser instalado em uma baia 5.25"

(2) Controlador Universal de FAN

    1) 4 Controladores: para fan com connector de 3-pinos(7W ou menor) com intesidade da iluminação variavel conforme a velocidade do fan.

2) 2 Chaves: Para fan com connector ligado direto a fonte. Dois tipos de tensão(+5V, +12V) você pode alimentar a fan em 12V ou 5V ou deligar o dispositivo. Esta chave pode ser aproveitada para outro tipo de componentes do micro.

  (3) Com intesidade da iluminação variavel conforme a velocidade do fan.

(4) 4 cabos de extensão de 3 pinos. Conforme figura abaixo. ( 2 Cabos C1 e 2 Cabos C2)

2. Especificações Eletronicas

 

(1) 4 Canais - Controladores de velocidade do fan.

    1) Potencia Maxima: 7.0W por canal

2) Maximum Adjustable Range: +6.5Vmax (=Vfan(max) - Vfan(min))

3) Maximum Voltage Drop : +2.0Vmax (= Vpin(max) - Vfan(max))

4) Comprimento dos cabos de extensão (4peçcas): 400mm 

  (2) 2 Canais - Chave seletora de tensão (+5V ou +12V)

     1) Pontencia Maxima: Ilimitado, dependendo da capacidade da fonte.

2) Adjustable Range: +5V ou +12V.

3. Componentes

  (1) Multi-fan controller - 1 peça

(2) Cabos de extensãon - 4 peças

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.windys.com.br/IMAGES/PZALMAN/ZM-MFC1/zm-mfc1.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.windys.com.br/IMAGES/GALERIA/zalmaninst/galeria1/20.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

:xmas:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Alguém conhece outro sistema multifan!?

    Poi os que eu conheço são este da Zalman (R$125), e um da Akasa mas que custa uns R$380... daí é muito caro... Pode ser inclusive apenas com switches liga, desliga.

    ;)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olá

    Tenho uma dúvida a respeito desses Fan Control, queria saber se ele controla também velocidade de Fan Cooler que não são Smart Cooler, tipo aqueles coolers da Akasa de 25 reais que agente encontra por ai que tem os 4 leds e tal, porque fiquei sabendo de um vendedor na Stª Ifigênia que o cara precisa ter uma Smart Cooler para o Fan Control poder contralar a velocidade de rotação, se não for Smart Cooler o Fan Control apenas liga e desliga o Fan Cooler...

    Alguém sabe me passar alguma informação sobre isso...

    Puts Smart Cooler não dá... pagar mais de 50 conto em cada um é f...

    T+

    :bandeira:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Otima escolha cara.

    O unico prob q eu vejo aí é a falta de cabos...na embalagem não vem nehum e o controlador precisa deles...

    você vai ter q arrumar os cabos pra ligar tudo, cabos grandes até.

    OU ME ENGANO?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Olá amigo, o multifan zalman vem com 4 cabos!

    Hum, acho que não precisa ser os fans invocados de 50$ porque o que o regulador faz é diminuir ou aumentar a energia enviada ao fan. Se você envia menos energia, este gira mais devagar...

    ;)

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olá,

    Eu tenho um Fan Controller da Zalman, o ZM-MFC1 das fotos que vocês postaram nesse tópico.

    O fan controller é muito bom, e as duas últimas chaves seletoras 5v/12v foi uma boa ideia da Zalman, com uma delas eu controlo o brilho do meu LCD (com LEDs de iluminação azul adaptados por mim).

    Ah, e essa de que precisa de cabos não é verdade, ele já vem com os cabos prontos para ligarem naqueles fans da Akasa.

    Na verdade o fan precisa ter o fio de três cabos para o fan controller poder funcionar, do contrário (se ele tiver somente 2 fios) você terá que ligá-lo nos 2 últimos controladores.

    Seria interessante ligar o processador também, além dos fans que vocês tiverem no gabinete.

