Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com placa de carrinho de controle remoto


Dualaska

Posts recomendados

Fala galera. Não sei quase nada de eletrônica, tive uma matéria de eletro-eletrônica básica no curso técnico de mecânica, então sei o nome dos componentes, e coisas básiconas mesmo.

Bom, resolvi pegar um carrinho velho que tinha aqui em casa para montar o meu próprio carrinho. Na placa só está ligado o motor que controla a direção das rodinhas, e têm dois fios "soltos". A antena está desconectada (era um fio preto que não lembro exatamente onde ficava conectado), o motor que controlava o movimento de vai e vem do carro também está desconectado. O controle está funcionando perfeitamente. Tentei ligar uma bateria (que funciona) nos dois fios da placa, usei o controle, mas o motor nem deu sinal de vida.

Alguém ai afim de ajudar a reanimar essa plaquinha??

Algumas imagens:

100_9662.JPG

100_9664.JPG

100_9665.JPG

Se quiserem mais fotos, ou foto de alguma coisa que eu não coloquei, é só falar.

Obrigado desde já :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confere se o CI (Circuito integrado) é mesmo um RX2B, se for da uma olhada no dataheet, ai é só seguir as trilhas para ver qual fio é qual.

http://www.alldatasheet.net/datasheet-pdf/pdf/154572/SILAN/RX-2B.html

O circuito do receptor provavelmente vai ser parecido com esse:

http://talkingelectronics.com/projects/27MHz%20Transmitters/imagesP2/RX-2Bcct.gif

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok então, baixei tudo e mãos à obra. Mas aproveitando a deixa, você tem algum site, apostila ou "vontade de escrever" algumas dicas para soldar com ferro de solda? Eu tava fazendo uns testes, as vezes eu soldo direitinho, as vezes fica uma me$@#, mas ainda não fiz uma solda perfeita. Tenho um de 40W e um tubinho com material de adição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, muito bom! Eu, além de colocar solda excessiva, também soldava errado. Eu colocava o material de adição em cima do ferro, ai ele escorria e ia para as peças.

Mas esse negócio de seguir a trilha é complicado. A trilha da alimentação acabou numa perninha do resistor. A outra perninha está ligada a um fio que leva a uma perninha de um transistor (onde está soldado outro fio). O outro fio leva a um transistor e a trilha do transistor onde os dois fios estão ligados leva a uma perninha de outro transistor.. Quando eu conseguir achar isso eu vou ficar muito feliz KKKKK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, depois, num dia de tédio, você tenta me explicar como se faz isso só olhando pra uma imagem. Nem com a peça em mãos eu consegui. KKKKK

Mas tá, eu liguei a antena, a alimentação e.... Tcharam, o motorzinho funcionou. O problema é que eu tava mexendo no controle remoto (virando pra direita e pra esquerda) ai meu dedo escapoliu e fez um barulho. Ai agora o motor direita-esquerda só funciona se eu colocar a alavanca de frente-trás para trás e acionar a alavanca de direita-esquerda. De outro jeito, não dá sinal nenhum. Estranho, né? Será que é algum problema no controle?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talves funcione usando reles ou triacs para ativarem esse motor, mas ai eu não sei como funciona ao certo os motores AC, como se faz a inversão do sentido de rotação e tudo mais. Você também vai ter de deixar o motor ligado na tomada ou usar um inversor de tensão da bateria para 110V AC.

Nessa parte eu não vou poder te ajudar muito, mas creio que alguém aqui do forum possa.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Olá pessoal, gostaria de uma informação por favor.

Tenho um carrinho de controle remoto, ele é de 4pilhas(4x1,5=6v) e quero modificar ele. quero por nele um motor mais potente de 12v, e gostaria de saber, se eu colocar os 12v direto na placa ela queima?(provavelmente, eu sei, rsrsr, só para confirmar). Se ela queima o que eu posso fazer para ela suportar os 12v? trocar o capacitor?

por facor me ajudem, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • 2 anos depois...

Gente!

Me ajude por favor.

Tenho que fazer um trabalho de faculdade: montar um carrinho com controle remoto sem. Ele tem que andar prá frente, pra traz, direita e esquerda. Não posso usar um controle de carrinho já pronto. Tenho que montar um e construir o carrinho.

Não sei nada de eletrönica.

Quem pode me ajudar?

Tenho muita urgëncia!

 

adicionado 1 minuto depois

Completando,o contrele remoto tem que ser sem fio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Oaken Se você não conhece nada de eletrônica, como vai montar do zero um controle remoto sem fio com 4 funções?

Sugiro escolher um circuito mais simples...

De qualquer forma, esta ai um circuito que faz o que você pretende!

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/9501-radio-controle-de-4-a-10-canais-art1858

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Bcpetronzio, muitíssimo grato!

Já dei uma olhada e vi que são duas placas. Uma de recepção e outra de emissão. A primeira iria no carrinho e a segunda o controle respectivamente, certo?

Desculpa-me pela ignorância, mas a da emissão ficaria dentro de onde? Ou seja, onde ficariam os comandos de fazer o carrinho ir para frente e para trás e direita e esquerda? Ou teria que colocar essa placa dentro de um controle existente e ligar os condutores? É isso?

adicionado 23 minutos depois

Em tempo, saberia me dizer quais seriam os tamanhos dessas duas placas de circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...