Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID com Pendrives


Pedro1995

Posts recomendados

Pessoal, fuçando no youtube achei esse vídeo

Adorei a ideia, o problema é que os pendrives ficam separados, minha ideia era fazer um RAID 0 entre eles, achei alguma coissa na net, mas não muito

Uns eram em Linux (inviável para min), e outros em Mac, q vou testar

http://www.theeldergeek.com/hard_drives_10.htm

http://blog.makezine.com/archive/2009/03/weekend_project_flash_memory_hard_d_1.html

O primeiro link sobre os tipos de formatação RAID, e o segundo alguns comentários do vídeo q ajudam

Mas uma duvida, caso conseguisse configurar o raid entre 4 pendrives, ao conectar em outro pc ele continuaria montado?, ou só no pc q configurei?

Quero fazer mais por curiosidade

Quem soube algo da uma força aí

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara , nao faco ideia , nao achei nada relevante alem desse video

fiquei curioso mas nao achei nada pra saber se compensa , se fica legal , viavel.

dei uma pesquisada , cheguei as mesmas conclusoes que voce , funciona bem em linux , mas nao em windows , e os tais programas de terceiros nao achei nenhum para testar e ver como funcionam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara , nao faco ideia , nao achei nada relevante alem desse video

fiquei curioso mas nao achei nada pra saber se compensa , se fica legal , viavel.

dei uma pesquisada , cheguei as mesmas conclusoes que voce , funciona bem em linux , mas nao em windows , e os tais programas de terceiros nao achei nenhum para testar e ver como funcionam.

Hum, só testando mesmo

Vou comprar um Hub e 2 pendrives de camelo, aí vou tentar fazer o RAID através do gerenciador de disco do Windows, usando um programa que trasforma uma pendrive em HD, vai ser complicado mas vou tentar

Mas isso só quando acabar as ferias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum, só testando mesmo

Vou comprar um Hub e 2 pendrives de camelo, aí vou tentar fazer o RAID através do gerenciador de disco do Windows, usando um programa que trasforma uma pendrive em HD, vai ser complicado mas vou tentar

Mas isso só quando acabar as ferias

montar numa unidade só , mas pelas militacoes do windows , se descnectar vai ter que fazer de novo , no minimo , e o leitor tem que ser bom , senao ele caparia mais a velocidade do ja lento pendrive de camelo...rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

montar numa unidade só , mas pelas militacoes do windows , se descnectar vai ter que fazer de novo , no minimo , e o leitor tem que ser bom , senao ele caparia mais a velocidade do ja lento pendrive de camelo...rs

Seria só pra testar o conceito mesmo, se funcionasse compraria pendrives de 4 ou 8 giga e ligaria 4 juntas num bom HUB

No Windows desmontaria mais e no Linux? O que você entendeu?, que tambem desmontar quando desconcta e liga em outro pc? Se sim alguma ideia de como o RAID não ser desmontado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então amigo, a ideia é boa, no linux como não há destinção entre um HD SATA, um SCSI e um USB, seria fácil montar na teoria, no windows teria de fazer o que você falou tentar modificar, de alguma forma o driver do pendrive para reconhecer como um hd externo (já vi algo assim na internet) para tentar fazer 1 softraid, outro metodo seria fazer o raid via hardware, algo parecido com o CR-9000 da Photofast (junta até 6 cartões SD, numa case SATA de 2.5") porém teria de ter um controlador SATA/IDE e 1 usb host pra cada pendrive que se fosse usar, ai já é um projeto e tanto de eletrônica na minha opinião.

só quero que você lembre de alguns detalhes técnicos, o USB 2.0 Suporta até 480 Mega Bits por Segundo, o que daria uma velocidade máxima de 60Mega Bytes por segundo, porém na pratica acredito que chegue em torno de no maximo 40 devido a comunicação do próprio protocolo.

agora vamos para outros detalhes técnicos, se não me engano, isso é por ROOT usb, então todos os dispositivos usb ligado no mesmo ROOT dividirá esses 480 Mega. normalmente uma placa-mãe possui 1 root usb e um ou 2 hubs integrados para gerar as 10~12 portas usb que normalmente encontramos. quero dizer em teoria todo o sistema ainda mais se montado em um mesmo hub, nunca deverá passar desse desempenho citado. mas pelo jeito não é exatamente velocidade que você procura, você a pensar quer um "proof of concept" certo?

bem desejo boa sorte ai amigo! creio que conseguirá concluir seu plano, mantenha nos informados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então amigo, a ideia é boa, no linux como não há destinção entre um HD SATA, um SCSI e um USB, seria fácil montar na teoria, no windows teria de fazer o que você falou tentar modificar, de alguma forma o driver do pendrive para reconhecer como um hd externo (já vi algo assim na internet) para tentar fazer 1 softraid, outro metodo seria fazer o raid via hardware, algo parecido com o CR-9000 da Photofast (junta até 6 cartões SD, numa case SATA de 2.5") porém teria de ter um controlador SATA/IDE e 1 usb host pra cada pendrive que se fosse usar, ai já é um projeto e tanto de eletrônica na minha opinião.

Sobre modificar e identificar o pendrive como sata já consegui, tenho o link em algum lugar aqui, é a mesma coissa que esse adaptador, mais por USB

só quero que você lembre de alguns detalhes técnicos, o USB 2.0 Suporta até 480 Mega Bits por Segundo, o que daria uma velocidade máxima de 60Mega Bytes por segundo, porém na pratica acredito que chegue em torno de no maximo 40 devido a comunicação do próprio protocolo.

agora vamos para outros detalhes técnicos, se não me engano, isso é por ROOT usb, então todos os dispositivos usb ligado no mesmo ROOT dividirá esses 480 Mega. normalmente uma placa-mãe possui 1 root usb e um ou 2 hubs integrados para gerar as 10~12 portas usb que normalmente encontramos. quero dizer em teoria todo o sistema ainda mais se montado em um mesmo hub, nunca deverá passar desse desempenho citado. mas pelo jeito não é exatamente velocidade que você procura, você a pensar quer um "proof of concept" certo?

bem desejo boa sorte ai amigo! creio que conseguirá concluir seu plano, mantenha nos informados!

Acho q n teria problema de Banda, acho que n chego a 40Mb com 4 pendrives, mas mesmo que chegar uns 35 Mb/s já ta bom, é conceito mesmo, mas se funcionar vou usar no dia a dia

Vou mante-los informados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro coloca o que descobriu aqui no fórum.Achei interessante o assunto.

por enquanto não descobri muita coissa, estou voltando pra casa amanha e vou ver o que mais acho

eu tive uma outra ideia, eu acho que o RAID só funcionaria se fosse por hardware, o que seria difícil, mais vou tentar só pra ver se funciona

mas acho que vou fazer o seguinte, comprar um case pra hd de 2,5" e desmontalo, e comprar um HD de 2,5" de uns 500GB e colocar isso dentro de um hd de 3,5 que eu tenho aqui ( 10GB da quantum, mesmo funcionando prefiro 500 :D)

acho que essa ideia teria mais custo beneficio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...