    Quem tiver fans iluminados da Akasa ou Omega como eu, o legal é que conforme a velocidade, a intensidade dos LEDs tanto do controlador quanto do fan ficam mais fortes ou diminuem o brilho.

    É um ótimo fan controller com custo/benefício bons!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Obrigado pelas suas observações amigo!

    Se mais alguém tiver algo a falar esteja à vontade. Eu vou comprar o meu na 2ª depois do carnaval, aí também vou poder falar mais!

    []'s

    west

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Tenho este controlador da Zalman há uns 3 meses.

    O controlador é muito bom, pegando ele na mão se vê que é bem acabado e de boa qualidade.

    Uma falha que posso apontar é a falta de uma escala para os potênciômetros, tipo igual ao que existe nos controles de volume, de 0 a 10 por exemplo. A gente só tem o brilho do led para se basear e fica difícil colocar numa mesma posição que você tinha colocado anteriormente e que tinha achado boa.

    Também me enjoa um pouco os quatro leds azuis, pois, não sou muito chegado neste tipo de efeito visual :P , mas aí, é do gosto do freguês, né? :lol: Meu interesse em instalar ele foi mesmo na redução da rotação e consequentemente do ruído dos ventiladores, afinal, o da CPU girava em 7800 rpm e ainda tenho mais 4 ventoinhas de 80mm fora a da fonte e chipset. :blink:

    Ele vem com quatro extensões, sendo que duas tem derivação para ligar na placa mãe e continuar monitorando a rotação.

    Mas, se quiser pode ligar as ventoinhas diretamente no controlador.

    Um detalhe é que mesmo com o potenciômetro no máximo, a ventoinha irá girar cerca de 8 a 10% menos do que ligada diretamente na placa mãe. Isto ocorre devido a que o circuito controlador retêm um pouco da tensão, algo comum nos controladores de tensão.

    Também não é possível fazer as ventoinhas pararem por completo, pois, o controlador vem programado para não permitir isto.

    Ele me permite variar a rotação da ventoinha do gabinete entre 2.200 rpm e 4200 rpm, sendo uma Sunon de 80mm que ligada diretamente na placa-mãe atinge 4400rpm e a do cooler da CPU entre 3200 e 7200 rpm, sendo que ela atinge 7800 rpm ligada diretamente.

    A redução do ruído é muito grande, mas, consequentemente a temperatura aumenta, sendo que tem que se achar um ponto onde a temperatura não fique muito alta, mas, com a prática fica fácil.

    É extremamente aconselhável usar um programa de monitoração das temperaturas e das rotações das ventoinhas, tal como o MBM5, que eu acho o melhor pela total liberdade de configuração. :-BEER

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Se você tiver um boooooooom conhecimento de eletrônica e as ferramentas apropiadas pode tentar fazer um controlador desses, não é tão difícil, só precisar ter bastante atenção. Senão você pode fazer um projeto simples com um potênciometro e CI, para uma fan, esse é bem básico, eu mesmo vou fazer um teste para ver se realmente funciona, e quem sabe mais pra frente (e mais paciência) eu tente fazer um baybus desse.

    Agora, em relação ao da Zalman, eu já ouvi falar bem dele, se não quiser arriscar fazer um, compre ele.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por claudomirorl@16 fev 2004, 21:50

    Também me enjoa um pouco os quatro leds azuis, pois, não sou muito chegado neste tipo de efeito visual  :P , mas aí, é do gosto do freguês, né?  :lol:  Meu interesse em instalar ele foi mesmo na redução da rotação e consequentemente do ruído dos ventiladores, afinal, o da CPU girava em 7800 rpm e ainda tenho mais 4 ventoinhas de 80mm fora a da fonte e chipset. :blink:

    Opa! Minhas opiniões são iguais as suas! Eu também não gostei muito do esquema do led, pois acho que enjoa, mas fiz um esquema que vou deixar e vai ter tipo uma tampinha! Hum, muito obrigado pelos seus comentários e informaçoes foram muito bons!

    []'s

    west

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por WhishaNaPonchina@16 fev 2004, 22:23

    Eu acho muito caro

    voce pode tentar fazer um... se tu sober usar uma solda já ta feito

    é só tu seguir o tutorial que tem em muitos lugar por ai

    ###### eu também acho um pouco, mas até aí eu não tenho muita prática em fazer um, e nem as ferramentas... Se alguém quiser fazer um esquema desses pra mim (e vender) eu aceito, daí o cara tem a té o carnaval pra enviar um PM, porque depois vou comprar o Zalman mesmo. Eu até acharia legal pois poderia fazer junto, e tneho uams idéias também, estou em SP - SP.

    :P:D

    PS: É sério!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    cara

    porq você mesmo não faz controladores com potenciometros????

    sai muiiittooo mais barato e é personalizado né, eheheh

    bem, não to criticando ninguém, longe disso, é só uma ideia.

    não custa tenta , eu mesmo vou faze aqui e deixa bem manero na propria baia.

    uauhauhahu é q não tenho grana pra compra controladores desses e como sei um pouco de eletrônica não custa né(custa, mas, s eentendeu né)

    uhauha

    falou, teh mais!!!!!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por mar_tchello@17 fev 2004, 21:04

    porq você mesmo não faz controladores com potenciometros????

    É o que eu disse no post acima! Eu até poderia fazer, mas preciso de ajuda de alguém, se alguem de SP-SP tiver interessado. O legal é que tenho algumas idéias legais, daí juntando com alguém que tenha as ferramentas e mais idéias...

    Bom é isso aí!

    :P

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Alguém aqui do forum já fez seu próprio controlador de fans!?

    Se sim, poste sua experiência por favor e se possível fotos!

    []'s

    west

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por mar_tchello@17 fev 2004, 21:04

    eu mesmo vou faze aqui e deixa bem manero na propria baia.

    Vocês conhecem uma loja legal de eletrônica que eu possa comprar os componentes? Pois eu vi umas na Sta ifigênia mas eram muito fracas, não tinham o que eu estava precisando...

    :help:

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Bom se você tiver tempo pra ir ate a santa ifigenia e comprar alguns potenciometros de mesmo valor, alguns cabos e conectores para fazer a emenda em coolers tipo o conector 3 pin femea e 3 pin macho seria bacana ....

    se você quer controlar apenas a intensidade coloque um potenciometro em serie para cada uma das fans ... é necessario colocar em serie apenas a parte dos 12v que geralmente é o vermelho do conector do cooler .... o outro geralmente é pra controle de rotaçao que você não precisara mexer ..... muitas fans possuem um valor minimo de tensão para funcionar, é necessario uma certa atençao nisto.

    Tenho o controlador da Zalman .... aparentemente tem um circuito para cada uma das fans para limitar a tensão em 5v não deixar abaixar + q isso ...

    se você colocar apenas o potenciometro em serie ira deixar ficar ate 0 volts ....

    Bom acho q não sendo smart fan, acho eu q é isso aquelas q possuem apenas 2 fios ... o terra e o 12v .... pode se controlar com o controlador da zalman também ...

    o unico problema é q não acende a luz mas controla sim ....

    tentava controlar o meu cooler para hd q era assim ..... mas mesmo no minimo aquela porcaria faz muito barulho .....

    bom espero ter t ajudado em algo .... e se der faço uma pesquisa de um valor ou tipo de potenciometro q ficaria legal ... se linear ou exponencial ... 100 ohms .... 1k ohms .....

    Se tiver um tempinho t aviso de um q fica bacana .....

    []s

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Legal amigo valeu pelas dicas...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Potênciometros comuns não suportam a potência exigida pela ventoinha, que pode chegar até 7W.

    Tem que ser potênciômetros de fio.

    Os potenciômetros do multi fan não controlam diretamente a ventoinha e sim atraves de um circuito integrado regulador de tensão.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×